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Segurança Pública

Polícia Militar Ambiental de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou do evento representando o governador Eduardo Riedel

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Em comemoração aos 37 anos de criação da PMA (Polícia Militar Ambiental) do Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou na manhã desta quarta-feira (27) 10 viaturas policiais e 10 embarcações adquiridas com recursos próprios. Os itens estão avaliados em R$ 4,9 milhões.

O evento teve como objetivo parabenizar o trabalho que a instituição desempenha na preservação, conservação e fiscalização, bem como ressaltar a importância das parcerias institucionais na defesa do meio ambiente.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou do evento representando o governador Eduardo Riedel e destacou que a PMA vem realizando operações no combate a crimes ambientais, incêndios florestais, desmatamentos e o trabalho escravo, além de ações voltadas à educação ambiental.

Entre as ações mais destacadas da PMA, estão as operações Protetor, Bocaiúva, Piracema e Protetor Biomas, fora os projetos Florestinha e o Prolepse – realizado em prevenção aos incêndios. Barbosinha ainda disse que em evento recente em Brasília, a ministra Marina Silva citou o governador e o Governo de Mato Grosso do Sul como referência em alinhar desenvolvimento com sustentabilidade.

“A estrutura da nossa PMA tem história. São valorosos homens e mulheres que vêm trabalhando para que MS tenha sua fauna e flora conservadas. Em um Estado tão grande, esse é um trabalho que tem contado com a multiplicação de esforços. A PMA é a guardiã do meio ambiente e recentemente se dividiu em dois grandes batalhões, sendo um que protege a bacia do Rio Paraguai e outro a do Rio Paraná. Fico muito feliz de estar realizando essa entrega para reforçar o trabalho de defesa da fauna, flora e rios, bem como na fiscalização de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais. Parabéns a todos que contribuíram e que ainda contribuem por esses 37 anos”, declarou.

Atualmente, a Polícia Militar Ambiental conta com um efetivo de 341 policiais militares, distribuídos em dois grandes batalhões: o 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediado em Campo Grande, responsável pela região da Bacia do Paraguai, e o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com base em Dourados, atuando na região da Bacia do Paraná.

Participaram o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa; secretário adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Walter Carneiro; promotor de Justiça do MPMS, Luciano Loubet; comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes; comandante de Policiamento Ambiental, Coronel PM José Carlos Rodrigues; comandante do 2º batalhão da PMA, Major PM Everson Ferreira Torres; entre demais autoridades.

Modernização

No início da gestão do governador Eduardo Riedel, foi criado o CPAmb (Comando de Policiamento Ambiental) que representou uma grande mudança na organização da PMA. O foco foi otimizar o trabalho, permitindo ações específicas para cada região do estado.

Neste ano, o setor técnico da PMA deu início a implementação do Sistema S.I.G.I.A em todas as unidades do Estado. Este sistema representa um avanço na gestão e preservação do patrimônio ambiental, a partir do momento em que otimiza o atendimento às denúncias e gestão de ocorrências, gerando relatórios analíticos e detalhados, tornando o trabalho do Policial Ambiental mais preciso, dinâmico e ágil.

Em todo o ano de 2023, a PMA recebeu cerca de R$ 7 milhões em investimentos. Entre as principais melhorias estão R$ 2,1 milhões em reformas das estruturas de atendimento aos visitantes e do Projeto Florestinha no Parque Estadual das Matas do Segredo – construção de uma quadra de esportes, um deck e uma ponte pênsil na área de nascentes, além de reformas nas instalações elétricas, hidráulica, pintura e outras; e ainda outros R$ 2,85 milhões aplicados na reforma da sede do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, onde foram construídos novo galpão de maquinário, revitalização da base de apoio da PMA, reforma da sede e das dependências administrativas e melhorias nas instalações hidráulicas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

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Segurança Pública

Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

O 1º lugar será premiado com R$ 20 mil e um pacote de viagem para uma região do Brasil

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A partir desta quinta (25), as inscrições para o Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública estão oficialmente abertas. Os governadores dos Estados do DF, GO, MT, MS, RO, TO e MA formalizaram na última terça-feira (23) a realização do prêmio para a região compreendida pelo BRC (Consórcio Brasil Central). Conforme o presidente do BRB, governador de Goiás Ronaldo Caiado, o objetivo é destacar e premiar as iniciativas públicas mais eficazes, que promovam a segurança e bem-estar das comunidades.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, explica que serão adotadas como referência de práticas inovadoras as ações, iniciativas e processos desenvolvidos pelos servidores públicos dos entes consorciados que se destacam por sua originalidade, criatividade e eficácia na modernização e aprimoramento dos serviços de segurança pública.

“Essas práticas são caracterizadas pela habilidade dos servidores em enfrentar desafios, promover a eficiência, transparência, participação cidadã e a melhoria contínua na segurança pública. Elas englobam a introdução de ideias e soluções, a utilização de tecnologias avançadas, a adoção de abordagens de gestão inovadoras, a otimização de recursos e a obtenção de resultados expressivos e mensuráveis. Tenho certeza que as forças de Mato Grosso do Sul vão nos representar muito bem nessa premiação”, afirmou Barbosinha.

