Com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, para construção e início do funcionamento, a Escola Rural Municipal Novo Horizonte, foi inaugurada na sexta-feira (19) em Amambai.
Na solenidade, o governador Eduardo Riedel falou sobre o trabalho realizado pelo Executivo na área e a importância do acesso à educação em todo o Estado e anunciou a licitação para pavimentar a rodovia MS-289, onde fica a unidade escolar.
“A educação pofe fazer, e faz, a transformação do nosso Estado. Esta escola, mais próxima dos alunos, pode dar condições de progresso, principalmente para aqueles que mais precisam. O projeto de pavimentação da MS-289 tem tres etapas e vamos começar pelo terceiro, que terá a licitação lançada”, disse Riedel.
A Escola Rural Municipal Novo Horizonte, que foi construída (com investimentos privados do Grupo Solo Mio) na MS-289, entre os municípios de Amambai e Juti, é a única unidade de ensino na região. A rodovia é o principal eixo de ligação dos moradores da região e uma necessidade antiga.
Na construção da escola, que tem sete salas de aula e demais dependências, no padrão de edificação exigidos pelo MEC (Ministério da Educação), foram investidos R$ 980 mil. O prédio tem capacidade para atender 250 estudantes – a partir das séries finais da pré-escola, ensino fundamental, até o 3º ano do ensino médio.
Obra na Escola Novo Horizonte teve apoio do Governo do Estado
A última etapa – do 1° ao 3° ano do ensino médio –, que terá início em 2025, tem o apoio do Governo do Estado na cedência de professores, extensiva a turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Durante a inauguração, o Grupo Solo Mio assinou o termo de cedência da unidade de ensino para a Prefeitura Municipal de Amambai. Até o momento, 130 estudantes – do 1° ao 9° ano do ensino fundamental – estão matriculados no local, para o ano letivo de 2024.
Além da consultoria oferecida pela SED (Secretaria de Estado de Educação), para construção da escola no padrão de edificação do MEC e da cedência dos professores para as turmas do 1° ao 3° ano do ensino médio, também foram cedidos computadores para a instalação da sala de informática da escola.
“As crianças vão ter melhoria na qualidade ee vida, estuando mais próximo de casa. Investir em educação é o único caminho para mudar a realidade”, disse o prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira.
A inauguração reuniu a primeira-dama Mônica Riedel, o secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), além dos representantes do Grupo Solo Mio (Família Gollo), Luiz Ovando (deputado federal), Zé Teixeira (deputado estadual) e autoridades municipais.
“Eu aprendi que se a gente quer fazer alguma coisa diferente, temos que começar a mudar primeiro perto de nós. Estamos nos movimentando e lutando para a nossa região melhorar e prosperar. A escola é uma devolução para a sociedade”, disse Rafael Gollo, CEO do Grupo Solo Mio.
História
A Escola Novo Horizonte é fruto da iniciativa da família Gollo e surgiu no ano de 1996, com uma sala improvisada nas dependências da fazenda do mesmo nome, atendendo 20 alunos.
Na região vivem aproximadamente 250 crianças e jovens em idade escolar, e por isso surgiu a necessidade de ampliar o espaço de ensino. Instalada entre Amambai e Juti, a unidade atenderá a comunidade rural dos dois municípios, onde estão localizados os assentamentos Querência (150 famílias) e Magno de Oliveira (100 famílias), além da Aldeia Indígena Jaguari, onde vivem 300 famílias.
Educação
Na semana passada, o Governo do Estado entregou a reforma geral da Escola Estadual Coronel Felipe Brum com investimentos de mais de R$ 11,7 milhões para a reforma geral e mobiliário. A unidade escolar atende 499 estudantes matriculados do 6º ao 9º do ensino fundamental integral e parcial.
Investimento para ajudar educação de Amambai
Investimentos
O ano de 2023 foi marcado por intensos investimentos do Governo do Estado na Educação, em infraestrutura, tecnologia e também na melhoria salarial dos professores. Os professores efetivos da REE, com carga horária de 40h semanais, passaram a receber R$ 11.935,46, que é o maior salário para professor no Brasil na educação básica.
O Governo do Estado finalizou o ano de 2023 com R$ 313 milhões investidos na reforma e ampliação de 63 escolas estaduais, com intervenções parcial ou total, Além da Capital, mais 33 municípios do interior foram contemplados com obras nas unidades de ensino.
