Connect with us

Geral

Na Expoagro, prefeito destaca esforços para volta dos voos comerciais em Dourados

Publicado

on

Na abertura oficial da Expoagro, o prefeito Marçal Filho exaltou o protagonismo de Dourados e do Estado no agro nacional. Foto: A. Frota

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi cirúrgico na manhã de sábado, durante solenidade oficial de abertura da 59ª Exposição Agropecuária e Industrial (Expoagro), e detalhou para um público atento e exigente os esforços que a prefeitura está fazendo para a volta dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “O município atendeu todas as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para homologação do aeroporto para voos comerciais e agora depende exclusivamente da licitação que a Infraero vai fazer para aquisição da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo”, ressaltou.

Marçal Filho também destacou a parceria do governo do Estado para superar os desafios de colocar o aeroporto regional em operação. “Estive pessoalmente em reunião com executivos da Azul e da GOL e já havia conversado por telefone com executivos da Latam”, ressaltou o prefeito. “Nesta sexta-feira o governador Eduardo Riedel anunciou que a Latam aterrissa de Dourados com o primeiro voo em setembro e esse anúncio é fruto da parceria que o município e o Estado firmaram para nossa cidade pudesse retomar os voos comerciais para os grandes centros do Brasil”, completou o prefeito.

Durante a abertura da Expoagro, Marçal Filho também destacou a força do agronegócio do município e do Mato Grosso do Sul. Marcaram presença na solenidade o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos da região e o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira, anfitrião da feira, também foi destaque nas homenagens.

Em seu discurso, Marçal Filho parabenizou Gino Ferreira pela realização da Expoagro, que, segundo ele, “entra para a história”. O prefeito exaltou o protagonismo de Dourados e do Estado no agro nacional, citando o crescimento em áreas antes pouco exploradas, como a produção de laranja, amendoim e celulose, fruto do trabalho iniciado ainda na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja.

Ele também fez questão de ressaltar a importância da atuação do deputado federal Rodolfo Nogueira, presidente da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados, além de saudar a parceria com os deputados estaduais presentes, representados na pessoa do deputado Zé Teixeira. Marçal Filho também falou da parceria com a Câmara de Dourados pela governabilidade e recuperação do município e destacou a condução do Legislativo Municipal pela presidente da Câmara de Vereadores, Liandra Brambilla.

Marçal aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos primeiros quatro meses de gestão, destacando as medidas adotadas para enxugar a folha de pagamento da prefeitura e regularizar a situação financeira do município, incluindo a retirada do nome de Dourados do CAUC, o “SPC das prefeituras”, o que permite ao município receber repasses federais e firmar convênios.

Ele relatou que recebeu uma prefeitura mergulhada em dívidas e citou como exemplo a situação da Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), que administra a UPA e o Hospital da Vida, com dívidas superiores a R$ 80 milhões. O prefeito destacou ainda as obras de recapeamento em andamento no Grande Água Boa e a abertura de licitações para construção de postos de saúde e escolas, além do projeto para trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED até o fim da gestão e os ajustes necessários nos projetos do Fonplata.

Marçal Filho enfatizou que a atual gestão está focada no resgate da autoestima dos douradenses. “Estamos trabalhando para que Dourados não seja apenas a segunda maior cidade do Estado, mas que seja a melhor para se viver”, ressaltou. “Isso só é possível com a união da nossa equipe, dos deputados e do governador”, afirmou. O prefeito encerrou seu discurso anunciando que, com apoio da bancada federal e do Estado, planeja revitalizar os parques da cidade e criar um novo cartão-postal para Dourados, que será o Parque Arnulpho Fioravante.

