fbpx
Connect with us

Assistência

Programa Povo das Águas atende mais de 170 famílias ribeirinhas na região do Alto Pantanal

O Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense

Publicado

on

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 171 famílias durante ação executada entre os dias 14 e 20 de abril na região do Alto Pantanal. Realizado pela Prefeitura de Corumbá, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Foram realizados 311 atendimentos médicos, 353 atendimentos de enfermagem, 38 atendimentos odontológicos com 77 procedimentos odontológicos, além da entrega de 266 kits de escovação dentária e 138 aplicações de flúor. Houve a aplicação 632 doses de vacinas de rotina em 285 pessoas. Também foram aplicadas 183 doses de vacinas contra a covid-19 e 266 contra influenza H1N1. A equipe da Saúde Municipal ainda realizou 15 visitas domiciliares e fez 05 curativos.

O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 28 urgências de pessoas com pressão alta. Vinte e sete ribeirinhos receberam medicação injetável e foram promovidas 10 palestras com orientações em saúde.

Durante os trabalhos na região do Alto Pantanal foram 42 ações de planejamento familiar (medicação); 87 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 07 em saúde mental; 02 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 73 crianças e administração de vitamina A para 30 pessoas. Foram realizados 10 testes rápidos de gravidez.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 171 famílias totalizando 545 pessoas; também promoveu 171 encaminhamentos e orientações; 157 atualizações do PAIF. Ainda foram 30 atualizações do Cad Único e 04 inclusões no Cad Único; além de 19 registros de BPC/Idoso e Deficiente.

As equipes também fizeram 38 visitas domiciliares, entregaram 157 cestas básicas com kits de limpeza e higine e 68 lonas. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 77 mulheres.

O Povo das Águas fez a distribuição de 329 frascos de hipoclorito de sódio e transmitiu orientações a 78 ribeirinhos sobre os cuidados com a água para consumo. Levou atividades lúdicas e pedagógicas para 148 crianças e adolescentes e fez 25 distribuições de sementes de rúcula e 49 de salsa.

Também houve vacinação de gatos (05); vacinação antirrábica cães (60); leventamento para castração de cães (173); levantamento para castração de gatos (55); pesagem do Bolsa Família (80); atendimento a pacientes com HA/DM (12) e de deficiente mental/medicação (02).

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica (CRAM) fez os seguintes atendimentos: 133 mulheres receberam orientações individuais; 05 rodas de conversa com as adolescentes; 205 participantes em palestras educativas e 03 grupos de contações de histórias para crianças.

Parceira do Povo das Águas, a Defensoria Pública da União (DPU) realizou 150 atendimentos, sendo 45 inicial/ajuizamento; 46 retornos; 30 orientações jurídicas; 21 encaminhamentos e houve 08 inviabilidades jurídicas.

A equipe da Defesa Civil de Corumbá realizou oficinas de primeiros socorros para homens e mulheres e orientações sobre salvamento.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assistência

Curso de panificação capacita cerca de 70 moradores do Distrito de Albuquerque

A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes relembra que recentemente o município capacitou mais de mil pessoas em diversas áreas

Publicado

on

No último final de semana, nos dias 29 e 30 (sexta e sábado), a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu um curso de panificação destinado aos moradores do Distrito de Albuquerque.

Como conta o Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes “cerca de 70 pessoas vão participar da capacitação, que também possui um módulo de empreendedorismo, uma oportunidade de aprender uma habilidade, que pode ser transformada em um negócio lucrativo e sustentável. Agradecemos ao Governo do Estado, grande parceiro do município, por trazer a carreta para Corumbá”.

A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes relembra que recentemente o município capacitou mais de mil pessoas em diversas áreas “Nós temos o objetivo de promover formações e capacitações para melhorar as oportunidades de emprego e empreendedorismo para a comunidade, seja na zona urbana ou rural. A panificação oferece flexibilidade no horário de trabalho e baixo custo inicial, tornando-se uma opção atraente para a geração de renda”.

O Secretário de Governo, Luiz Antônio Pardal, ressaltou o avanço que está acontecendo na região “este curso vai de encontro com o desenvolvimento que está acontecendo na região, aqui é um Distrito turístico, onde há vários hotéis e pousas, a estrada de acesso está sendo asfaltada, e a Prefeitura irá fazer o lajotamento da entrada principal, e temos os planos de posteriormente fazer das demais vias. Este curso é uma importante oportunidade”

O evento contou com a presença do Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, Ruan de Paula Nazareth, que enfatizou o comprometimento do Governo com ações de apoio ao interior, garantindo que iniciativas como essa se repetirão em prol da comunidade.

A ação foi uma realização da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67