fbpx
Connect with us

Cidades

Programa de controle populacional já atendeu mais de 4,1 mil animais da Capital

O Programa ainda deve realizar mais de 3 mil castrações ainda em 2022.

Publicado

on

Em apenas nove meses desde o lançamento, o Programa de Manejo Ético de Controle Populacional de cães e gatos já garantiu 4.142 procedimentos desde setembro do ano passado. Os atendimentos acontecem por meio de credenciamento de clínicas veterinárias habilitadas pela Prefeitura e beneficia diretamente ONGs, protetores independentes, animais adotados nas feiras de adoção, além dos animais cadastrados em outros programas da Subsecretaria do Bem-Estar Animal.

O Programa visa fomentar o segmento da medicina veterinária da capital, oportunizando a participação e prestação de serviços pelas empresas especializadas do segmento, para que possam além de prestarem os serviços, serem motivados a contribuírem com o bem-estar animal em Campo Grande. Desde setembro de 2021, o programa já garantiu a castração de 2.400 gatos e 1.742 cães.

A Meire Adriana Pasquini, que é protetora independente e Corretora de imóveis, citou a importância das castrações. “Se não fossem essas castrações da Subea, imagina o quanto a gente teria de animais abandonados na rua? São muitos animais abandonados! E graças à subsecretaria que nasceu nesta atual gestão, estamos conseguindo castrar os animais e minimizar esse impacto. Então tem uma importância fundamental, tanto para as protetoras quanto para a comunidade. É de suma importância esse controle da população de animais”.

Meire ainda frisou que as castrações gratuitas foram essenciais para ajudar nas contas de casa. “Até então a gente pagava particular e ficava com muitas dívidas. A gente usa o serviço de vocês, porque é gratuito, graças a Deus os locais de castração são bons, tudo perfeito e maravilhoso. Eu tenho 9 cachorros e 17 gatos, uma colônia que eu alimento, dois cachorros numa casa e três lares temporários que eu sou responsável, então a Subea me ajuda muito”.

A também protetora independente e artista plástica Solange Ramos Aristimunho Moreira ressaltou os benefícios proporcionados pela Subea. “A Subea é uma subsecretaria que já me ajudou muito, foram mais de 10 animais ajudados com castração, eu cuido deles e estão todos bem, além de castrá-los, também os levei para a feira de adoção, sou grata aos veterinários e todos os envolvidos”.

Sobre as castrações

Atualmente são 4 clínicas credenciadas que realizam 600 procedimentos de castração por mês, que são divididos da seguinte maneira: 300 cães (150 machos e 150 fêmeas) e 300 gatos (150 machos e 150 fêmeas). O Programa ainda deve realizar mais de 3 mil castrações ainda em 2022.

Também parte do Programa, o projeto C.E.D nas escolas, castra animais que vivem no entorno de escolas municipais. A ação consiste em Capturar, Esterilizar e Devolver cães e gatos, evitando assim a superpopulação desses animais.

“Uma das metas da nossa gestão é manter esse benefício para ONGs e os protetores .  Sabemos das necessidades da proteção animal e o credenciamento é mais uma forma de afirmar nosso compromisso com as políticas públicas para o bem-estar animal, além disso, em breve vamos realizar termos de cooperação com outros segmentos”, destaca a subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo.

Serviço

Para realização das castrações, a Ong e/ou Protetor Independente cadastrados no Combea (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal) e na Subea devem ir até a sede da subsecretaria e solicitar o encaminhamento para a castração, já saindo com o agendamento da mesma.

Para mais informações sobre o encaminhamento de castrações, os interessados podem se dirigir à sede da subsecretaria do Bem-estar animal, localizada na Avenida Afonso Pena, 3.297, centro, térreo, entrar em contato pelo telefone 2020-1397, pelo número 156, Fala Campo Grande e pelo aplicativo Fala CG 156.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Agetran encerra atividades pedagógicas 2024 da Escola de Trânsito com homenagens a parceiros

Cerimônia realizada na Sede da Agetran homenageou representantes de instituições e parceiros nas atividades do órgão, dentro e fora da Escola Pública de Trânsito

Publicado

on

Na manhã desta segunda-feira, 2/12, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), realizou a cerimônia de encerramento do calendário pedagógico da Escola Municipal de Trânsito “José Elias Moreira”.

Inaugurada em maio deste ano, a Escola Pública realizou uma série de treinamentos, cursos e capacitações, para usuários e profissionais do trânsito, bem como atividades educacionais para crianças das escolas de Dourados, tendo como objetivo a promoção da política nacional de trânsito e a execução das ações educativas e cursos destinados ao exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

“Encerramos hoje as atividades pedagógicas. Como as escolas que a gente trabalhou durante o ano já estão entrando no período de férias, então a gente encerra esse trabalho pedagógico com elas. Encerramos com um quantitativo enorme de crianças atendidas através da Escola Pública de Trânsito, e a gente tem a certeza de que muitas sementes foram plantadas na vida dessas crianças para que a gente tenha um trânsito mais seguro”, conta a diretora-presidente da Agetran, Mariana Souza Neto.

Na ocasião também foram entregues novos equipamentos para auxiliar nas atividades da instituição e homenagens às pessoas parceiras da Agetran, que de forma direta e indireta, atuaram no desenvolvimento das atividades da escola e na promoção de um trânsito mais seguro.

“O trânsito está na vida de todas as pessoas. Essas instituições homenageadas entenderam isso e trabalharam a parte educativa junto com a gente durante todos esses quatro anos. E é uma forma de reconhecimento e gratidão por tudo que eles fizeram”, finaliza Mariana.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao Concilia Dourados

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 202

Publicado

on

Os contribuintes de Dourados têm agora até o dia 19 de dezembro de 2024 para regularizar suas dívidas com condições especiais, graças à prorrogação do prazo do Programa de Consonância Fiscal – PROCONF, conhecido como Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de desconto em juros e multas para pagamentos à vista e 60% de abatimento em parcelamentos, proporcionando uma oportunidade única para quitar pendências fiscais.

“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, destacou o prefeito Alan Guedes.

O atendimento para adesão ao programa está disponível presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, Centro, ou no Poupatempo, na Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa. Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura.

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. Com essa extensão, os contribuintes têm mais tempo para aproveitar as condições especiais e contribuir para o equilíbrio financeiro do município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados prorroga inscrições para processo seletivo da Educação

Os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais da educação. Agora, os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita, exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br.

Os três editais lançados abrangem:

  • Edital nº 130/2024: Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38.
  • Edital nº 131/2024: Cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
  • Edital nº 132/2024: Professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.

Segundo o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo, o processo valoriza capacitações promovidas pela SEMED e experiências profissionais comprovadas. “Essa é uma forma de reconhecer a participação e qualificação dos profissionais que atendem às necessidades das nossas unidades escolares”, destacou.

O processo seletivo será realizado em etapa única, baseada na análise de títulos e experiência. Não haverá vagas para professores de Artes, Inglês e Apoio Pedagógico Educacional (APE), que serão preenchidas pelo concurso vigente.

A lista de classificados será publicada no Diário Oficial do Município, e as contratações dependerão das demandas da administração pública.

Para mais informações e acesso aos editais, os interessados devem consultar o site oficial da SEMED.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67