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Cidades

Em Anastácio, Assistência convoca famílias referenciadas no Cadastro Único

Aparecam no Cras-Centro de Referência de Assistência Social, no Setor do Cadastro Único

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A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Convocam as Famílias referenciadas no Cadastro Único para comparecer no Cras-Centro de Referência de Assistência Social, no Setor do Cadastro Único munidos das documentações relacionadas a abaixo, no período matutino e vespertino, nos horários das 07:00 as 11:00 das 13:00 as 17:00( de Segunda a Quinta-feira), para realização da regularização do NIS-Número de Identificação Social.

Estamos à disposição para os esclarecimentos das dúvidas no telefone: 673245-3069 e no endereço: Travessa Ragalzi S/N, próximo a Rodoviária Municipal.

Documentação necessária para a inclusão e atualização do Cadastro Único.

Obs.: Documentos ORIGINAIS de todas as pessoas que fazem parte da composição Familiar.

• Certidão de Nascimento ou Casamento

• CPF

• RG

• Carteira de Trabalho

• Título de Eleitor

• Comprovante de Residência

• Declaração Escolar p/ menores de 18 anos

Lista de Averiguação Cadastral do ano 2022(Setor Cadastro Único).

1 ABELINO CIRINO DOS SANTOS

2 ADAIR DE OLIVEIRA MENDES

3 ADAIRTON VILHARVA RAMOS

4 ADALBERTO RONDOURA CARDOSO

5 ADALIA PEREIRA DE SOUZA

6 ADAO ALMEIDA DE LIMA

7 ADAO DE ARRUDA SAVALA

8 ADAO ORTIZ GAUTO

9 ADAO ROBERTO FAUSTINO

10 ADAO SEBASTIAO ALVES

11 ADELAIDE PATROCINIO DA SILVA

12 ADELIA ANASTACIO GIMENES FILHA

13 ADEMAR GOMES BATISTA

14 ADEMILSON DA SILVA LEITE

15 ADEMILSON LAURENCO ALVES

16 ADEMIR PAIVA ESPINDOLA

17 ADENIS CARDOSO

18 ADERNALDO DOS SANTOS

19 ADEVINA DE LIMA RAMOS

20 ADINA APARECIDA ROMERO DECHNES

21 ADRIANA ALICE SANTOS DA SILVA

22 ADRIANA APARECIDA GONDINHO

23 ADRIANA FERREIRA DA SILVA

24 ADRIANA FIGUEIREDO COELHO

25 ADRIANA LARA DE ARRUDA

26 ADRIANA PAES

27 ADRIANA PIO BATISTA

28 ADRIANA RAMIRIS FALCAO MORAIS

29 ADRIANO DIAS RIBEIRO

30 ADRIEL DOS SANTOS GALEANO

31 AGOSTINHO RODRIGUES DE OLIVEIRA

32 AGUINALDO FERREIRA

33 AIDE FIALHO DA SILVA

34 AILTON DOS SANTOS SEZILIO

35 ALBERTO CANTILHO SERPA

36 ALBERTO CANTILHO SERPA

37 ALDA SAMANIEGO PEREIRA

38 ALDEVINA GONCALVES CAMARGO

39 ALDEVINA GONCALVES CAMARGO

40 ALDIVA DORNELES MEDINA

41 ALEIXO CACERES

42 ALESSANDRA DE LIMA BORLINQUES

43 ALESSANDRA TEIXEIRA BATISTA DE SOUZA

44 ALEXANDRA SAMANIEGO HERCULANO

45 ALICE PEREIRA BOTELHO

46 ALINE ARCE VILAZANTE

47 ALINE ARTIGAS BARBOSA

48 ALINE DOS SANTOS RODRIGUES

49 ALINI GOMES CALDAS

50 ALINNE DEKNIS OLIVEIRA

51 ALMERINDA DA SILVA FREIRE

52 ALMIR LOPES

53 ALZIRA PEREIRA VALLEJO

54 AMADO PIRES

55 AMANDA CASSIA SILVA DE LIMA

56 AMANDA DA SILVA MACEDO

57 AMANDA DE ARAUJO MUNHOZ FRANCA

58 AMARA BENEDITA DE SOUZA

59 AMELIA BARROS DE OLIVEIRA

61 AMELIA DIAS QUINTANA MOREIRA CEZAR

62 ANA CELIA DE SOUZA ALBRES

63 ANA CLAUDIA DA SILVA VALEJO MARQUES

64 ANA CLAUDIA DO NASCIMENTO VALERIO

65 ANA CONCEICAO MORAES DE AVILA

66 ANA CRISTINA GONCALVES

67 ANA DE SOUZA JESUS

68 ANA FERREIRA DOS SANTOS

69 ANA LUCIA RAMIRES

70 ANA LUCIA RORIZ FIRMO

71 ANA PAULA GOMES

72 ANA PAULA NUNES COELHO

73 ANA RAMONA ORTIZ

74 ANA RAQUEL DE SOUZA

75 ANA ROSA BARBOZA LOPES

76 ANAILSE DIAS DA SILVA

77 ANALIA LUCIO KOVALHUK

78 ANALICE LOPES

79 ANCEL RICARDO DE OLIVEIRA

80 ANDERSON BENITES DA SILVA

81 ANDERSON DE SOUZA NUNES

82 ANDERSON FIGUEIREDO SANTOS

83 ANDREA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA

84 ANDREA CRISTINA PAES

85 ANDREA FERREIRA MELGAREJO

86 ANDREA MARTA BARCELOS

87 ANDREIA MARQUES

88 ANDREIA MORAES CHIAVELLI

89 ANDRELINA DA CONCEICAO

90 ANDRESSA MENDES DE ARRUDA

91 ANDRESSA OLIMPIO DOS SANTOS MORAIS

92 ANDRESSA ROMERO DOS SANTOS

93 ANGELA MARIA BERGAMIM FERREIRA SOARES

94 ANGELA NEVES DE FREITAS SAMUEL

95 ANGELITA DOS SANTOS BAMBIL

96 ANGELITA DOS SANTOS ZANUNCIO

97 ANGELITA GOMES DA COSTA

98 ANITA DA SILVA

99 ANIZIO DE SOUZA

100 ANTOLINA GAMARRA

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

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A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

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Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

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A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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