fbpx
Connect with us

Cidades

Municípios da região norte recebem 4.571 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza

A coletânea está sendo disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do EF

Publicado

on

Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou, em regime de colaboração com os municípios, na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, a entrega de 4.571 exemplares da Coletânea MS Alfabetiza, do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, que tem adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul.

A solenidade contou com a participação dos prefeitos, secretários municipais de educação e coordenadores municipais do Programa MS Alfabetiza dos municípios de Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, jurisdicionados pela Coordenadoria Regional de Educação CRE 4 – Coxim.

A secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, na abertura da solenidade, destacou a importância do Programa MS Alfabetiza, “Todas as crianças podem ser alfabetizadas na idade certa, elas necessitam do estímulo e temos a oportunidade, a luta pela educação infantil é antiga estou feliz em estar trabalhando na área que acredito, desde a constituição de 88 e LDB, onde as crianças estavam no capítulo da Assistência Social, lutamos para serem inseridas na Educação, bem como a luta para as crianças de zero a 03 anos tivessem direitos ao Fundo de manutenção da Educação Básica, portanto, é uma luta constante, acreditamos, argumentamos e estamos fazendo, em prol a melhoria da qualidade d e ensino de nossas crianças “.

Cecilia Motta falou da gratidão de poder trabalhar num programa que tem adesão de 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Sempre defendemos a bandeira municipalista, o governador Reinaldo é municipalista e Regime de Colaboração entre Governo de Estado e municípios é relevante, na busca da implementação de uma política com foco na alfabetização das nossas crianças, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais com este programa”.

O Prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni, juntamente com prefeito de Rio Negro Cleidimar da Silva Camargo (Buda), estiveram na solenidade. Ele falou do regime de colaboração para o sucesso do programa, “ Nós que somos gestores, temos a oportunidade de aproveitar todo programa, que foi pensado, elaborado e contextualizado para a nossa realidade, as políticas públicas são feitas para a população, nós gestores somos transitórios e temos a oportunidade, os prefeitos da região norte de MS e de todo MS, de participar de um programa que oportuniza algo tão grande, que é o domínio da leitura e escrita”.

Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel do Oeste, Danielle Souza Emiliani agradeceu o empenho e parceria da Secretaria de Estado de Educação, “ com regime de colaboração poderemos ter um bom desempenho, um bom rendimento para que possamos ter essa complementação, este é o desafio da escola, nós que estamos no município vivenciamos esta alfabetização e sabemos quão difícil está sendo para realizarmos a recomposição da aprendizagem, tenho certeza, que juntos, iremos conseguir. A palavra de hoje é gratidão”, finaliza.

MS Alfabetiza

O Programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro do ano passado, é uma parceria com Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.

Dentre os eixos do Programa está a oferta de Material Didático Complementar, que está sendo realizada neste mês de março a entrega para as secretarias municipais de educação. A coletânea MS Alfabetiza será disponibilizada aos estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e o livro do professor para os regentes das respectivas turmasSerão distribuídos aproximadamente 84 mil livros para os estudantes da rede pública e 3.400 livros do professor.

O Programa é responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Domínio da leitura e escrita

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Sabe-se que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica; diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração, esta Secretaria busca a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Para atingir esse objetivo, o Estado de Mato Grosso do Sul celebra a parceria com municípios sul-mato-grossenses, tendo como objetivo viabilizar e fomentar a colaboração entre a Rede Estadual e as redes municipais de ensino, por meio de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e da melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

Eixos

O Programa MS Alfabetiza contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados abre inscrições para o Projeto Renasce 2024

Processo tem a finalidade de credenciar instituições de Ensino nas áreas de Dança e Artes Visuais

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura), abriu as inscrições para o Projeto Renasce 2024 “Palco para Todos”. A proposta é direcionada para as academias, estúdios e demais entidades de ensino que tiverem interesse em oferecer aulas especializadas de balé clássico; jazz; dança do ventre; dança contemporânea; breakdance, dentre outros, além de desenho artístico; desenho de mangá e arte para crianças.

Os interessados deverão se inscrever com toda documentação exigida no edital publicado no Diário Oficial do dia 9 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Cultura até o dia 21 de maio de 2024, das 8h às 13h. O processo tem a finalidade de credenciar instituições de Ensino nas áreas de Dança e Artes Visuais, com o objetivo de garantir o acesso gratuito dos alunos da Rede Municipal de Ensino as aulas.

Serviço- Mais informações podem ser obtidas no 3411-7709 / 98163-0639. A Semc fica na Avenida Presidente Vargas s/n no Teatro Municipal no Parque dos Ipês. O horário de atendimento ao público é das 8h às 13h.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Dourados inova e vai implantar iluminação de Led nas principais vias da cidade

Novo sistema de iluminação vai gerar economia e aumentar luminosidade em ruas e avenidas

Publicado

on

As vias públicas de Dourados vão ganhar nova iluminação com luminárias LED, mais eficientes, econômicas e duráveis. O prefeito Alan Guedes assinou, nesta quinta-feira (16), a homologação do contrato com a empresa que fará a substituição das atuais lâmpadas convencionais de vapor de sódio e vapor metálico pelas novas. O contrato prevê a substituição de mais de 14 mil pontos do Parque de Iluminação Pública, com cadastramento, projeto luminotécnico e georreferenciamento.

