Para ampliar e qualificar as políticas públicas às pessoas com deficiência em diferentes regiões do Estado, o governador Reinaldo Azambuja lançou nesta quinta-feira (28), no auditório do Bioparque Pantanal, o programa “MS Acessível”, que vai realizar diversos encontros regionais para conscientizar a população sobre o respeito e direitos deste público.
“Desde 2014 começamos a construir as políticas públicas para este setor, tanto que criamos uma subsecretaria para cuidar deste público. Importante levar esta conscientização sobre os direitos e políticas públicas em diferentes cidades. Em Mato Grosso do Sul 21% da população tem alguma deficiência”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.
A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, explicou que o programa tem a intenção de promover encontros e discussões nos municípios, para que gestores, prefeitos e lideranças possam desenvolver ações e políticas públicas para este setor.
“Vamos dialogar com os prefeitos e lideranças para promoção de eventos, serviços e atividades em diferentes setores às pessoas com deficiência, como educação, trabalho, acessibilidade e direitos. Será um trabalho em conjunto”. Os primeiros encontros estão marcados para as cidades de Nova Andradina, Coxim, Três Lagoas e Dourados.
O secretário nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cláudio Panoeiro, participou do evento e elogiou a ação do Governo do Estado. “Uma boa gestão se faz com gestos e ações. O Estado está de parabéns por lançar este programa relevante que vai contribuir com políticas públicas às pessoas com deficiência”.
Para o secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, o programa se mostra que a gestão estadual tem compromisso e entregas para este setor. “Política se faz com ações concretas e não faz de contas. Estas atividades mostram que é possível e viável promover políticas públicas efetivas”.
Programa fundamental
Para representante de diferentes entidades que tratam de pessoas com deficiência, o programa MS Acessível será fundamental para avançar nas políticas públicas. “Muito importante o nosso governador (Reinaldo Azambuja) implantar este projeto tão lindo. Estou muito feliz porque estamos avançando nestas pautas”, destacou João Faria Alves, da entidade Núcleo Inclusão.
Mesma avaliação de Rita de Cássia Fuentes, do grupo “Olhar de Baixa Visão”, que destacou as ações que podem melhorar as condições das pessoas com deficiência. “São ações para atender o público, como ruas aprimoradas, acessos e rampas com acessibilidade, além de outras melhorias”.
Flávia Caloni Gomes, diretora de patrimônio da AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), também elogiou o programa. “Todo o tipo de evento que se fala da pessoa com deficiência para nós é super relevante, porque a gente trás em evidência que outra parte da população que não é conhecida se faz presente”.
Para Elciane Franco, diretora pedagógica da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), quanto mais divulgar a importância da acessibilidade, quanto mais projetos existirem, mais a sociedade aderir, seja visual ou a parte física favorece ainda mais o bem-estar da pessoa com deficiência.
Além do governador, participaram do evento o secretário nacional de dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cláudio Panoeiro, a subsecretária de Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, o secretário-adjunto de Cultura, Eduardo Romero, o secretário Jaime Verruck (Semagro) e o deputado estadual Barbosinha.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.