Connect with us

Esportes

Copa Brasil de Paracanoagem teve disputas eletrizantes no Parque das Nações Indígenas

Tofalini e Rufino protagonizaram a prova mais emocionante da Copa

Publicado

on

Foram dois dias agitados no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com a realização da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, contando com mais de 70 atletas na água. Grandes nomes da modalidade marcaram presença, com disputas eletrizantes, valendo vaga ao Mundial e Copa do Mundo de Paracanoagem. O evento foi organizado pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

A prova de destaque foi na classe VL2 masculino, entre o campeão paralímpico sul-mato-grossense Fernando Rufino (CRA) e o campeão mundial Igor Tofalini (ICL), representando o Paraná. Depois de muita emoção, o paranaense levou a melhor sobre Cowboy de Aço. A final da classe teve seis canoístas na água. Rufino saiu na frente, mas nos metros finais foi superado por Tofalini, que chegou à marca 49s090. Esta é a terceira disputa direta da dupla em finais, que se enfrentaram também no Pan-Americano e Mundial.

“Todo dia é uma disputa pra gente, treinamos juntos em Ilha Comprida (SP), então sempre estamos dando o máximo. Me sinto privilegiado de treinar ao lado de grandes atletas como ele [Rufino]. Essa boa disputa pra mim faz com que eu entre na água diariamente com mais coragem, e com a vontade de ganhar mais medalha. E é importante essa disputa também, porque faz a gente crescer com certeza”, destacou Tofalini.

Finalizando o percurso de 200 metros na canoa com a marca de 50s080, a menos de um segundo de diferença de Tofalini, Fernando Rufino, atual campeão paralímpico na VL2, quer virar o jogo até a Olimpíada de Paris02024. Já no caiaque, pela disputa da classe KL2, o peão pantaneiro está mais tranquilo, fechando a prova com o tempo de 43s010 e ficou com o ouro. A prata foi para Uilian Ferreira Mendes (IBRES) e o bronze com Flavio Reitz (ANI).

“O Tofalini é um grande campeão, um cara responsável demais. Um cara que eu espelho muito pela qualidade e técnica. Ele é campeão mundial, eu também sou, nós estamos no esporte é para competir, dentro da água somos adversários, fora somos compadres. Agora, é aprender a fazer o leme, para finalizar melhor a prova”, salientou o Cowboy de Aço de Mato Grosso do Sul.

Foram dois dias de disputa, no sábado (18) e no domingo (19), com o total de 30 provas nas categorias KL1, KL2, KL3 (caiaque), VL1, VL2, VL3 (embarcação Va’a – canoa havaiana), KLT1 e KLT2 (caiaque), nos gêneros feminino e masculino.

Parceria de sucesso

Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul foi sede da Copa Brasil de Paracanoagem, evento que abriu o calendário nacional da modalidade paralímpica. Nesta edição, a parceria entre Governo do Estado e CBCa cresceu e o resultado superou todas as expectativas.

“O Governo de Mato Grosso do Sul é parceiro de primeira hora do esporte aqui no Centro-Oeste. Eles abraçaram a nossa causa de trazer este evento mais uma vez pra cá. Então a gente só tem a agradecer por essa parceria, por tratar o esporte muito bem. E ao mesmo tempo estamos conseguindo seguir com a nossa proposta de descentralização, sair do eixo de grandes capitais e levar o esporte para as outras regiões e popularizando ainda mais a canoagem”, disse Rafael Girotto, presidente da CBCa.

Junto à Copa Brasil no Parque das Nações Indígenas, Fundesporte e Setescc organizaram o Festival de Verão no Parque, com uma série de atividades esportivas e de lazer à população de todas as idades. “O que está dando certo a gente tem que manter e ampliar. Iniciamos essa parceria com a Confederação, oferecendo as melhores condições para receber os atletas. Ficamos muito felizes em poder fazer parte deste evento e Mato Grosso do Sul sempre estará à disposição para realizar competições desta magnitude”, enfatizou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, destacou o resultado expressivo que a competição trouxe para a CBCa e para o Estado, evidenciando a modalidade e aquecendo a economia e o turismo local. “Nós temos um olhar muito grande para o paradesporto em Mato Grosso do Sul, com bons resultados. A vinda deste evento é um reconhecimento do esforço dos nossos atletas e do Governo do Estado em trazer grandes competições esportivas, que também motivam os atletas, atrai novos atletas e, além disso, gera um fluxo turístico e econômico para o estado”.

