Connect with us

Geral

Grupo NegaÔ encanta com espetáculo Abebé e homenageia orixá Oxum na Semana pra Dança

.Os movimentos e ritmos envolventes capturaram a atenção e tocaram o coração dos espectadores.

Publicado

on

Durante a Semana pra Dança, o Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, recebeu nesta quarta-feira (2) o espetáculo “Abebé – O Reflexo do Corpo Preto”, em homenagem ao orixá Oxum. Apresentado pelo Grupo de Dança Afro NegaÔ, de Vitória (ES), o evento emocionou o público com suas cores vibrantes, luzes, e a sonoridade envolvente da voz e percussão ao vivo.Os movimentos e ritmos envolventes capturaram a atenção e tocaram o coração dos espectadores.

O diretor artístico do Grupo NegaÔ e um dos criadores do espetáculo, Elídio Neto, explicou que o projeto surgiu para celebrar os trinta anos da Companhia. “O espetáculo levou dois anos para ser construído e foi lançado em comemoração aos 33 anos da companhia. É uma homenagem ao orixá Oxum, que é a progenitora deste grupo e rege nossa Companhia. Decidimos, então, fazer uma saudação ao orixá que fundamentou a construção e a força da companhia.”

Elídio também expressou sua alegria por ter sido convidado a se apresentar na Semana pra Dança, elogiando a receptividade do público e dos organizadores. “Não conhecíamos Mato Grosso do Sul e estávamos curiosos sobre a cena da dança local. A energia do lugar foi contagiante, e a qualidade da produção nos surpreendeu. A atenção dada aos artistas e aos espaços cênicos nos deixou muito felizes”.

O coreógrafo Gil Mendes acrescentou que o processo de criação levou cerca de três a quatro meses, mas que a elaboração do projeto e a liberação da verba através da lei de incentivo exigiram um período de dois anos. “Durante esse tempo, revisitamos o repertório do grupo e extraímos trechos de trabalhos anteriores. As provocações aos bailarinos, sempre ligadas ao orixá Oxum, ajudaram a compor a obra coreográfica”.

Gil destacou a qualidade dos espaços culturais da cidade. “Fiquei contente em conhecer Campo Grande e participar dessa Mostra. É uma oportunidade incrível de mostrar nosso trabalho, especialmente para um público que valoriza a dança. O Armazém Cultural e o Teatro Aracy Balabanian são locais belíssimos. É ótimo estar aqui”.

Isabela Azevedo, bailarina da Companhia há 18 anos, comentou sobre a importância de apresentar o Grupo NegaÔ ao público. “É fundamental que as pessoas conheçam a origem de Oxum e a história do corpo negro em cena. Para mim, a dança representa resistência, energia e sabedoria”.

Também bailarino da Companhia, Luciano Coelho falou sobre ser um bailarino negro no Brasil. “A dança é minha essência e minha salvação. Ser bailarino negro é um diferencial, pois nosso corpo precisa ocupar espaços de destaque. Quando estamos no palco, desafiamos paradigmas e mostramos que nossa essência vai além da cor da pele”

Na plateia, Natali dos Santos, bancária e formada em Teatro e Dança, expressou sua gratidão pela apresentação. “O espetáculo Abebé é um compartilhamento de experiências e emoções. Ele me trouxe muitas memórias e estou muito feliz por ter assistido a esse trabalho incrível na Semana pra Dança. Agradeço pela oportunidade de receber e participar dessa troca”.

Ariela Barreto, atriz e dançarina, elogiou o espetáculo como uma experiência necessária. “Fiquei emocionada e me identifiquei profundamente com o que foi apresentado. Este espetáculo me fez lembrar por que decidi estudar dança”.

Serviço

 A Semana pra Dança 2024 acontece de 30 de setembro até 06 de outubro em vários pontos de Campo Grande. A programação completa de oficinas, espetáculos, coreografias e festa pode ser conferida neste link. Os ingressos para os espetáculos serão liberados sempre 30 minutos antes de cada apresentação. A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com investimento da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Acompanhe a programação diária pelo Instagram da Arado Cultural e da Semana pra Dança.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Geral

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas

Publicado

on

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta nesta segunda (22) sobre o risco de fortes chuvas com ventos intensos na Capital entre as 23h de hoje e 22h59 de amanhã (23).

