fbpx
Connect with us

Cidades

Frente fria pode ser prejudicial à saúde dos pets, devem receber atenção e cuidado especial

Com mínimas de 4°, animais também sofrem com as baixas temperaturas

Publicado

on

A chegada de uma severa frente fria a Mato Grosso do Sul, preocupa toda a população. Além de crianças, idosos e pessoas em situação de rua, o período também é difícil e perigoso para os animais, em especial aqueles que não tem um lar ou abrigo adequado.

De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado), as mínimas no decorrer da semana, podem ficar na casa dos 4° e a sensação térmica pode atingir temperaturas negativas em alguns municípios do Estado, como em Rio Brilhante, onde a madrugada de terça-feira (17) registrou sensação térmica de -1°. Na madrugada de quarta-feira, segundo a meteorologia, Campo Grande foi a Capital mais fria do Brasil, com mínima na casa dos 4°.

A previsão é de aumento gradativo da temperatura, mas o clima frio permanece ainda por alguns dias. Se para os humanos enfrentar as baixas temperaturas é difícil, para os animais não é diferente e alguns cuidados são essenciais para manter a saúde e bem-estar do pet, como explica a médica veterinária homeopata, Mônica de Souza.

“É importante manter os animais aquecidos no período. Cães e gatos são muito sensíveis às baixas temperaturas e adoecem com o clima frio, mas alguns cuidados podem prevenir doenças e garantir melhor qualidade de vida a eles”, explica.

Nos cães, o principal problema é a tosse dos canis, doença semelhante a uma gripe humana, acomete apenas os cães e é contagiosa entre eles. Causada por vírus, pode ser prevenida por meio de vacinas, mas a queda da imunidade ocasionada pelas baixas temperaturas pode ser agente facilitador da disseminação da doença.

“Ao ser exposto ao estresse térmico, a imunidade do cão cai e ao ser acometido pela tosse canina, o animal fica vulnerável à bactéria Bodertella, que leva a quadros de evolução da doença para pneumonia. Raças de pelo curto, como pitbull, doberman, pinscher e boxer, sentem muito frio e são menos resistentes às infecções respiratórias, pois, geneticamente não são resistentes às baixas temperaturas e por isso, são mais vulneráveis. Animais de pelos longos tem mais resistência, mas não significa que não precisam de cuidados especiais no período”, destaca a veterinária.

Já nos gatos, o principal problema é a falta de hidratação, já que nos dias frios, bebem menos água, podendo assim, desenvolver a SUF (Síndrome Urológica Felina). Com isso, além de oferecer ambientes quentes e confortáveis aos felinos, também é indispensável manter água fresca disponível. É importante também atenção aos animais geriátricos, tanto cães quanto gatos.

“Nesta época, os animais idosos também sofrem. Aqueles que têm artrite ou artrose, sentem mais dores, dificuldade de locomoção, começam a mancar e até param de andar, dependendo do caso. Além da consulta ao veterinário, a homeopatia é ótima aliada para a recuperação dos movimentos e auxílio na dor”, defende a Dra. Mônica que é diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, empresa que há 20 anos atua no segmento.

Inclusive, a homeopatia veterinária atua como aliada na prevenção e tratamento de doenças comuns nessa época, como resfriados e tosse dos canis. “O InfectoSigo e o ForSigo colaboram no fortalecimento do sistema imunológico do animal, tornando o pet mais resistente para enfrentar o período”, explica.

Cuidado e amor – A auxiliar de Recursos Humanos, Flávia Basmage é tutora de cinco cães de tamanhos e raças diferentes. Além da Golden Jade, há ainda a Bulldog Aika, a Pinscher Nina e as recém resgatadas Luna e Nala.

Todas recebem os mesmos cuidados e nesta terça-feira (17) já estão agasalhadas com roupas e até mesmo passam mais tempo dentro de casa, ou em áreas cobertas. As casinhas estão com cobertores e longe da exposição ao tempo.

“Sempre observamos o comportamento delas para avaliar se estão com frio, Quando os focinhos começam ficar gelados e elas começam a se aninhar, é sinal que está na hora de colocar os agasalhos e protegê-las do frio”, relata Flávia.

Tutora zelosa dos gatos Jolie, Napoleão, Hanna e Lua, a autônoma Keila Santos prepara o ambiente para os dias mais frios. Além de fornecer cobertas aos gatos, cuida do momento do banho de sol, já que mora em apartamento e ainda reforça a alimentação.

“Nesta época eles sentem mais fome, então é importante os alimentar bem. Também coloco no espaço externo para que tomem sol e sempre os mantenho aquecidos, pois, gatos sentem muito frio e o cuidado é especial com o Napoleão, que foi resgatado com fraturas e passou por várias cirurgias”, relata.

