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Educação

Embrapa e UFGD buscam parceria para pesquisa na agropecuária

As atividades aconteceram na tarde de terça-feira, 5 de dezembro, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste. 

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A Reunião Interinstitucional buscando oficializar as parcerias entre a Embrapa e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi um encontro de grande importância para o desenvolvimento regional, tanto para a pesquisa da agropecuária quanto para a extensão. As atividades aconteceram na tarde de terça-feira, 5 de dezembro, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste.

O objetivo principal desta reunião foi estabelecer um diálogo formal em favor da colaboração estratégica entre as duas instituições, com vistas à elaboração de projetos de pesquisa e de extensão integrada e que promovam soluções inovadoras e fortalecimento de atividades de extensão e transferência de tecnologia.

Durante a reunião, o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, apresentou a novidade com o público presente, que foi reconduzida pela Diretoria da Embrapa, no dia 4 de dezembro, à Chefia Geral da Unidade de forma oficial. “As coisas não acontecem por acaso e, hoje, eu gostaria de expressar a minha felicidade, por poder iniciar o primeiro dia de recondução com essa reunião, recebendo a equipe da UFGD na Embrapa”.

“Somos duas instituições federais, que trazem consigo um compromisso com a sociedade e acreditamos que podemos ter resultados melhores com uma atuação sinérgica, onde podemos nos complementar e entregar ainda mais significância à comunidade regional. Já temos várias atuações em parceria, mas que não são realizadas no formato de parceria institucional e que serão ainda mais robustas ao longo dos próximos anos”, destacou Oliveira.

“A realização da reunião no início de dezembro, último mês do ano, gera a esperança de um 2024 muito promissor, com a expectativa de redução da distância entre essas duas instituições que são fundamentais para Dourados e para essa região”, disse o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert. Ele destacou o potencial da parceria oficial que pode fornecer resultados ainda mais reforçados para o Brasil inteiro, para os países vizinhos (novas demandas advindas do processo de implantação da Rota Bioceânica) e, inclusive, para o mundo.

“As duas instituições ficam posicionadas geograficamente há menos de 10km de distância uma da outra. Assim, pensamos marcar esses dados como o início da construção de uma nova rota que poderia ser chamada de Rota UFGD/Embrapa, com uma perspectiva de integração num momento crucial para ambas as instituições”, disse ele.

Ao final do encontro, os gestores fizeram uma proposta solicitando aos participantes da reunião com vistas a ampliar as atividades de extensão, transferência de tecnologia e inovação. A construção de uma agenda integrada e conexão estabelecendo contratos, acordos de cooperação técnica, uso de equipamentos conjuntos, entre outros. “Hoje, foi uma tarde de semelhança, para que ambas as instituições se conheçam melhor e que isso possibilite a elaboração de futuros projetos de forma interdisciplinar, multidisciplinar e, quem sabe, até transdisciplinar e que poderá ser estruturado de forma conjunta em favor da construção de ações relacionadas em benefício da sociedade”, concluiu o reitor.

A programação do evento contém apresentação sobre as principais áreas de pesquisa da UFGD e seu impacto na sociedade, realizada pela pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP/UFGD), Maricy Bonfá. As ações de extensão da cultura foram apresentadas pela coordenadora de Extensão , Alzira Salete Menegat e pela pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC), Lívia Basile Gussoni. As ações de extensão na agricultura familiar foram tema de apresentação realizada pelo professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Euclides Reuter de Oliveira. Ele trouxe suas experiências com numerosos assentamentos rurais do Mato Grosso do Sul e que proporcionou uma melhoria significativa na qualidade de vida dos agricultores familiares em alguns assentamentos estaduais.

Além das apresentações da UFGD, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Rafael Zanoni Fontes e a secretária do Comitê Técnico Interno, Eny Duboc expuseram aos participantes detalhes da governança das atividades de pesquisa da Unidade. Assim, os participantes conheceram as principais linhas de pesquisa, tipos de projetos e os níveis de atualização tecnológica das novas tecnologias. As atividades do Comitê Técnico Interno (CTI), suas formas de atuação e atribuições também foram abordadas.

A agenda de pesquisa da Unidade também foi apresentada. Sendo que, atualmente, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza pesquisas sobre: sistema de plantio direto, consórcio milho com braquiária, integração trabalho pecuário (ILP), agroenergia, manejo e nutrição de peixes, tecnologias para agricultura familiar, monitoramento agroclimático (ZARC), incorporação dos solos arenosos nos sistemas produtivos, manejo integrado de regras (MIP), além de monitoramento ambiental.