O alerta amarelo foi emitido pela possibilidade de chuvas associadas a ventos intensos. A previsão é seja entre 20 e 30 milímetros de precipitação por hora ou até 50 milímetros em um único dia.

Alerta da Defesa Civil emitido nessa segunda-feira (22)

Ainda conforme o alerta, há risco baixo de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e queda de árvores em pontos diversos da cidade. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Caso seja atingido por alguma intempérie, o munícipe pode acionar a Defesa Civil através do contato 199, ou solicitar serviços, como a remoção de árvores pelo 156. Naqueles casos em que a queda aconteceu sobre a fiação e há riscos de o imóvel ou a árvores estar eletrificada, o contato deve ser feito ao 193.

Continue Lendo

Geral

Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat

Publicado

on

A segunda-feira (22) começa na Agência de Empregos da Funsat com 944 vagas de trabalho disponíveis, distribuídas em 126 profissões e ofertadas por 152 empresas de Campo Grande.

Do total de oportunidades, 550 não exigem experiência e são voltadas ao primeiro emprego ou à recolocação profissional. Entre as funções com maior número de vagas estão ajudante de obras (20), atendente de padaria (17), consultor de vendas (30), fiel de depósito (4), leiturista (5) e pedreiro (5). Também há destaque para operador de caixa (73) e consultor de vendas (32) no quadro geral.

Para pessoas com deficiência (PCD), são 58 vagas disponíveis, com destaque para auxiliar de confecção (50), empacotador à mão (2), auxiliar de estoque (3) e auxiliar de limpeza (1). O atendimento e a consulta às vagas podem ser feitos no guichê 1 da sede da Agência de Empregos.

O PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) também terá agenda de certificação no dia 23 de junho, às 10h, com 218 participantes que concluíram o ciclo de capacitação. Nesta etapa, serão atendidos beneficiários vinculados à FUNESP, IMPCG e SESAU/CRT, reforçando a política de qualificação profissional.

Na próxima semana, a Escola da Funsat inicia novas turmas de capacitação, com cursos de Informática Básica e Primeiros Socorros, ampliando o acesso à formação gratuita em diferentes regiões da cidade.

Continue Lendo

Geral

Funsat anuncia quase mil vagas nessa terça-feira (16)

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza nesta terça-feira (16) um total de 993 vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades são oferecidas por 156 empresas e contemplam 122 profissões diferentes.

Entre os destaques do painel estão vagas para ajudante de obras (26), auxiliar de linha de produção (71), costureira (29), operador de telemarketing ativo (25), atendente de padaria (18), armador de ferros (4), assistente de prevenção de perdas (3) e mecânico de automóvel (3).

Das vagas disponíveis, 607 não exigem experiência anterior. Nesta modalidade, que prevê treinamento para os candidatos selecionados, há oportunidades para auxiliar de linha de produção (45), consultor de vendas (30), operador de caixa (76), vigia (5), fiel de depósito (4) e frentista (3).

Para pessoas com deficiência (PCD), a Funsat oferta 60 vagas exclusivas. As oportunidades são para auxiliar de confecção (50), repositor de mercadorias (4), auxiliar de estoque (3), empacotador à mão (2) e auxiliar de limpeza (1).

Emprega CG leva feirão às Moreninhas

Na quarta-feira (17), das 8h às 12h, o Polo Moreninhas da Funsat recebe mais uma edição do Emprega CG, com a participação de nove empresas e previsão de até 500 vagas para recrutamento imediato.

As entrevistas serão realizadas para funções como operador de telemarketing, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de loja, açougueiro, auxiliar de limpeza, ajudante de depósito, fiscal de prevenção de perdas, balconista de farmácia, perfumista e consultor de vendas.

Os atendimentos da Funsat ocorrem das 7h às 13h na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, e no Polo Moreninhas, na Rua Anacá, 699.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67