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Cidades

Minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman está com inscrições abertas

Nos dias 27, 28 e 29 de junho, às 19h, ocorrerá o minicurso sobre o cinema de Chantal Akerman

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As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://www.even3.com.br/corpouems/

No dia 27 será lançado o livro “Corpos alterados, corpos alienados”, escrito pelos ministrantes do minicurso.

Chantal Akerman (Bruxelas, 6 de junho de 1950 – Paris, 5 de outubro de 2015), foi uma diretora belga. Era também artista, atriz, roteirista, produtora e professora de cinema. Segundo a pesquisadora Gwendolyn Audrey, teve grande influência para o cinema feminista e Avant-Garde.[1] Seu filme mais conhecido é Jeanne Dielman (1975).

O evento é organizado pelos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da área de Letras da Unidade de Campo Grande e pelo Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade, com apoio da Fundect.

Sobre os palestrantes

Serge Margel  – Doutor em filosofia e estudos religiosos, Serge Margel é pesquisador do Fundo Nacional Suíço para Pesquisa Científica. Vivendo entre Genebra e Paris, foi professor assistente dos arquivos Husserl em Louvain, conferencista na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Leciona filosofia na Universidade de Lausanne e na Escola de Arte e Design de Genebra. Atualmente é profesor convidado na UNB. Seu trabalho se concentra nas ligações entre filosofia, teologia, metafísica e no conceito de religião na história do Ocidente. Influenciado em particular por Jacques Derrida, Serge Margel tenta pensar os fundamentos e o futuro da metafísica no contexto do mundo de hoje e apesar das alienações que percorrem nossas sociedades e nossas culturas, sejam crenças, dominação econômica ou barbárie.

Luiz Fernando Medeiros de Carvalho – Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Pós-Doutorado em Paris-I com Sarah Kofman(1987, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, com Jacques Derrida (1987,1994 e 1997). Experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura. Temas de interesse e pesquisa::desconstrução, alteridade, poesia e narrativa contemporâneas, filosofia contemporânea, relações entre literatura, cinema e dramaturgia. Experiência na administração de curso de pós-graduação e graduação.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

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O prefeito Nelson Cintra e a secretária Rita de Cássia Padilha deram as boas-vindas a Sandra Leone, destacada pesquisadora em saúde pública da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, em um encontro que visa fortalecer as iniciativas de saúde pública na região. Sandra, que também é membro da Coalizão Brasileira pelas Políticas Informadas por Evidências e da EvipNet, rede de evidências gerenciada pelo Ministério da Saúde, trouxe para discussão um projeto inovador intitulado “Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários”, coordenado pelo Professor Jonas da Universidade de Brasília (UnB).

Este projeto, já com financiamento garantido, pretende ser implementado ao longo da Rota Bioceânica e busca integrar a Dra. Sandra Leone na gestão dos recursos destinados. A colaboração do governo municipal e da secretaria de saúde é crucial para o avanço do projeto, que necessita de uma aprovação pelo comitê de ética. Uma vez aprovado, o projeto facilitará a coordenação com líderes comunitários locais para responder rapidamente a eventos de saúde pública, como surtos ou suspeitas de doenças contagiosas.

Prefeito Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Expoagro estima público de 100 mil pessoas e movimentação financeira positiva

As atrações a qual Ximenes se refere são os sertanejos Jads e Jadson, no dia 11, com  entrada gratuita.

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A 58 ª Expoagro de Dourados começa nesta sexta-feira (10) e vai até o dia 19 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e a perspectiva, conforme informado em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (08) é cerca de 100 mil pessoas passem pelo evento.

“Temos cinco shows de grande porte, cada show esperamos mais de 10 mil pessoas e mais 50 mil pessoas durante o dia nas palestras, nos estandes”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes.

As atrações a qual Ximenes se refere são os sertanejos Jads e Jadson, no dia 11, com  entrada gratuita. Já os shows pagos serão de Ana Castela,  dia 15; Gusttavo Lima, no dia 16; Léo Santana, no dia 17; e DJ Alok e a dupla Bruninho e Davi, no dia 18.

Quanto a movimentação financeira na maior Feira do interior de Mato Grosso do Sul, a estimativa é de R$ 950 milhões em negócios entre os expositores, valor semelhante ao do ano passado.

São cerca de 80 estandes na feira, a maioria reservada meses antes de iniciar a Expoagro. Os segmentos são variados, entre empresas voltadas para o agronegócio, empresas do ramo alimentício, economia solidária entre outras.  

A prefeitura de Dourados contará com o gabinete itinerante no Parque, durante todo o evento. O secretário de Serviços Urbanos disse durante a coletiva de imprensa sobre as ações em parceria com Feira.

