fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura de Três Lagoas abre pré-inscrições para cursos de capacitação

Os cursos oferecidos incluem uma variedade de temas relevantes, desde formação de líderes de equipe até técnicas de cultivo e conservação de alimentos

Publicado

on

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Sindicato Rural (SRTL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), anunciou a abertura das pré-inscrições para cursos de capacitação voltados para a comunidade. Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos, oferecendo oportunidades de aprendizado em diversas áreas.

Os cursos oferecidos incluem uma variedade de temas relevantes, desde formação de líderes de equipe até técnicas de cultivo e conservação de alimentos. Confira a lista completa dos cursos disponíveis:

Formação de Líderes de Equipe: Data de realização: 18/04 a 19/04
Implantação e Manejo Básico de Horta: Data de realização: 06/05 a 08/05
Conserva de Hortaliças: Data de realização: 24/05 a 25/05
Conserva de Frutas: Data de realização: 30/05 a 01/06
Noções de Primeiros Socorros: Data de realização: 18/06 a 18/06
Cultivo de Frutíferas em Vasos: Data de realização: 20/06 a 22/06

Para participar desses cursos, os interessados devem realizar uma pré-inscrição através das unidades de atendimento da SMAS, especificamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região. Nesses locais, os candidatos receberão todas as informações necessárias sobre os cursos, incluindo datas, horários e requisitos de participação.

Segue abaixo a lista dos CRAS de referência de cada região de Três Lagoas:

CRAS “Amélia Jorge de Oliveira”: Coordenadora: Telma Cristina dos Santos. Endereço: Rua Antônio Estevan Leal, nº 1791 – Jardim Glória. Contato: (67) 3929-9920 / (67) 99278-1197 (WhatsApp).

CRAS “Ana Maria Moreira”: Coordenadora: Gina Marta Sales. Endereço: Rua Rogaciano Garcia Moreira, nº 1762 – Vila Verde. Contato: (67) 3929-1597 / (67) 99219-5818 (WhatsApp).

CRAS “Interlagos”: Coordenadora: Maria Patrícia de Oliveira Soares. Endereço: Rua Bom Jesus da Lapa, nº 309 – Lapa. Contato: (67) 3929-1834 / (67) 99289-8223 (WhatsApp).

CRAS “Ruth Máximo Filgueiras”: Coordenadora: Elizeth Chaves da Silva Costa. Endereço: Rua Macapá, nº 908 – Guanabara (temporariamente no SCFV CRASE Coração de Mãe – Av. Clodoaldo Garcia, 2355 – Vila Haro). Contato: (67) 3929-1450 / (67) 99236-1498 (WhatsApp).

CRAS “São João”: Coordenadora: Fabiana de Carvalho Otero. Endereço: Rua Bruno Phool, nº 335 – Santos Dumont. Contato: (67) 3929-1280 / (67) 99200-3716 (WhatsApp).

CRAS “Vila Piloto”: Coordenadora: Adriana Gomes. Endereço: Rua 20, nº 160 – Vila Piloto II (temporariamente no SCFV Patrulha Florestinha – Rua Taufic Farãn, 345 – Vila Piloto). Contato: (67) 3929-1788 / (67) 99277-8343 (WhatsApp).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prazo para tirar ou regularizar título eleitoral termina em 8 maio

Eleitores tem até a próxima quarta-feira para estarem aptos a votar nas eleições de outubro

Publicado

on

Termina na próxima quarta-feira (8) o prazo para o eleitor regularizar a sua situação eleitoral e estar apto a votar nas eleições de outubro. Eleitores têm até 8 de maio para tirar a primeira via do título ou tirar pendências para participar do pleito municipal. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.

É possível solicitar as operações sem sair de casa, por meio do autoatendimento eleitoral. No entanto, para a emissão do título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido.

Quem estiver com o título cancelado, bem como aquelas pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até 8 de maio para resolver a pendência.

Em ano de eleições, o cadastro eleitoral fica fechado nos 150 dias anteriores à data do pleito, segundo o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Em 2024, o 1º turno ocorrerá em 6 de outubro. A legislação eleitoral prevê o fechamento do cadastro para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base num número determinado de eleitores aptos a votar.