Este ano o Governo do Estado realiza a reforma de 125 escolas da Rede Estadual de Ensino, e muitas já estarão disponíveis no começo do ano letivo, que começa no dia 21 de fevereiro nas 348 unidades escolares e centros da REE, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Prefeito e equipe participaram de movimento no Ceim Professor Guilherme Gomes. Foto: A. Frota
Com um ambiente temático pela celebração do carnaval que se aproxima e com muita alegria, o Centro de Educação Infantil Municipal Professor Guilherme Gomes recebeu nesta sexta-feira (28) o prefeito Marçal Filho e equipe. O momento envolveu brincadeiras, danças e apresentações culturais. Em uma festa embalada por cantigas infantis, cada detalhe foi planejado pelas profissionais da unidade, com participação das crianças.
Para o prefeito Marçal Filho, o momento foi encantador e a satisfação maior é ver as crianças alegres e bem cuidadas. Ele cita a importância de manter contato direto com as unidades educacionais do município e estreitar os laços entre a prefeitura e os educadores. “É contagiante ver a alegria dos pequenos e tudo isso é possível, por meio do trabalho detalhista dos profissionais envolvidos nessa festividade”, destacou o prefeito. “Conhecer de perto as ações que acontecem nas escolas e Ceims é algo que temos prezado muito e é importante para nossas políticas públicas sempre voltadas para melhorias na Educação”, pontuou o prefeito.
A coordenadora do Ceim Professor Guilherme, Angelita Barros, destaca que trabalhar a cultura brasileira com as crianças é uma metodologia constante da unidade, sempre direcionando atividades que envolvam criatividade e proporcionando um momento de diversão.
Crianças se envolveram em dinâmicas educativas e criativas. Foto: A. Frota
Ela falou sobre o lado lúdico da atividade. “A gente trabalha muito essas questões culturais no Ceim e, claro, nosso intuito hoje foi incentivar um carnaval sadio, produção da fantasia, confecção das máscaras, da decoração, ensaiamos a dança e sempre ressaltamos com as famílias que o objetivo é um momento saudável de alegria, desmistificando preconceitos e estimulando a interação, a arte”, apontou Angelita, ressaltando ainda que datas diversas sempre são temas das atividades, como o Dia do Circo, Festa Junina, Dia das Crianças.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou a importância de dinâmicas como a estruturada pelo Ceim e destacou sobre o cuidado perceptível com o ambiente voltado para os pequenos. “Quero deixar os parabéns aos professores e a coordenação, acredito que ações como essa resgatam a cultura de uma forma materializada”, argumentou. O cuidado com as crianças recebeu elogio especial do secretário, “Ver o Ceim com uma comunicação visual voltada para as crianças, tudo bem caprichado, isso é um trabalho de gestão e quando vemos essa organização ficamos muito satisfeitos e é o que a prefeitura tem buscado também, manter o zelo e capricho com esses ambientes e a presença do prefeito Marçal Filho aqui é sempre importante para reafirmar nosso compromisso com a educação”, finalizou.
Momento foi além da festividade e prefeito Marçal Filho acompanhou o trabalho feito na unidade. Foto: A Frota
Franklin recebe denúncias sobre transporte escolar e universitário. (F.Grott)
Na sessão ordinária de segunda-feira (24), o vereador Franklin Schmalz (PT) apresentou indicação à Mesa Diretora solicitando providências da Prefeitura Municipal de Dourados para garantir o transporte adequado de estudantes da zona rural e acadêmicos indígenas no município.
Uma das solicitações encaminhadas ao prefeito Marçal Filho (PSDB) e à Secretaria Municipal de Educação trata do cumprimento do Decreto Municipal nº 434/2001, que assegura o transporte escolar para estudantes da pré-escola e do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, residentes na zona rural.
A demanda surgiu após denúncias, indicando que crianças da educação infantil dessas localidades, não estão sendo transportadas por veículos coletivos escolares até os Centros de Educação Infantil (CEIMs). A justificativa apresentada pela Secretaria Municipal de Educação seria a falta de adequação dos ônibus às normas de transporte coletivo, como a ausência de cadeirinhas apropriadas para crianças pequenas. No entanto, o decreto municipal já prevê a oferta desse serviço em veículos adequados e conduzidos por motoristas devidamente credenciados.
