fbpx
Connect with us

Consumo

Execuções sumárias e restrições às mulheres: o que diz primeiro relatório da ONU sobre nova era Talebã no Afeganistão

Publicado

on

Mais de uma semana depois que o Talebã assumiu o poder, a ONU (Organização das Nações Unidas) segue recebendo relatos de eventos preocupantes acontecendo no Afeganistão.

“Recebemos relatos confiáveis ​​de graves violações do direito internacional humanitário e abusos dos direitos humanos ocorrendo em muitas áreas sob o controle efetivo do Talebã”, disse na terça-feira (24/8) a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet.

Em um relatório lido perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, Bachelet indicou que seu escritório está ciente de eventos que incluem desde “execuções sumárias” a “restrições aos direitos das mulheres”, “recrutamento de crianças-soldado” e “repressão de protestos pacíficos e da expressão de dissidência”.

Embora não tenha entrado em detalhes, a comissária observou que as execuções visaram civis e membros fora de combate das forças de segurança afegãs.

As mulheres, por sua vez, tiveram restrição ao direito de se locomover livremente. As meninas foram restringidas em seu direito de frequentarem a escola.

Bachelet disse considerar que o tratamento dado pelo Talebã às mulheres e meninas representa “uma linha vermelha fundamental”.

A ex-presidente do Chile também observou que há “sérios temores” para jornalistas, minorias e para “a nova geração de líderes da sociedade civil surgida nos últimos anos”.

“As várias minorias étnicas e religiosas do Afeganistão também correm o risco de violência e repressão, levando em consideração os padrões anteriores de violações graves sob o governo do Talebã e relatos de assassinatos e ataques direcionados nos últimos meses”, disse ela.

No entanto, o Conselho de Direitos Humanos da ONU rejeitou o pedido de ativistas do Afeganistão e de outros países para criar uma comissão internacional para monitorar e preservar as evidências das ações do Talebã.

O grupo se limitou a aprovar por consenso uma resolução para coletar informações sobre a situação no Afeganistão.

“Com os direitos humanos fundamentais em jogo, meu escritório trabalhará com urgência para restabelecer mecanismos de monitoramento de violações dos direitos humanos”, disse Bachelet.

Lutadores do Talebã

O Talebã rapidamente assumiu o controle do Afeganistão. Foto: AFP

Em uma entrevista coletiva subsequente, o porta-voz do Talebã, Zabihullah Mujahid, negou que suas forças estejam retaliando.

“Esquecemos tudo no passado”, disse ele, repetindo a mensagem de uma chamada para “anistia” que anunciou após sua primeira entrevista coletiva na semana passada.

Direitos limitados

No entanto, Mujahid indicou que as mulheres trabalhadoras no Afeganistão não devem sair às ruas até que “sistemas adequados” sejam estabelecidos para “garantir sua segurança”, embora tenha especificado que seria um “procedimento muito temporário”.

“Até termos segurança total, pedimos às mulheres que fiquem em casa”, disse ele.

O Talebã, que impôs uma versão estrita da lei islâmica em que os direitos das mulheres foram massivamente reprimidos quando governaram o Afeganistão antes de 2001, recuperou o controle total do país em 15 de agosto.

Desde seu retorno ao poder após uma ofensiva relâmpago durante a retirada de tropas americanas e estrangeiras, os militantes têm tentado transmitir uma imagem mais moderada, prometendo direitos para mulheres e meninas e liberdade de expressão “de acordo com a lei islâmica”.

Grupos de direitos humanos, no entanto, questionam essas afirmações e garantem que se trata apenas de uma campanha de propaganda para obter aceitação internacional.

Nove dias depois, milhares de pessoas ainda se reuniam no aeroporto de Cabul na esperança de fugir do país antes de 31 de agosto.

Esse é o prazo estabelecido pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para que as tropas americanas deixem o Afeganistão.

