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Cidades

Em convênios com municípios, Governo do Estado destina R$ 31 milhões para obras

Liberação de recursos para obras de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população

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A terceira semana de maio foi de agendas intensas e liberação de recursos para obras de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população de sete municípios do interior de Mato Grosso do Sul, beneficiadas com convênios firmados com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Na segunda-feira (16), o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, recebeu os prefeitos, Lídio Ledesma, de Iguatemi, e Maycol Queiroz, de Parabaíba, para assinar os convênios que irão modernizar o sistema de iluminação pública dos dois municípios. Para Iguatemi foram destinados R$ 518 mil para o rebaixamento dos superpostes e a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, do bairro Jardim Aeroporto, e para Paranaíba são R$ 451.5 mil para a substituição de 349 luminárias em diversas ruas do bairro Jardim América.

Na terça-feira (17), foi o dia de firmar convênios com Santa Rita do Pardo e Amambai. O primeiro no valor de R$ 1.260.853,52 para a restauração funcional de pavimento de diversas ruas do bairro Novo Horizonte l e o segundo no valor de R$ 676.673,05 para os mesmos serviços em diversas ruas do bairro Nova Esperança, ambos em Santa Rita do Pardo. Já para Amambai foram R$ 739.421,95 para obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no encontro da Avenida Nicolau Otano, rua Jane Silva Mendes e rodovia MS-156.

Já na quarta-feira (18), o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Osmar Dias, e do diretor de Infraestrutura, Nelvio Henrique, foram recebidos pelo secretário-adjunto da Seinfra, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, para firmarem o convênio de R$ 3.635.034,52. O recurso será usado para revestimento primário da estrada vicinal de acesso ao Porto/Pedreira – lote 1, numa extensão de 9,1km.

Na quinta-feira (19), a agenda com os representantes dos municípios foi com o governador Reinaldo Azambuja. Na oportunidade, foram firmados os convênios com os municípios de Bela Vista, que terá R$ 5,4 milhões para a pavimentação e drenagem do Bairro Baixada Corinthiana e R$ 6,5 milhões para a recomposição de revestimento da estrada vicinal “Dama Cauê”, e com Coronel Sapucaia, que garantiu R$ 11,4 milhões para a obra de controle e combate a erosão na rodovia MS-165, em trecho que liga a cidade a Paranhos e R$ 869,9 mil para pavimentar as ruas Prudêncio R. Lopes, Pascácio S. Dutra e Quintino Viana, na Vila Jardim Palmeiras.

“Esta parceria e trabalho conjunto nos possibilitou ser o governo mais municipalista da história. Quem ganha com isto é a população. Nestes convênios fazemos a transferência de recursos e cabe aos municípios gerenciar e licitar para dar início às obras de infraestrutura. É importante dar rapidez ao processo para cumprir o prazo eleitoral”, afirmou o governador.

A solenidade da quinta-feira contou com a presença dos secretários Flavio Britto (Saúde), Renato Marcílio (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), o secretário-adjunto de Governo, Flávio César. Os deputados Márcio Fernandes e Mara Caseiro, além dos prefeitos Reinaldo Piti de Bela Vista e Rudi Paetzold, que comemoraram os recursos destacando o municipalismo do governo Reinaldo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Corumbá: Com premiação em dinheiro, inscrições para Concurso de Presépios termina nesta quinta

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro

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A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu as inscrições para o Concurso de Presépios 2024. Podem participar qualquer pessoa com idade superior a 18 anos, residente em Corumbá, exceto aquelas que sejam servidoras da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico ou parentes das mesmas em até segundo grau. São duas categorias:

Tradicional: enquadram-se os presépios que contenham imagens sacras, com apresentação dos elementos tradicionalmente utilizados, tendo como composição mínima as figuras de Maria, José e Menino Jesus e como composição máxima os três elementos obrigatórios acrescendo-se da representação opcional dos três Reis Magos, dois Pastores, o Anjo da Anunciação, a Estrela-Guia e alguns animais;

Temático: enquadram-se os presépios cujas propostas estejam relacionadas a temas diversos e/ou a ressignificação imagética da Sagrada Família e/ou a composição dos elementos tradicionais dos presépios (personagens e ambientação).

