fbpx
Connect with us

Esportes

Estão abertas as inscrições de fóruns para gestores de esporte e atletas do Mato Grosso do Sul

O evento representa uma oportunidade ímpar para os participantes discutirem e aprenderem sobre as práticas e políticas que impulsionam a formação de atletas no Brasil

Publicado

on

O Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), em parceria com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), nos dias 20 e 21 realizam dois Fóruns com o objetivo de fortalecer o esporte no Mato Grosso do Sul.

No dia 20 de fevereiro acontece o Fórum Estadual de Políticas de Esporte e Lazer organizado pela Fundesporte, e tem o objetivo de reunir gestores e atletas para a formação de diretrizes de políticas de esporte para os próximos 4 anos.

No dia 21 de fevereiro, é a vez do Fórum Estadual de Formação Esportiva organizado pelo CBC com apoio da Fundesporte. A ação visa o fortalecimento dos clubes, associações e institutos esportivos, e contará com a participação dos embaixadores do CBC, os medalhistas e campeões olímpicos Emanuel Rego, Lars Grael e André Heller.

Ambos os Fóruns são gratuitos e abertos ao público, serão realizados no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Os eventos são individuais, e para participar, é necessário inscrever-se em cada um dos Fóruns que possuem os links disponibilizados abaixo.

Fórum Estadual de Políticas de Esporte e Lazer 

No dia 20 será realizado o Fórum Estadual de Políticas de Esporte e Lazer. O evento é direcionado a Gestores Esportivos, Presidentes de Federações/Associações e a Comunidade Esportiva.

O objetivo é estabelecer diretrizes dos próximos 4 anos do esporte no Mato Grosso do Sul, com base nas três manifestações esportivas: formação, vivência e excelência.

Ao reunir segmentos representativos da área esportiva, paradesportiva e de lazer, gestores e atletas podem pensar no esporte como política pública para continuar fazendo a diferença na vida dos Sul-Mato-Grossenses.

Serviço: 

  • Dia: 20/2
  • Horário: 8h-12h / 13h-17h
  • Inscrições até o dia: 16/2
  • Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
  • Para se inscrever basta acessar o link

 

Fórum Estadual de Formação Esportiva 

No dia 21 será realizado o Fórum Estadual de Formação Esportiva do Mato Grosso do Sul. O evento é direcionado a Gestores de Clubes, Presidentes de Federação, Gestores Municipais e Atletas no Geral.

Os Fóruns por todo o país acontecem em parceria com as Secretarias Estaduais de Esporte, Clubes Integrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC e Sindicato de Clubes do Estado

A ação reunirá gestores, profissionais, treinadores, atletas de clubes formadores, pesquisadores e autoridades da área esportiva.

Com a realização em parceria com a Fundesporte e o Círculo Militar de Campo Grande, e apoio do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento visa aprimorar a troca de conhecimentos, experiências e tendências no campo esportivo, com foco especial na Formação de Atletas dentro de Clubes, Associações e Institutos Esportivos.

O tema central desta edição será “O CBC e a Universalização do Programa de Formação de Atletas Olímpicos com apoio dos Municípios e Estados”. Destacando o compromisso do CBC com a formação esportiva em todo o país, o fórum contará com palestras de representantes, dirigentes e dos embaixadores do CBC, os medalhistas e campeões olímpicos Emanuel Rego, Lars Grael e André Heller.

O evento representa uma oportunidade ímpar para os participantes discutirem e aprenderem sobre as práticas e políticas que impulsionam a formação de atletas no Brasil. Após o êxito das edições anteriores, a expectativa é que este evento contribua significativamente para o fortalecimento da Rede Nacional de Clubes Formadores, destacadamente do estado do Mato Grosso do Sul.

Serviço: 

  • Dia: 21/2
  • Horário: 
  • Credenciamento: 13h
  • Abertura: 14h30
  • Inscrições até o dia: 9/2
  • Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

Para se inscrever basta acessar o link

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Esportes

Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboado

O evento, realizado às margens do Rio Paraná, atraiu moradores e visitantes com uma programação diversificada, marcando o encerramento do projeto deste ano.

Publicado

on

O Festival de Praia 2024 encerrou sua temporada com um fim de semana repleto de atividades em Aparecida do Taboado. O evento, realizado às margens do Rio Paraná, atraiu moradores e visitantes com uma programação diversificada, marcando o encerramento do projeto deste ano.

Com entrada gratuita, o festival ofereceu um amplo leque de atividades, como esportes de aventura, competições, recreação e apresentações musicais. Entre os destaques, estiveram o passeio ciclístico, o circuito cross de aventura e as disputas de beach tennis, futevôlei e vôlei de praia, além de uma praça de alimentação variada e espaços destinados à recreação infantil, que garantiram diversão para todas as idades.

Promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o Festival de Praia passou, ao longo de 2024, por cinco municípios: Bela Vista, Coxim, Bonito, Sonora e Aparecida do Taboado. O evento reuniu cerca de 620 atletas e atraiu mais de 3 mil pessoas em atividades esportivas e de lazer durante toda a temporada.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda enfatizou a relevância do evento para o turismo e lazer no estado, destacando a união entre esporte e cultura. “O Festival de Praia é uma iniciativa que vai além das competições. Ele promove o bem-estar, movimenta a economia local e valoriza as cidades do interior, trazendo lazer e integração para a população de Mato Grosso do Sul”.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, destacou o impacto do festival na promoção dos esportes de areia no estado. “Os esportes de areia têm crescido e conquistado cada vez mais adeptos. Nossa intenção ao levar o Festival de Praia ao interior é incentivar a prática esportiva em Mato Grosso do Sul, promovendo saúde, lazer e integração entre os participantes”.

As apresentações musicais também foram um atrativo especial no encerramento. No sábado (16), o grupo Kim Karametade agitou o público com clássicos do pagode. Já no domingo (17), o ArteSamba encerrou a programação com uma performance animada, reunindo famílias e amigos em uma celebração vibrante.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Estudantes-atletas de MS representarão o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares

O evento contará com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

Publicado

on

Entre os dias 1º e 11 de dezembro, será realizada em Bucaramanga, na Colômbia, a 28ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. Organizado pelo Conselho Sul-Americano de Desporto em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério do Esporte, o evento contará com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares reúnem atletas de 12 países, que competirão nas modalidades de atletismo, atletismo para pessoas com deficiência intelectual, natação, paranatação, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, basquetebol 3×3, handebol, voleibol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino. Mato Grosso do Sul, será representado por três atletas na competição internacional.

Entre as atletas convocadas está Janaina de Lima Colman, de 13 anos, natural de Ponta Porã, que competirá na prova de lançamento de martelo no atletismo. Beneficiária do programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul e integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), a atleta conquistou recentemente a medalha de ouro no lançamento de martelo nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) para estudantes de 12 a 14 anos, realizados em outubro, em Recife (PE).

“Pratico o lançamento de martelo há um ano e meio, e é minha paixão. Minha expectativa é bater meu recorde, disputar o pódio e representar bem o meu país”, afirma a jovem atleta.

A judoca Ana Clara Alegre, de 13 anos, representante de Aquidauana, participará do Campeonato Sul-Americano. Com sete anos de dedicação ao judô, Ana é beneficiária da Bolsa Atleta do Governo do Estado. Neste ano, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), resultado que garantiu sua classificação para a competição internacional.

 

Outra representante sul-mato-grossense será Maria Eduarda da Silva, de 14 anos, de Três Lagoas, também do atletismo, que disputará a prova dos 80 metros com barreiras. Maria, também beneficiária do Bolsa Atleta e participante do Prodesc, garantiu sua convocação ao campeonato sul-americano ao conquistar a medalha de prata no JEBs.

“A importância desse campeonato é dar visibilidade e novas oportunidades para atletas como eu. Minha expectativa é melhorar minha marca, ficar entre as oito melhores e, se Deus quiser, chegar ao pódio”, destaca Maria.

A diretora de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, foi convidada pela CBDE para integrar a delegação brasileira como delegada de modalidade esportiva.

“Fui convocada pela CBDE e pela FEEMS (Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul) devido à minha participação desde a primeira edição como chefe de delegação de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de muito aprendizado; participar de um evento sul-americano certamente nos trará novos conhecimentos. É uma oportunidade de troca de experiências e de conhecer pessoas de outros 12 países do continente, o que nos enriquece muito”, ressalta Karina.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Atleta do Sesi é convocado para treinamento com a seleção brasileira de futebol para amputados

A atividade faz parte da preparação para a Copa do Mundo da modalidade de 2026

Publicado

on

O atleta do Sesi MS Patrick Pisoni foi convocado para a segunda fase de treinamentos com a seleção brasileira de futebol para amputados, que será realizada na próxima semana em Fortaleza. Na ocasião, os atletas vão encarar amistosos com duas seleções africanas.

A atividade faz parte da preparação para a Copa do Mundo da modalidade de 2026. Este será o segundo ciclo de Copa do Mundo de Patrick. Em 2022, ele defendeu as cores do Brasil no mundial da Turquia, quando a seleção terminou em sexto lugar.

“As expectativas são as melhores, toda vez que sou chamado para treinar com a seleção brasileira, poder representar o meu país, é uma sensação muito boa. Estou muito feliz de participar de mais esse ciclo de Copa do Mundo, agora como atleta do Sesi. Espero honrar o nome dessa instituição que eu tenho o maior respeito e admiração e, se Deus quiser, levar o Sesi Esporte comigo até a Copa do Mundo”, ressaltou.

Patrick embarcou na última quinta-feira (14/11) para Fortaleza, porque antes do treinamento com a seleção brasileira, disputa a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados, com a equipe Pantanal Esporte Clube, de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67