Menino vendendo bandeiras do Talebã em Cabul

Bachelet indicou que seu escritório está ciente de “recrutamento de crianças-soldado” no Afeganistão. Foto: MARCUS YAM

Embora Reino Unido, França e Alemanha tenham solicitado uma prorrogação, Biden disse na terça (24/8) que o prazo foi mantido.

Outros relatórios

O relatório apresentado por Bachelet na terça-feira não é o primeiro da ONU que indica potenciais violações dos direitos humanos pelas forças do Talebã no Afeganistão.

Na semana passada, outro relatório a que BBC teve acesso indicou que as forças islâmicas estavam conduzindo uma “caçada de porta em porta” às pessoas em sua lista de mais procurados, principalmente aqueles que colaboraram com os EUA e com as forças da Otan, a aliança militar ocidental.

O documento confidencial foi produzido pelo Centro Norueguês de Análise Global, que fornece informações de inteligência para as Nações Unidas.

“O Talebã está prendendo e/ou ameaçando matar ou prender familiares das pessoas visadas, a menos que eles se rendam”, diz o documento.

De acordo com o texto, os que correm maior risco são os que ocupam cargos em unidades militares, policiais e de investigação.

“O Talebã tem feito um mapeamento avançado de indivíduos antes de assumir o controle de todas as grandes cidades”, dizia o texto.

Acrescentou que os militantes estavam cumprindo estas tarefas no momento em que acontecia a evacuação do pessoal estrangeiro do aeroporto de Cabul, mas que a situação continua “caótica”.

Fonte: BBC Brasil 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Grupo Pereira promove ações contra o desperdício de alimentos

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a conscientização vai mobilizar mais de 19 mil colaboradores em todo o Brasil.

Publicado

on

O Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, criado em 2019, pela Organização das Nações Unidas, celebrado em 29 de setembro, reflete uma prática do Grupo Pereira em suas mais de 120 unidades no Brasil. No Grupo Pereira, a data será comemorada na segunda-feira, 30 de setembro, com um cardápio especial na refeição de mais de 19 mil funcionários. Em Mato Grosso do Sul, a ação será promovida nos refeitórios de todas as unidades dos Supermercados Comper e do Fort Atacadista.

O Grupo Pereira também realiza doação de alimentos onde estão suas unidades a partir de uma parceria com o Programa Mesa Brasil. “Desde o ano passado, o Grupo Pereira faz doações de produtos impróprios para venda, entretanto próprios para consumo. Nosso principal objetivo é contribuir com instituições sociais (vinculadas ao Mesa) que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado, mais de mil de toneladas de alimentos foram destinadas a instituições sociais de várias partes do País”, conta Adrileny Bogado Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira. No MS, onde a parceria com o Mesa Brasil começou em 2019, já foram doadas mais de 562 toneladas de alimentos.

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, para celebrar o Dia Internacional contra o Desperdício de alimentos, todos os refeitórios do Grupo Pereira servirão pratos com um ingrediente versátil e que está presente em doces e salgados na alimentação dos brasileiros: a banana. No cardápio será servido farofa de banana, arroz com banana e de sobremesa, chico balanceado, um prato típico gaúcho e também, uma banoffee, sugerida pela nutricionista Sabrina da Silva Costa.

“A banana é rica em vitaminas e minerais, regula o sistema nervoso, evita câimbras, regula o intestino e é fonte de energia, indicada para o pré-treino”, detalha a nutricionista do Fort Atacadista, Luciana Costa Silva.

Nas lojas do Grupo Pereira, a conscientização contra a perda e o desperdício de alimentos faz parte da rotina. “Com a redução do lixo, o impacto ambiental diminui. Também ocorre uma economia com os custos com os alimentos e a alimentação fica mais saudável, com opções mais saudáveis e nutritivas para os colaboradores e para os clientes”, destaca.

