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Infraestrutura

Integração: em Brasília, governadores de MS e SP discutem projeto da Malha Oeste

As empresas do ramo de celulose Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia

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Durante reunião nessa quarta-feira (3) em Brasília (DF) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, os governadores Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul e Tarcísio Freitas, de São Paulo, discutiram o projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste. A linha que será entregue mais uma vez à iniciativa privada, passa pelos dois Estados somando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP). O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, também participaram do encontro.

“Os entendimentos estão avançando bem com todas as partes interessadas, incluindo as empresas que estão se instalando e a operadora. A gente vai chegar a um consenso desse melhor projeto para poder iniciar a operação”, declarou Riedel.

As empresas do ramo de celulose Suzano e Eldorado apresentaram projetos para fazer trechos de ferrovia. O objetivo é escolher a melhor opção indo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado onde seria feita a conexão entre as Malhas Oeste e Paulista até chegar ao Porto de Santos.

“Já foi apresentado um projeto que está em licenciamento por parte do Estado de Mato Grosso do Sul, mas precisa da interlocução do Ministério da Infraestrutura e da concordância do governador Tarcísio para que a gente viabilize diante das partes interessadas no retorno de operação da Malha Oeste. De Campo Grande a Três Lagoas e depois Corumbá na outra ponta trabalhando com mineração”, explicou o governador.

O modelo ainda não está definido. Este trecho especificamente pode ter de R$ 5 a 6 bilhões de investimentos, mas o projeto ainda precisa avançar como um todo para a estimativa se confirmar. O principal objetivo é a viabilidade econômica contribuindo assim com as cadeias produtivas no escoamento e na logística do Estado.

A previsão é que o processo de relicitação da Malha Oeste ocorra no segundo semestre de 2024 com expectativa de um edital chegando a R$ 18 bilhões de investimentos em 60 anos.

No encontro desta tarde também foi discutido o pedido para que a União repasse as rodovias BR-262 e BR-267 ao Estado. Depois a intenção é fazer a concessão das vias à iniciativa privada. “O Governo Federal através do Ministro Renan tem toda a boa vontade de poder fazer a delegação para Mato Grosso do Sul, estão aguardando o nosso projeto que está sendo executado. A gente tem a expectativa de final de maio ter isso definido e trazer ao Ministério. Eles aprovando, aí nós vamos para o mercado”, explica Riedel.

A estimativa inicial é em torno de R$ 5 bilhões para um pacote formado pelas duas rodovias junto com a MS-040. O trecho todo de concessão seria em torno de 880 quilômetros.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul

São mais de R$ 2,1 milhões em obras de pavimentação, recapeamento e revitalização de espaços importantes para o município.

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O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul continua a formalizar convênios com os municípios para obras de infraestrutura. Em Fátima do Sul dois convênios, publicados na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (26), para o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura local, vão contribuir para o desenvolvimento do municípios. São mais de R$ 2,1 milhões em obras de pavimentação, recapeamento e revitalização de espaços importantes para o município.

O primeiro convênio é para elaboração de projeto executivo de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração funcional do pavimento (recapeamento) em diversas ruas do distrito de Culturama e do município de Fátima do Sul. Este projeto vem em resposta às demandas por melhorias nas vias públicas, visando garantir mais segurança e mobilidade aos cidadãos. O valor estimado do convênio é de mais de R$ 423 mil.

Outra frente de trabalho é para revitalização do Horto Florestal da cidade de Fátima do Sul. O projeto visa a melhoria e conservação deste espaço importante para a comunidade local, promovendo lazer, educação ambiental e preservação da biodiversidade. O valor do convênio é de aproximadamente R$ 1,7 milhão.

Como parte de uma das etapas do programa MS Ativo Municipalismo, que prioriza as demandas municipais em  colaboração com prefeitos, vereadores e líderes locais, o Governo do Estado estabelece convênios e contratos para  investimentos em projetos de infraestrutura nos 79 municípios.

Com um planejamento, o Governo do Estado pretende alocar aproximadamente R$ 2,8 bilhões em convênios e contratos voltados para a área de infraestrutura. Esta semana  44 prefeitos iniciaram o processo de assinatura dos convênios na Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), intermediados pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

“O Governo está reafirmando seu compromisso inabalável com os municípios, buscando promover o desenvolvimento e o bem-estar da população local por meio de investimentos robustos em infraestrutura urbana e preservação ambiental. Essas parcerias visam não apenas melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também impulsionar o crescimento econômico e social em todo o Estado”, destacou o secretário, Hélio Peluffo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Em Costa Rica, Governo do Estado entrega primeiro trecho da MS-316

No evento de entrega do trecho,  neste sábado (27), o governador Eduardo Riedel destacou o grande crescimento do Estado, em especial, na Costa Leste.

