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Consumidor

Procon Municipal aponta variação de até 41,30% no gás de cozinha em Campo Grande

A pesquisa abrangeu diversos estabelecimentos da cidade, incluindo distribuidoras, revendedoras e supermercados

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Pesquisa divulgada pelo Procon Municipal nesta quarta-feira (26), aponta variação de 41,30% no preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. A Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor realizou pesquisa, entre os dias 24 e 25 de junho, nos comércios da Capital, com objetivo de fornecer informações precisas aos consumidores, permitindo que eles possam tomar decisões mais conscientes ao adquirir esse produto essencial.

A pesquisa abrangeu diversos estabelecimentos da cidade, incluindo distribuidoras, revendedoras e supermercados. Durante o levantamento, foram verificados os valores praticados, e a disponibilidade do produto em 23 estabelecimentos e regiões. Segundo a pesquisa, o menor preço foi de R$ 92,00 e o maior preço R$ 130,00.

O Procon Municipal recomenda que os consumidores de Campo Grande realizem pesquisa prévia antes de adquirir o gás de cozinha, levando em consideração não apenas o preço, mas também a qualidade e o atendimento oferecidos pelo estabelecimento, assim como também a taxa de entrega.

De acordo com os dados coletados, foi analisado também a variação de preços do gás de cozinha, na Capital, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa informação alerta os consumidores para as mudanças no mercado e a importância de pesquisar e comparar os preços antes de efetuar a compra. O comparativo pode acessado através do link: Pesquisa gás de cozinha

Dicas para economizar o gás de cozinha: 

  1. Negocie com o revendedor para conseguir um desconto à vista e na taxa de serviço de entrega para que possa economizar, e que sempre exija a nota fiscal de compra, que é uma garantia que o botijão e o estabelecimento está regulado pela ANP;
  2. Dependendo da forma de pagamento utilizada pelo consumidor (crédito, débito, dinheiro e PIX) pode haver variação para mais ou para menos;
  3. Preste atenção também ao escolher a marca do produto. Esta também pode influenciar no valor final a ser pago pelo consumidor;
  4. Evite correntes de ar na cozinha;
  5. Prefira cozinhar com panelas tampadas;
  6. Cuide da manutenção do seu fogão – As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás;
  7. Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas, como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás e tempo.

O subsecretário do Procon Municipal, José Costa Neto, ressalta a necessidade de os consumidores estarem atentos às variações de preços e de buscarem as melhores ofertas disponíveis. Ele destaca a importância de uma escolha consciente e informada, visando garantir economia e qualidade na aquisição do produto. “É importante realizar essas pesquisas pois podemos encontrar promoções pontuais nos estabelecimentos comerciais”, conclui.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumidor

Procon Municipal e Águas Guariroba firmam parceria para facilitar atendimento aos consumidores da Capital

O Procon Municipal atende de segunda-feira a Sexta-Feira das 07:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:30, na Afonso Pena, 3128. E atende denúncias pelo telefone 156 opção 2.

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O Procon Municipal e a Águas Guariroba anunciaram uma parceria que visa facilitar o atendimento e a resolução de demandas dos consumidores. A partir de um termo de cooperação técnica, a concessionária de água e esgoto agora conta com uma sala exclusiva de atendimento direto na sede do Procon Municipal.

Essa iniciativa inédita tem como principal objetivo agilizar e facilitar o processo de resolução de conflitos entre consumidores e a empresa de serviços públicos. Com a presença de representantes da Águas Guariroba dentro das instalações do Procon, os consumidores terão acesso direto a informações, esclarecimentos e encaminhamentos de suas demandas, tudo em um único local.

A criação dessa sala de atendimento demonstra o compromisso de ambas as instituições em garantir um serviço de qualidade e eficiência aos cidadãos de nossa cidade. Agora, os consumidores poderão resolver suas questões de forma mais rápida e eficaz, sem a necessidade de deslocamentos extras ou burocracias adicionais.

Essa parceria reforça o papel do Procon Municipal como mediador de conflitos e defensor dos direitos dos consumidores, ao mesmo tempo que demonstra a disposição da Águas Guariroba em atender às necessidades e demandas de seus clientes de forma transparente e acessível.

Com essa nova sala de atendimento, a expectativa é que a resolução de conflitos seja mais ágil e eficiente, proporcionando uma experiência melhor para os consumidores e fortalecendo a relação de confiança entre empresa e clientes.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria com a Águas Guariroba, que certamente trará benefícios significativos aos consumidores de nossa cidade. Com a presença da concessionária em nossa sede, tenho certeza de que conseguiremos agilizar a resolução de demandas e proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente. Essa iniciativa reforça o compromisso do Procon Municipal em defender os direitos dos consumidores e facilitar o acesso a soluções para eventuais conflitos”, aponta o Subsecretario do Procon Municipal, José Costa Neto.

O Procon Municipal atende de segunda-feira a Sexta-Feira das 07:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:30, na Afonso Pena, 3128. E atende denúncias pelo telefone 156 opção 2.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumidor

Procon alerta consumidores sobre novo golpe aplicado em Dourados

“Golpe do Cashback” é aplicada através de anúncios nas redes sociais; Procon alerta que não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão

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A Prefeitura de Dourados, através do Procon, alerta o consumidor sobre mais um golpe fazendo muitas vítimas, chamado “golpe do cashback”. Os criminosos estão usando o nome do Procon para tentar dar alguma credibilidade à farsa. O Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.