A nutricionista Luciana Costa Silva revelou as receitas desse cardápio especial para quem quiser reproduzir em casa:

Farofa com Banana

Rendimento: 500 gramas

Validade: 2 dias

Ingredientes:

2 ½ xícaras de chá farofa pronta;
2 unidades de bananas grandes;
1 colher de sopa cheia de margarina (ou manteiga);
1 cebola pequena;
1 colher de sopa cheia de óleo de soja;
Cheiro verde a gosto.

Preparo: Corte a cebola em cubos e reserve. Descasque e corte a banana em cubos pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as bananas até dourar. Coloque as bananas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Em uma panela, derreta a margarina e doure a cebola. Acrescente a farofa pronta. Coloque as bananas fritas. Finalizar com cheiro-verde e misturar.

Arroz de Banana

Rendimento: 600 gramas

Validade: 2 dias

Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz branco cozido;
2 bananas médias;
1 cebola média;
1 colher de sopa de margarina;
Cheiro-verde a gosto.

Preparo: Corte a cebola em cubos pequenos e reserve. Corte a banana em cubos pequenos e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola até dourar. Acrescente a banana picada. Depois, coloque o arroz já cozido e mexa para misturar. Finalizar com cheiro-verde.

Sobremesa de banana (Chico Balanceado)

Rendimento: 10 porções

Validade: 2 dias

Ingredientes:

– Banana Caramelizada
1 xícara de chá de açúcar;
½ xícara de água quente;
3 bananas cortadas em rodelas.
– Creme
1 lata de leite condensado;
1 e ½ xícara de chá de leite integral;
4 gemas;
½ colher de sopa de amido de milho.
– Cobertura
4 claras;
1 xícara de chá de açúcar.

Preparo:

Banana Caramelizada – em uma panela deixe o açúcar dourar. Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Espere amornar e distribua em um refratário. Coloque as bananas e reserve.

Creme – em uma panela junte o leite condensado, o leite, as gemas e o amigo e leva ao fogo médio, mexendo sempre para não formar grumos, por cerca de cinco minutos até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas. Reserve.

Cobertura de Merengue (ou Suspiro) – em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sem parar por 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns minutos e continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para a batedeira e bata até dobrara de volume e formar um merengue consistente.

Distribua a cobertura no creme e leve ao forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de cinco minutos ao até dourar o merengue.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Gianni Nogueira mente sobre estoque de medicamentos dos postos de saúde de Dourados

Secretaria Municipal de Saúde mantém a Relação Municipal de Medicamentos totalmente disponível para acesso da população

Publicado

on

A candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira (PL), da coligação “Experiência faz a mudança certa”, está compartilhando um vídeo com informações mentirosas sobre o estoque de medicamentos dos postos de saúde de Dourados. No vídeo, divulgado nas redes sociais, Gianni afirma que “não tem conseguido entrar e chegar remédio nos postos. O almoxarifado da prefeitura não é digitalizado”.

As postagens de candidata que é vice de Marçal Filho, porém, estão muito longe da verdade. A relação do estoque municipal possui uma lista com 178 medicamentos e de acordo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), apenas nove remédios estão em falta por causa de processo licitatório. Ressaltando que medicamentos que possuem indicação alternativa não são computados como falta no estoque.

Toda a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) das Unidades Básicas de Saúde, que está totalmente disponível para consulta da população douradense. Basta acessar o link https://farmacia.dourados.ms.gov.br/

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determinou que a candidata a vice-prefeita Gianni Nogueira exclua das redes sociais o vídeo postado com críticas à gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP). De acordo com o processo, trata-se de uma Representação de Propaganda Eleitoral Negativa Impulsionada, caracterizada com impulsionamento de conteúdo, o que pela lei eleitoral é proibido.

