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Educação

Fim de novo ensino médio deve ser proposto por conferência da educação

Relatório deve ser entregue ao ministro Camilo Santana em fevereiro

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O documento final da Conferência Nacional da Educação, que deve ser entregue ao ministro Camilo Santana, da Educação, na segunda semana de fevereiro, vai propor a revogação do novo ensino médio. A informação é do coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE), Heleno Araújo. Além disso, conforme explica, são necessárias ações de combate às desigualdades com financiamento da educação e pelo menos 10% do PIB brasileiro para a área. O documento, segundo o governo federal, deve orientar o projeto de lei para um Plano Nacional da Educação nos próximos 10 anos.

“A tendência do documento final é trabalhar uma visão sistêmica da educação brasileira com estratégias, propostas e metas, pensando da creche à pós-graduação. Revogar o novo ensino médio faz parte desse processo, que apenas atua em uma etapa, sem preparar uma formação integral e humana para o conjunto da educação em nosso país”, explicou o professor, que atua na educação básica em Pernambuco.

Ele exemplificou que as desigualdades de acesso fazem com que 2 milhões de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estão sem acesso à escola, além dos 74 milhões que não concluíram a educação básica. “Há 40 milhões de matrículas e temos 76 milhões de fora, ou seja, quase o dobro do que nós temos de pessoas na escola. É preciso garantir que as pessoas acima de 18 anos possam voltar para a escola.”

Para sair do papel

O coordenador do FNE afirma que o documento pedirá planejamento e continuidade da aplicação das políticas educacionais, independentemente de quem está na gestão de um município. “A legislação brasileira prevê a obrigação de todas as pessoas dos 4 aos 17 anos estarem na escola”. Ele explica que o novo plano de educação precisa sair do papel e ser viável.

Araújo acrescentou que o documento deve defender a efetividade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para que os municípios alcancem objetivos e metas para receber repasses da União. “Há, por exemplo, muitos professores temporários. É necessário ter metas para estimular que municípios e estados cumpram as estratégias e que haja continuidade e segurança para quem trabalha com educação pública”.

Recursos

O documento, afirma Heleno Araújo, deve defender recursos equivalentes a 10% do PIB – Produto Interno Bruto – (representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região, como uma cidade, estado ou país brasileiro) para a educação.  “É necessário ampliar o investimento para atender à demanda. No atual plano de educação, se colocava no ano de 2020 chegar a 7% do PIB. Em 2022, era só 5%. Em 2014, era 6%. Houve um retrocesso. Por isso, a conferência pretende apresentar estratégias e fontes para buscar essas fontes de financiamento para poder garantir esse crescimento.”

Educação integral

Outro ponto a ser trazido no documento é a defesa da educação integral na rede pública. Ele explica que a defesa não é a obrigatoriedade do estudante ficar o dia todo na escola, mas que contemple um currículo em que existam disciplinas a serem desenvolvidas além dos muros da escola.

“O teatro municipal, o coreto, o ginásio … tudo são instrumentos públicos que podem ser integrados no currículo escolar, na perspectiva da cultura e do esporte, por exemplo”.

Profissional

Outra proposta que deve sair do documento é triplicar o número de matrículas para educação profissional. “Defendemos que seja feita pelos institutos federais como referência, mas também as escolas de ensino médio. Eu sou lá de Pernambuco, por exemplo. Os alunos podem ter um foco na escola de ensino médio na perspectiva de atuar com turismo, o que contemplaria  aulas de idiomas.”

Segundo o coordenador do FNE, a expectativa é que o governo federal apresente o projeto de lei do novo plano de educação até o final de março a fim de que o Congresso possa discutir e votar ainda no primeiro semestre.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Funesp promove aulas especiais do Programa Movimenta Campo Grande no Dia das Mães

O evento tem como objetivo proporcionar às alunas um momento de comemoração com muita energia

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O Dia das Mães será celebrado de uma maneira especial em Campo Grande. A partir desta quinta-feira (09), até o dia 23, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), prepara uma aula especial de Dia das Mães como parte do Programa Movimenta Campo Grande.