O golpe funciona através de anúncios e mensagens em redes sociais, com a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estariam escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de “cashback”.

Cashback é o nome de uma prática comercial em que um percentual do valor pago na compra com cartão é devolvido ao cliente. Essa devolução pode ser feita em dinheiro na conta ou desconto na compra de outros produtos.

Para convencer a vítima, as mensagens trazem imagens de apresentadores de telejornais em supostas reportagens informando que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira.

As mensagens induzem o consumidor a clicar em um link que o leva a preencher um formulário para ver se tem direito a alguma devolução. Nesse momento a vítima informa seus dados pessoais e até o número do cartão de crédito.

Em seguida o consumidor é informado sobre os supostos valores a receber e é orientado a pagar uma taxa para liberar o dinheiro.

Depois disso, os golpistas encerram a comunicação e bloqueiam a pessoa. Nesse momento, eles já receberam o dinheiro depositado e ainda possuem os dados pessoais e o número do cartão da vítima, que podem ser usados para praticar outros crimes.

O Procon de Dourados esclarece que qualquer informação deve ser buscada diretamente nas instituições financeiras, e nunca por meio de canais oferecidos em redes sociais, aplicativos de mensagem, ou ligações;

Segundo o diretor do Procon, Rozemar Mattos, o consumidor deve desconfiar sempre de ofertas que pareçam muito vantajosas. “Evite clicar em links duvidosos. Na dúvida, acione o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do seu banco ou da sua operadora de cartão”, afirma.

Ele ainda ressalta que o Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.

Se perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com a instituição e informar o ocorrido, a fim de tentar recuperar o valor pago. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência e bloquear o cartão cujo número foi repassado aos golpistas.

O Procon mantém canal de atendimento através do telefone (67) 3411-7792 e no e-mail: procon@dourados.ms.gov.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumidor

Pesquisa revela que 64% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções do Dia do Consumidor

Destes, 37% estão de olho nas ofertas de alimentos e bebidas

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Com a chegada do Dia do Consumidor nesta sexta-feira, dia 15, os brasileiros estão atentos às oportunidades de economia e vantagens oferecidas pelas lojas. Um levantamento realizado pelo PicPay revelou que 64% dos consumidores planejam realizar compras durante este período, sendo que 79,5% deles já realizaram pesquisas para comparar os preços dos produtos previamente. Os dados, obtidos através de mais de mil respostas coletadas na última semana, também apontam que mais de um terço dos consumidores planejam aumentar seus gastos neste ano, enquanto cerca de 30% pretendem gastar menos. Dentre os segmentos de consumo, aproximadamente 37% dos entrevistados planejam destinar seus gastos para alimentos e bebidas.

Pensando nisso, alguns empreendedores já estão se programando para fazer promoções, mas também querem economizar na compra do estoque. É o caso da Juliana Lopes Ibanez Januário, de 27 anos, proprietária do Saborosa Batata Recheada. Junto com o esposo Matheus, decidiram iniciar o próprio delivery em 2020, no início da pandemia. “Começamos na cozinha da nossa casa com o objetivo de garantir uma renda extra e transformamos essa iniciativa em uma jornada emocionante e gratificante”. Com a chegada do dia do consumidor, eles pretendem lançar uma campanha com ofertas para o dia, mas também estão de olho nas ofertas do mercado. “Vamos praticamente todos os dias ao Fort Atacadista, pois fica pertinho da nossa casa”, afirma.

Para o dia 15, itens especiais para o food service como queijo mussarela em barra, chocolates, baldes de açaí e azeites de 5L estão com preços pensados para melhorar a lucratividade do empreendedor.

E até quem faz comida “fit” pode aproveitar as promoções. É o caso da empresária Heloísa Garcia, dona de uma cafeteria saudável no bairro Monte Líbano. “Itens como ovos, azeite, alguns grãos e farináceos, prefiro comprar no atacado, e o Fort sempre tem os melhores preços”, avalia.

Segundo a coordenadora de marketing do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, a data terá motivos extras para ser comemorada. “Com o Dia do Consumidor se aproximando, estamos entusiasmados em ver o interesse dos brasileiros nas promoções e ofertas. Nosso objetivo é oferecer oportunidades incríveis para os consumidores aproveitarem ao máximo essa data especial. Estamos preparando descontos imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, incluindo alimentos, bebidas e itens especiais para o food service”, revela.

Além disso, os consumidores podem aproveitar as promoções especiais preparadas pelo Fort Atacadista para a Páscoa, que incluem a facilidade de parcelamento no Vuon Card em até 10 vezes sem juros. As ofertas da rede estão disponíveis no site: fortatacadista.com.br/ofertas/. Para comemorar o Dia do Consumidor, o Fort estará com uma promoção de vinhos. Neste fim de semana, vinhos chilenos estarão com 50% de desconto na segunda unidade do mesmo tipo, marca e uva.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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