Connect with us

Geral

Crianças de Rio Negro aprendem e dão exemplo em projeto de educação ambiental da AGEMS

Em vez de lápis e caderno, os estudantes participaram de um bate-papo animado

Publicado

on

Os 140 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal São Francisco, em Rio Negro, participaram de uma aula diferente do projeto de educação ambiental da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS). Em vez de lápis e caderno, os estudantes participaram de um bate-papo animado, ilustrado por dicas e oficina sobre reciclagem de resíduos sólidos.

O município foi o primeiro a participar do projeto, que será realizado em diversas escolas de Mato Grosso do Sul, em uma iniciativa integrada da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Diretoria de Relações Institucionais e Ouvidoria da Agência.

Educação para a sustentabilidade

A parceria com as instituições de ensino abre as portas para a entrega de conteúdo que não está na grade regular, e coloca a AGEMS na vanguarda de ações para atingir dois grandes objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio estabelecidos pelas Nações Unidas. As metas são para garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

“É um projeto que elaboramos com carinho, que tem a ver com um novo momento da Agência, de incentivar e apoiar as cidades na gestão de resíduos sólidos, despertando nas crianças o protagonismo nas ações”, afirmou a diretora Iara Marchioretto.

O trabalho com essa primeira turma colocou em prática a experiência de falar e demonstrar, com ilustração e embalagens reais, a diversidade de materiais desprezados, a possibilidade de reaproveitamento e a necessidade do descarte correto.

“A Agência tem buscado cada vez mais trazer os municípios próximos, não somente oferecer a regulação e a fiscalização na área técnica, como também nos aproximar das comunidades”, disse a coordenadora da Câmara de Resíduos Sólidos, Danielle Vendimiatti, uma das responsáveis pela oficina.

Uma das primeiras informações que as crianças recebem é que nem tudo que é descartado em casa é lixo. A expressão “resíduos sólidos” começa a fazer parte do vocabulário dos estudantes, que ouvem, perguntam, aprendem, opinam e também mostram que já têm noção do conceito de reciclar e reaproveitar.

“Para a nossa escola foi um momento fundamental, porque esse é um assunto bem recorrente, principalmente aqui no nosso município em que o saneamento está avançando agora. As crianças vão levar a mensagem para casa. Elas são a base, tudo o que a gente planta na cabecinha delas, elas fazem fluir”, afirmou a diretora da escola, Nicea Maria dos Santos.

Algumas crianças falam com orgulho do que já sabem sobre cuidar direitinho do lixo que sai de casa, como Ana Paula, de 6 anos, uma das mais animadas durante a oficina. “Temos que tomar cuidado com o ambiente, não jogar lixo pela cidade, nem na nossa rua, porque isso faz muito mal”. Na linguagem típica infantil, a menina se esforça para falar direitinho a palavra “reciclável”, e mostra que entende muito bem o que significa. “A gente também tem que separar o lixo, não jogar tudo junto, tem que separar com cuidado o que não é reciclável e o que é. Tem que olhar muito bem’’.

Também com seis anos, Maria Julia já demonstra uma consciência invejável. Ela chega a fechar os olhos para dizer, em tom de desabafo, que “é muito feio” jogar o lixo ‘no mundo’. “Se fizer isso, a natureza não vai aguentar, e vai parar de ‘fazer produtos’. Se continuar assim, a cidade não vai mais aguentar”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Funsat anuncia quase mil vagas nessa terça-feira (16)

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza nesta terça-feira (16) um total de 993 vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades são oferecidas por 156 empresas e contemplam 122 profissões diferentes.

Entre os destaques do painel estão vagas para ajudante de obras (26), auxiliar de linha de produção (71), costureira (29), operador de telemarketing ativo (25), atendente de padaria (18), armador de ferros (4), assistente de prevenção de perdas (3) e mecânico de automóvel (3).

Das vagas disponíveis, 607 não exigem experiência anterior. Nesta modalidade, que prevê treinamento para os candidatos selecionados, há oportunidades para auxiliar de linha de produção (45), consultor de vendas (30), operador de caixa (76), vigia (5), fiel de depósito (4) e frentista (3).

Para pessoas com deficiência (PCD), a Funsat oferta 60 vagas exclusivas. As oportunidades são para auxiliar de confecção (50), repositor de mercadorias (4), auxiliar de estoque (3), empacotador à mão (2) e auxiliar de limpeza (1).

Emprega CG leva feirão às Moreninhas

Na quarta-feira (17), das 8h às 12h, o Polo Moreninhas da Funsat recebe mais uma edição do Emprega CG, com a participação de nove empresas e previsão de até 500 vagas para recrutamento imediato.

As entrevistas serão realizadas para funções como operador de telemarketing, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de loja, açougueiro, auxiliar de limpeza, ajudante de depósito, fiscal de prevenção de perdas, balconista de farmácia, perfumista e consultor de vendas.

Os atendimentos da Funsat ocorrem das 7h às 13h na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, e no Polo Moreninhas, na Rua Anacá, 699.

Continue Lendo

Geral

Funsat inicia a semana com mil vagas de emprego

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) inicia a semana com a oferta de 1.009 vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades são disponibilizadas por 164 empresas da Capital, que buscam profissionais para 124 funções diferentes por meio da Agência de Intermediação de Emprego da Fundação.