(Fonte: Dourados News. Foto: Reprodução)

Educação

Ministro diz que Pé-de-Meia impulsionou as inscrições no Enem

Exame deste ano superou em 10% os confirmados em 2023

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O programa Pé-de-Meia impulsionou as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Com 4,3 milhões de inscritos, o exame superou em 10% os confirmados em 2023. O Enem será aplicado neste domingo (3) e no próximo (10).

“Nós tivemos um incentivo do Pé-de-Meia, que garante que quem fizer as duas provas do Enem recebe mais uma parcela mensal. Eu acho que isso deu esse estímulo, e eu espero que a gente possa ter um sucesso no Enem”, disse nesta quarta-feira (30).

O programa Pé-de-Meia funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no ensino médio. O programa, que é voltado para estudantes de famílias inscritas no CadÚnico e com renda por pessoa mensal de até meio salário mínimo, faz pagamentos mensais e anuais aos alunos que estão matriculados e frequentando as aulas.

Além desses incentivos, o estudante também recebe R$ 200 pela participação no Enem.

Recuperar as inscrições no Enem é preocupação do governo. Isso porque o total de pessoas inscritas para o Enem vinha caindo desde 2017. O recorde de inscritos foi em 2014, quando mais de 8,7 milhões de pessoas se candidataram para fazer as provas. Em 2017, mais de 6,1 milhões de pessoas se inscreveram.

Mas, em 2022, esse número caiu para quase a metade, com pouco mais de 3,3 milhões de candidatos. Agravado pela pandemia, o ano de 2021 foi o que apresentou o menor interesse pelo Enem desde 2005, com apenas 3,1 milhões de inscritos.

“Hoje você faz a prova do Enem onde você está e pode concorrer para qualquer universidade do Brasil inteiro. Então, isso democratizou, deu oportunidade para todos. Infelizmente, nos últimos anos, o Enem não estava sendo estimulado. A curva era descendente do número de inscritos. Nesses dois anos, a gente conseguiu recuperar”, avaliou Santana.

De acordo com o ministro, aumentou nesta edição a porcentagem de estudantes egressos do ensino médio que se inscreveram no exame. Para esses estudantes, nas escolas públicas, as provas são gratuitas. Os estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia estão entre esses estudantes. Ao todo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1,6 milhão de inscritos são concluintes do ensino médio. Em 2023, esses estudantes eram 1,4 milhão.

“Nós demos um salto importante para garantir que os alunos que estão regularmente matriculados no terceiro [ano do ensino médio], que vão concluir o ensino médio, se matriculassem. Vários estados se inscreveram, até porque é gratuito. E é a única porta de entrada para o jovem da universidade. Então, não há motivo para o jovem não se inscrever no Enem”, disse o ministro.

Os dados do Inep mostram que o Distrito Federal e 13 estados tiveram 100% dos estudantes concluintes das escolas públicas inscritos no Enem: todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, que teve 83,42% dos estudantes concluintes inscritos; Acre, Amapá, Pará, Goiás e Espírito Santo. Todos os demais tiveram inscrições desse público acima de 70%.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. É utilizado para o ingresso em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Também é usado, por exemplo, para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande empossa 448 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

A nomeação está publicada no Diogrande n.º 7.691, em edição extra de 23 de outubro de 2024.

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Para reforçar o efetivo da Rede Municipal de Ensino – Reme, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), promove até o dia 1º de novembro, a posse de 448 novos professores aprovados no Concurso Semed/2023. A nomeação está publicada no Diogrande n.º 7.691, em edição extra de 23 de outubro de 2024.

Os novos servidores foram distribuídos conforme as necessidades educacionais, incluindo 200 professores para a Educação Infantil e 250 para os anos iniciais, além de profissionais para disciplinas específicas como Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Arte, totalizando 448 novos docentes para atuar nas escolas da Capital.

Entre os professores empossados, um momento especial chamou a atenção dos servidores da Gerência de Concurso (Gecon): Rafaela Beatriz da Silva Ribeiro, de 28 anos, foi surpreendida com um pedido de casamento enquanto assinava seu termo de posse. Natural de Dourados, Rafaela assume o cargo nos anos iniciais da Reme, realizando um sonho que, segundo ela, é fruto de muitos anos de esforço e dedicação. O pedido foi feito por seu namorado Elton Olinski Farias, que também é servidor público, após quatro anos de relacionamento.

Rafaela descreveu a surpresa como um dos momentos mais felizes de sua vida. “Foi uma surpresa, literalmente, além de ser um momento muito esperado. Tudo isso acontecendo junto. Foi um dos melhores dias da minha vida, dia de conquista, de crescimento, assinatura do termo de posse e oficialmente de professora concursada dos Anos Iniciais. É uma conquista que é fruto de muito estudo, dedicação e esforço! ”

Além de celebrar o novo passo em sua vida pessoal, Rafaela destacou a satisfação de contribuir para a educação pública, que ela tanto valoriza. “Agora, finalmente, poderei retribuir tudo aquilo que a educação pública fez por mim. Vou fazer pelos meus alunos, o que meus professores fizeram por mim. Estarei lá para mostrar, auxiliar e ensinar que, com dedicação e esforço, conquistamos aquilo que almejamos”, conta.