“Os secretários vão estar trabalhando do Parque de Exposições o tempo todo, pois essa é a maior representatividade que a cidade tem no Estado e no país e a prefeitura sempre entra como parceira, ajudando na manutenção e outros, fazemos um contrato de fomento e teremos o diferencial esse ano dos alunos da GM (Guarda Municipal) para ajudar na identificação e na segurança do evento”, apontou.

A grade de palestras está bastante ampla, visando levar temáticas diversas para profissionais do meio, estudantes e técnicos. Neste ponto, a diretoria ressalta ainda que as atividades são transmitidas online e abordarão novidades de diversos setores como agricultura, horticultura, avicultura, suinocultura, ovinocultura.

Entre as atrações destaque ainda para parque de diversões, praça de alimentação e shows nacionais. Durante a coletiva foi destacada ainda a  novidade para entrada na feira em dias de apresentações musicais: o ingresso solidário. Conforme a direção, essa opção enquadra a todas as pessoas que não fazem parte da meia entrada e poderão adquirir convites e ajudar projetos do Ministério Público Estadual (MPE). Com isso, parte do valor arrecadado com os ingressos será revertido ao MPE.

A organização destacou ainda que a categoria tem se mobilizado para levantar doações para moradores do Rio Grande do Sul, devido as enchentes que devastaram diversas cidades do Estado. Na feira, pontos de arrecadação de produtos diversos serão montados e os populares poderão contribuir desta forma ou ainda realizando pix, conforme será informado nesses locais.

Entrada de Menores no evento

Um ponto bastante enfatizado na coletiva foi que a organização seguirá “a risca” as regras quanto a entrada de menores de idade no evento. Pais/ responsáveis devem observar as determinações. Atenção ainda quanto a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (venda e fornecimento).

Veja mais sobre as regras 

Criança de até 12 anos incompletos somente terá acesso ao Parque de Exposições se tiver acompanhada dos pais ou responsável legal (tutor ou guardião legal), mediante a apresentação de documentação do menor (RG ou outro documento emitido por órgão estatal contendo foto, com nome completo, data de nascimento e filiação, certidão de nascimento do menor, vedada cópia). Também é necessário que o menor permaneça na companhia do responsável durante o tempo todo em que estiver na Expoagro.

Adolescente de 12 a 16 anos incompletos somente terá acesso se estiver acompanhado por um dos pais ou responsável legal, sendo que, nesse último caso, esteja portando documento que comprove a guarda judicial, a tutela ou a curatela, ou, ainda de terceiros maiores de 18 anos desde que expressamente autorizados.

Já o adolescente de 16 e 17 anos poderá ingressar e permanecer no Parque de Exposições desacompanhado, desde que portando cédula de identidade (RG), Carteira de Identificação de Estudante – CIE ou Carteira Digital de Identificação Estudantil do Mato Grosso do Sul – CDIEMS no padrão legal e válida, CTPS (Carteira de Trabalho), ou outro documento emitido por órgão estatal contendo foto, o nome completo, data de nascimento e filiação, vedada a utilização de cópia.
Será proibida a entrada de menores de 18 anos no setor open bar.
(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

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Prefeitura de Porto Murtinho lança projeto de Ballet Adulto para mulheres

Com o objetivo de promover saúde, bem-estar e inclusão social, o projeto oferece aulas regulares de ballet para mulheres interessadas em participar.

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A prefeitura de Porto Murtinho, sob a gestão do prefeito Nelson Cintra e da secretária de assistência social, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, está promovendo uma iniciativa emocionante para mulheres na faixa etária de 18 a 59 anos: o projeto de Ballet Adulto. Com o objetivo de promover saúde, bem-estar e inclusão social, o projeto oferece aulas regulares de ballet para mulheres interessadas em participar.

Prefeitura de Porto Murtinho lança projeto de Ballet Adulto para mulheres

O projeto oferece aulas de ballet duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, com duração de uma hora por sessão, com aulas são abertas para mulheres de todas as idades, dentro da faixa etária mencionada e vagas atualmente abertas, o projeto representa uma oportunidade única para as mulheres da comunidade se envolverem em uma atividade física gratificante e culturalmente enriquecedora.

O projeto de Ballet Adulto foi idealizado pela dedicada Maria Lúcia e pela Adjunta Josiane, com o objetivo de oferecer uma oportunidade inclusiva para mulheres de todas as idades se envolverem com a arte do ballet. Agora, após cuidadosa planejamento e organização, o projeto está sendo colocado em prática este ano, prometendo inspirar e empoderar as participantes.

Mulheres interessadas em participar do projeto de Ballet Adulto podem se inscrever entrando em contato com a secretaria de assistência social de Porto Murtinho para mais informações sobre inscrições e disponibilidade de vagas.

O projeto de Ballet Adulto da prefeitura de Porto Murtinho representa um esforço louvável para promover saúde, bem-estar e inclusão social entre mulheres da comunidade. Com aulas regulares e uma equipe dedicada por trás da iniciativa, este projeto tem o potencial de transformar vidas e enriquecer a comunidade como um todo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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