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Educação

Jornada Formativa mobiliza todas as escolas da Rede Estadual a partir desta segunda-feira

Semana de formação abrange temáticas que nortearão os trabalhos das escolas ao longo do ano letivo;

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Entre os dias 13 a 17 de fevereiro, profissionais da REE (Rede Estadual de Ensino) participam de uma semana de orientações, debates e reflexões, realizadas presencialmente nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Conhecida como Jornada Formativa, mais de 25 mil profissionais estão envolvidos na ação neste ano, que além de professores, coordenadores e gestores, também tem a participação dos servidores administrativos.

Mencionada no Calendário Escolar da REE, a Jornada Formativa de 2023 oportunizará com que os profissionais da Educação desenvolvam estratégias metodológicas, de forma planejada, de modo a favorecer a prática pedagógica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para tanto, neste ano letivo serão debatidas as multiplicidades sociais e culturais.

Pensando nisso, a SED por intermédio da Suped (Superintendência de Políticas Educacionais) e da CFOR (Coordenadoria de Formação Continuada) elaborou um material orientativo sugerindo reflexões e debates sobre a legislação vigente, os indicadores escolares, aplicabilidade do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, Matriz de Referência das Habilidades Essenciais, e como esses documentos se aplicam aos planejamentos escolares.

Durante esse ciclo inicial de formação, os profissionais da REE deverão elaborar um plano de trabalho para o ano de 2023 visando a Recomposição das Aprendizagens. A equipe pedagógica também participará de outras atividades práticas e de socialização, referentes às temáticas estudadas nesse momento formativo e que irão nortear os trabalhos da escola, oportunizando uma educação de qualidade.

De acordo com os responsáveis pela organização da Jornada, cada escola poderá inserir outras temáticas ou aprofundar alguns tópicos, respeitando a vivência e os pontos de atenção de cada instituição de ensino. Além disso, haverá momento destinado aos servidores administrativos, voltado à importância do empenho de todos para uma Educação Integral de qualidade.

“A Jornada Formativa deve fazer sentido à equipe escolar, fazer com que o professor repense sua prática pedagógica, o seu planejamento, e que acolha os demais agentes da escola, já que o objetivo desse momento é subsidiar e instrumentalizar a organização escolar, fortalecer o trabalho coletivo e olhar para o currículo de forma intencional, cuidando e olhando o estudante em sua integralidade”, é o que pondera Estela Mara de Andrade, coordenadora de Formação da Continuada da SED.

Calendário

As aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino terão início no dia 23 de fevereiro de 2023. De acordo com o Calendário Escolar deste ano, serão 200 dias de atividades, com 11 sábados letivos, além de 4 dias para a realização de Exames Finais e 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso será entre os dias 17 e 31 julho e o término do ano escolar em 22 de dezembro.

O Calendário Escolar de 2023 pode ser encontrada na edição n. 11.056, de 24 de janeiro de 2023, nas páginas 12 a 18 do DOE (Diário Oficial do Estado).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

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Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Iniciação Musical chega às Escolas da Reme de Itaporã.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

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Nesta quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural de Violão para os alunos das Escolas Maria Timira e Sonia Paiva e Salvador de Aguiar, através de uma ação conjunta entre Gerencia de Educação, Getcel, e Assistência Social.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Num primeiro momento as aulas serão ministradas no espaço físico da Porciúncula e do serviço de convivência- Projeto Vincular.

É a administração pública investindo em mais esta ação. “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. Destaca a gerente de educação Denise Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura da Capital divulga resultado preliminar do processo de assistente educacional inclusivo

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (10), o resultado preliminar da prova de títulos do processo seletivo para contratação de assistente educacional inclusivo. A relação tem 232 nomes.

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Assim, foi estabelecido o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do Edital, para interposição de recurso em face do presente Resultado Preliminar.

A relação com o nome de 232 classificados pode ser conferida a partir da página 4 do Diogrande, pelo link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjI0In0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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