O evento tem como objetivo proporcionar às alunas um momento de comemoração com muita energia. As aulas serão ministradas pelos Agentes Sociais de Esporte e Lazer, que atendem às oficinas do MovimentaCG nas sete regiões da Capital.

A ação será realizada no Parque Ayrton Senna, Associação Cohab, Paróquia Santa Rosa, Vila Nasser, Parque Jacques da Luz, Associação Buriti, Associação Coopharádio, Guanandizão, Associação Bethaville, Esplanada Ferroviária, Associação Vila Fernanda, Campo da Associação Conjunto União, Associação Mulheres Paulo Machado, ACIESP, Associação Santa Emilia, Praça Elias Gadia, Praça Noroeste, Campo da Associação do Bonança e Praça do Panamá.

A organização do evento está sob responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (DDEL), coordenada pela Gerência de Atividades Sistemáticas (GAS) da Funesp. Atualmente, a Fundação oferece 124 oficinas de Pilates, distribuídas em 19 locais pela cidade, entre núcleos e subnúcleos.

Maicon Mommad, diretor presidente da Fundação, falou sobre a ação. “Queremos proporcionar um momento bem especial no Dia das Mães em que alunos e alunas possam realizar suas aulas descontraindo e conversando sobre a data. Muitos preparam café da manhã ou lanche coletivo. Nesse momento podem socializar e comemorar. Nosso maior público é feminino, muitas mulheres são mães e todos os dias estão presentes em diversas oficinas do MovimentaCG”.

O Movimenta tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte e lazer à população, por meio da oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam para o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer. Além disso, visa valorizar a cultura local e oferecer atividades que atendam às necessidades das comunidades, promovendo um estilo de vida ativo e contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.

Confira o cronograma completo das atividades:

Dia 09 de maio

7h: Aula Especial de Dia das Mães na Associação Coopharádio Guanandizão, Associação Mulheres Paulo Machado e Parque Ayrton Senna com Flávia R. e Taiane, Mylena e Taine, Ildiane e Jessika, Cosma e Yvylyn.

8h: Pilates Especial de Dia das Mães na Associação Bethavile com Flávia R. e Taiane.

8h30: Aula Especial de Dia das Mães aquáticas no Parque Ayrton Senna com Christiane e Yvylyn.

15h: Aula Especial de Dia das Mães na ACIESP com Cosma e Yvylyn.

17h30: Aula Especial de Dia das Mães no Parque Ayrton Senna com Cosma e Yvylyn.

18h30: Aula Especial de Dia das Mães na Associação Santa Emília com Mylena e Jara.

 

Dia 10 de maio

18h: Aulão de Pilates em homenagem às mães na Praça Elias Gadia com Ivania, Rubia, Polyana, Vinicius e Luciano.

 

Dia 11 de maio

19h: Dia da Família – Ballet no Parque Jacques da Luz com Dalila e Jessika.

 

Dia 14 de maio

17h30: Pilates Especial de Dia das Mães na Praça Noroeste, Parque Ayrton Senna com Helica e Saulo, Ivania e Yvylyn.

 

Dia 23 de maio

18h: Circuito Movimenta CG – Região Imbirussu na Praça do Panamá com Rhaylcia e GAS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande convoca 36 monitores de alunos

Os convocados vão receber orientação sobre a documentação a ser entregue para o preenchimento da vaga e efetivação do procedimento de contratação.

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convoca 36 monitores de alunos aprovados em processo seletivo para receberem orientação.

Conforme o edital de número 09/2023-15 publicado no Diogrande desta quinta-feira (9), a convocação leva em consideração a necessidade urgente de contratação de pessoal para atuar nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), em razão da abertura de 166 novas salas de aula.

Portanto, os 36 monitores estão sendo convocados a comparecerem na Secretaria Municipal de Educação, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, localizado na Rua Onicieto Severo Monteiro, n. 460 – Vila Margarida, conforme relação nominal especificados no Diogrande.

Os convocados vão receber orientação sobre a documentação a ser entregue para o preenchimento da vaga e efetivação do procedimento de contratação. Para isso, é preciso estar na Secretaria no dia 10 de maio, sexta-feira, às 8h.

