Um dos grandes desafios para o município se tornar a Nova Paranaguá, projeção que dimensiona a importância de Porto Murtinho como centro da Rota Bioceânica, é inserir a população nesse cenário transformador que se concretizará em dois anos com a construção da ponte sobre o Rio Paraguai. A cidade também precisa se preparar para esse boom, com estrutura urbana, bons serviços e capacidade de atrair investimentos privados.
Com apoio do Governo do Estado e do Sebrae, a prefeitura vem trabalhando para a chegada do desenvolvimento na fronteira sudoeste, depois de décadas sem perspectivas de crescimento. A população está sendo estimulada a se qualificar para absorver o volume de empregos a serem gerados e projetos estão sendo saindo do papel para reorganizar a cidade, com recuperação de prédios históricos e espaços culturais e melhoria da infraestrutura.
“Estamos correndo contra o tempo para capacitar toda população e os empreendedores locais para que todos possam aproveitar as oportunidades que estão por vir”, afirma o prefeito Nelson Cintra. “Com muito trabalho e bom relacionamento político e empresarial, os investimentos púbicos e privados estão mudando e ajudando Porto Murtinho a se reencontrar com o progresso. O Governo do Estado abriu as portas, é o nosso maior parceiro.”
Para o presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Paulo Corrêa, o Estado e Porto Murtinho estão entrando em uma nova era de desenvolvimento, destacando que a parceria do Legislativo, na aprovação de leis e projetos, tem sido fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica. “Estamos rompendo o isolamento da fronteira, gerando emprego e renda para os murtinhenses e agregando valor aos nossos produtos, com ganhos também ao produtor”, disse.
A cereja do bolo
Porto Murtinho – que se tornará a conexão de um novo Canal do Panamá pela sua posição estratégica e logística – começou a se transformar como polo de escoamento de commodities a partir dos incentivos do Governo do Estado para reativar a Hidrovia do Rio Paraguai, atraindo operadores e empreendimentos portuários à região. O complexo portuário contará com mais dois portos, em fase de licenciamento, com investimentos de R$ 400 milhões.
A resposta do setor privado foi imediata aos incentivos do Estado para eliminar os gargalos no setor de transportes. O grupo Mécari Transportadora apostou na Rota Bioceânico e investe R$ 16 milhões em um terminal para estacionamento de 400 rodotrens e restaurante, já concluídos, ao lado da BR-267, e um hotel com 120 leitos, minishopping e posto de combustível, numa segunda fase. “Murtinho é a cereja do bolo”, sintetiza o empresário Neodi Vicari.
O novo perfil econômico se materializa em ritmo extraordinário. As terras valem mais na região pantaneira e a especulação imobiliária chegou à cidade, onde os imóveis eram pouco valorizados. Em 2021, o município atraiu R$ 11 milhões em novos investimentos com recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e, em 2022, dois empreendimentos do setor supermercadista contrataram R$ 4,4 milhões para construção e ampliação.
“São um termômetro do grau de interesse do empresariado nas perspectivas que a Rota Bioceânica está trazendo para Porto Murtinho”, analisa Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Cidade se transforma
Uma das primeiras iniciativas do prefeito Nelson Cintra para planejar a cidade para o futuro foi abraçar a parceria com o Sebrae, resultando no lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico por meio do programa Cidade Empreendedora, em execução desde abril de 2021. A partir de um diagnóstico, o Sebrae vem atuando no comércio local, com mais de 350 atendimentos, e na promoção de 17 cursos para qualificar gestores e a mão-de-obra.
Paralelamente a esta ação, que envolve as escolas para incentivar o empreendedorismo nas crianças e jovens, o município executa projetos que estão mudando a “cara” da cidade. A população está sendo estimulada a valorizar seus imóveis, principalmente os históricos, enquanto a prefeitura revitaliza prédios centenários, museus e praças de eventos e de lazer, além de resgatar festas tradicionais que ocorrerão este ano, como a do Toro Candil.
“O murtinhense tem que se preparar para esse novo momento e percebemos que a cidade está se motivando, o comércio está se expandindo”, comenta Isabel Fróes, secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local. Uma obra que está estimulando o processo de pertencimento na população, segundo ela, é a reurbanização do porto-geral. Uma pesquisa apontou que a beira do Rio Paraguai é o orgulho da população, o preferido para pesca ou passeio.
O projeto em execução, com recursos próprios (2,2 milhões), prevê obras de grande porte em infraestrutura e equipamentos, numa extensão de 300 metros. O porto ganhará uma nova orla, com praça de alimentação, áreas de lazer, escadarias e rampa para embarcações. “O espaço está sendo valorizado e será um marco na transformação de Murtinho”, aponta a autora do projeto, arquiteta Fernanda Ferreira. “O rio, com a ponte, será o elo, tudo vai passar por aqui.”
A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.
Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.
Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt, Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.
O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.
As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.
Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.
O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.
Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.
Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.
Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.
Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.
O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.
Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos
Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.
A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.
Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.
O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.