Connect with us

Solidariedade

FAC realiza distribuição de panetones para famílias em situação de vulnerabilidade

A ação se estende até o próximo sábado (6) e abrange as 7 regiões urbanas da cidade

Publicado

on

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), iniciou na última terça-feira (2) uma campanha de distribuição de panetones às famílias em situação de vulnerabilidade na capital. No primeiro dia a ação contemplou os bairros Santa Mônica, Indubrasil, Los Angeles e Moreninhas. Já nesta quarta-feira (03), Jardim Santa Emília, Jardim Vida Nova, Jardim Noroeste, Jardim Centro-Oeste e moradores da Comunidade Mandela, que estão abrigados no Jardim Campo Novo, também foram atendidos.

A iniciativa, além de proporcionar momentos de felicidades a crianças e adultos, ressalta o comprometimento da administração municipal com o comunitário, levando as comemorações de início de ano para as comunidades. A presidente do Fundo de Apoio à Comunidade, Adir Diniz,  destacou que a ação vai além da simples entrega de panetones, representando um abraço simbólico às famílias que enfrentam desafios econômicos, não apenas suprindo necessidades materiais, mas também fortalecendo laços de solidariedade.

“Essa ação é muito importante, principalmente no começo do ano, porque as pessoas anseiam por boas novas, por um ano bom, então, através desse gesto, a gente consegue levar a essas pessoas uma mensagem de esperança e de fé num amanhã melhor”, reforçou.

Jéssica Tomiati Dourado (29), os quatro filhos e o esposo são parte do grupo de 8 famílias que moravam na Comunidade Mandela e que estão abrigadas na Escola Municipal Maestro João Corrêa Ribeiro, no Jardim Campo Novo enquanto aguardam pela construção das novas moradias. Ela conta que receberam os panetones com muita alegria e que a ação, além de alegrar as crianças, aproxima mais as pessoas.

“Aproxima bastante. É um período onde ficamos mais sensíveis, né? Nós somos muito gratos pelo cuidado que a administração municipal tem com a gente. Nós tivemos uma ceia de natal, as crianças receberam brinquedos, agora estamos recebendo os panetones. É algo muito bom, nos fortalece. Enquanto aguardamos o momento de voltar para casa, esse carinho é fundamental. Depois do incêndio eu não tinha mais esperança, mas agora sei que é só uma questão de tempo e em breve estarei no meu cantinho. A esperança renasceu, a confiança está lá em cima”, disse ela.

Membros do Clube de Mães do Jardim Vida Nova ll também foram agraciadas com as entregas. A presidente da entidade, Beatriz Minerva Bucker (64), exaltou o fortalecimento dos bairros, através da inédita descentralização das ações da gestão pública municipal e parceria com as lideranças comunitárias.

“O nosso clube exista há 16 anos e vivemos um momento único no que diz respeito ao apoio da prefeitura nos trabalhos desenvolvidos aqui. Ações como esta, de nos visitar e trazer esse presente, mostra a sensibilidade e o carinho que há por nós. Faz toda a diferença”, salientou.

No Jardim Santa Emília, dezenas de famílias receberam a iguaria tradicional natalina. O presidente da Associação de Moradores, Júlio César Gonçalves, destacou a parceria da prefeitura e a presença do FAC ao longo de todo ano, dando suporte e promovendo desenvolvimento social na região.

“É maravilhoso. Nós fomos surpreendidos com a ideia de brindar as famílias da nossa comunidade com esse mimo. É uma forma maravilhosa de dar boas-vindas a 2024. Ficamos muito felizes, o FAC está sempre conosco o ano todo, na oferta de verduras, na campanha do agasalho, com brinquedos para as crianças, na promoção do Natal Solidário, então, só temos a agradecer todo o apoio que temos recebido da gestão municipal”, frisou.

José Leopoldo Maciel, presidente da Associação de Moradores do Jardim Centro Oeste, falou da importância da entrega, no sentido de oferecer à população local a experiência das festividades de Ano-Novo.

“Estamos muito gratos pela prefeitura trazer um pouco desse Espírito de Natal e Boas-Vindas de 2024 para os moradores. Muita gente não tem o que comer, quanto mais condições para comprar um panetone no Natal. Graças a Deus, fomos agraciados ao receber a equipe do FAC no nosso bairro, oportunizando isso para nossa comunidade”, relatou.

Os panetones foram doados por lojistas, parceiros de um shopping da capital. A ação se estende até o próximo sábado (6) e abrange as 7 regiões urbanas da cidade, contemplando entidades como Associações de Moradores e Clubes de Mães através da distribuição estratégica que visa alcançar o maior número possível de famílias, proporcionando momentos de compartilhamento.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Solidariedade

Prefeitura entrega alimentos arrecadados em ação de solidariedade

Publicado

on

Ação envolveu administração pública, entidades e a população para levar solidariedade. Crédito: Divulgação

A solidariedade aliada à arte tem sido um diferencial em Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), fez a entrega de 750 quilos de alimentos à comunidades terapêuticas do município. Os produtos são itens arrecadados durante ação em parceria com o Circo Mundo Mágico, que se instalou na cidade recentemente.

