Connect with us

Educação

Fim de novo ensino médio deve ser proposto por conferência da educação

Relatório deve ser entregue ao ministro Camilo Santana em fevereiro

Publicado

on

O documento final da Conferência Nacional da Educação, que deve ser entregue ao ministro Camilo Santana, da Educação, na segunda semana de fevereiro, vai propor a revogação do novo ensino médio. A informação é do coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE), Heleno Araújo. Além disso, conforme explica, são necessárias ações de combate às desigualdades com financiamento da educação e pelo menos 10% do PIB brasileiro para a área. O documento, segundo o governo federal, deve orientar o projeto de lei para um Plano Nacional da Educação nos próximos 10 anos.

“A tendência do documento final é trabalhar uma visão sistêmica da educação brasileira com estratégias, propostas e metas, pensando da creche à pós-graduação. Revogar o novo ensino médio faz parte desse processo, que apenas atua em uma etapa, sem preparar uma formação integral e humana para o conjunto da educação em nosso país”, explicou o professor, que atua na educação básica em Pernambuco.

Ele exemplificou que as desigualdades de acesso fazem com que 2 milhões de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estão sem acesso à escola, além dos 74 milhões que não concluíram a educação básica. “Há 40 milhões de matrículas e temos 76 milhões de fora, ou seja, quase o dobro do que nós temos de pessoas na escola. É preciso garantir que as pessoas acima de 18 anos possam voltar para a escola.”

Para sair do papel

O coordenador do FNE afirma que o documento pedirá planejamento e continuidade da aplicação das políticas educacionais, independentemente de quem está na gestão de um município. “A legislação brasileira prevê a obrigação de todas as pessoas dos 4 aos 17 anos estarem na escola”. Ele explica que o novo plano de educação precisa sair do papel e ser viável.

Araújo acrescentou que o documento deve defender a efetividade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para que os municípios alcancem objetivos e metas para receber repasses da União. “Há, por exemplo, muitos professores temporários. É necessário ter metas para estimular que municípios e estados cumpram as estratégias e que haja continuidade e segurança para quem trabalha com educação pública”.

Recursos

O documento, afirma Heleno Araújo, deve defender recursos equivalentes a 10% do PIB – Produto Interno Bruto – (representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região, como uma cidade, estado ou país brasileiro) para a educação.  “É necessário ampliar o investimento para atender à demanda. No atual plano de educação, se colocava no ano de 2020 chegar a 7% do PIB. Em 2022, era só 5%. Em 2014, era 6%. Houve um retrocesso. Por isso, a conferência pretende apresentar estratégias e fontes para buscar essas fontes de financiamento para poder garantir esse crescimento.”

Educação integral

Outro ponto a ser trazido no documento é a defesa da educação integral na rede pública. Ele explica que a defesa não é a obrigatoriedade do estudante ficar o dia todo na escola, mas que contemple um currículo em que existam disciplinas a serem desenvolvidas além dos muros da escola.

“O teatro municipal, o coreto, o ginásio … tudo são instrumentos públicos que podem ser integrados no currículo escolar, na perspectiva da cultura e do esporte, por exemplo”.

Profissional

Outra proposta que deve sair do documento é triplicar o número de matrículas para educação profissional. “Defendemos que seja feita pelos institutos federais como referência, mas também as escolas de ensino médio. Eu sou lá de Pernambuco, por exemplo. Os alunos podem ter um foco na escola de ensino médio na perspectiva de atuar com turismo, o que contemplaria  aulas de idiomas.”

Segundo o coordenador do FNE, a expectativa é que o governo federal apresente o projeto de lei do novo plano de educação até o final de março a fim de que o Congresso possa discutir e votar ainda no primeiro semestre.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Educação

Prefeitura abre pré-matrículas da Rede Municipal e aulas começam dia 9 de fevereiro

Publicado

on

Primeiro dia de pré-matrícula presencial no auditório da prefeitura de Dourados foi de pouca movimentação e atendimento rápido – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados deu início nesta segunda-feira (5) ao período de pré-matrículas para novos alunos da Rede Municipal de Ensino. O processo, regulamentado por resolução publicada no Diário Oficial do Município, estabelece as normas para ingresso nos Centros de Educação Infantil (Ceims) e Escolas Municipais para o ano letivo de 2026. As aulas estão previstas para começar no dia 9 de fevereiro, marcando o retorno de mais de 34 mil estudantes às unidades escolares.

A pré-matrícula deve ser feita, preferencialmente, pela internet, por meio do portal oficial do município, na opção Matrícula Digital. Para quem não tem acesso à internet ou encontra dificuldades no sistema, a prefeitura oferece atendimento presencial no auditório do Paço Municipal, na Rua Coronel Ponciano, nº 1700, Parque dos Jequitibás, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As unidades da Rede Municipal também realizam atendimento, das 7h30 às 13h30.