Para concorrer às vagas e obter a carta de encaminhamento, o trabalhador precisa estar com o cadastro atualizado no Sine (Sistema Nacional de Emprego).

A semana também contará com uma edição do Emprega CG – Copa das Oportunidades, que será realizada na terça-feira (17), das 8h às 12h, no Polo Moreninhas da Funsat. O feirão reunirá recrutadores de nove empresas parceiras, que realizarão processos seletivos para contratação imediata.

Entre as funções ofertadas no evento estão operador de telemarketing, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de loja, açougueiro, auxiliar de limpeza, ajudante de depósito, fiscal de perdas, balconista de farmácia, perfumista e consultor de vendas.

Painel reúne vagas em diferentes áreas

No quadro geral de oportunidades, há vagas para ajudante de açougueiro, ajudante de eletricista, assistente de vendas, auxiliar de contabilidade, conferente de logística, gerente de recursos humanos, médico do trabalho, operador de telemarketing ativo e receptivo e supervisor administrativo, entre outras.

Também estão disponíveis vagas que não exigem experiência anterior, como atendente de padaria (18 vagas), auxiliar de manutenção predial (20 vagas), leiturista (5 vagas), repositor de supermercados (14 vagas) e vendedor interno (4 vagas).

Para pessoas com deficiência (PCDs), o painel desta segunda-feira reúne 59 oportunidades, sendo 50 delas destinadas à função de auxiliar de confecção.

Atendimento presencial e canais digitais

Os interessados podem consultar vagas de emprego e oportunidades de qualificação profissional em duas unidades da Funsat. A sede da Fundação está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória. Já o Polo Moreninhas funciona na Rua Anacá, nº 699. O atendimento ao público ocorre das 7h às 13h.

As vagas também são divulgadas diariamente nos perfis oficiais da Fundação nas redes sociais, pelo Instagram (@funsat.cg) e Facebook (Funsat Campo Grande MS).

A relação completa das vagas está disponível aqui

Continue Lendo

Geral

“Desenrola Tributos” segue com descontos de 100% para contribuinte ficar em dia

Publicado

on

Adesão ao “Desenrola Tributos” pode ser feita de forma virtual ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Cidadão. Foto: A. Frota

O “Desenrola Tributos”, Programa de Regularização de Débitos Fiscais da Prefeitura de Dourados, está recebendo adesões de contribuintes em dívida com o município e que pretendem sair da dívida ativa com condições especiais para quitação de créditos tributários. Quem optar pela quitação do débito fiscal à vista, em parcela única, recebe descontos de 100% sobre juros e multas. Outra novidade do “Desenrola Tributos” é que o contribuinte poderá parcelar a dívida em até 12 vezes através do cartão de crédito, garantindo também o desconto de 100% sobre juros e multas.

A Secretaria Municipal de Fazenda ressalta que todo contribuinte que tenha dívida com o município vencida até o final de maio pode optar pela quitação integral de todos os débitos abrangidos pelo “Desenrola Tributos ou pela quitação individualizada de um ou mais débitos específicos. A emissão de guias poderá ocorrer de forma individualizada por débito, inscrição, exercício fiscal ou cadastro mobiliário/imobiliário, conforme regulamentação da Administração Tributária.

O pagamento pode ser feito de forma rápida e segura. As guias podem ser obtidas através da assistente virtual “Doura” (www.dourados.ms.gov.br), diretamente no site https://cac.dourados.ms.gov.br/ ou através do WhattsApp número 67 99895-0137. Durante a vigência do Programa, poderão ser emitidas tantas guias quantas forem necessárias à quitação dos débitos existentes em nome do contribuinte.

A secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio explica que o “Desenrola Tributos” abrange exclusivamente débitos relativos aos seguintes tributos municipais: Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), exceto os retidos na fonte; Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos; Taxa de Fiscalização de Ocupação de Solo nas Vias Logradouros Públicos; Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação Funcionamento de Estabelecimento ou Atividade Econômica. Os descontos valem para os débitos vencidos até maio de 2026, inclusive os inscritos, ou não, em dívida ativa; os ajuizados; os protestados; os com exigibilidade suspensa e os objeto de parcelamento ativo ou rescindido.

A finalidade do “Desenrola Tributos”  é incentivar a regularização de créditos tributários inadimplidos mediante concessão de remissão integral de juros e multas incidentes sobre débitos tributários específicos. “A Lei Complementar permite ao contribuinte efetuar a quitação individualizada dos débitos de seu interesse, sem obrigatoriedade de quitar todo passivo tributário de uma só vez”, ressalta Suelen Nunes Venâncio.

O “Desenrola Tributos” é positivo tanto para o contribuinte quanto para a Prefeitura de Dourados. “O programa proporcionará incremento imediato da arrecadação municipal, redução dos índices de inadimplência, fortalecimento da recuperação de créditos inscritos em dívida ativa e racionalização das cobranças administrativas e judiciais, contribuindo para o equilíbrio fiscal e financeiro do município”, analisa a secretária.

A Lei Complementar também inova com benefícios ao cidadão. “O programa tem por objetivo incentivar a regularização fiscal, possibilitando ao contribuinte realizar pagamentos sucessivos e individualizados de seus débitos durante todo o período de vigência da Lei, sem necessidade de formalização de termo de parcelamento ou adesão complexa, conferindo maior simplicidade, flexibilidade e efetividade ao procedimento de quitação”, explica a secretária de Fazenda.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67