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Educação

Estudantes no Controle: projeto estabelece recorde de inscrições e ciclo de lives é anunciado

Na edição 2024 as informações serão disponibilizadas em primeira mão através de lives apresentadas na página do Estudantes no Controle e no canal da CGE-MS no Youtube

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Antes mesmo de encerrar o período de inscrições para a edição 2024, o projeto Estudantes no Controle – iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), em parceria com a Secretaria de Educação (SED-MS) -, já conta com cerca de 50% a mais no número de escolas participantes quando comparado ao índice atingido na edição anterior, que computou a adesão de 58 unidades escolares e 870 participantes.

Até então, o número de inscrições registradas em 2023 era o marco histórico do projeto. Este ano, contudo, as expectativas foram superadas e mais de 80 escolas já garantiram vaga na disputa. Entre as inovações implementadas no ano de 2024 está a realização do ciclo de lives, através do qual será possibilitado o acompanhamento das principais etapas do projeto.

Pela primeira vez, o Estudantes no Controle utilizará ferramenta de vídeos instantâneos para potencializar a comunicação com participantes e interessados. As lives acontecerão ao final de cada uma das fases que possuem pontuação e os resultados serão divulgados em primeira mão nas transmissões.

Para o controlador-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o esforço aponta para o comprometimento da CGE-MS com o projeto, tendo em vista sua significativa relevância social.

“Esperamos que a estratégia de comunicar a todos os envolvidos de forma simultânea contribua, significativamente, com o andamento do Estudantes no Controle e traga ganhos relativos ao envolvimento dos participantes e interessados para que alcancemos resultados ainda melhores em 2024”, destacou.

De acordo com o secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, o diferencial do projeto é o olhar especial para a conscientização a partir do engajamento social dos estudantes.

“Trata-se de uma ação que promove práticas de exercício de cidadania, com o estímulo para que os nossos jovens assumam uma postura de protagonismo no ambiente escolar. Importante destacar, ainda, os impactos desse tipo de iniciativa, que se reflete na conservação do patrimônio público, cuidado com os espaços da escola e com tudo que compõe esse ambiente”, destacou.

A rapidez com que o número de inscritos para a edição 2024 superou o do ano de 2023 surpreendeu a coordenação do Estudantes no Controle.

“Acreditamos que o trabalho de visita e apresentação do projeto junto às escolas, com o intuito de nos aproximarmos da direção escolar e pontuar a importância da iniciativa, contribuiu para isso. Permanecemos confiantes que este ano o projeto alcançará marcas e resultados nunca vistos. Desejamos que as escolas inscritas se engajem e vivenciem excelentes experiências”, pontuou o coordenador, Reinaldo Feitosa.

Quem acessar a página do Estudantes no Controle na sexta-feira (12), às 15h, poderá assistir à primeira live (pre-recorded) – que contará com a presença do controlador-geral do Estado e do secretário de Educação, além de representantes da equipe da Escola Estadual Aracy Eudociak, uma das premiadas no ano de 2023.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

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Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Iniciação Musical chega às Escolas da Reme de Itaporã.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

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Nesta quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural de Violão para os alunos das Escolas Maria Timira e Sonia Paiva e Salvador de Aguiar, através de uma ação conjunta entre Gerencia de Educação, Getcel, e Assistência Social.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Num primeiro momento as aulas serão ministradas no espaço físico da Porciúncula e do serviço de convivência- Projeto Vincular.

É a administração pública investindo em mais esta ação. “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. Destaca a gerente de educação Denise Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura da Capital divulga resultado preliminar do processo de assistente educacional inclusivo

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (10), o resultado preliminar da prova de títulos do processo seletivo para contratação de assistente educacional inclusivo. A relação tem 232 nomes.

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Assim, foi estabelecido o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do Edital, para interposição de recurso em face do presente Resultado Preliminar.

A relação com o nome de 232 classificados pode ser conferida a partir da página 4 do Diogrande, pelo link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjI0In0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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