Na cerimônia tradicional de entrega da “Medalha Tiradentes”, no Comando Geral da Polícia Militar, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância da homenagem para aqueles que apoiam e ajudam a Polícia Militar, assim como os investimentos do Governo que tornaram Mato Grosso do Sul o quarto Estado mais seguro do País.
“Muito feliz em entregar esta medalha Tiradentes a civis e militares que contribuíram para Policia Militar. Também temos a formatura e ascensão na carreira dos novos sargentos. Quero renovar nossa confiança nestes policiais. Contem com este governador até o nosso último dia mandato”, disse o governador.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, afirmou que o momento é de retribuir apoio para aqueles que ajudaram a corporação, assim como enaltecer os investimentos e resultados positivos na segurança pública. “Foram indispensáveis para o bom trabalho os investimentos como aquisição de equipamentos, como 12 mil coletes, dois helicópteros, armamentos e renovação da frota, assim como capacitação profissional e melhorias nas instalações, temos assim policiais capacitados para atender a população. Se viramos referência nacional, devemos muito ao empenho do governador Reinaldo Azambuja”.
Entrega de medalhas
Honraria concedida para as pessoas que prestam relevantes serviços a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, neste ano a “Medalha Tiradentes” foi entregue a 135 personalidades. É a mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar a civis e militares pelo seu destaque pessoal e profissional em prol da segurança pública.
Entre os agraciados está a secretária de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes. “Agradeço a consideração e o reconhecimento da Polícia Militar, receber a mais alta condecoração desta honrada instituição é motivo de orgulho e muita alegria, o que aumenta ainda mais o nosso compromisso em continuar a trabalhar em prol do avanço do nosso Estado”.
O secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César, também recebeu a Medalha Tiradentes. “Motivo de satisfação esta honraria e aumenta ainda mais nossa responsabilidade para fazer um bom trabalho na gestão estadual”.
Também estão entre os homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Carlos Eduardo Contar, o general de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, o brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rosseto, Comandante da Base Aérea de Campo Grande, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, Glória Suzuki, coordenadora-geral de Perícias, entre outros.
“Nosso planejamento era retomar as promoções, tradições e entrega de medalhas, que é uma valorização ao policial. Nossa tropa está satisfeita”, disse o comandante-geral da PM, o coronel Marcos Paulo Gimenez.
Novos sargentos
Durante o evento houve a formatura de 230 novos sargentos da Polícia Militar, que passaram por um curso de aperfeiçoamento, com duração de 1.080 horas-aula. A qualificação foi realizada pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap).
O curso de formação era requisito para ascensão na carreira militar dos cabos da Polícia Militar, que receberam o conhecimento necessário para exercerem as funções próprias da graduação de um sargento. Eles são oriundos de diversos municípios do Estado, como Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã.
Entre as novas atribuições dos sargentos estão o comando de viaturas, escrivão de sindicâncias e inquéritos policiais militares. “Este ano é de realização, começamos em janeiro no Cefap no curso de formação. Hoje estamos saboreando esta sonhada promoção”, afirmou o orador da turma, Cristian Lima.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.