DESENSOLVIMENTO

O governador Eduardo Riedel também discursou e ressaltou a importância da Expoagro como uma das maiores feiras do Estado. Ele elogiou a estrutura do parque e as obras em andamento em Dourados, como o recapeamento de bairros como Água Boa e Santo André, destacando a parceria com o prefeito Marçal Filho. Riedel afirmou que o desenvolvimento é a melhor ferramenta para combater a pobreza e que o Estado está trabalhando em três frentes: orçamento estadual, recursos federais e atração de investimentos privados. “O investimento privado só vem se o projeto da cidade for bom e oferecer retorno”, disse, garantindo que Mato Grosso do Sul está se estruturando para seguir crescendo.

Com assessoria.

Geral

Diretoria do Previd de Dourados toma posse para o próximo triênio

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho deu posse à nova diretoria do Previd de Dourados. Foto: A. Frota

A nova diretoria executiva do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados (Previd) tomou posse na manhã desta sexta-feira (9) para o mandato 2025-2028. A solenidade foi realizada na sede do instituto com a presença do prefeito Marçal Filho, servidores municipais e representantes da administração pública.

Reconduzido ao cargo de diretor-presidente, o servidor Theodoro Huber inicia sua terceira gestão à frente do instituto, ao lado de Gleicir Carvalho (diretora de Benefícios), Márcio Rodrigues (diretor Financeiro) e Kalyanna Gianello Santini (diretora Administrativa).

Em seu discurso, o prefeito Marçal Filho destacou que a recondução da atual presidência reflete o reconhecimento do trabalho sério e comprometido com a gestão dos recursos previdenciários dos servidores municipais. “Cuidar da previdência dos aposentados é um trabalho visionário e de grande responsabilidade, que vem sendo muito bem conduzido por toda a equipe do Previd”, afirmou.

Theodoro Huber agradeceu aos votos recebidos e ressaltou a importância da campanha, durante a qual percorreu diversos setores da Prefeitura e da Câmara Municipal para apresentar as propostas da gestão. “Foi uma experiência muito gratificante. Agora, vamos intensificar o trabalho e adotar o modelo digital como novo padrão da instituição”, declarou.

O diretor-presidente também comemorou o alcance da meta histórica de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que consolida o Previd como o maior instituto de previdência de Mato Grosso do Sul.

A estrutura administrativa do Previd é formada por um Conselho Curador, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva composta por quatro membros, com mandato de três anos. A nova diretoria foi eleita no dia 24 de abril pelos servidores municipais ativos e aposentados.

Continue Lendo

Geral

Bioparque Pantanal prorroga as inscrições para o Clube de Ciências até 19 de maio

Publicado

on

O Bioparque Pantanal prorrogou o prazo de inscrições para o projeto Clube de Ciências. Inicialmente previstas para encerrar no dia 8 de maio (quinta-feira), as inscrições agora podem ser feitas até 19 de maio, diretamente pelo site oficial do Bioparque.

Em sua terceira edição, o Clube de Ciências tem como objetivo aproximar estudantes de escolas públicas e privadas das temáticas relacionadas à sustentabilidade ambiental, às questões sociais e à iniciação científica. O Clube de Ciências proporciona aos jovens uma vivência prática por meio da participação ativa em atividades realizadas no Bioparque, sob orientação de sua equipe técnica.

Podem participar estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental e médio, desde que demonstrem disponibilidade e afinidade com os temas abordados pelo Bioparque. Serão selecionados até dez grupos, cada um com no máximo cinco alunos e até dois professores orientadores.

A prorrogação do prazo amplia as chances de mais jovens integrarem o projeto e mergulharem no universo da ciência e da pesquisa, em um espaço dedicado à conservação, à educação e ao conhecimento.

Eduardo Coutinho, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: Gabriela Almeida

Continue Lendo

Geral

Marçal discute com diretores da GOL volta de voos comerciais em Dourados

Publicado

on

Marçal e Luís Roberto com os diretores da GOL na sede da empresa em São Paulo. Divulgação/Agecom

O prefeito Marçal Filho se reuniu na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, com executivos da GOL Linhas Aéreas para discutir a retomada da operação da empresa em Dourados. Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, que está a frente dos procedimentos administrativos para homologação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o prefeito recebeu dos executivos a informação que a GOL voltará a operar em Dourados tão logo o aeroporto esteja liberado para receber voos comerciais. “Saí da reunião muito otimista, já que os executivos deixaram claro que o município sempre foi uma boa rota para a empresa e que a volta dos voos é questão de tempo”, comemorou Marçal Filho.