Quem também acompanhou de perto as disputas no lago do Parque das Nações Indígenas foi o deputado federal Beto Pereira, parlamentar que é membro da Comissão de Esportes da Câmara Federal. “O incentivo ao esporte, através da exposição com eventos como este aqui em Campo Grande, mostrando o que há de melhor, é de fundamental importância. Isso incentiva os que querem iniciar no esporte, e também demonstra a pujança de Mato Grosso do Sul no cenário nacional. A gente vê vários atletas de renome que são filhos da terra e, portanto, é algo que é motivo de muito orgulho”.

De acordo com a CBCa, nos próximos dias será divulgada a lista dos atletas que irão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem e na Copa do Mundo será constituída a partir de resultados obtidos na Copa Brasil de Paracanoagem. A Copa do Mundo acontecerá em Poznán (Polônia), entre os dias 26 e 28 de maio, e o Mundial será realizado em Duisburg (Alemanha), de 23 a 27 de agosto.

Confira todos os resultados da Copa Brasil de Paracanoagem:

Resultados finais – 1ª etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2023

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Esportes

Prefeito recebe alunos do Caic que vão disputar Jogos Escolares Estaduais na capital

Publicado

on

Jogadores foram recebidos no gabinete do prefeito e foram incentivados para levar o nome de Dourados ainda mais longe no esporte- Foto: A. Frota

Na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Marçal Filho recebeu os alunos da Escola Municipal Neil Fioravanti (Caic) que participam do projeto Educart – “Cuidando com Educação, Esporte e Arte” – na modalidade futsal. Os estudantes representarão Dourados nos Jogos Escolares Estaduais, que acontecem entre os dias 15 e 22 de junho, em Campo Grande. O encontro, marcado por incentivo e descontração, contou também com a presença do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

A equipe sub-14 garantiu a classificação para a competição após conquistar o título dos Jogos Escolares de Dourados em 2025. Agora, os jovens atletas levam o nome do município para a etapa estadual, em busca de mais uma conquista para o esporte escolar douradense.

Durante a recepção, o prefeito Marçal Filho parabenizou os estudantes pelo desempenho e destacou a importância do esporte na formação dos jovens. “Vocês já são vencedores por chegarem até aqui. Levem o nome de Dourados com orgulho, disciplina e espírito de equipe. O esporte ensina valores que vocês levarão para toda a vida”, afirmou.

O técnico da equipe, Adalberto Alves Viana, ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos com o grupo e a dedicação dos atletas para alcançar a vaga na competição estadual. “Essa classificação era uma meta nossa e foi conquistada com muito esforço. Trabalhamos com esses alunos há três anos e a cada competição percebemos a evolução deles. A expectativa é muito boa porque temos um grupo unido, com um coletivo forte e atletas bastante comprometidos”, destacou.

Segundo o treinador, a equipe é formada por nove alunos, número definido pelo regulamento da competição. Os treinamentos acontecem duas vezes por semana, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A diretora da Escola Municipal Neil Fioravanti, Irene Viana, enfatizou a parceria da prefeitura no fortalecimento das atividades esportivas e no desenvolvimento dos estudantes. “O apoio da Prefeitura de Dourados tem sido fundamental para que nossos alunos tenham estrutura adequada para treinar e desenvolver seus talentos. O projeto Educart proporciona oportunidades que vão muito além das quadras, contribuindo para a formação cidadã desses jovens”, ressaltou.

Para o jogador Lucas Vilhalba, atacante da equipe campeã dos Jogos Escolares de Dourados, o momento é de expectativa e confiança. “Estamos muito alinhados, buscamos fazer um bom trabalho em equipe e estamos esperançosos para alcançar o título”, afirmou.

Continue Lendo

Esportes

Meia Maratona do Fogo terá modalidade inédita para crianças e prova será 100% em Dourados

Publicado

on

Equipe da organização do evento esteve reunida com o prefeito Marçal Filho e com a diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly- Foto: A. Frota

A contagem regressiva para um dos eventos esportivos mais aguardados de Dourados já começou. A 7ª edição da Meia Maratona do Fogo será realizada no dia 12 de julho, a partir das 6h, com largada e chegada no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida Presidente Vargas. As inscrições já estão abertas e a expectativa é reunir atletas, famílias e a comunidade em uma grande celebração ao esporte, à saúde e ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. A prova será 100% pelas ruas de Dourados, com os atletas passando por importantes vias até retornar ao Corpo de Bombeiros para a chegada.

Na manhã desta segunda-feira (25), representantes da organização estiveram reunidos com o prefeito Marçal Filho e com a diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Sandra Giselly Amaral, para alinhar os detalhes da prova e fortalecer o planejamento do evento, que volta a ganhar destaque após o sucesso da retomada em 2025.

