fbpx
Connect with us

Cidades

Em lançamento oficial, Programa Cidadania Viva possibilita vivência dos eixos de atuação

O programa está instalado no terraço do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, em Campo Grande

Publicado

on

A Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), apresentou oficialmente nesta quinta-feira (31), os jovens bolsistas selecionados para o Programa Cidadania Viva e o espaço físico no qual o programa está instalado. Na ocasião os convidados puderam vivenciar os quatro eixos fundamentais: Vozes Cidadãs, Prosa Cidadã, Pontes para Cidadania e Rota Cidadã.

“Nós temos um Estado que tem um grupo político extremamente dedicado em fazer a diferença, em fazer com que as políticas públicas sejam de fato públicas, dentro dos limites que existem, mas permitindo isso. É um programa que era somente uma ideia, teve o apoio do nosso secretário João César, do Governador e virou uma lei. Hoje encerramos a primeira fase e em abril iniciamos a segunda, que é a de discutir política pública envolvendo estes jovens monitores com a sociedade”, ressalta o secretário adjunto da Secic, Eduardo Romero.

O programa está instalado no terraço do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, em Campo Grande, e o espaço também poderá ser utilizado por entidades que tenham pautas que se ajustam com as do Cidadania Viva, como as que trabalham políticas públicas e levam em conta a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em sua fala o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, ressaltou a importância do programa que levará cidadania e cultura através da educomunicação. “Essa conexão que existe entre eu e o Eduardo nos possibilitou fazer uma política de fato e de direito transversal, poder levar para todas as camadas da nossa população política pública. E quando ouvimos os nossos monitores falarem aqui eu tenho certeza que assim como eu todos vocês se emocionarem com a importância de um programa como esse, da importância desse trabalho para o Mato Grosso do Sul, porque nesse primeiro momento é somente para Campo Grande, mas ele será levado para todos os sul-mato-grossenses, levando cidadania e cultura através da educomunicação”, finaliza.

Para o monitor social do programa e pessoa com deficiência, Caio Romero, o Cidadania Viva acreditou no potencial dos jovens. “Eu só quero agradecer ao governador, aos secretários, por terem acreditado em nós, em nos dar essa oportunidade, de nos dar a chance de mostrarmos que somos capazes, respeitando as nossas especificidades.”

Participaram do evento: a Defensora Pública-Geral Patrícia Elias Cozzolino, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Gustavo Arruda, representantes das gerências da FCMS, subsecretários e subsecretárias das pastas que compõem a Secic, representantes das Secretarias de Estado, de Intuições de Ensino e parceiros, além de familiares dos bolsistas.

As entidades, escolas, associações de moradores ou coletivos que desejarem fazer uso do espaço do Cidadania Viva ou agendar visitas podem entrar em contato pelas redes sociais do programa: @cidadaniavivams.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67