fbpx
Connect with us

Cidades

Incêndios no Pantanal mataram quase 17 milhões de animais vertebrados em 2020

Estudo de pesquisadores de 14 instituições constatou que animais mortos com mais frequência foram grupos de pequenas animais

Publicado

on

Cerca de 39 mil quilômetros quadrados da área do Pantanal foram queimados entre os meses de agosto e novembro de 2020, o que levou a morte de 16.952 milhões de animais vertebrados.

Os dados fazem parte de estudo realizado por pesquisadores de 14 instituições brasileiras e internacionais, entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as Universidades Federais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A queima de 2020 é 140% maior do que o registrado em 2019, quando uma área de 16.210 km² foi atingida.

O ano de 2020 bateu o recorde histórico de queimadas para o bioma desde 1998, conforme levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 22.116 mil focos de incêndio entre janeiro e dezembro, com os piores registros nos meses de setembro (8.106 focos), agosto (5.935 focos) e outubro (2.856 focos).

Os dados de 2021, que contabilizam os focos até 13 de setembro, já registraram 3.091 focos no total, o que representaria apenas 13% das queimas do ano passado.

A região, que é maior área úmida continental do planeta, ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pela Bolívia e Paraguai, já perdeu quase um terço da área brasileira. Se contabilizarmos toda a área da América do Sul, foram 170 mil quilômetros quadrados queimados.

O estudo, que levou um ano para ser finalizado e ainda está em fase de pre-print – ou seja, que já foi submetido a uma revista, mas ainda não foi revisada por pares –, alerta para as secas extremas causadas pelas mudanças climáticas e o desmatamento, induzidos pelo homem, que fazem com que a frequência e intensidade de incêndios florestais seja maior. Como os pesquisadores também mencionam, os incêndios levam ao empobrecimento dos ecossistemas, impacto ainda insuficientemente conhecido.

Os dados dos animais mortos no ano de 2020 foram coletados em campo pela contabilização de carcaças em até 48 horas após os incêndios no Pantanal. O número tem margem estimada de erro 2,8 milhões para mais ou para menos.

Estima-se que a biodiversidade do bioma seja representada por 2 mil espécies de plantas, 268 de peixes, 57 de anfíbios, 131 de répteis e 580 de pássaros, além de 154 tipos de mamíferos. Os animais mortos detectados com mais frequência foram grupos de pequenas cobras, pássaros e roedores, além de lagartos, artiodátilos e primatas.

(Fonte: CNN Brasil. Fotos: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Parceria entre Prefeitura de Itaporã e JBS-SEARA Gera Oportunidades de Emprego

A Prefeitura de Itaporã segue empenhada em construir um futuro de progresso e oportunidade para todos.

Publicado

on

Nesta quinta-feira (09), o Gerente de Habitação, Indústria e Comércio de Itaporã, Agnaldo Barbosa Gonçalves, recebeu Jucione do Carmo Santos, gerente da JBS-SEARA, para alinhar uma importante ação de contratação de trabalhadores para a unidade da empresa.

O encontro reforça o compromisso da administração municipal em apoiar a geração de empregos e promover parcerias que beneficiem a população de Itaporã. A ação visa criar oportunidades de trabalho, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do município.

A Prefeitura de Itaporã segue empenhada em construir um futuro de progresso e oportunidade para todos.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Itaporã: Gerente de Habitação, Indústria e Comércio visita presidente da ACITA e reforça parceria com comerciantes

Prefeitura reitera compromisso de parceria com ACITA.

Publicado

on

Gerente de Habitação, Indústria e Comércio visita presidente da ACITA e reforça parceria com comerciantes

Agnaldo Barbosa Gonçalves, Gerente Municipal de Habitação, Indústria e Comércio, realizou nesta semana uma visita ao presidente da ACITA (Associação Comercial e Industrial de Itaporã), Valderi Freres. Durante o encontro, foi destacado o compromisso da atual administração em ouvir os comerciantes e atender às demandas do setor.

Seguindo a orientação do prefeito Tiago Carbonaro, a gerência se coloca à disposição dos empresários locais, com o objetivo de construir parcerias que impulsionem o comércio e a indústria no município, promovendo desenvolvimento e gerando novas oportunidades para a população.

“A colaboração entre o poder público e os comerciantes é essencial para fortalecer nossa economia e criar um ambiente mais favorável para negócios e empregos”, ressaltou Agnaldo Barbosa. A iniciativa reflete o compromisso da gestão em trabalhar em conjunto para o progresso de Itaporã.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Itaporã: Alerta aos Moradores da Grande Cohab, Santa Maria e Toda Região

O Gerente de Serviços Urbanos, Winicley dos Santos Souza, está no local coordenando as ações, e a Gerência Municipal notificou a Energisa para que o reparo seja feito com urgência.

Publicado

on

Na noite desta sexta-feira (10), devido às fortes chuvas, uma árvore caiu na Avenida dos Namorados, próximo ao Mercado do Portuga, provocando o rompimento de fios de alta tensão. A situação representa risco à segurança, e pedimos que os moradores evitem a área até que os reparos sejam realizados.

O Gerente de Serviços Urbanos, Winicley dos Santos Souza, está no local coordenando as ações, e a Gerência Municipal notificou a Energisa para que o reparo seja feito com urgência. A administração municipal reafirma o compromisso com a segurança e bem-estar da população.

Pedimos compreensão e atenção aos alertas para evitar acidentes.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67