Connect with us

Tempo

Governo conclui recuperação de estações meteorológicas e deixa rede 100% operacional em MS

trabalho de recuperação e manutenção foi realizado nas 27 estações do INMET e nas 15 estações da Semadesc

Publicado

on

Mato Grosso do Sul está com suas 42 Estações Meteorológicas Automáticas em pleno funcionamento. O trabalho foi realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o governo federal, durante os anos de 2022 e 2023, por meio do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), com o aporte da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O trabalho de recuperação e manutenção foi realizado nas 27 estações do INMET e nas 15 estações da Semadesc, distribuídas estrategicamente no Estado. “A maior parte das estações apresentava algum tipo de defeito quanto a geração de energia, sendo o sistema composto por 2 baterias, painel solar e reguladores de carga. Foi necessário a substituição de vários painéis solares, sendo que alguns deles tinham entre 10 a 15 anos de uso em campo”, informou o meteorologista Vinícius Sperling, do CEMTEC/MS.

O meteorologista Vinícius Sperling, do CEMTEC/MS, responsável pelo trabalho de manutenção e recuperação das estações meteorológicas

“Foram realizadas manutenções preventivas e manutenções corretivas para deixar nossa rede de estações meteorológicas 100% operacional. Dessa forma, o trabalho do CEMTEC e do próprio INMET, ganha em abrangência e assertividade. Também vai permitir um melhor entendimento das variações dos parâmetros meteorológicos e da previsão”, comenta o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette.

O trabalho do CEMTEC contou com o apoio remoto dos técnicos do LAIME (Laboratório de Instrumentos Meteorológicos), do INMET. “Eles nos auxiliaram em pontos mais complicados da reestruturação das estações meteorológicas. A parceria entre as instituições foi fundamental e o resultado proporcionou atingir níveis históricos de operação da rede meteorológica estadual”, acrescentou a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do CEMTEC.

Foram realizados serviços como: limpeza do painel solar, do pluviômetro, do radiômetro solar com troca da sílica, limpeza da entrada de ar do barômetro, limpeza do abrigo meteorológico, dos sensores de temperatura e umidade relativa do ar; recuperação de canos de proteção dos cabos do pluviômetro, do radiômetro, da antena via satélite dentre outros cabos; substituição dos equipamentos de transmissão de dados (tecnologia 2G foi substituída pela tecnologia 4G para estações que transmitem via sinal GSM; troca de baterias; troca de painéis solares; troca de reguladores de carga; download de dados in situ; desobstrução e troca de alguns pluviômetros (sensores automáticos de chuva), dentre outras atividades.

No mês de dezembro de 2023, foi lançado edital para ampliação da rede meteorológica estadual, com intuito de ampliar, estrategicamente, a cobertura espacial das estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul. “Essa rede de estações meteorológicas é fundamental, pois seus dados subsidiam a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul baseada em informações meteorológicas e climáticas precisas”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

“Com a ampliação da rede de dados meteorológicos, a Semadesc cumpre seu objetivo e compromisso com a meteorologia estadual, nacional e internacional apoiando, também, em decisões estratégicas e nas atividades econômicas que dependem diretamente da variabilidade do clima”, finalizou Verruck.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo

Campo Grande abre a semana com possibilidade de mais pancadas de chuva

Temperatura não passa dos 28ºC nesta segunda-feira em Campo Grande

Publicado

on

O início de semana tem possibilidade de mais pancadas de chuva para Campo Grande. Segundo o Climatempo, há chance de chuva logo pela manhã e o tempo instável deve predominar durante à tarde.

Para terça-feira, o Sol aparece com algumas nuvens e chove rápido durante o dia e à noite. A temperatura não passa dos 28ºC nesta segunda e dos 30ºC amanhã.

A instabilidade deve se expandir para outras regiões de Mato Grosso do Sul e segurar a temperatura. Em Porto Murtinho, cidade mais quente do País por diversos dias consecutivos, a máxima não passa dos 31ºC hoje. Outras máximas para a região pantaneira são de 29ºC em Corumbá e Coxim, e 30ºC em Aquidauana.

No sul do Estado a temperatura não passa dos 26ºC em Ponta Porã e dos 29ºC em Dourados. Outras máximas do dia são de 34ºC em Três Lagoas, 33ºC em Paranaíba, 31ºC em Nova Andradina, e 29ºC em Bonito e Maracaju.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Sexta-feira tem previsão de chuva e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.

Publicado

on

Nesta sexta-feira (17) a previsão é de chuva em diferentes regiões do Estado. As temperaturas continuam altas e podem chegar a 41°C. Nas regiões centro-norte, nordeste e leste do Estado apresentam condições de maior nebulosidade e chuvas mais recorrentes. Essa situação atmosférica ocorre devido a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, aliado a disponibilidade de umidade.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios. Por outro lado, principalmente nas regiões centro-sul e sudoeste, seguem com tendência de tempo mais firme e seco.

São esperadas temperaturas acima da média que podem atingir valores próximos aos 39-41°C, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%. Este cenário ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco.

Nas regiões sul e sudeste do Estado são esperadas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 32-36°C. Na região sudoeste espera-se mínimas entre 26-28°C e máximas entre 39-41°C. Para o bolsão, leste, pantaneira e norte varia entre 23°C e 36°C. Na Capital a mínima fica em 23°C e máxima de 32°C.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Sol predomina, mas chuva não é descartada em dia com máxima de 39ºC

Temperatura pode chegar aos 33ºC em Campo Grande nesta quinta-feira

Publicado

on

Nesta quinta-feira o sol predomina, mas pode ocorrer aumento de nebulosidade, trazendo possibilidade de pancadas de chuva devido ao calor, deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. A temperatura pode chegar aos 39ºC em Mato Grosso do Sul no decorrer do dia.

Campo Grande tem céu parcialmente claro e registra 24ºC nesta manhã. A temperatura deve chegar hoje 33ºC. Para amanhã são esperados 31ºC. O fim de semana pode ter um refresco, com máximas de 28ºC no sábado e 29ºC no domingo.

Outras máximas para esta quinta-feira são de 39ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Corumbá e Água Clara, 35ºC em Dourados, 34ºC em Bonito, Nova Alvorada do Sul e Três Lagoas, 33ºC em Coxim, 31ºC em Ponta Porã e 29ºC em Chapadão do Sul.

Em áreas pontuais há risco de chuvas mais intensas e até mesmo tempestades. Estão em alerta até o fim desta manhã os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Três Lagoas.

Conforme aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nestes municípios podem ocorrer chuva de até 50 milímetros e rajadas de vento de 40 a 60 km por hora.

Porto Murtinho registrou na quarta-feira a temperatura mais alta do País pelo nono dia consecutivo. Foram 40,9ºC.

 

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67