fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura de Naviraí mantém credenciamento e diálogo aberto com a classe médica

Com a implantação do credenciamento, somente pessoas jurídicas poderão prestar serviço médico no Hospital Municipal

Publicado

on

Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Saúde, mantém diálogo franco e aberto com a classe médica sobre a implantação de credenciamento de profissionais médicos para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) junto ao Hospital Municipal. Na tarde de quarta-feira (15/06), a chefe do Poder Executivo [acompanhada da gerente de Saúde e da Procuradora Geral-Adjunta do Município] se reuniu no Paço Municipal com representantes da Associação Médica de Naviraí.

 

Com a implantação do credenciamento, somente pessoas jurídicas [empresas] poderão prestar serviço médico no Hospital Municipal, seguindo orientações do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). A prefeita reforçou que a implantação do sistema de credenciamento para prestação de serviços médicos na principal unidade hospitalar de Naviraí, já é uma realidade e que a Administração Municipal segue aberta ao diálogo.

Reunião realizada no Paço Municipal na tarde de quarta-feira, dia 15 (Foto: Júlio Fernando)

Os médicos que já atendem no Hospital Municipal e pretendem oficializar o credenciamento, necessariamente terão que passar de Pessoa Física para Pessoa Jurídica, efetivar o credenciamento através do CNPJ e prosseguir com a prestação de serviço.

 

Várias empresas já estão formalizando o credenciamento junto a Gerência de Saúde e começam a atender nos próximos dias. A Administração Municipal reforça o trabalho de excelência que é prestado pelos profissionais médicos que já atendem a população há anos, porém a opção em se cadastrar ou não, vai de cada profissional. O diálogo segue aberto, com o propósito de juntos garantirem uma saúde de qualidade para a população, através dos serviços prestados no SUS.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Prefeitura de Dourados Reforça Apoio a Projetos de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

O objetivo é fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência

Publicado

on

Em uma demonstração de compromisso e apoio às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Dourados, através da CEPPM (Coordenadoria Coordenadoria Especial de Políticas para a Mulher),  anuncia a implantação de três importantes iniciativas da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, endossadas pelo Presidente do Tribunal de Justiça.

As iniciativas, lançadas em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, representam um avanço significativo no combate a essa grave questão social:

  • – ConectaJus Mulher: Um portal que disponibiliza informações, recursos e serviços essenciais da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica de todo o Estado de MS, facilitando o acesso à informação e potencializando a eficácia das políticas públicas. Link de acesso: ConectaJus Mulher.
  • – Direito Simplificado: Adoção de comunicação mais fácil e inclusiva, com uso de linguagem simples e recursos visuais nos documentos e atos judiciais. Link de acesso: Direito Simplificado.
  • – Medidas Protetivas On-Line: Uma ferramenta digital que permite a solicitação de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha de forma rápida e segura, por meio de dispositivos eletrônicos, mesmo sem boletim de ocorrência. Link de acesso: Medidas Protetivas On-Line.

Para o prefeito Alan Guedes, o objetivo é fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e toda parceria é fundamental. “Temos uma Coordenadoria de Coordenadoria Especial de Políticas para a Mulher, temos os serviços oferecidos dentro do Viva Mulher. Atendimento Psicológico – orientação individual conforme a necessidade de acompanhamento, fazendo intervenções e proporcionando suporte emocional.

A coordenadora da CEPPM, Andreia Bonito, lembrou ainda da facilidade das solicitações de medidas protetivas que podem ser acionadas pelo celular, em todo Mato Grosso do Sul. “Agora com um simples QR Code a mulher pode fazer uma solicitação de medida protetiva de urgência. São ferramentas que contribuem para a proteção e que é importante apoiarmos e divulgarmos”, pontuou.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados decreta ponto facultativo na ‘Quinta-feira Santa’;

Confira o ‘abre e fecha’

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados decretou Ponto Facultativo nesta quinta-feira, 28 de março, em virtude das celebrações da Semana Santa e do feriado da Sexta-Feira da Paixão, no dia 29. Com isso, órgãos e repartições públicas municipais fecham ou trabalham em horário especial.

A determinação foi publicada no Diário Oficial na tarde desta terça-feira (26/3). Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente durante o período indicado, em especial a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em regime de plantão caso necessário, e a Secretaria Municipal de Saúde, conforme diretrizes próprias da secretaria.

Unidades Básicas de Saúde fecham neste período e os atendimentos se encontram na UPA, PAM e Hospital da Vida. O PAM funciona em regime de plantão, das 6 às 12h no período indicado.

Na quinta-feira (28) e no sábado (30) também haverá Plantão de Vacinação contra a Dengue para pessoas com idade de 4 a 59 anos e contra a Gripe para grupos prioritários. A imunização acontecerá no PAM das 8h às 14h e no Shopping Avenida Center, das 10h às 22h.

As unidades escolares seguem o calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação.

Já a Coleta de Resíduos, Ecopontos e Picador interrompem os serviços apenas no feriado da sexta-feira (29/3).

Dos dias 28/3 a 31/3 a prefeitura de Dourados realiza o III Pesque e Leve da Semana Santa. Neste ano, além do Parque Antenor Martins, a pescaria também será permitida nos dois lagos do Parque Rego D’Água.

Nos três lagos foram soltos, ao todo, aproximadamente 3,6 toneladas de peixes. Clique aqui para conferir as regras para a pescaria.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Campanha contra maus-tratos aos animais terá evento em escola e três cidades

As ações começam no dia 1º de abril (segunda-feira) na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande

Publicado

on

A campanha do Abril Laranja para conscientização das pessoas contra os maus-tratos aos animais começará no próximo dia 1º (segunda-feira). O evento que abrirá o mês será uma palestra para estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada no Centro de Campo Grande, às 10h.

Este ano é o quarto consecutivo em que o grupo de apoio à causa animal promove as ações. Além da palestra na escola, o calendário ainda prevê para a próxima semana uma feira de adoção na segunda (1º), terça (2) e quarta (3) no Pátio Central Shopping, no Centro da Capital. A mesma feira ocorrerá na sexta (5), no supermercado Comper da Avenida Eduardo Elias Zahran.

Um dos organizadores é Bruno Nóbrega, ele explica que a campanha do Abril Laranja surgiu nos Estados Unidos no começo do século. A criadora foi a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês).

Ele está apoiando a causa animal há cerca de 10 anos. Desde a primeira edição do Abril Laranja em Mato Grosso do Sul em 2021, Bruno faz parte. O lema para este ano envolve os pilares: “Livre de fome, livre de sede, livre de desconforto e livre para expressar os comportamentos naturais”.

Ao longo dos anos dedicados à proteção dos animais, ele cita que muitas histórias o marcaram. Uma delas envolveu o abandono de alguns filhotes próximo ao Estádio Jacques da Luz, na região das Moreninhas. “Chegou para nós uma ninhada com cinco ou seis filhotes abandonados. Outra vez resgatamos cachorros que caíram em um buraco”.

Para este ano, ao menos mais duas cidades receberão eventos do Abril Laranja. São elas: Dourados e Ponta Porã. Bruno complementou que busca ainda expandir para outras cidades.

Os apoiadores desta edição são o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande, PMA (Polícia Militar Ambiental), Polícia Militar, Governo do Estado e o deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD).

Para quem encontrar animais em situação de maus-tratos, pode entrar em contato com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 99182-1700 e a PMA pelo número (67) 3357-1500.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67