Além disso, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) oferece assistência técnica e financeira aos municípios para garantir o transporte de estudantes da rede pública residentes em áreas rurais. Diante disso, a indicação reforça a necessidade de adequação dos ônibus do município para garantir que nenhuma criança seja impedida de acessar a escola por falta de transporte.
Outra indicação apresentada pelo vereador, solicita alterações no trajeto da linha de transporte coletivo universitário disponibilizado pela Prefeitura de Dourados, que atende acadêmicos indígenas. Atualmente, os estudantes da Reserva Indígena de Dourados precisam se deslocar até a rotatória central, no sentido Itaporã, para embarcar no ônibus, o que tem causado dificuldades e pode levar à evasão universitária.
A proposta é que o trajeto do ônibus universitário passe a incluir os seguintes pontos dentro da reserva:
Entrada pela Missão Caiuá – Aldeia Jaguapiru;
Passagem pela Escola Ramão Martins – Aldeia Jaguapiru;
Parada na Escola Estadual Tengatui Marangatu – Aldeia Jaguapiru;
Continuação pelo trecho Vila Olímpica, sentido João Machado – Aldeia Bororó;
Passagem pela Escola Municipal Indígena Agostinho – Aldeia Bororó;
Saída pelo anel viário com destino à Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados.
A proposta considera que o transporte escolar municipal já ingressa na reserva para atender alunos do ensino básico, demonstrando a viabilidade da adaptação da linha universitária. As indicações agora seguem para análise do Executivo Municipal.
Decreto nomeia membros da Comissão que vai acompanhar aplicação da lei que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas ao segmento. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados publicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 117 de 12 de fevereiro de 2025 que nomeia os membros titulares e suplentes da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância (CMA-PMPI) e, também, a definição da equipe técnica que vai que vai acompanhar a aplicação da lei que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas ao segmento infantil.
A CMA-PMPI tem a finalidade de orientar e coordenar o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância, para o decênio 2025/2035 e será integrada por representantes de vários órgãos e instituições, como os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, de Educação e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais em Educação.
Também integram a Comissão, o Conselho Tutelar, a Câmara Municipal, as secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Obras Públicas e de Planejamento; além do Fórum Municipal de Educação, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e representantes de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, da Educação Escolar Indígena, da Educação do Campo e da Educação Especial.
À CMA – PMPI compete monitorar anualmente e avaliar a cada dois anos os resultados das ações do PMPI em âmbito municipal, com base em fontes de pesquisas oficiais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa Nacional de Pesquisas por Amostra de Domicílio (PNAD), Censo Escolar; políticas de saúde e assistência social, planejamento, entre outros.
Compete também analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas; e divulgar anualmente os resultados do monitoramento e, a cada dois anos os das avaliações, do cumprimento das metas e estratégias do PMPI nos respectivos sítios institucionais da internet, nas instituições de atendimento à primeira infância e em outros meios de divulgação que a CMA – PMPI entender necessários.
O plano é considerado de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e as normativas foram elaboradas por especialistas de acordo com as necessidades básicas com o objetivo de garantir e estabelecer diretrizes e cuidados desde a maternidade até o período escolar.
As políticas públicas da primeira infância são instrumentos por meio dos quais o Município assegura o atendimento aos direitos das crianças na primeira infância, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-as como sujeitas de direitos e cidadãs.
PRIMEIRA INFÂNCIA
A primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 anos completos ou 72 meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.
Estudos mostram que quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial. Pesquisas têm demonstrado que essa fase é extremamente sensível para o desenvolvimento do ser humano, pois é quando ele forma toda a sua estrutura emocional e afetiva e desenvolve áreas fundamentais do cérebro relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.
Esse processo continua ao longo do tempo, moldado pelas experiências positivas ou negativas vividas e compartilhadas, principalmente com seus pais, parentes e cuidadores em geral. Por isso, a proteção é essencial: problemas graves logo no início da vida, como violência familiar, negligência e desnutrição, podem interferir no desenvolvimento saudável do cérebro.
Por outro lado, o estímulo adequado gera benefícios, que vão desde o aumento da aptidão intelectual, que favorece o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e evasão, até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano.