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Educação

Inclusão do estudante com transtorno do espectro autista é tema de debate em seminário

O evento tem como escopo oportunizar aos participantes uma reflexão acerca das características do TEA, abordar a BNCC na perspectiva da escola inclusiva.

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A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou terça-feira (2), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Dra. Mariluce Bittar, em Campo Grande,  o IV Seminário Ceame/TEA:  Perspectivas Educacionais na Inclusão do Estudante com Transtorno do Espectro Autista, em comemoração ao Dia Mundial de Reflexão do Autismo,

De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Janaina de Jesus Fernandes Belato, o evento tem como escopo oportunizar aos participantes uma reflexão acerca das características do Transtorno do Espectro Autista e abordar a Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da escola inclusiva para potencializar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer orientações gerais concernentes aos atendimentos voltados para estudantes com TEA.

Na abertura, a secretária adjunta de Estado de Educação, Dione Hashioka, mencionou a importância de promover capacitação dos profissionais que acompanham os estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na REE (Rede Estadual de Ensino). “O seminário, que está na sua quarta edição, instrumentaliza, fortalece e consolida cada vez mais o trabalho da Política de Educação Especial e Inclusiva preconizado pela Secretaria de Estado de Educação”, enfatiza.

A superintendente de Políticas Educacionais, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, relatou que o encontro é importante para melhoria do atendimento dos estudantes da educação especial, “a data mundial é marcada em defesa dos transtornos de aspectos autistas e temos orgulho de Mato Grosso do Sul ser um dos únicos que têm um centro de atendimento educacional especializado, desde 2016 avançamos bastante, mas temos muito a conquistar. A política de apoio a educação das pessoas com deficiência não se resume apenas em acesso, nós trabalhamos para garantir acesso, permanência e aprendizagem aos nossos estudantes da REE”.

Palestras

O público alvo do seminário foi o professor de apoio educacional especializado, bem como profissionais da saúde e educação e diretores escolares, que tiveram oportunidade de assistir palestra com a coordenadora de Educação Especial, Janaina Belato, com a temática: Percurso histórico, teórico e metodológico na constituição do Ceame/TEA. Na sequência a odontopediatra Renata Belchior de Barros explanou sobre ‘Perspectivas de  manejo no atendimento odontológico da pessoa com autismo’.

No período da tarde a palestra será com educadora especialista Adriana Bellei, que explanará sobre: Perspectiva educacionais na gestão escolar inclusiva do estudante com Transtorno do Espectro Autista.

Já a temática ‘Perspectivas educacionais da inclusão do estudante com Transtorno Espectro Autista na BNCC’ será proferida pelos professores mestres Astrid P. das Neves Matos e Diniz da Cunha Silveira.

O encerramento do ciclo de palestras será com professor doutor Ronaldo Rodrigues Moises que falará sobre o tema ‘Perspectivas da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior’.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

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Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Iniciação Musical chega às Escolas da Reme de Itaporã.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

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Nesta quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural de Violão para os alunos das Escolas Maria Timira e Sonia Paiva e Salvador de Aguiar, através de uma ação conjunta entre Gerencia de Educação, Getcel, e Assistência Social.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Num primeiro momento as aulas serão ministradas no espaço físico da Porciúncula e do serviço de convivência- Projeto Vincular.

É a administração pública investindo em mais esta ação. “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. Destaca a gerente de educação Denise Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura da Capital divulga resultado preliminar do processo de assistente educacional inclusivo

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (10), o resultado preliminar da prova de títulos do processo seletivo para contratação de assistente educacional inclusivo. A relação tem 232 nomes.

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Assim, foi estabelecido o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do Edital, para interposição de recurso em face do presente Resultado Preliminar.

A relação com o nome de 232 classificados pode ser conferida a partir da página 4 do Diogrande, pelo link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjI0In0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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