Nos próximos dias a Agência Nacional de Aviação Civil deve realizar a vistoria técnica no Aeroporto Regional para homologar as operações comerciais. Pousos e decolagens de aviões de grande porte estão liberados desde que Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Força Aérea Brasileira aprovou as duas cabeceiras da nova pista. “Faltam apenas detalhes técnicos para a liberação de voos comerciais em Dourados, mas em pouco tempo tanto a Anac quanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deverão homologar o Aeroporto Regional”, ressalta o prefeito.

Na sede da GOL na manhã desta quarta-feira (7), Marçal Filho e Luís Roberto Martins de Araújo foram recebidos pelo diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura, Rafael Moreira Mello Araújo, pelo diretor executivo de Planejamento de Malha Aérea, Bruno Balan, e pelo especialista em Relações Institucionais da GOL, Narcos Tognato. A Superintendência de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acompanhou a reunião, já que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está sob gestão da estatal. “Foi uma reunião muito proveitosa, onde deixei claro aos executivos que a Prefeitura de Dourados irá oferecer todas as condições possíveis para que a empresa volte a operar na nossa cidade”, observou Marçal Filho.

Ao deixar a sede da GOL Linhas Aéreas, o prefeito lembrou que logo nas primeiras semanas de governo esteve em São Paulo para conhecer os projetos de operação da Azul Linhas Aéreas. Na ocasião, Marçal Filho esteve acompanhado pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB) e foi recebido por Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul; Amanda Fortaleza, gerente de Relações Institucionais; Isabela Bettini, gerente Tributária e Fernando Mattia, gerente de Relações Institucionais.

A exemplo do que aconteceu neste dia 7 de maio, na reunião com a Azul o prefeito recebeu a garantia que tão logo a pista seja homologada pela Anac e liberada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a empresa voltaria a operar em Dourados com voos direto para São Paulo. “Primeiro foi a Azul e agora a GOL e outras empresas regionais aéreas já demonstraram interesse em operar na nossa cidade”, pontuou Marçal Filho. “Isso é excelente, porque quanto maior a concorrência, melhor será o serviço prestado e mais justa será a tarifa cobrada”, completou o prefeito.

A sinalização positiva de Azul e GOL é mais um passo no trabalho exaustivo que a equipe da Prefeitura de Dourados está fazendo para reativar os voos comerciais depois do Aeroporto Regional ter permanecido fechado por quase 4 anos. Foram audiências no Ministério de Portos e Aeroportos, na Agência Nacional de Aviação Civil, na Infraero, enfim, com todos os agentes indispensáveis para a operação do aeroporto.

HISTÓRICO

A Azul Linhas Aéreas iniciou as operações em Dourados em fevereiro de 2013 e rapidamente viu seus voos diários com ocupação total. Eram dois voos diários, um na madrugada e outro à tarde, de segunda a sexta-feira, com aeronave ATR 72-600, de 70 assentos. Na sequência passou a operar com voos também nos finais de semana, sempre lotados. A empresa encerrou as atividades em maio de  2021, quando tiveram início das obras de reconstrução da pista de pouso e decolagem.

A GOL Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Regional de Dourados em maio de 2019, ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com dois voos diários e diretos em aeronaves Boeing 737-700 Next Generation com capacidade para até 138 passageiros. A empresa também encerrou as operações quando o aeroporto foi fechado para reformas, em maio de 2021.

Diretor da GOL Linhas Aéreas assina protocolo de intenções para retomar operações da empresa no Aeroporto de Dourados. Divulgação/Assecom

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67