fbpx
Connect with us

Cidades

Municípios podem incluir 14 novos grupos de vacinação contra o coronavírus

Estão na lista, motoristas de aplicativos, moto-taxistas, bancários e profissionais da imprensa

Publicado

on

Conforme resolução publicada pelo governo estadual nesta quinta-feira (01), os municípios sul-mato-grossenses estão autorizados a realizarem imunização contra covid-19 em novos grupos populacionais. A nova autorização beneficia profissionais da imprensa, bancários, profissionais de segurança privada e de transporte de valores, vigilantes patrimoniais, trabalhadores do comércio, oficiais de justiça, conselheiros tutelares, motoristas de aplicativos, moto-taxistas, taxistas, colaboradores de cartórios extrajudiciais, notários e registradores.

A proposta foi apresentada na tarde de quarta-feira (30) pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e aprovada na reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) que reúne todos os secretários municipais de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é contemplar reivindicações que vinham sendo feitas há vários dias por representantes, sindicatos e associações de diversas categorias, entre elas jornalistas, comerciários e vigilantes patrimoniais.

De acordo com a Resolução 138/CIB/SES o quantitativo de 10% das vacinas pertencentes à Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE), destinado à perda operacional poderá, a critério do município, utilizar a reserva técnica para ajustes operacionais, ou mesmo para a vacinação dos novos grupos.

Mulheres lactantes, com até dois anos de amamentação; genitores e/ou tutores que auxiliam nos cuidados de indivíduos com deficiência permanente e necessidades especiais; gestantes a partir de 18 anos, com ou sem comorbidades em qualquer idade gestacional, as quais deverão ser vacinadas exclusivamente com doses da vacina PFIZER, são grupos também contemplados com a autorização contida na nova Resolução da CIB

“Além de atender a uma solicitação que vinha sendo feita por categorias profissionais que usualmente atendem o público, vamos avançar na imunização por faixas etárias, possibilitando uma cobertura vacinal que, na somatória, vai protegendo diferentes segmentos populacionais”, explica o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende. “Somada à vacinação total dos moradores da fronteira, vamos chegar mais cedo à imunização completa dos sul-mato-grossenses”.

Programa Nacional

Grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, também poderão ser beneficiados com o emprego de 10% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, sendo elas: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas com deficiência institucionalizadas; povos indígenas vivendo em terras indígenas; trabalhadores de saúde;

Em relação à idade, integram os grupos prioritários: pessoas de 90 anos ou mais, de 85 a 89 anos, de 80 a 84 anos, de 75 a 79 anos; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; povos e comunidades tradicionais quilombolas; pessoas de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos, e de 60 a 64 anos. Podem ser imunizadas, também, pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC; pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC; pessoas em situação de rua (18 a 59 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Integram grupos prioritários, ainda, trabalhadores da educação do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA); trabalhadores da educação do ensino superior; forças de segurança e salvamento e forças armadas; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;  trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores de transporte de aquaviário;  caminhoneiros; trabalhadores portuários; trabalhadores industriais; e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Veja a RESOLUÇÃO Nº 138/CIB/SES

O quantitativo de 10% (dez por cento) das vacinas pertencentes à Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE), destinado à perda operacional poderá, a critério do município, ser empregado para a realização de vacinação em indivíduos elencados nos artigos 2º ou 3º, para ajustes operacionais, bem como, para a vacinação dos seguintes grupos:

IV – Profissionais de Segurança Privada e de Transporte de Valores, bem como, vigilantes patrimoniais que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias;

V – Profissionais de imprensa que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias;

VI – Trabalhadores do setor bancário que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias;

VII – Trabalhadores do comércio que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias.

VIII – Oficiais de Justiça em atividade que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias;

IV – Conselheiros tutelares que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias;

X – Colaboradores dos cartórios extrajudiciais, notários, registradores que ainda não foram contemplados até a presente data pela vacinação por critério de faixas etárias;

XI – Motoristas de aplicativos, moto taxistas e taxistas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados conclui primeira fase do Programa Municipal de Castração Animal

Nesta última etapa foram contabilizados 94 gatos e 21 cachorros para atendimento no castramóvel

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), concluiu nesta segunda-feira (20/5) a primeira fase do Programa Municipal de Castração. Para essa fase, foram convocados os 115 animais restantes, dos 886 cadastrados. Os atendimentos foram realizados no Castramóvel, localizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’.

“Nós iniciamos as castrações em setembro do ano passado e hoje concluímos os procedimentos restantes. Esse programa trouxe inúmeras benfeitorias para a população de Dourados, além do controle das doenças e da superpopulação de animais, o programa representa uma grande economia aos tutores, que podem realizar esse procedimento que tem um custo alto, totalmente de graça”, explica Priscila Silva, coordenadora do CCZ.