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Com investimentos de R$ 71,3 milhões, o Governo do Estado concluiu a implementação e pavimentação asfáltica do lote 1, com 30,8 km de extensão, da rodovia MS-316.  A pavimentação da rodovia MS-316, que conecta Costa Rica e Paraíso das Águas, é considerada estratégica para a logística do Mato Grosso do Sul, integrando as regiões Norte e Bolsão, e beneficiando o escoamento da produção agropecuária e facilitando o deslocamento das pessoas.

No evento de entrega do trecho,  neste sábado (27), o governador Eduardo Riedel destacou o grande crescimento do Estado, em especial, na Costa Leste.

“Costa Rica tem um diferencial gigante pelo que construiu na sua história e pelo que está construindo agora em parceria com o Estado, olhando para frente. Prospectando em termos de investimentos, começamos a perceber a região bastante industrializada e agora avança com a MS-316, uma nova rota. Este tipo de visão para dentro do Mato Grosso do Sul tem feito com que a iniciativa privada venha para cá. Estamos com 76 bilhões de reais em investimentos no Estado, e é por isso que percebemos o crescimento nesta magnitude. É só andar um pouco pelo Mato Grosso do Sul, em qualquer região, que observamos desenvolvimento ”, salientou.

Já o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves Santos, enfatizou os investimentos que Costa Rica vem recebendo. “São mais de 180 milhões de reais em investimentos, que o Governo do Estado coloca aqui, atendendo às nossas demandas e apoiando o escoamento da produção de Costa Rica”, ressaltou.

Em seguida, o governador Riedel vistoriou as obras de restauração do pavimento da rodovia MS-223, entroncamentos com a MS-316 (trecho urbano de Costa Rica) e MS-306 (Cantina). O investimento é de R$ 28, 2 milhões.

MS-315

Em encontro com produtoras e produtores rurais, na MS-115, o governador Riedel assumiu o compromisso de trazer a pavimentação asfáltica na rodovia até 2026.

“É a única rodovia estadual ainda não pavimentada aqui no município. E vamos colocar em nosso planejamento de pavimentação, atendendo uma demanda de Costa Rica”, concluiu.

Com cerca de 21 mil habitantes, Costa Rica recebe  em infraestrutura viária cerca de R$ 172 milhões em investimentos, que incluem obras no aeródromo, rodovias e asfalto em bairros da cidade.

Estiveram presentes ao evento, os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Rodrigo Perez (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), os prefeitos Anízio Andrade (Paraíso das Águas) Juvenal Consolaro, (Figueirão), Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis), João Carlos Krug (Chapadão do Sul), o deputado estadual coronel David, além de vereadores e secretários municipais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Para fortalecer logística, Governo de MS realiza obra em importante estrada de Coxim

Com uma extensão de 61,9 quilômetros, esta via vital para a região está passando por um processo significativo de melhoria, o que beneficiará diretamente os moradores da zona rural de Coxim.

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Com o intuito de fortalecer a capacidade logística dos municípios, especialmente na recuperação de estradas vicinais fundamentais para o escoamento da produção agrícola, a pecuária e o ecoturismo, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul aprimora a trafegabilidade das vias.

Nesse contexto, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), autarquia vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), retomou as obras de implantação de revestimento primário na Estrada da Barranqueira, situada às margens do Rio Taquari.

Com uma extensão de 61,9 quilômetros, esta via vital para a região está passando por um processo significativo de melhoria, o que beneficiará diretamente os moradores da zona rural de Coxim.

Além de promover melhores condições de tráfego, a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região, que é conhecida por sua vasta oferta de pesqueiros, pontos turísticos e propriedades rurais.

Para garantir a eficiência e celeridade na execução, a obra foi dividida em dois lotes. O primeiro, com um investimento superior a R$ 16,5 milhões, abrange 27,2 quilômetros, estendendo-se da região do Cristo Redentor do Pantanal até o km 27,2 da rodovia. Atualmente, o progresso deste trecho atinge 30% de conclusão. Já o segundo lote, contemplado com recursos de R$ 19,6 milhões, compreende 34,758 quilômetros, iniciando no km 27,2 e se estendendo até a Fazenda Aldeia. Neste trecho, restam apenas 2,5 quilômetros para a conclusão total da obra, que já alcançou expressivos 93% de execução contratual.

“A divisão da obra em dois lotes é uma estratégia para garantir agilidade e eficiência, refletindo o compromisso do Governo estadual em proporcionar infraestrutura de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável em Coxim e suas redondezas”, afirmou o secretário da Seilog, Hélio Peluffo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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