Central garante atendimento humanizado, estrutura moderna, com equipe profissional e em breve contará com lserviços de segurança e medicina do trabalho. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Administração, inaugurou nesta terça-feira (30) a nova Central de Perícias Médicas e o Programa de Assistência aos Servidores (Proas), localizada no Jardim Paulista. O espaço foi projetado para atender cerca de 9 mil servidores municipais com mais conforto, acessibilidade e eficiência, em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 01, que estabelece diretrizes para saúde e segurança do trabalho no Brasil.
Durante a solenidade, o prefeito Marçal Filho destacou a importância da iniciativa, que coloca Dourados a frente de muitos municípios no país. A partir de maio de 2026, a implantação desse tipo de serviço será obrigatória em todo o território nacional. “Estamos nos antecipando a essa exigência”, anunciou. “A administração está investindo na modernização da Central de Perícias com sistemas digitais que vão aprimorar o atendimento e a análise das causas dos afastamentos por licenças médicas”, ressaltou. “É um compromisso da gestão com a humanização, a saúde e o bem-estar dos nossos servidores”, completou o prefeito.
A Central, que antes funcionava em espaço reduzido no prédio do Instituto de Previdência de Dourados (PreviD), registra em média 500 atendimentos mensais. Agora, conta com infraestrutura mais ampla, sala de espera com espaço infantil, acessibilidade e equipe especializada para melhor acolhimento dos servidores. O novo serviço atende exigências da NR-01 atualizadas pela Portaria MTE nº 1.419, de 27 de agosto de 2024, e pela Portaria MTE nº 765, de 15 de maio de 2025, que passarão a ser obrigatórias em 26 de maio de 2026. As NR são de observância obrigatória pelas organizações e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público.
A secretária municipal de Administração, Tays Diniz, explica que o servidor poderá enviar o atestado médico via contato de whatsapp (67-98163- 0600) e os outros encaminhamentos serão definidos e, posteriormente comunicados pelo mesmo canal de comunicação. Por meio da Central, a gestão poderá trabalhar métodos de promoção de saúde, nos mais diversos setores da administração municipal.
O novo espaço também permitirá à gestão municipal desenvolver políticas públicas de promoção da saúde e prevenção de doenças ocupacionais. “Com esse trabalho será possível identificar intervenções necessárias para tornar o ambiente de trabalho mais saudável, harmonioso e seguro, reduzindo riscos de acidentes e doenças”, completou a secretária. Em breve, a Central contará ainda com serviços de segurança e medicina do trabalho.
É crucial que a Administração pública municipal compreenda as causas dos afastamentos de servidores por licenças para tratamento de saúde. As alterações propostas permitirão que o município assegure tanto o direito do servidor à saúde quanto a racionalização dos recursos públicos e a otimização do sistema de perícia médica. Isso proporcionará a redução de fraudes e agilidade na análise dos pedidos de licença.
A inauguração contou com a presença dos vereadores Laudir Munaretto, Alex Cadeirante, Dill do Povo e Edson Souza. Representando a categoria, Munaretto parabenizou o prefeito de Dourados pela iniciativa. “É um espaço belíssimo, que trará benefícios diretos aos servidores e à administração”, argumentou. “Mesmo em pouco tempo de mandato, o prefeito tem mostrado compromisso com a valorização das pessoas e da cidade”, disse.
Prefeito Marçal Filho cita que espaço também permitirá à gestão municipal desenvolver políticas públicas de promoção da saúde e prevenção de doenças ocupacionais
Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de descontos ilegais de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Policiais estão cumprindo 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva além de outras medidas cautelares, em quatro estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, além do Distrito Federal.
A operação tem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).
Caravana de Natal Coca-Cola levou milhares de pessoas ao centro de Dourados na noite de quarta-feira. Fotos: A. Frota
A Caravana de Natal Coca-Cola levou milhares de pessoas ao centro de Dourados na noite desta quarta-feira (17), com a concentração maior ocorrendo no trecho da Marcelino Pires em frente à Praça Antônio João, onde acontece o Natal Encantado Dourados. Nem o atraso na chegada dos caminhões tirou o brilho do evento que levou encantamento às crianças, adultos e idosos que ficaram até às 22h30 nas calçadas e canteiro central da Marcelino Pires esperando a chegada da Caravana de Natal Coca-Cola.
