Connect with us

Geral

Jaraguari investe na suinocultura com apoio do Governo do Estado e cooperativas

A ideia é incentivar atividade em cidades como Jaraguari, Corguinho, Bandeirantes e futuramente em Terenos.

Publicado

on

O cooperativismo é um grande parceiro do Governo do Estado na expansão da suinocultura. Prova disso é um projeto integrado de três cooperativas singulares a Coperdia, a Cooasgo e a Alfa em fazer a terminação de leitões para atender a ampliação de abates na indústria da Aurora, em São Gabriel do Oeste. A ideia é incentivar atividade em cidades como Jaraguari, Corguinho, Bandeirantes e futuramente em Terenos.

Na semana passada, dia 12, a equipe da secretaria-executiva da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) esteve em Jaraguari conhecendo projetos da Coperdia.

O grupo conheceu inicialmente a unidade da Coperdia em Campo Grande e depois foram até Jaraguari, onde a equipe esteve reunida com o prefeito do município, Edson Nogueira e visitou duas propriedades que vão fazer a terminação dos suínos e são associados da cooperativa.

Pela Semadesc participaram da visita o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta; o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda; o gestor do programa Leitão Vida, Rômulo Gouveia; e a engenheira agrônoma Karla Nadai, da Agricultura Familiar.

Pela Coperdia estiveram presentes o supervisor de suinocultura do MS da Coperdia, Rodrigo Rosa, e o gerente da filial, Anderson Roman.

De acordo com o coordenador Marivaldo Miranda, a as cooperativas entre elas, a Coperdia, estão trabalhando junto aos associados para investir na suinocultura e produzir os suínos para atender a Aurora que está expandindo a indústria em São Gabriel do Oeste.

Em Jaraguari, por exemplo, a Coperdia prevê a instalação de 31 granjas de terminação de suínos com mais de mil animais cada um e pelo menos cinco ciclos ao ano.

“Fomos conhecer os trâmites e ver como estão os projetos. Os produtores disseram das dificuldades que eles tinham com as estradas, mas na visita tivemos a felicidade de ver patrulhas da prefeitura, arrumando as estradas e fizemos questão de ir agradecer o prefeito por isso. Tivemos uma conversa com o prefeito do município para agradecer a melhoria das estradas que levam até algumas propriedades e debater os avanços da atividade na região”, salientou Miranda.

O coordenador destacou que a expectativa é de que estes projetos dinamizem a economia na cidade. “A atividade gera mão de obra, movimenta lojas de material de construção, além de vários fatores que ajudam no desenvolvimento da cidade”, acrescentou.

Leitão Vida

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogerio Beretta, lembrou que durante a visita foram destacados os programas de apoio ao setor como é o caso do subprograma Leitão Vida, que visa expandir a suinocultura de forma moderna.

“Fizemos mudanças e tornamos o programa ainda mais competitivo e com capacidade para atender aos mercados mais exigentes e, assim, participar, efetivamente, do processo de capitalização do setor. Pelo Leitão Vida premiamos a eficiência e a eficácia do suinocultor, com incentivo financeiro; bem como a produção de suínos para alimentação familiar e a geração de renda por meio da agroindústria”, destacou ressaltando que também a adoção e práticas sustentáveis ajudam na pontuação do produtor e nos incentivos, como o reaproveitamento de resíduos, a produção de biogás, entre outros.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura faz reparos em bocas de dragão que incomodavam moradores

Publicado

on

Boca de dragão no final da Rua Ponta Porã causava muito barulho por conta de vigas de aço soltas. Foto: A. Frota

Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), a Prefeitura de Dourados entrou com uma ação na manhã desta terça-feira (04) que vai solucionar um problema antigo que vinha importunando moradores do Jardim Guanabara, já quase no final da Rua Ponta Porã. Ali, uma boca de dragão com as vigas de aço soltas emitia barulho a cada veículo que passava, não importando o porte, causando poluição sonora e perturbando o sossego das pessoas.

Os reparos consistem em fixação das vigas com parabolt, também conhecido como chumbador mecânico; e aumento das vigas para que elas alcancem a guia e recebam nova concretagem. “Essa medida garante durabilidade do serviço e põe fim ao problema”, garante o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo.

O prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos  reparos e reafirmou que a prefeitura vai estar presente em todos os bairros da cidade, levando os serviços reclamados pela população. “Nossa gestão prima pela qualidade dos serviços prestados ao contribuinte”, enfatizou Marçal. “Por isso faço questão de acompanhar de perto, para ver o que está sendo feito e cobrar dos responsáveis se entender que é necessário”, ressaltou o prefeito.

Marçal foi saudado por muitos motoristas que passavam pelo local momento antes de ter início o serviço de reparo na boca de dragão. “Até que enfim, agora vai!”, disse um deles, buzinando e acenando para o prefeito. Foram várias as manifestações de satisfação, que se estenderam também com pedidos à gestão municipal.

A aposentada Ana Aparecida Viegas, que não mora nas imediações, mas faz caminhada diariamente naquela rua, disse que há anos percebe o defeito na boca de dragão e imagina o quanto os moradores são incomodados. “Até de bicicleta incomoda”, brincou.

Já a dona Leontina Santos, moradora há 22 anos no local, afirmou que o problema existe há uns 4 ou 5 anos e nunca foi resolvido definitivamente. “Às vezes vinham uns aí, ajeitavam mais ou menos e logo o barulho estava de volta”, lamentou, se dizendo muito feliz com a presença do prefeito e equipe da Semsur.

Os mesmo serviço executado na Rua Ponta Porã também será realizado na Rua Francisco Luiz Viegas, bem próximo, onde outra boca de dragão apresenta o mesmo problema.

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Mato Grosso do Sul marcará presença no Animal Health Expo Fórum 2025, em São Paulo

Publicado

on

Mato Grosso do Sul será representado no Animal Health Expo Fórum 2025, um dos principais eventos internacionais sobre saúde e bem-estar animal, que acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), foi convidada a participar do evento como reconhecimento pelo destaque de suas ações, especialmente após sua atuação exemplar no resgate e acolhimento de animais vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Os organizadores fizeram questão de cobrir os custos para que os representantes da Suprova estivessem presentes. Além disso, a Superintendência contará com um estande exclusivo, onde poderá apresentar seus projetos inovadores e trocar experiências com especialistas da área.

A presença de Mato Grosso do Sul no fórum reforça o compromisso do Governo do Estado com a causa animal e com a promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar dos animais. Durante o evento, os representantes da Suprova também participarão de palestras e cursos voltados ao aprimoramento das práticas e diretrizes na área da proteção animal.

Entre os projetos que serão apresentados, destacam-se a Caravana da Castração, reconhecida como o maior programa de castração da região Centro-Oeste, e a Delegacia Virtual, ferramenta essencial no combate aos maus-tratos e ao abandono de animais domésticos.

Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, a participação no evento representa uma oportunidade valiosa para fortalecer parcerias e ampliar o alcance das políticas públicas no setor. “A participação neste evento é uma oportunidade ímpar para fortalecer parcerias, compartilhar experiências exitosas e promover o avanço das políticas públicas voltadas para a proteção animal em nosso estado. Estamos construindo um futuro mais justo e amoroso para os animais em Mato Grosso do Sul”, destaca.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Animal Health Expo Fórum

Categorias:

Inclusiva

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura isenta de licença ambiental projetos de piscicultura de até 2 hectares

Publicado

on

Em Dourados, projetos de piscicultura que somem até dois hectares de lâminas d’água estão isentos de licença ambiental – Foto: Arquivo

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67