Atenção especial – Se você tem um pet e quer manter a saúde e bem-estar do seu amigo nos dias mais frios, a médica veterinária apresenta dicas para enfrentar as baixas temperaturas:

Mantenha os animais bem agasalhados e se possível dentro de casa;

Animais que ficam no quintal, precisam de espaço com cobertura e acesso à cobertas, ou algum tipo de cama protegida, longe do sereno e friagem;

Gatos também precisam de locais adequados e quentinhos;

Mantenha a água fresca sempre disponível:

As vacinas devem estar em dia;

Ao primeiro sintoma de gripe ou problema de saúde, busque auxílio de um veterinário.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Obras da Sanesul deixam alguns bairros de Dourados sem água nesta quinta, 18

Será feito todo o possível para minimizar o tempo deste serviço.

Publicado

on

Obras para melhoria do sistema de abastecimento da Sanesul em Dourados poderão acarretar intermitência ou falta de água na cidade nesta quinta, 18, das 07h30 às 17h, nos bairros BNH 1° Plano, Jardim Zeina, Jardim Itaipu, Jardim Valéria, Jardim Faculdade, Vila São Luiz, Vila Tonani, Vila Santa Helena, Jardim da Figueira, Jardim Girassol, Chácara Flora, Jardim Universitário, Residencial Ipacaray, Vila Aurora, Vila Alvorada, Parque Alvorada e imediações destes bairros.

Será feito todo o possível para minimizar o tempo deste serviço.

A Sanesul reforça a importância de ter uma caixa d’água no imóvel, ela garante o abastecimento contínuo em caso de interrupção temporária por razão de reparos emergenciais ou manutenção na rede de distribuição.

É importante evitar o desperdício de água no dia a dia. Desde já, a Sanesul agradece a compreensão de todos. Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com o nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor 24 horas, gratuitamente, pelo telefone: 0800 067 6010.

(Fonte: AgoraMs. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Dourados: Quinta edição da Tecnofam começa nesta terça no Parque de Exposições

Feira é organizada pela Embrapa Agropecuária Oeste e tem apoio da Prefeitura de Dourados

Publicado

on

O município de Dourados recebe, entre os dias 16 e 18 de abril, a 5ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar). A feira bianual é organizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por meio da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), com apoio da Prefeitura de Dourados e acontece no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, das 7h30 às 16h30, com entrada gratuita. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas passem pelo local nos três dias.

Nesta edição da Tecnofam, são mais de 70 tecnologias que serão apresentadas aos agricultores familiares, com mostras de forma indoor e a campo, oficinas de capacitações, palestras com temas estratégicos, seminários e painéis institucionais com discussões de temas de interesse nacional, Podcast e uma programação específica para crianças, a Tecnofam Kids, permitirão aos participantes conhecerem e valorizarem a missão do produtor rural que é a produção de alimentos com qualidade, sustentabilidade e geração de renda.

A Tecnofam é considerada o maior evento do Centro-Sul do Brasil para a agricultura familiar. Nesta edição, além da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), o Iman (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) também participa como parceiro da feira. Além disso, a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) leva equipes do Núcleo de Imunização para vacinação contra a dengue para os douradenses que passarem pelo Parque de Exposições.

O pesquisador Auro Akio Otsubo, que também é chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, diz que a expectativa de público aumentou novamente, com pessoas vindas de diferentes regiões do Brasil, além da Bolívia e do Paraguai. Para ele, a Tecnofam vai muito além de um evento. “É a porta de entrada para uma nova realidade que pode ser replicada na propriedade familiar e mudar para melhor a vida dessas famílias”, afirma Otsubo.

O evento atende, inclusive, a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS), que tem entre eles a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Nova Direção na Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões

Com a fala o diretor Cleber prometeu empenhar-se para garantir que cada estudante receba uma educação de qualidade

Publicado

on

Na manhã desta sexta-feira (12/04) o prefeito Nelson Cintra deu posse do novo diretor da Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões o senhor Cleber Fábio Figueiredo.

Nova Direção na Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões

Em reunião no paço municipal o prefeito Nelson Cintra, a secretária de educação Rita de Cassia Padilha, e o ex-diretor Alessandro Luiz Pereira apresentaram o novo diretor Cleber que assume o compromisso de liderar a instituição rumo a novos horizontes.

Com a fala o diretor Cleber prometeu empenhar-se para garantir que cada estudante receba uma educação de qualidade e agradeceu ao prefeito e a secretária pela oportunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67