Serão selecionados três projetos por estado consorciado, com prêmios de R$ 20 mil para o primeiro lugar, R$ 10 mil para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro. Todos receberão um certificado de reconhecimento. Além disso, o primeiro lugar na classificação geral será premiado com R$ 20 mil e um pacote de viagem para uma região do Brasil, com direito a acompanhante, no valor de R$ 15 mil.

Poderão participar servidores públicos civis e militares, assim como aos empregados públicos das administrações direta ou indireta dos entes federativos consorciados do Consórcio Brasil Central, desde que mantenham vínculo ativo até a data de inscrição do projeto. Os interessados poderão efetuar as inscrições tanto individualmente quanto em grupos de até três integrantes.

Seguem abaixo as categorias em que os projetos deverão ser inscritos:

·         Inovação Tecnológica;

·         Prevenção do Crime;

·         Integração e Cooperação;

·         Policiamento de Proximidade e Humanizado;

·         Redução da Criminalidade Violenta;

·         Segurança Cibernética;

·         Promoção da Justiça e Direitos Humanos;

·         Resposta a Desastres e Emergências;

·         Engajamento Comunitário;

·         Capacitação e Desenvolvimento Profissional;

·         ODS 16 (ONU) – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública do Brasil Central visa incentivar e reconhecer o esforço contínuo dos profissionais que trabalham incansavelmente para promover uma segurança pública eficaz na região, estimulando a criação e implementação de políticas públicas eficientes e inovadoras que contribuam para a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e seguem disponíveis até 15 de julho de 2024, às 23h59 (horário de Brasília). Conforme a organização, o envio dos projetos é exclusivamente online, por meio do site oficial do Consórcio Brasil Central.

Os interessados devem acessar o edital e o formulário de inscrição.

Edital: https://brasilcentral.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Edital01-2024-BoasPraticas-SegurancaPublica.pdf

Inscrição: https://brasilcentral.gov.br/boas-praticas-seguranca-publica/

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o BRC:

https://www.youtube.com/watch?v=vjJ7EMklXFY&t=7s

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Segurança Pública

Centro Integrado de Operações de Segurança comemora 20 anos com entrega de honrarias

Autoridades políticas e da Segurança Pública foram homenageadas durante a solenidade

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A comemoração de 20 anos da criação do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) homenageou autoridades políticas e da segurança pública nesta quarta-feira (24). Fruto de uma política de integração que começou a tomar força no início dos anos 2000, o Centro foi instituído pelo decreto 11.564 de 22 de março de 2004. Durante a solenidade, foram entregues medalhas em reconhecimento às contribuições de grande relevância prestadas à corporação.

O CIOPS abriga os Centros de Operações das instituições COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) da PMMS (Polícia Militar de MS) e COCB (Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar) do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS). Atualmente o Centro que recebe as chamadas de emergência 190 (PMMS) e 193 (CBMMS), registra as ocorrências e empenha as viaturas no atendimento à população, conta com 171 servidores, entre policiais militares, bombeiros e policiais civis.

Ciops completou 40 anos com grande comemoração na Capital

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que esteve representando o governador Eduardo Riedel no evento, foi um dos homenageados. Segundo ele, há 20 anos o CIOPS promove integração e segurança, sendo um marco para o Estado. Em 2023 foram investidos R$ 3,3 milhões em readequações do Centro, com a inauguração do COR (Centro de Operações de Rede), direcionado a Infovia Digital.

Vice-governador recebeu honraria durante evento

“Nesses 20 anos foram atendidas mais de 14 milhões de chamadas de emergência (190 e 193), com cerca de 2,5 milhões de ocorrências despachadas. Um centro que une as forças de segurança das nossas estruturas, onde todos atuam por uma causa em comum. Esse conjunto harmonioso faz toda a diferença. Por tudo isso, sinto-me honrado pela homenagem e reforço meu compromisso com a segurança pública e o bem-estar da nossa população sul-mato-grossense”.

Participaram da solenidade o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; delegado-Geral de Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio; comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas; comandante-Geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes; procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; diretor Geral do CIOPS, Danilo Santos Moreira Leite; comandante do CMO, Luiz Fernando Estorilho Barganha; superintendente Regional da Polícia Federal, Carlos Henrique Cotta D’Angelo; entre demais autoridades.

Evento que marcou o aniversário do Ciops ocorreu no Bioparque Pantanal

O CIOPS

Sediado em Campo Grande, o CIOPS tem como objetivo prover os meios necessários para que os Centros de Operações dos respectivos órgãos possam receber e processar o atendimento às chamadas de ocorrências, emergência e urgência, permitindo que realizem as missões constitucionais. O centro conta ainda com o CIAS (Conselho de Integração das Ações de Segurança), órgão colegiado de deliberação coletiva, o qual define políticas gerais de integração das ações de segurança voltadas para o atendimento de ocorrências.