Clique aqui e confira a lista a partir da página 4: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjIzIn0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Capital: Projeto Craque na Vida envolve 29 mil alunos da REME

Paulo Rodrigues é coordenador da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho e diz que a unidade tem 300 alunos dos 6º ao 9º ano.

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O projeto Craque na Vida vai atingir 29 mil alunos do 6º ao 9º ano da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, neste ano letivo. A cerimônia de lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (7), tendo sido apresentado aos coordenadores de 70 escolas municipais.

O projeto engloba ações didático-pedagógicas para a identificação de habilidades, incentivo ao protagonismo, autopercepção e autoavaliação das condutas dos alunos, fatores que levam à melhoria de comportamento dentro e fora da escola.

Agora, os professores serão preparados com formação continuada para desenvolver a ação com um curso on-line, no dia 14 de maio. Após a formação, eles estarão aptos para fazer a mediação do processo educativo.

Na prática, o projeto educacional utiliza-se de livros, suporte pedagógico e ferramentas tecnológicas que vão facilitar a identificação das habilidades e dos tipos de inteligências dos alunos. O levantamento também mapeia o ambiente escolar e identifica as ameaças, como violências verbais e físicas. A partir dos dados coletados, a escola vai traçar ações para a melhorias, que vão desde ação de prevenção ao uso de drogas, à violência e ao bullying, até a melhoria nas relações sociais e interpessoais.

Segundo a chefe da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Ana Ribas, o projeto Craque na Vida é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Editora Avante.

“A proposta tem como objetivo trabalhar a educação integral, que envolve as dimensões formativas, para romper esse reducionismo de ser apenas cognitivo ou afetivo. Então, o projeto vai debater também aquilo que está preconizado nas legislações, combate à violência, droga, incentivar o protagonismo, serão identificadas as inteligências múltiplas, tudo isso com o objetivo de desenvolver as dimensões formativas do aluno, que não são apenas as dimensões”.

Conforme a diretora-adjunta da educação, Maria Lúcia de Oliveira, tudo que vai de encontro para contribuir para a melhoria de vida dos alunos, é bem-vindo. “Ensiná-los a serem protagonistas das suas próprias histórias também faz parte do que a gente constrói no dia a dia. E assim a gente não pode esquecer do principal objetivo na escola. E trazer tudo que tem, construir junto para que eles cresçam, não só na aprendizagem”.

A professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em educação e coordenadora do programa de formação continuada do projeto Craque na Vida, da Editora Avante, afirma que o diferencial é a visão do acolhimento do estudante. “Dentro dos aspectos relacionados à violência, como bullying, a prevenção do uso de drogas, tudo isso integrado a uma metodologia de ensino envolvendo as inteligências múltiplas. Porque quando nós falamos sobre vulnerabilidades, nós vamos pensar às vezes nas fragilidades e a gente precisa trazer as saídas positivas. E a saída positiva é o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes”.

Visão pedagógica

Paulo Rodrigues é coordenador da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho e diz que a unidade tem 300 alunos dos 6º ao 9º ano.

“A ideia do projeto é ter essa conversa com o aluno, poder ter uma discussão e toda essa conversa diferenciada sugerida pelo projeto, não maçante, mas também não informal, porque tem toda uma base da BNCC, mas essa conversa a gente consegue trazer uma outra visão para esses alunos, por isso será bom”.

Rosana Florença do Nascimento é coordenadora da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida e são 270 alunos na faixa etária em que o Craque na Vida será aplicado.

“Nossa escola está precisando de um projeto assim, devido a muitos acontecimentos desagradáveis no nosso país, como a questão do uso de droga, do bullying. Eu percebi que esse projeto é voltado para essa temática e aí resolvi investir e fazer com que a escola se desenvolva para tentar sanar ou tentar diminuir essa questão na escola”.

Esmeraldo Pereira de Lima, diretor-adjunto da Escola Municipal Arlene Marques Almeida, localizada no Jardim Canguru, afirma que são 1.400 alunos do 6º ao 9º ano. “O projeto traz um horizonte para as crianças, pois nossa comunidade é carente. Então nós precisamos de espaços, precisamos de projetos e precisamos de incentivo. E esses alunos, por enquanto, ainda estão engatinhando nesse caminho”.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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