No primeiro dia de atendimento presencial, o prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, acompanharam os trabalhos. A movimentação tem sido tranquila e o atendimento de forma rápida. O prefeito orientou que as famílias procurem o atendimento presencial apenas em caso de dificuldade no acesso online. Marçal Filho também informou que os kits escolares serão entregues no primeiro dia de aula e que os uniformes devem chegar ainda neste mês, com expectativa de distribuição prevista a partir da primeira semana letiva.

Entre os atendidos no primeiro dia esteve Garelice Gascon, que compareceu à Central de Matrículas acompanhada do marido para realizar a pré-matrícula da filha de 6 anos. O casal, de origem venezuelana, mora há cinco anos em Dourados e tenta uma vaga na rede municipal pela primeira vez. “Como nossa filha é uma criança especial, estamos na torcida para conseguir uma vaga perto de nossa casa”, afirmou. Assim como a família de Garelice, a maioria das pessoas que procurou o atendimento presencial neste primeiro dia era de origem estrangeira.

O primeiro período de pré-matrícula segue até o dia 16 de janeiro, com divulgação da primeira designação dos estudantes prevista para o dia 19. A efetivação das matrículas ocorrerá entre os dias 20 e 23 de janeiro. Já o segundo período de inscrições será de 20 a 23 de janeiro, com nova designação em 26 de janeiro e efetivação entre os dias 27 e 30.

Para realizar a pré-matrícula, é obrigatório indicar as opções de Ceim ou Escola Municipal de preferência, além do ano que o estudante irá cursar. A distribuição das vagas seguirá critérios definidos em edital, priorizando situações de vulnerabilidade social, vínculo de irmãos na mesma unidade escolar e outros requisitos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o secretário Nilson Francisco, a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado possibilitou a criação de 1.050 vagas em escolas estaduais para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A medida permitiu à Rede Municipal ampliar a oferta de turmas do Pré-Escolar até o 3º ano, etapa que concentra o maior déficit de matrículas. Além disso, cerca de 3 mil vagas na Educação Infantil, destinadas a crianças de 0 a 5 anos em escolas conveniadas, serão abertas no fim de janeiro para atender famílias que não conseguiram vagas nos Ceims.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Dourados atende aproximadamente 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil, além de unidades conveniadas.

Continue Lendo

Educação

Prefeitura recebe kits escolares para 2026 e inaugura nova era na Educação de Dourados

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho e secretário Nilson acompanham chegada de kits escolares da Reme e destacam que antecedência gera melhor organização interna e para as famílias- Fotos: A. Frota

A Prefeitura de Dourados recebeu na manhã de segunda-feira (15), quase dois meses antes do início das aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme), os kits escolares do ano letivo de 2026. A ação inédita antecipa o planejamento pedagógico e garante que os alunos iniciem o ano letivo com todos os materiais necessários, que serão entregues logo no primeiro dia de aula. No ano de 2025 os kits também foram entregues pelo preitura no primeiro dia de aula, mas exigiu uma força tarefa para seleção do material que só chegou ao município poucos dias antes do início do ano letivo.

O prefeito Marçal Filho acompanhou a chegada das 5 carretas com os kits, inaugurando uma nova era na Educação pública de Dourados, onde planejamento tem sido a palavra de ordem desde o início da atual gestão. “Pela primeira vez em Dourados, algo que nunca aconteceu, essas carretas chegam com milhares de kits escolares praticamente dois meses antes do início das aulas”, destacou o prefeito ao conferir os materiais. Segundo ele, a iniciativa representa um avanço significativo na organização da Rede Municipal de Ensino e no cuidado com as famílias.

Conforme ressaltou o prefeito Marçal Filho, a antecipação é resultado de um planejamento estruturado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e faz parte da política da atual gestão de investir continuamente na qualidade do ensino. “É assim que nós queremos valorizar a educação e continuar avançando”, enfatizou. “Queremos acabar com aquela história de kit escolar que demorava a chegar, às vezes só em junho ou julho, obrigando pais e mães a desembolsarem recursos próprios”, pontuou. “Nosso objetivo é atender as famílias desde o primeiro dia de aula e aprimorar cada vez mais”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, explicou que os kits atendem às especificidades de cada etapa de ensino. “Teremos kits para o berçário, maternal I e II, pré I e pré II, do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, enumerou. “Cada conjunto foi pensado de acordo com a faixa etária e possui materiais de qualidade”, destacou.