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro no Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória (Rua Cuiabá, 1181, esquina com a rua 15 de Novembro, Bairro Centro), das 08h às 15h, exceto aos finais de semana e feriados. No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:

Ficha de inscrição assinada; documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência atual (máximo 60 dias), legível, preferencialmente em nome da pessoa inscrita; comprovante de conta bancária em nome do responsável pela inscrição – dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o inscrito/proponente);

Declaração de autorização do uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, devidamente preenchida e assinada; Certidão Negativa de Débito de Tributos Municipais ou Certidão Positiva com efeitos de Negativa (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá).

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, somando o valor total de R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais) de premiação, sendo reservados R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) por categoria, distribuídos da seguinte maneira: o concorrente que conseguir o maior número de votos válidos atingirá a primeira colocação e receberá R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) de premiação; o segundo R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais); e o terceiro R$ 1.000,00 (um mil reais).

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.

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A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, sob a liderança do Prefeito Nelson Cintra, participou nesta quarta-feira, 13 de novembro, de uma visita técnica às obras da Ponte Internacional em Carmelo Peralta, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento regional e a integração sul-americana. Acompanhado pelos vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente da Câmara), Regina Heyn e Sônia Ferreira, o Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.

O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o Prefeito de Carmelo Peralta, Silverio Adorno, além da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Engenheira Civil Cláudia Centurión, e da Ministra de Obras Públicas do Chile, Jessica López Saffie. As ministras enfatizaram a importância da nova ponte para o fortalecimento econômico e logístico da região, beneficiando o comércio e o transporte entre os países.

Atualmente, a obra da Ponte Internacional está com 60% de seu cronograma concluído. O Engenheiro Civil René Gómez, chefe da obra e representante do Consórcio PYBRA, apresentou detalhes técnicos sobre a execução do projeto, ressaltando a complexidade e a magnitude desta construção internacional. A conclusão da ponte está prevista para o primeiro semestre de 2026, proporcionando uma nova conexão entre os países, além de economias significativas de tempo e custo no transporte de mercadorias.

Com esta importante obra, Porto Murtinho se destaca como um polo de desenvolvimento da América do Sul, fortalecendo laços econômicos, culturais e sociais com os países vizinhos e reafirmando a relevância da Rota Bioceânica no cenário internacional.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Prefeitura de Dourados entrega 170 escrituras de imóveis para moradores do Izidro Pedroso, Terra Roxa e Eulália Pires

Nos últimos quatro anos, foram entregues mais de 4.700 escrituras

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A Prefeitura de Dourados, através da Agehab (Agência Municipal de Habitação de Interesse Social), realizou mais uma etapa de entrega de títulos de propriedade na tarde desta segunda-feira (25), onde foram contempladas 170 famílias dos bairros Izidro Pedroso, Terra Roxa e Conjunto Habitacional Eulália Pires.

A ação faz parte do projeto de regularização fundiária da Prefeitura, que ao longo dos últimos quatro anos entregou escrituras para mais de 4.700 famílias. O documento é totalmente gratuito, graças a uma parceria do município e do Estado.

Dona Marinete Mariano de Oliveira, moradora do Conjunto Habitacional Eulália Pires recebeu a escritura. “Estou muito feliz! Meu presente de Natal, Ano Novo, de aniversário chegou! Estou há 40 anos esperando por esse documento e agradeço de coração ao prefeito Alan e todos que trabalharam para que eu conseguisse a minha escritura”, comemorou.

“Hoje vocês vão sair daqui com a escritura da casa nas mãos. Não precisa levar no cartório, não tem burocracia, porque tudo já foi resolvido e pago pela Prefeitura. É mais um dia especial porque com essa entrega são quase 5 mil famílias douradenses que receberam a escritura da casa durante os quatro anos da nossa gestão”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

“É um dia de muita satisfação para nossa equipe da Agehab porque vemos materializado o nosso trabalho entregando a titularidade do imóvel por meio da regularização fundiária”, disse o diretor-presidente da Agehab, Joaquim Lucas Quintana.

Também participaram da cerimônia de entrega a diretora-presidente da Agehab/MS, Maria do Carmo Lopes, o juiz diretor do Fórum, César de Souza Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça e o diretor de trânsito da GMD, Jonecir Ferreira.

Confira a galeria de fotos do evento.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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