fbpx
Connect with us

Turismo

Plataforma de inteligência turística de MS, Alumia chegou para dar luz às decisões no setor

O evento será realizado às 9h no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande

Publicado

on

Será lançada na próxima quarta-feira (26) a plataforma de inteligência turística ‘Alumia’, desenvolvida pela FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio). Inédita no País, a plataforma com base em big data vai apresentara evolução no tratamento de dados e na geração de informações para a gestão pública e privada e para o público em geral que precise trabalhar com informações para buscar melhorias no desenvolvimento de suas estratégias e negócios.

O evento será realizado às 9h no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, com a presença do coordenador de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fabio Montanheiro Nascimento. Também haverá transmissão on-line através do www.youtube.com/visitmsoficial e, para participar presencialmente ou virtualmente, é só se inscrever no https://alumia.tur.br/vem-ai.

“A Alumia é uma plataforma completa, que já começa pelo nome inspirador e que vai iluminar de fato o caminho daqueles que buscam desenvolver a atividade turística em nosso território e entregar cada vez mais as melhores experiências. Essa ferramenta será uma luz para quem quer investir em Mato Grosso do Sul e precisa de informações que deem segurança para esse investimento e, claro, para a gestão da Fundação de Turismo. Ter um aporte potente como esse vai facilitar muito nosso trabalho na elaboração de novas estratégias e nas tomadas de decisão. Estamos muito felizes de poder deixar esse legado para o melhor destino de ecoturismo do País”, destaca Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS.

A plataforma permitirá o monitoramento de toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e ações on-line dos usuários, durante todo o processo da viagem a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais.

Parceria

O Sistema Comércio MS (Fecomércio-IPF-Sesc-Senac) é parceiro da FundturMS no desenvolvimento desta que é a primeira plataforma do tipo no Brasil, que será um marco para o Estado e que vai nortear as decisões, diminuindo as incertezas na elaboração de estratégias.

Com a Alumia, Mato Grosso do Sul terá uma radiografia mais fiel dos gastos do setor de turismo. Além de analisar os dados passados, permitirá que sejam trabalhados cenários futuros, incentivando novos negócios e investimentos. E tudo isso vai ajudar a preparar ainda mais o destino para receber os turistas e atendê-los da melhor forma.

“Para nós, do Sistema Comércio MS, é muito importante e significativo fazer parte de um projeto tão arrojado como este. Temos como missão a defesa dos empresários, do comércio de bens, serviços e turismo, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado e queremos ajudar a transformar toda a cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul. Por isso, investimos em parcerias de sucesso como esta firmada pelo IPF e pela FundturMS para incentivar o desenvolvimento da região e garantir a melhoria de vida da população local. Temos certeza que este projeto trará grandes resultados para o Estado, ajudará a movimentar o comércio, impulsionando a nossa economia com geração de emprego e renda e reafirmando Mato Grosso do Sul como uma referência no turismo brasileiro e mundial”, declara Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS.

Durante o lançamento serão apresentados quais dados poderão ser encontrados na Alumia, quais análises poderão ser feitas, recortes geográficos e em quais canais haverá vídeos explicativos sobre a plataforma. “Tudo isso com bases científicas, dados oficiais, coletas primárias e Big Data. Queremos que todos aproveitem a ferramenta, pois a Alumia chegou para dar luz às decisões no turismo”, finaliza o diretor-presidente da Fundtur/MS.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Publicado

on

No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

Publicado

on

Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Filme sobre Bioparque Pantanal é finalista em festival internacional de cinema e turismo em Portugal

O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

Publicado

on

O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal é um dos finalistas do Festival ART&TUR, que trata-se de um evento internacional de cinema e turismo, realizado em Portugal. Ele concorre na categoria “Turismo de Natureza”. O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

A 17° edição do Festival acontece de 22 a 25 de outubro na cidade de Lousã (Portugal). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.

O filme sobre o Bioparque Pantanal com o tema “Além da Superfície” mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.

Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.

Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, participa do evento em Portugal. Ele ressaltou a importância de divulgar o Bioparque Pantanal para o mundo, para valorizar as belezas naturais deste bioma.

“Quem visita e conhece o Bioparque Pantanal tem uma oportunidade única de aprender sobre este bioma tão importante para o Mato Grosso do Sul e ao mundo. Uma estrutura adequada e preparada para receber o público, com tecnologia, modernidade e inclusão. Participar deste festival e ser um dos finalistas é mais uma chance de divulgar este local para todos”.

A participação no Festival é mais um destaque para o Bioparque Pantanal, já que o evento é uma referência sobre as novas tendências na área do turismo, cinema e audiovisual, assim como uma oportunidade de conhecer profissionais relevantes do setor e aumentar a visibilidade de destinos e novos produtos.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirmou que é uma grande honra ver o vídeo institucional ser reconhecido internacionalmente e chegar à final de um prêmio tão prestigiado em Portugal. “Este trabalho reflete o compromisso do Bioparque Pantanal com a preservação ambiental, com a ciência, com a inclusão e com a educação sobre a biodiversidade, e é gratificante saber que nossa mensagem está alcançando e tocando pessoas além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça ainda mais nossa missão de sermos um espaço de experiência e conhecimento para todos”.

Confira o filme:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67