Os materiais escolares adquiridos seguem rigorosamente as normas estabelecidas por órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assegurando segurança e durabilidade aos alunos.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Dourados atende cerca de 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil (Ceim’s) e 18 unidades conveniadas. A antecipação na entrega dos kits escolares reforça o compromisso da Prefeitura com uma educação pública eficiente.

Antecipação é resultado de um planejamento estruturado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação

Continue Lendo

Educação

Prefeitura inicia construção de 3 salas de aula no Jardim Guaicurus e ataca déficit de vagas

Publicado

on

Prefeito e vereadores durante lançamento e início das obras na Escola Municipal Maria Conceição Angélica- Fotos: A. Frota

A Prefeitura de Dourados iniciou a construção de três novas salas de aula e dois banheiros na Escola Municipal Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Marçal Filho durante ato na própria unidade escolar, com a presença de equipes da gestão municipal, autoridades políticas, profissionais da educação, alunos e moradores da comunidade. A medida inverte uma lógica preocupante em Dourados, que desde 2011 não constrói uma única escola municipal. Quando a última unidade foi inaugurada a cidade tinha em média 196 mil habitantes e hoje tem quase 270 mil moradores.

A obra atenderá diretamente à crescente demanda por vagas nas séries iniciais, possibilitando o atendimento de três turmas no período da manhã e três no período da tarde. O investimento é de R$ 934.606,45, com área construída de 151,85 m², custeado integralmente com recursos próprios da administração municipal. O projeto será executado através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O prefeito Marçal Filho destacou a importância estratégica da ampliação para o fortalecimento da educação municipal, sobretudo no mês em que Dourados celebra 90 anos. “Estamos investindo quase um milhão de reais em recursos da prefeitura para a construção dessas salas de aula”, enfatizou. “É apenas o começo, pois almejamos construir novas escolas e aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino”, pontuou. “Trata-se de um passo fundamental neste ano tão simbólico para o nosso município”, afirmou o prefeito.

Marçal Filho também lembrou outras ações da gestão voltadas à valorização da educação, como reajustes salariais para os educadores, investimentos em formação continuada e reformas estruturais. Entre elas, a intervenção completa na Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, que recebe R$ 6,5 milhões em obras que vão transformar a unidade escolar para melhor, com mais funcionalidade, conforto e comodidade tanto para os alunos quanto para os educadores.

Comunidade festejou o momento de início da construção de novas salas de aula na Escola situada no Guaicurus

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, reforçou que o município tem atuado de forma contínua para solucionar o déficit de vagas. Ele destacou a parceria firmada com o Governo do Estado, por meio da qual a Escola Estadual Moacir Djalma Barros cederá duas salas para atender turmas de 4º e 5º ano da rede municipal. “Desde que assumimos, trabalhamos intensamente para enfrentar esse desafio”, enfatizou. “Com esta ampliação e a parceria com a Escola Moacir, conseguiremos praticamente sanar essa demanda”, afirmou.

A diretora da Escola Maria Conceição Angélica, Luciene Olímpia Silva Silveira, celebrou a chegada das novas salas, que permitirão reorganizar turmas antes superlotadas. Segundo ela, a unidade passará a atender cerca de 1.500 alunos após a entrega da ampliação. “Não estava sendo fácil, mas hoje nossa palavra é gratidão pois com a visão, organização e parcerias da prefeitura estamos avançando muito. Essas três novas salas farão uma grande diferença para toda a comunidade escolar”, destacou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Laudir Munaretto agradeceu à gestão municipal e ressaltou o ritmo acelerado das ações da prefeitura. “Vemos obras nos quatro cantos da cidade”, argumentou. “O prefeito Marçal Filho está mudando a história de Dourados em apenas 11 meses de mandato, e isso orgulha o Legislativo, pois quando a prefeitura vai bem, a Câmara também vai”, disse.
Participaram ainda do ato os vereadores Rogério Yuri, Pedro Pepa, Sérgio Nogueira, Dill do Povo, Marcelo Mourão, Sargento Prates, Alex Cadeirante e Inspetor Cabral.

90 ANOS DE DOURADOS

Para celebrar os 90 anos do município, a Prefeitura de Dourados mantém um calendário intenso de lançamento de obras. Recentemente foi lançada a construção da nova Unidade Básica de Saúde do Jardim dos Estados, investimento de R$ 4.035.800,00, executado pela empresa JP Engenharia Ltda, com recursos do Governo Federal, via Novo PAC, e contrapartida municipal.

Nos próximos dias, a gestão também anunciará a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), reforçando o compromisso com a ampliação da infraestrutura pública e a melhoria dos serviços essenciais oferecidos à população.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67