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Turismo

De olho no mercado nordestino, turismo de MS marca presença em evento nacional em Fortaleza

O evento pretende reunir cerca de 5 mil profissionais do turismo nacional e internacional

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Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o turismo de Mato Grosso do Sul marca presença no BTM – Brazil Travel Market. O evento, considerado um dos quatro maiores eventos B2B do turismo no Brasil, acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

“É a primeira vez que participamos da BTM e estamos com uma boa expectativa, pois é um evento de credibilidade no mercado. Já começamos a testar o mercado nordestino há uns dois ou três anos em outras ações, então nossa expectativa nessa ação é que consigamos uma fatia do mercado do Nordeste também. Mato Grosso do Sul tem todas as condições de atender, pois temos produtos como as regiões de Bonito / Serra da Bodoquena e Pantanal e entendemos que são produtos que podem atrair esse público”, declara o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling.

A estratégia de atuação da Fundação de Turismo de MS para participação no evento será através de um estande físico, com balcões e mesas de atendimento ao público para exposição dos destinos turísticos, espaço para relacionamento com a mídia especializada, operadores e agentes de viagens, comunicação visual dos destinos e produtos turísticos de Mato Grosso do Sul, além de duas apresentações de 60 minutos com a finalidade de capacitar, promover, divulgar e estreitar o relacionamento entre o mercado profissional do turismo e os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul.

BTM

O evento pretende reunir cerca de 5 mil profissionais do turismo nacional e internacional. Na edição do ano passado, participaram cerca de 4,5 mil profissionais do turismo e mais de mil agentes de viagem tiveram a oportunidade de fazer capacitações sobre destinos turísticos, participar da rodada de negócios e fazer relacionamento com o mercado. A expectativa dos organizadores é de ampliar as ações em relação a 2022, tendo em vista a retomada das atividades do turismo e o forte interesse em conquistar novos mercados.

O BTM é um dos mais importantes eventos de negócios do setor, que conta com a presença de grandes players do mercado para divulgação de novos produtos e tendências. É estratégico para promoção de atrativos, realização negócios e potencialização da rede de relacionamento na região nordeste.

Saiba mais sobre o evento no site https://braziltm.com.br

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Pioneiro em mergulho técnico, MS marca presença na maior feira da América Latina no segmento

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Mato Grosso do Sul será um dos grandes destaques da 7ª edição do Scuba Diving Show Brasil, o mais relevante evento de mergulho da América Latina, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Universitário SENAC Santo Amaro, em São Paulo. Aberto ao público mediante inscrição gratuita, o evento reúne os principais nomes do mergulho recreativo, técnico, livre e de segurança pública do continente, além de mais de 30 expositores do trade turístico e da cadeia de mergulho nacional e internacional.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, este é o primeiro evento que MS participa no segmento. “Vamos nos posicionar mais em eventos segmentados como esse. Além das atividades de flutuação já bem conhecidas, a região de Bonito / Serra da Bodoquena também é um destino fantástico para mergulho em águas cristalinas e também muito forte no mergulho em cavernas. Isso é de fato um diferencial e é importante estarmos presentes num evento como o Scuba Diving Show para nos comunicarmos melhor com o público especializado”.

Único destino brasileiro presente no evento, MS terá estande promocional, ações de relacionamento e um treinamento especial sobre a diversidade dos seus atrativos voltados ao turismo de natureza, aventura e, especialmente, ao mergulho em águas doces e cristalinas. Cidades da região turística Bonito / Serra da Bodoquena estarão em evidência como destinos de experiências únicas em rios transparentes, cavernas, nascentes e aquários naturais.

Representantes da Fundação de Turismo e do trade especializado em mergulho de Mato Grosso do Sul estarão presentes na programação técnica e nas atividades de networking, reforçando o posicionamento do Estado como um dos principais destinos para mergulho em água doce do mundo, onde todos os atrativos para a prática da atividade possuem SGS (Sistema de Gestão de Segurança).

“A participação do MS no Scuba Diving Show reforça nosso compromisso em promover os destinos de forma estratégica, diretamente para um público apaixonado por natureza, conservação ambiental e aventura. É uma vitrine essencial para Mato Grosso do Sul”, relata Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS.

O evento contará com uma agenda intensa de palestras, workshops e demonstrações práticas nos auditórios do SENAC, abordando temas que vão da medicina do mergulho ao turismo especializado.