A principal novidade deste ano é a criação da Corrida Kids “Foguinho”, modalidade recreativa voltada às crianças, pensada para incentivar a participação das famílias e despertar na infância o interesse pela prática esportiva. A proposta é transformar a Meia Maratona do Fogo em um evento ainda mais inclusivo, reunindo competidores profissionais, corredores amadores e famílias em um momento de integração através do esporte.

Para o prefeito Marçal Filho, a Meia Maratona do Fogo vai além da competição esportiva e representa um incentivo à qualidade de vida e à aproximação da comunidade com o Corpo de Bombeiros. “É um evento que promove saúde, bem-estar e ainda homenageia os bombeiros militares, profissionais que desempenham um trabalho essencial para nossa população”, destacou.

A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, ressaltou a importância da participação popular no evento. “Nossa expectativa é envolver toda a comunidade em um momento de lazer, integração e incentivo à prática esportiva, fortalecendo os hábitos saudáveis entre crianças, jovens e adultos”, afirmou.
A programação contará com provas de 21 quilômetros, 10 quilômetros e a Corrida Kids Foguinho. Para a Meia Maratona do Fogo, de 21 quilômetros, serão disponibilizadas 200 vagas, com inscrição no valor de R$ 100. Já a Corrida do Fogo, de 10 quilômetros, terá 100 vagas e inscrição de R$ 80. A Corrida Kids Foguinho contará com 50 vagas e inscrição de R$ 50.

A organização também disponibilizará valor promocional de R$ 60 para participantes das provas de 21 km e 10 km que sejam militares da ativa e reserva, doadores regulares de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e idosos acima de 60 anos, mediante comprovação. Os benefícios não são cumulativos.
A tenente-coronel Cláudia Karoline Rodrigues Ribeiro Porto enfatizou a retomada da tradição esportiva e a aproximação da corporação com a população. “A corrida incentiva o cuidado com a saúde mental e física, além de ser um momento de confraternização. Somos gratos aos parceiros, à população que participa e ao apoio do prefeito Marçal Filho para fortalecer esse evento que também celebra o Dia do Bombeiro Militar”, disse.

As provas de 21 km e 10 km terão largada e chegada no Quartel do Corpo de Bombeiros de Dourados, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1167, na Vila Progresso. Os percursos completos, mapas, horários e orientações logísticas serão divulgados em breve pela organização. As competições contarão com cronometragem eletrônica por chip obrigatório, enquanto a Corrida Kids terá caráter participativo e recreativo.

Os atletas disputarão categorias gerais masculina e feminina, além de categorias militares e divisões por faixa etária. Todos os participantes que concluírem as provas receberão medalha de participação. Os melhores colocados poderão receber troféus, medalhas especiais e premiação em dinheiro, conforme divulgação oficial da organização.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.kmaisclube.com.br/eventos/7-meia-maratona-do-fogo-dourados-2026/DwIT7uJfc53dVFnQ7dq4 até 20 dias antes do evento ou enquanto houver vagas disponíveis.

Continue Lendo

Esportes

Prefeitura amplia oportunidades no esporte e abre vagas para aulas gratuitas de handebol

Publicado

on

Ginásio Municipal terá novas turmas de handebol masculina e mista- Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), está com novas vagas abertas para aulas gratuitas de handebol no Ginásio Municipal. A ação integra o projeto “Esporte que Cuida” e segue o direcionamento da gestão do prefeito Marçal Filho, que tem investido na ampliação do acesso ao esporte como ferramenta de inclusão, incentivo à saúde e desenvolvimento social.

A iniciativa busca incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes, além de contribuir na formação de atletas para integrar as equipes de rendimento da Funed na modalidade. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas por turma, organizadas em duas categorias.

Para o handebol masculino, voltado a jovens de 15 a 17 anos, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h. Já a turma mista, destinada a participantes de 12 a 14 anos, terá atividades às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30. Todas as aulas serão realizadas no Ginásio Municipal de Dourados.

A Funed reforça que o esporte desempenha papel fundamental na promoção do bem-estar, da disciplina, da saúde e da inclusão social, oferecendo aos participantes oportunidades de crescimento pessoal e esportivo.

Os interessados devem procurar a sede da Funed, localizada no Complexo Jorge Antonio Salomão, o “Jorjão” , das 7h às 17h, ou comparecer diretamente ao local das aulas para mais informações e inscrição. As matrículas são realizadas somente presencialmente.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67