Disputa municipal

Em 2024, brasileiros vão eleger candidatos para os cargos de prefeito e seus vices, além de vereadores. Caso haja um 2º turno para a escolha de representantes do Poder Executivo nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a votação ocorrerá em 27 de outubro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados realiza capacitação sobre Escuta Especializada de crianças e adolescentes

Ação faz parte da programação da campanha Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realiza a Capacitação Escuta Especializada – Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes do Município de Dourados. A ação acontece em parceria com o Comcex (Comitê Municipal Enfrentamento à Violência Sexual), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Suas (Sistema Único de Assistência Social) e TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da Coordenadoria Regional de educação.

Voltado para conselheiros tutelares e participantes das redes de proteção socioassistencial e intersetorial, durante especialização serão abordados temas que abrangem o acolhimento, bem-estar, direitos e proteção das crianças e adolescentes de Dourados.

O evento faz parte da programação da campanha Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, que tem mobilização nacional no dia 18 de maio.

“Essa ação é uma iniciativa do Comcex, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da Semas, e se faz cada vez mais importante. A violência e o abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes deixou de ser um tabu ou algo distante da realidade de muitos. Diariamente, tomamos conhecimento de casos ocorridos em todo o território nacional, independente da classe social, localidade, nível educacional, cor ou sexo”, destaca a secretária da Semas, Fabiana Baggio.

A Escuta Especializada e do Depoimento Especial, garantem o recebimento e o atendimento qualificado psicossocial e jurídico especializado, às crianças e adolescentes, sem julgamentos, interferências ou coações, servindo como intermediário entre o juiz e a vítima, resgatando informações pertinentes ao caso, ressaltando no atendimento humanizado que evita que a vítima reviva o ato violento sofrido ou testemunhado.

Este atendimento realizado por psicólogos, assistentes sociais, policiais e corpo jurídico prioriza a celeridade e idoneidade do processo investigativo, para solucionar o caso em questão.

SERVIÇO
Capacitação: Escuta Especializada – Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes do Município de Dourados
Data: 6 a 10 de maio
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: auditório da Coordenadoria Regional de educação
Endereço: Av. Hayel Bon Faker, 5.470, Jd. Europa – Dourados-MS

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Pacco e Marsura vão ao IMASUL tratar sobre licença ambiental para drenagem e pavimentação do Brinco de Ouro

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

Publicado

on

Durante Agenda de trabalho em diversos órgãos governamentais  na capital do estado na última segunda-feira (22), o prefeito Marcos Pacco acompanhado do vice-prefeito Roberto Marsura estiveram no IMASUL-Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Em contato com Isomar Vieira direto técnico do órgão e do engenheiro ambiental Diego Lanza, o prefeito foi se inteirar das pendencias para que seja finalizado o documento de licença ambiental autorizando  o início de uma grande obra de drenagem no Bairro Brinco de Ouro.

Todo um projeto já foi traçado dependendo apenas do ok do IMASUL. O bairro Brinco de Ouro zona oeste da cidade, foi contemplado dentro do pacote de obra lançado pelo governador Eduardo Riedel, com recurso de infraestrutura no valor de R$ 1,1(Um Milhão e Cem Mil Reais, para a implantação de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. O primeiro passo para que a obra seja iniciada, é o trabalho técnico sobre os impactos ambientais, sobretudo, observar a melhor forma como este trabalho deva ser feito. A licença ambiental  é o primeiro passo para o início das obras, que tem como objetivo promover a drenagem e vazão das águas do Bairro Brinco de Ouro, rumo ao Córrego Sardinha.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo muito bem elaborado, e o IMASUL exige um rigoroso estudo para que a operação não venha causar degradação ambiental atendendo todas as normas técnicas aplicáveis. Ao lado do vice prefeito Roberto Marsura, o prefeito Marcos Pacco colocou a equipe técnica do município a disposição, para auxiliar nos encaminhamentos legais para que a licença saia o mais rápido possível e assim  sejam iniciadas as obras no Brinco de Ouro.

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67