Referência nacional em mergulho técnico

Reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas e práticas sustentáveis, Mato Grosso do Sul também se destaca como pioneiro em mergulho técnico no Brasil. Em 2021, foi realizado em Bonito o primeiro curso nacional de Mergulho em Caverna, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) em parceria com a prefeitura de Bonito. A formação especializada foi conduzida pelo major Ronaldo Possato, instrutor da agência americana IANTD, e capacitou seis bombeiros militares – quatro sul-mato-grossenses e dois do Espírito Santo – para atuar em ambientes de mergulho de alto risco.

Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Ronaldo Cezar Possato Venâncio

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Turismo

Turismo Acessível ganha força em Mato Grosso do Sul com experiências reais de inclusão

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A Fundtur MS promoveu com visitas técnicas, vivências e diálogo com empreendedores e gestores públicos na região turísticas Bonito / Serra da Bodoquena

Com o objetivo de tornar o turismo um direito efetivo para todas as pessoas, a Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) vem fortalecendo o Programa Turismo Acessível e Inclusivo — uma política pública que alia planejamento, formação técnica e sensibilidade social.

Entre os dias 30 de maio e 4 de julho, o Estado promoveu um Famtour na região turística Bonito / Serra da Bodoquena, reunindo vivências práticas, visitas técnicas e diálogo com empreendedores, gestores e profissionais com deficiência visual.

A ação envolveu a participação da equipe da Fundação, com destaque para a coordenadora do programa, Telma Nantes, e os técnicos Bolivar Porto, Audier Gomes e Oscar Martinez. Durante o roteiro, foram experimentadas diversas atividades em atrativos naturais e culturais, todas avaliadas sob a ótica da acessibilidade e da inclusão.

O roteiro

Em Bonito, as trilhas, cavalgadas e passeios contemplativos do Parque Ecológico do Rio Formoso mostraram que é possível unir segurança, lazer e natureza de forma acessível. A proposta do empreendimento é promover melhorias contínuas para garantir inclusão plena.

Já na Nascente Azul, o uso de trilhas táteis, rampas, decks acessíveis e equipe capacitada permitiu a participação de pessoas com deficiência em atrações como pêndulo humano e tirolesa, com mediação sensorial e tecnologia assistida.

A Casa da Memória Raída ofereceu uma imersão cultural sensível e inclusiva, com apresentações e objetos táteis voltados à valorização das raízes de Bonito. A acessibilidade foi ainda mais desafiada e superada em uma experiência de voo de asa delta com adaptação para participantes cegos. O empresário Marcelo Viva destacou o impacto transformador da atividade e o aprendizado gerado.

A trilha no Buraco das Araras encerrou o circuito com uma vivência sensorial rica em sons, espacialidade e mediação acessível. Guias de turismo relataram a importância da experiência para compreender, na prática, como descrever ambientes e torná-los inclusivos.

Turismo para todos

Além das visitas, o Famtour incluiu reuniões com gestores municipais, parlamentares e representantes do Executivo. As agendas institucionais reforçaram a proposta da Fundtur MS de articular o turismo acessível como política pública contínua, com foco inicial na região Bonito – Serra da Bodoquena e expansão planejada para todo o MS.

No encerramento do roteiro, o grupo visitou o Bioparque Pantanal, em Campo Grande — maior circuito de aquários de água doce e um dos maiores centros de biodiversidade do mundo, referência nacional em acessibilidade arquitetônica e comunicacional. A visita contou com audiodescrição e recursos táteis, consolidando o espaço como modelo de turismo inclusivo.

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, o programa reafirma que “o turismo é um direito de todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais”. A coordenadora Telma Nantes destaca que “garantir acessibilidade é um imperativo ético e civilizatório”, afirmando que o programa busca eliminar barreiras históricas e garantir pertencimento.

Já o consultor Audier Gomes reforça a importância da acessibilidade como diferencial de qualidade e sustentabilidade. “Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional ao adotar políticas públicas robustas e proativas”, afirma.

Para Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur, fomentar o turismo acessível é também uma estratégia de desenvolvimento. “Mais do que justiça social, é uma forma inteligente de ampliar o público, fortalecer territórios e consolidar o Brasil como um destino que acolhe todas as pessoas”, conclui.

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Fotos: Bolivar Porto

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Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

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Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

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