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Nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foi empossada nesta quarta-feira (1º)

Moraes deu boas-vindas aos novos conselheiros e ressaltou a importância do trabalho dos membros, já que o Município é referência em vários eventos turísticos.

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A partir desta quarta-feira (1º de novembro), o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), conta com uma nova diretoria. A cerimônia de posse aconteceu na Casa do Conselhos e contou com a participação do chefe de gabinete, José Aparecido de Moraes, que representou o prefeito Angelo Guerreiro no ato.

Moraes deu boas-vindas aos novos conselheiros e ressaltou a importância do trabalho dos membros, já que o Município é referência em vários eventos turísticos. “Três Lagoas se consolidou com eventos como Torneio de Pesca, Moto Show, Feira Florestal  e o Conselho vem para somar esforços e expandir ainda mais o potencial turístico” disse.

O COMTUR foi instituído através da Lei nº. 3.435, de 14 de agosto de 2018, e será composto para o biênio 2023-2025. Os membros exercerão seus mandatos sem qualquer remuneração ou gratificação específica.

Quem também participou da cerimônia foi a Diretora de Departamento de Políticas Públicas e Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), responsável pela casa dos Conselhos, Rosires Magalhães, que explicou o funcionamento do órgão e o papel que os conselheiros vão exercer. “Esse com certeza é um dos Conselhos com grande relevância para nossa cidade, vocês têm a tarefa de mostrar o potencial de TL para o mundo” explanou.

A diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), Lidiane Ferreira, que foi empossada como vice-presidente do Conselho destacou que o turismo movimenta diversos setores econômicos e pode ser decisivo para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade, “mas para isso é essencial que haja a união e mobilização do poder público e da iniciativa privada. Fortalecendo o nosso Conselho Municipal de Turismo estamos fortalecendo um espaço público, coletivo e de deliberações” disse.

“Com o fortalecimento do COMTUR, o apoio do nosso prefeito Ângelo Guerreiro e do Secretário Cel. Moraes estamos retomando o trabalho de sensibilização da população e da iniciativa privada para que todos possam acreditar no turismo como fonte de desenvolvimento” concluiu.

DIRETORIA

Após votação foram nomeadas para diretoria do COMTUR:

Presidente:    ……………………….  Marcos Antônio Gomes Júnior

Vice Presidente…………………….  Lidiane Antonia Ferreira

1ª Secretária…………………………   Tatiane Giacheta Machado

2ª Secretária………………………….  Thais Arsioli Moura

1ª Tesoureira……………………….Elza Garcia Dutra

2ª Tesoureira……………………… Erica Silva Barros de Sousa

 

CONSELHEIROS

Integram o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), os seguintes representantes:

1. SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA

Lidiane Antônia Ferreira (Titular)

Otony Avila Ornelas (Suplente)

Tatiana Giacheta Machado (Titular)

Thais Arsioli Moura (Suplente)

2. SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, RECEITA E CONTROLE

Elza Garcia Lima (Titular)

Ana Paula Bragatto Dias (Suplente)

3. SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Mariana Queiroz Dutra (Titular)

Nilton de Castro Ramos (Suplente)

4. REPRESENTANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL – UFMS:

Marçal Rogério Rizzo (Titular)

Patrícia Helena Mirandola Garcia (Suplente)

II – REPRESENTANTES NÃO GOVERNAMENTAIS

1. REPRESENTANTES DAS AGÊNCIAS DE TURISMO:

Maria Rita Araújo dos Santos (Titular)

Maria Aparecida Fernandes (Suplente)

2. REPRESENTANTES DOS RESTAURANTES, BARES E SIMILARES – ABRASEL:

Marcos Antônio Gomes Júnior (Titular)

Brenner Salviano dos Santos(Suplente)

3. REPRESENTANTES DOS HOTÉIS, POUSADAS E SIMILARES:

Manoel Custódio de Queiroz da Silva (Titular)

Rafael Sonsin Botas (Suplente)

4. REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL-ACITL:

Joaquim Roberto B. Romero (Titular)

Fernando Lucas de Souza Jurado(Suplente)

5. REPRESENTANTES DOS ARTESÃOS – ACLAMS:

Aline Santos de Araújo (Titular)

Patrícia Ferreira da Silva (Suplente)

6. REPRESENTANTES DOS PROMOTORES DE EVENTOS:

Stênio Congro Neto (Titular)

Rafael Silveira Claro (Suplente)

7. REPRESENTANTES DO SEBRAE DE TRÊS LAGOAS.:

Josilmar de Queiroz Blini Signori (Titular)

Caroline Pereira Canassa (Suplente)

8.REPRESENTANTES DO SINDIVAREJO

Sueide Silva Torres (Titular)

Djair José Martinez (Suplente)

III.REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:

1. O A B

Érica Silva Barros de Sousa(Titular)

Paulo Romanin Neto(Suplente)

2. SENAC

Ivan Murgi de Farias (Titular)

Marcela Lacerda Alves (Titular)

Flávio Aparecido dos Santos (Suplente)

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

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A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

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Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

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A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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