Quando o comboio chegou a demora valeu a pena. Tudo estava lindo nos mínimos detalhes e cada caminhão que surgia era disputado por câmeras de celulares dos pais que queriam registrar cada momento. A Guarda Municipal de Dourados garantiu a segurança ao longo de todo trajeto, enquanto a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) organizava a via para preservar a integridade física do público.
A caravana composta por cinco caminhões, com as temáticas Carrossel dos Sonhos, Dança com Cartas, Presente de Natal, Caixinha de Música e Celebração do Natal, apresentou ainda espetáculos visuais e sensoriais que encantaram o público com projeções, luzes e a coreografias ao vivo. Atento a cada detalhe, o público interagiu com a comitiva, com muitos pais colocando as crianças sobre os ombros para garantir o melhor contato visual com as atrações.
A passagem da Caravana de Natal Coca-Cola levou ainda mais brilho e magia aos festejos do Natal Encantado Dourados. Ao ser informado pelo prefeito Marçal Filho, através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, que a chegada da caravana iria atrasar mais de 2 horas, o público se concentrou na Praça Antônio João para curtir a decoração natalina mais linda que Dourados já recebeu.
ATRAÇÕES MUSICAIS
O Natal Encantado Dourados segue com uma ampla programação neste final de semana. Nesta sexta-feira (19) tem Roda de Chamamé, a partir das 19h30, além de Surungo Bueno, às 21h e o grupo SomStyllo, às 22h30. No sábado (20), data que integra a programação especial de aniversário de Dourados, as atrações começam às 18h com o espetáculo infantil Batucando Histórias. Às 21h, o Samba Pop anima o público e, por último, o grupo campo-grandense Lendas 67 encerra a noite.
Já no domingo (21), a partir das 19h30, a atração será a Banda NHS. Às 21h, o grupo Forrodiando leva o ritmo nordestino à praça. Na segunda-feira (22), os shows começam às 19h30 com Léo Verão, seguem às 21h com Cordel e encerram às 22h com o grupo douradense Postal Sul. O encerramento da programação musical acontece no dia 23 de dezembro, com apresentações de Vokalika, às 19h30, Zé Valente e Banda, às 21h, e Não Tem Hora, às 22h30.
Além dos shows, o Natal Encantado transformou a Praça Antônio João em um dos principais pontos de convivência e comércio de Dourados. A roda-gigante de 26 metros, a árvore gigante de LED, visível da Avenida Marcelino Pires, os túneis iluminados, a decoração temática e a ampla praça de alimentação reforçam o clima de magia, lazer e celebração do Natal na cidade.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) está com vagas abertas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial para graduados em Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. As inscrições começaram no dia 11 de dezembro e seguem até o dia 11 de janeiro de 2026.
São três vagas em cada área de graduação, entre ampla concorrência e de política afirmativa. As bolsas disponibilizadas serão no valor de R$ 4.106,09. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço https://selecao.dourados.ms.gov.br no ícone Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial com o preenchimento da ficha pelo candidato e inclusão dos arquivos anexos conforme descritos no edital. Para acessar o edital na íntegra –clique aqui : https://do.dourados.ms.gov.br/index.php/edicao-6-526-quinta-feira-11-12-2025/.
A Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu /Sems) destaca que em seu primeiro acesso, o candidato deverá acessar o link https://selecao.dourados.ms.gov.br, selecionar a opção “novo cadastro”, realizando o seu cadastro na plataforma, mediante escolha de login e senha. Após realizado o cadastro, o candidato deverá realizar o login neste endereço eletrônico e então selecionar o Processo Seletivo do Programa de Residência , o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Vale destacar que todo o acompanhamento do processo de seleção para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial será através do site https://selecao.dourados.ms.gov.br vinculado à Prefeitura Municipal de Dourados, bem como os Editais iniciais e finais do certame serão dispostos no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Dourados.
A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas acontece no dia 15 de janeiro de 2026. O período recursal sobre as inscrições indeferidas será no dia 16 de janeiro de 2026. A Divulgação das inscrições deferidas acontece no dia 19 de janeiro. A divulgação da data, hora, local da prova e ensalamento é no dia 19/01/2026, enquanto a data de aplicação da prova objetiva é dia 31 de janeiro.