O projeto contempla implantação de luminárias LED nas vias públicas de maior circulação, bem como locais de grande necessidade, como nas proximidades de escolas e postos de saúde, prédios públicos e rotas de transporte público, dentre outros. Além disso, todas as praças e parques, tornando esses espaços 100% LED, incluindo nos distritos. Contempla também a expansão da rede de iluminação em novas obras e avenidas que não possuem iluminação pública.

Segundo Alan Guedes, a modernização do sistema de iluminação pública trará uma série de benefícios. “De saída teremos uma economia no consumo de energia de, no mínimo, 50%, com aumento nos índices de iluminação das vias públicas, graças à maior eficiência das luminárias. Esta nova configuração resultará também na melhora da segurança viária, permitindo que veículos e pedestres tenham maior visibilidade, prevenindo acidentes e atropelamentos”, explica.

O prefeito ainda lembra o benefício ambiental da medida, já que as luminárias LED são livre de metais pesados, composta por materiais recicláveis e tem vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte. “O trabalho de implantação deve seguir protocolos rígidos conforme as normas ambientais vigentes, com o descarte enviado a empresas especializadas”, completa Alan.

De acordo com Neilton José Barbosa, engenheiro eletricista da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), esse novo contrato dá sequência ao trabalho de modernização da iluminação em espaços públicos iniciado em março do ano passado. Já foram beneficiados locais como o Parque dos Ipês, Parque Rego D’Água, Canaã III, Ceper do 3º Plano, Parque Alvorada, Parque Arnulpho Fioravante, entre outros. No total, foram implantados quase 1000 refletores LED em praças, parques e centros esportivos. Até o momento foram atendidas 25 praças, incluindo distritos, 42 quadras esportivas, sete pistas de caminhada e 17 campos de futebol.

“O trabalho já feito agora é estendido às vias públicas, como as principais avenidas e ruas do centro e bairros de Dourados. Além da economia e facilidade na manutenção, vamos poder atender locais que eram desprovidos de iluminação pública que assim poderão ser utilizados no período noturno”, conclui o servidor.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeito Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar o Jardim Guaicurus

Obras de drenagem e pavimentação asfáltica terão um investimento de R$ 7,4 milhões de recursos próprios

Publicado

on

O Prefeito Alan Guedes anunciou nesta quinta-feira (16), a publicação da licitação das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Jardim Guaicurus. O chefe do executivo recebeu um grupo de representantes do bairro, no gabinete itinerante na Expoagro, junto com o secretário de Obras Públicas, Luis Gustavo Casarin, onde informou que foi publicada a licitação para as obras de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização, calçamento e acessibilidade no Jardim Guaicurus (parte), setor 08 – 02, no Diário Oficial do município de hoje. O projeto, dividido em duas fases, neste primeiro momento terá um investimento de R$ 7,4 milhões de recursos próprios da Prefeitura.

“Estivemos na comunidade, conversando com os moradores para apresentar o projeto desenvolvido pela gestão, e hoje, depois de um processo burocrático demorado, mas necessário, estou muito feliz de recebê-los aqui para informar que a autorização da licitação para as obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Jardim Guaicurus foi publicada no diário oficial de hoje”, ressaltou Alan.

O secretário Casarin foi responsável pelas explicações técnicas do projeto. “Nesta primeira fase do projeto separamos o bairro em duas áreas de atuação, e vamos atender às ruas, onde já possuem drenagem e que já podem receber a pavimentação asfáltica. A maior parte do bairro será contemplada com asfalto e uma macrodrenagem que vai servir para captar uma grande quantidade de água do solo e que vai servir quando o restante do bairro for executado, conforme o planejamento. Estamos implementando uma área maior de drenagem, deixando pronto para receber o asfalto do segundo setor, que é uma emenda de bancada que vai atender o restante do bairro com a pavimentação”, explica Casarin.

De acordo com a publicação, o início de recebimento das propostas é à partir das 9h do dia 22/05/2024, sendo que abertura e julgamento das propostas acontece às 9h do dia 07/06/2024, com início da sessão de disputa (fase de lances) às 9h15.

Washington, morador do bairro, participou da reunião e comemorou a boa notícia. “Sou morador do Jardim Guaicurus e minha casa está na parte que não tem asfalto e vínhamos buscando essa melhoria para o nosso bairro. Agradeço ao prefeito por estar cumprindo com aquilo que se comprometeu conosco, que é fazer o asfalto em duas partes e ele vai cumprir a primeira parte”, afirmou o morador.

O presidente  do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários e Endemias de Dourados (Sindracse), Marco Aurélio Bonetti, também participou da reunião. A sede do Sindracse está localizada no bairro. “Agradecer ao Prefeito por mais esse compromisso que ele firma com a comunidade e cumpre. Também aproveito para parabenizar os nossos companheiros por trabalharem pela coletividade. Eles que estão há um longo tempo lutando pelos moradores da região”, destacou.

Também estavam presentes na ocasião, o vereador Daniel Júnior, o vereador Sérgio Nogueira, o secretário Vander Matoso e o assessor especial Everson Cordeiro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67