Barbosinha discursou durante evento em comemoração ao Ciops

Entre as competências do CIOPS estão ainda:

– reunir e organizar informações relativas às atividades desenvolvidas, visando a subsidiar os processos de planejamento operacional e a tomada de decisões conjuntas no âmbito da segurança pública;

– subsidiar o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, com informações e relatórios estatísticos periódicos, propondo políticas operacionais de interesse comum, além de convênios e parcerias com entes federais, estaduais, municipais e privados, visando à otimização dos recursos e meios, voltados ao enfrentamento da criminalidade no Estado de Mato Grosso do Sul;

– subsidiar os órgãos de segurança pública, incentivando o intercâmbio de informações e dados estatísticos, visando à definição de normas e ao aperfeiçoamento técnico dos procedimentos necessários ao atendimento operacional dos diversos tipos de ocorrências, observadas as atribuições legais e constitucionais de cada instituição;

– prover, manter e otimizar recursos nas áreas de telecomunicação e de tecnologia da informação, subsidiando e compartilhando, entre os Centros de Operações das instituições, sistemas de gerenciamento de ocorrências, vídeo monitoramento, teleatendimento, rastreamento de viaturas e comunicação via rádio;

– concentrar e padronizar a estatística criminal;

– auditar as atividades de atendimento, os despachos emergenciais e os processos operacionais desenvolvidos pelos Centros de Operações, ou correlatos, em conjunto com as respectivas instituições que executam o serviço no âmbito do CIOPS, visando a orientar, a aperfeiçoar e a padronizar as demandas operacionais de atendimento de emergência, voltadas à eficiência dos serviços prestados à população.

Infovia

Em setembro de 2023, foi realizada as readequações do CIOPS com a inauguração do COR (Centro de Operações de Rede), da Infovia Digital. O funcionamento do centro marca o início da implantação da parceria público-privada (PPP) firmada entre o Governo do Estado e a empresa Sonda com investimento de R$ 3,3 milhões.

O contrato disponibiliza a prestação de serviços de transporte de dados, voz e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. A rede de conectividade e tecnologia de ponta ligará todo o Mato Grosso do Sul e contará com 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica interligando os 79 municípios sul-mato-grossenses.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Segurança Pública

Auditoria nacional reforça qualidade das análises e precisão do trabalho da Polícia Científica de MS

Na auditoria foram abordados todos os aspectos essenciais dos procedimentos do IALF, desde a coleta e análise de amostras até a documentação

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Durante os dias 2 a 4 de abril, a Divisão de Biologia e Bioquímicas (DBB) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) da Polícia Científica foi submetida a uma minuciosa auditoria de uma equipe da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) que veio ao Mato Grosso do Sul para atestar as análises do órgão local.

Composta por três profissionais, incluindo as auditoras Rosalba Valadares Noleto e Tatiana Lúcia Santos Nogueira, juntamente com a perita criminal Liliane Pires, representante da Senasp, foi avaliado se os requisitos estabelecidos pelo Decreto nº 7.950, de 12 de março de 2013, que regulamenta a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), eram cumpridos.

Na auditoria foram abordados todos os aspectos essenciais dos procedimentos do IALF, desde a coleta e análise de amostras até a documentação e manutenção de registros, com atenção para averiguação dos padrões de qualidade exigidos pela legislação fossem plenamente atendidos, assegurando a confiabilidade dos resultados produzidos pelo instituto.

“A auditoria transcorreu normalmente e ao final obtivemos o resultado em conformidade com todos os requisitos avaliados. Isso demonstra não apenas nossa alta capacidade técnica, mas também nossa eficácia organizacional em manter os mais altos padrões de qualidade em todas as etapas de nossos serviços forenses”, enfatizou Josemirtes Prado da Silva, diretora do IALF.

Para o coordenador-geral de Perícias Adjunto, perito criminal, Nelson Fermino Junior “o resultado desta auditoria reflete o compromisso da Polícia Científica em garantir a precisão e a credibilidade de suas análises, contribuindo assim para a eficácia do sistema de justiça”.

Mato Grosso do Sul é uma das unidades da federação que faz parte do RIBPG

O Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) e a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) são coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), e foram estabelecidas pelo Decreto 7.950/2013 com o propósito de auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas e nas investigações criminais, especialmente os crimes sexuais.

Atualmente, todas as 27 unidades da federação possuem laboratórios de genética forense em suas instituições de perícia oficial, contribuindo para alimentar o banco de perfis genéticos nacional.

Com a participação de 22 laboratórios em todo o país, por meio desse repositório central, as polícias científicas podem compartilhar e comparar perfis genéticos obtidos em diferentes regiões, contando com mais de 175.465 perfis já cadastrados.

A inclusão dos perfis genéticos nos bancos de dados da RIBPG, gerados a partir da análise de vestígios e processamento de amostras, tem sido fundamental para auxiliar investigações de crimes e revisar possíveis condenações injustas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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