Ao todo, foram ofertadas 886 vagas para castração de cães e gatos machos. Os procedimentos contam com a parceria de duas clínicas veterinárias, onde uma delas oferece também o serviço no Castramóvel.

“Estamos muito felizes com o resultado deste programa, que possibilitou à população acesso a procedimentos de qualidade, seguros, realizados por excelentes profissionais e com todo o cuidado com o bem-estar dos bichinhos. A Prefeitura vai continuar a pleitear novos recursos para etapas futuras e poder atender ainda mais animais”, ressalta o Prefeito de Dourados, Alan Guedes.

As equipes seguem com os atendimentos no castramóvel até o fim do dia. Caso não seja possível atender todos os animais cadastrados hoje, os procedimentos serão realizados na clínica parceira.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Alan Guedes: o prefeito que resgatou a tranquilidade do servidor público

Desde que assumiu em janeiro 2021, o prefeito adotou o respeito pelo servidor como prioridade da gestão

Publicado

on

Quem é servidor público de Dourados tinha dificuldade para dormir tranquilamente até o final do ano de 2021. Motivo: insegurança e falta de previsão de quando o salário seria pago. Mesmo sendo regra e obrigação da administração pública, o funcionalismo de Dourados teve experiências terríveis sobre pagamento da folha salarial.

Tem servidor que não esquece o drama de não receber na data correta e ainda receber parcelado. “A insegurança familiar nos deixava a beira de um ataque de nervos. Não podíamos fazer compromisso com nada e nem sabíamos se teríamos ou não para pagar aluguel e contas básicas, como água e luz”, disse uma servidora do setor administrativo que preferiu não se identificar.

Desde que assumiu em janeiro 2021, o prefeito adotou o respeito pelo servidor como prioridade da gestão. Naquela oportunidade, a folha salarial de dezembro de 2020 não foi paga pela gestão anterior. Também não foi deixado dinheiro em caixa. O rombo financeiro entre folha e fornecedores beirava os R$ 120 milhões. Imediatamente o prefeito Alan Guedes (PP) definiu que a prioridade era honrar os pagamentos atrasados, nem que pra isso os investimentos daquele ano ficassem comprometidos ou prejudicados.

“Na prática, a dívida era da gestão passada. Mas eu não conseguiria tocar outros projetos sabendo que os servidores estavam sem receber. Não era justo com pais e mães de família que se dedicam tanto para prestar serviços à população. Tomei a decisão de fazer o que precisava ser feito. Era preciso honrar as pessoas. Assim foi feito”, disse o prefeito.

Compensação

Desde que optou por honrar o pagamentos dos servidores, o prefeito definiu outro compromisso: Sempre que tivesse condições, pagaria os salários adiantados. Era uma forma de compensar os servidores por tantos desgastes e receios que ficaram dos anos anteriores.

Para isso era é necessário organizar o caixa da prefeitura e recuperar a credibilidade do município. Feito isso, a gestão do prefeito Alan Guedes completou, em abril, 43 folhas pagas antecipadamente. “Tem gente que diz que não faço mais que minha obrigação. Não tem problema. O servidor sabe do meu compromisso. Farei isso sempre que tiver condições. A prefeitura não é nada sem o servidor público”, finalizou o prefeito.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura e CCZ concluem nesta segunda-feira a 1ª fase do Programa Municipal de Castração

Devem ser castrados 94 gatos e 21 cachorros, através do castramóvel, localizado no Jorjão.

Publicado

on

Nesta segunda-feira (20/5) a Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), realiza o encerramento da primeira fase do Programa Municipal de Castração, onde serão castrados mais de 100 animais no Castramóvel, localizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’.

O Programa de Castração teve início no ano passado em Dourados, com oferta de 886 vagas para castração de cães e gatos machos. Os procedimentos contam com a parceria de duas clínicas veterinárias, onde uma delas oferece também o serviço no Castramóvel.

“Desde o início do programa, já foram realizados 771 procedimentos e na próxima segunda-feira, a previsão é de realizarmos 94 castrações felinas e 21 caninas, totalizando 115 procedimentos. Com isso, vamos concluir esta etapa do Programa Municipal de Castração”, explica Priscila Silva, coordenadora do CCZ.

A castração acontece ao longo do dia, conforme programação do CCZ. Na ocasião também será realizada uma solenidade de encerramento, prevista para às 10h30, para marcar a conclusão da primeira etapa do programa. Para mais informações basta entrar em contato com o CCZ através do telefone (67) 98163-0640.

SERVIÇO
Encerramento da primeira fase do Programa Municipal de Castração
Data: 20 de maio (segunda-feira)
Horário: 10h30 (solenidade de encerramento)
Local: Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’
Endereço: Rua Itamarati, 100 – Jardim Água Boa

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67