Os alimentos não perecíveis diversos foram entregues em solenidade na Casa dos Conselhos. Toda a doação foi destinada às comunidades terapêuticas Novo Olhar e Casa da Esperança Esquadrão Resgate, por intermédio do Conselho Municipal Anti Drogas (Comad).

Os itens que levarão mais qualidade de vida para as pessoas que estão em tratamento contra a dependência química foram arrecadados em ação realizada pela Funed, em parceria com o circo, por meio da qual, para assistir às atrações, a população doava um quilo de alimento não perecível que dava direito a entrada para o espetáculo.

Para a secretária de Assistência Social Shirley Flores Zarpelon, o momento foi de grande importância e demonstra que por meio da união é possível fazer a diferença na vida das pessoas.

“Essa iniciativa da prefeitura, que envolve a Funed e a Semas, com apoio da população, vale ser destacada por mostrar que de forma conjunta dá para levar mais alento e ajudar pessoas que estão em um momento delicado da vida. Além do mais, vai ao encontro da orientação do prefeito Marçal Filho, que é cuidar com amor e construir com trabalho, que tem sido a tônica de todas as nossas ações”, pontuou a secretária.

Continue Lendo

Solidariedade

Missão Univida promove ação humanitária na Reserva Indígena

O Padre Eduardo Lima, fundador e presidente do projeto, organiza o evento que iniciou no dia 12 e segue até sexta-feira, dia 19.

Publicado

on

Comida, doações de roupas e itens de uso pessoal, insumos, medicamentos e cerca de 360 voluntários que saíram de Jales/SP para a Missão Univida, na aldeia Jaguapiru, em Dourados. O Padre Eduardo Lima, fundador e presidente do projeto, organiza o evento que iniciou no dia 12 e segue até sexta-feira, dia 19.

Os trabalhos ocorrem na escola municipal indígena Tengatuí Marangatu, no contexto da 13ª Missão Univida, realizado pela Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida.

Os voluntários envolvidos na missão prestam atendimento na reserva indígena, que abriga cerca de 20 mil pessoas, vivendo em núcleos espalhados pela reserva e acampamentos.

O projeto, destinado a universitários de diferentes áreas, é promovido desde 2012 pela Univida, fundada pela Diocese de Jales (SP). Os voluntários atuam sob supervisão de profissionais.

Os trabalhos são desenvolvidos na escola Tengatui Marangatu, na aldeia Jaguapiru – Foto: Valdinei Garcia

Saúde, informação, alegria e amor

Em Dourados os voluntários têm a oportunidade de conhecer a cidade, a culinária, os costumes e a cultura local. Na Reserva Indígena, na chegada, foram recepcionados pela comunidade com músicas, comidas e danças.

Como são muitos voluntários, os trabalhos são divididos em equipes, da cozinha, limpeza e nos atendimentos à população. Todos os profissionais atuam como e com o que podem, dentro das suas realidades, sempre fazendo o seu melhor para levar saúde, informação, alegria e amor à comunidade indígena.

Um dos grandes trabalhos desenvolvidos é na área da odontologia. Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitam os dentistas para colocar a saúde bucal em dia.

Também são realizados exames rápidos de saúde, com resultado na hora, além de palestras e muita orientação à comunidade, em diferentes áreas.

Com informações de Valdinei Garcia

Todos os dias são servidos alimentação à comunidade indígena

(Fonte: DouradosAgora. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Solidariedade

Com mais de 180 mil peças arrecadadas, campanha Seu Abraço Aquece inicia entrega de doações

As peças vão aquecer o frio de pessoas em situação de vulnerabilidade que são atendidas por 330 entidades que se cadastraram para receber as doações.

Publicado

on

A campanha do agasalho Seu Abraço Aquece entrou, nesta semana, em sua fase mais importante: a entrega das arrecadações. A equipe e distribuição coordenada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) recebe os representantes das entidades no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo até quinta-feira (6).

Após o trabalho de triagem realizado até sexta-feira (31/05), mais de 185 mil unidades foram selecionadas para entrega, entre cobertores, agasalhos, roupas, sapatos e acessórios de inverno. As peças vão aquecer o frio de pessoas em situação de vulnerabilidade que são atendidas por 330 entidades que se cadastraram para receber as doações.

A entrega das peças arrecadadas consolida o movimento de solidariedade que os servidores públicos estaduais iniciaram no dia 5 de abril, envolvendo toda a sociedade.

“Esse é o momento mais importante da campanha, pois o esforço coletivo de todos se transforma em ação concreta. Essa entrega vai além das peças de roupa, estamos oferecendo conforto, dignidade e esperança para aqueles que mais precisam. Essas instituições desempenham um papel vital em nossa sociedade, são verdadeiras luzes em tempos difíceis, proporcionando abrigo, carinho e apoio”, avalia o secretário de Estado de Administração de MS, Frederico Felini.

“A entrega das doações é um testemunho do espírito de comunidade e do poder da união dos servidores estaduais, é um símbolo de nosso compromisso com a construção de um Estado mais justo e inclusivo”, finaliza.

Serviço – O atendimento para retirada das peças triadas para cada entidade acontece das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, de segunda a quinta-feira (3 a 6 de junho).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67