Com a posse desses novos professores, a Prefeitura de Campo Grande reafirma seu compromisso com a valorização da educação e com o aprimoramento constante das condições de ensino na rede municipal, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e preparando-os para os desafios do futuro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Voucher Desenvolvedor: estudantes iniciam busca por estágios

Uma oportunidade concedida pelo Governo do Estado, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), integrante do Sistema Fecomércio MS.

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Os estudantes da rede pública que fazem parte do programa ‘Voucher Desenvolvedor’ já iniciaram as entrevistas em busca de estágios remunerados. Eles sonham em construir uma carreira promissora e de sucesso na área da tecnologia da informação. Uma oportunidade concedida pelo Governo do Estado, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), integrante do Sistema Fecomércio MS.

Guilherme Nantes, de 16 anos, estuda de manhã na Escola Estadual Silvio de Oliveira, que fica no bairro Aero Rancho. A tarde segue de ônibus para o Senac, na área central da cidade, para fazer o que mais gosta no dia, que é aprender sobre tecnologia da informação. Ele começou o curso neste ano e pretende seguir carreira na profissão. “Este é curso é muito bom, melhor coisa que já me aconteceu. Já era interessado na área, tinha um certo conhecimento, mas precisava de um curso para me aprofundar, e pretendo seguir nesta carreira, este é o ponto de partida. Venho todos os dias de ônibus, mas quando a gente se esforço tudo dá certo”. Ele contou que seu pai ficou sabendo do curso e logo já o incentivou a participar. “Fui lá fiz a prova, não tinha confiança nenhuma que iria passar, mas glória a Deus que eu consegui entrar. Já fiz minha inscrição para tentar estágio. O curso é importante porque me ajuda a abrir as portas ao mercado de trabalho, nesta área que tem pouca mão de obra. Além disto o salário é bem atrativo”.

Isabella Miho Yamasaki Sawamura, de 18 anos, também iniciou as entrevistas de estágio. “Estou muito confiante (estágio), com certeza quero seguir carreira nesta área. Depois quero inclusive fazer uma faculdade na área, é uma profissão que além de me interessar, tem a compensação financeira, pois o salário é bom”. Ela iniciou o curso técnico por inspiração e curiosidade, já que seu irmão já trabalha na área. “Fiquei sabendo do programa no ano passado, minha mãe ouviu no rádio. Fiz a inscrição e passei na prova. Comecei o curso em março e as aulas são durante toda semana, no período da tarde. Estou gostando muito de participar. É um curso que está sendo bem rico em aprendizado”.

Desde pequeno Mateus Storti Helmann, 17, se interessava pela área, inclusive fez alguns cursos de programação. Entrar no Voucher Desenvolvedor foi uma escalada dentro desta carreira, que pretende seguir. “É uma área que pretendo atuar, tem muito futuro, porque precisa de gente qualificada para trabalhar”. Helmann só tem elogios ao curso e aos profissionais que trabalham no programa. “É muito bom, engloba muitos conteúdos de maneira bem detalhada e tem aprendizado na prática, que inclusive acho é ponto forte do curso, assim conseguimos aprender muito mais fácil. A estrutura é boa e os professores são ótimos, todos nos ajudam muito, são incríveis”.

Curso técnico – O curso técnico de ‘Tecnologia da Informação’ disponível de forma gratuita pelo programa Voucher Desenvolvedor contempla estudantes da rede pública estadual. Além de promover a qualificação profissional, também vai fazer a ponte para o mercado de trabalho.

Ele é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e SED (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com o Senac. Atualmente, 13 turmas com 288 alunos estão no segundo semestre da formação técnica e 80 novos alunos iniciaram o curso nos municípios de Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas em setembro.

“O curso tem 1.200 horas. A primeira fase foi sobre algoritmos, documentos e requisitos para o desenvolvimento de um software. Na segunda eles de fato vão desenvolver um software, já que tiveram a base na oferta anterior. Já na terceira já trata dos testes (software) que eles vão colocar no mercado”, afirmou o coordenador pedagógico do curso no Senac, Alexandre Anastácio de Oliveira. Oliveira ponderou que os alunos estão com uma perspectiva muito positiva da profissão, que está em plena ascensão. “O mercado de TI está aquecido, as empresas estão demandando muito esta mão de obra. Uma área difícil e complexa que precisa de mão de obra qualificada. Os alunos hoje têm a oportunidade de estágio, já estão na seleção das vagas”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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