 

Dados Atualizados

 

A divulgação da lista do REMUNE atende à Lei Federal nº 14654/2023 e à Lei Municipal nº 3973/2016, sobre a disponibilidade da consulta do estoque de medicamentos nas farmácias públicas sob gestão do município de Dourados. Os dados são atualizados quinzenalmente, de acordo com o determinado pela legislação federal.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Pratos variados e valores acessíveis celebram o melhor do sabor na Temporada Gourmet

Entre os dias 16 e 30 de setembro, público pode saborear pratos e sobremesas com valores especiais e ainda ganhar brinde inspirado na fauna pantaneira

Publicado

on

Com pratos saborosos e valores acessíveis, dia 16 de setembro começa mais uma edição da Temporada Gourmet do Shopping Campo Grande. Restaurantes, lojas da Praça de Alimentação e cafeterias prepararam cardápios para agradar diferentes paladares. A segunda edição acontece até o dia 30 deste mês, com valores fixos de R$69,90 para restaurantes, R$39,90 para Praça de Alimentação e R$19,90 para docerias e cafeterias.

As lojas selecionaram cardápios que prometem uma verdadeira experiência gastronômica. Entre os restaurantes, o Coco Bambu traz um cardápio selecionado, com entrada de Camarão Jangadeiro, seguido pelo prato principal Camarão Praia de Olinda e finalizado com um mini pudim de sobremesa. Já na Estação Sul, a opção é a Tostada do Chefe como entrada, acompanhada pelo Fettuccine à Caçadora e com o pudim de leite condensado de sobremesa. Em ambos os locais, o valor da refeição é de R$ 69,90.

Por R$ 34,90 é possível saborear um Filé de Frango à Parmegiana e uma Coca-Cola mini, no Mistura Grill ou ainda uma Isca de Carne Acebolada acompanhada por arroz, purê de batata e salada, com Coca-Cola mini do Brasil Caipira. Há ainda a opção de uma refeição leve no Boali, com um Crepe Francês, acompanhado por um suco natural.

Mas se a vontade é de um doce ou sobremesa, as opções são variadas por apenas R$19,90, como o combo da Doces Momentos, com uma fatia de torta Quatro Leites (100 gr.), acompanhada por seis mini pães de queijo e uma xícara de capuccino. Na Asmar’s, o café Istambul (serve duas pessoas) vem acompanhado de um doce Baklava Murabaat.

Pelo mesmo valor, na Casa Bauducco é possível saborear uma fatia de Panettone ou Chocotone, junto a uma xícara de café pequena e na Havanna, a promoção contempla o Vennaccino de Doce de Leite com café.  Essa é a segunda edição de 2024 da Temporada Gourmet, iniciativa focada na democratização dos pratos e na possibilidade de promover uma verdadeira experiência gastronômica ao público, “A Temporada Gourmet tem em sua essência a proposta da experiência, de incentivar o público a provar novos sabores e vivenciar cada refeição como algo positivo e acolhedor. Desta vez, como parte das comemorações dos 35 anos do Shopping, a ideia é que durante os dias da campanha, ele tenha a oportunidade de saborear o que há de melhor na gastronomia do Centro de Compras, com valores especiais”, avalia a gerente de Marketing, Gabriella Alves.

Sabor e beleza – Nesta edição, a Temporada Gourmet traz uma promoção para quem gosta de levar boas recordações para casa. Durante a promoção, nas compras a partir de R$550 nas lojas do Shopping, mais a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha um prato decorado temático com a fauna pantaneira. Onças, capivaras, jacarés, tuiuius e araras fazem parte da decoração das peças que remetem o amor e respeito do centro de compras que celebra 35 anos em 2024.

A promoção é válida enquanto durarem os estoques e cada CPF cadastrado pode adquirir um brinde.

Serviço – Temporada Gourmet

Data: 16 a 30 de setembro de 2024

Valores: Restaurantes: R$ 69,90

Praça de Alimentação: R$ 34,90

Cafés e Sobremesas: R$ 19,90

Outras informações sobre lojas participantes e itens em promoção no site: www.shoppingcampogrande.com.br e pelo Instagram @shoppingcampogrande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67