fbpx
Connect with us

Cidades

Infrações cometidas por supermercados tiveram aumento sensível em tempo de pandemia

Foram comparadas as quantidades de produtos vencidos encontrados nos locais visitados

Publicado

on

Levantamento realizado pelo setor de estatística da Superintendência apara Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS demonstrou um aumento sensível na quantidade de infrações cometidas em supermercados de  Campo Grande se comparados os exercícios dos anos 2 020 e 2 021. Leve-se em consideração que a quantidade de  estabelecimentos fiscalizados foi menor entre o primeiro e segundo anos verificados.

Foram comparadas as quantidades de produtos vencidos encontrados nos locais visitados. Em 2 020 foram 115 supermercados enquanto no ano posterior  foram 95. No que se relaciona a infrações, 2 020 foram 4 677 produtos vencidos detectados enquanto no ano passado o número chegou a 9 928 o que configura um acréscimo de 112,27%.  Os produtos impróprios ao consumo pode  diversas irregularidades foram 494 dois anos atrás subindo para 3 280 no ano passado, ou seja, um aumento de  563,97 por cento.

Em se falando de divergência de preços, o órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast  detectou que houve decréscimo pouco sensível ( – 12,62%) e produtos que não apresentaram informações essenciais e necessárias ao consumidor, também estavam em quantidade menor, 723 em 2 020 e 619 ano passado ou seja, – 14,38 por cento. Ficou constado aumento de 134,59%  na quantidade de produtos descartados uma vez que em 2 020 o total foi de 5 894  e, 2 021 essa quantidade atingiu 13 827 produtos.

Do total de locais (115) onde foram realizadas diligências em 2 02,  68 foram autuadas enquanto nos 47 restantes foram expedidos relatórios de visitas, uma vez que os problemas  encontrados foram irrelevantes. Enquanto isso, dos 96 fiscalizados no ano passado, 51 foram autuados e 45 receberam Relatório de Visita. O relatório gerado pelo levantamento demonstra que, independente da situação de pandemia, o Procon Estadual não diminuiu sua preocupação em proporcionar aos consumidores a segurança que estes necessitam na relação de consumo.

Em relação ao trabalho realizado, Marcelo Salomão reafirma a necessidade dos cidadãos continuarem formalizando denúncias para pode haver punição aos maus  fornecedores. “Nossa vigilância é permanente. Entretanto é necessário que os consumidores fiquem atentos e  denunciem eventuais irregularidades”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67