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Rota Bioceânica

Construções das estacas da ponte Bioceânica estão em 65% no lado do Paraguai

A nova ponte em Porto Murtinho será a terceira ligando o Brasil ao Paraguai

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Principal ligação para concretizar o Corredor Bioceânico, a construção da ponte entre Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho segue em ritmo acelerado.

Do lado paraguaio, a implantação das estacas está 65% concluída, de acordo com o MOPC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações), do país vizinho.

De acordo com o engenheiro residente Pedro Martínez, a obra é composta basicamente por três partes: dois viadutos de acesso nas duas margens do rio Paraguai, mais a própria ponte estaiada, que terá 650 metros de extensão.

“Do lado paraguaio é onde se tem o maior avanço na parte das estacas (65%); depois há os cabeçotes que atingiram aproximadamente 50% de avanço, acrescentando que também está avançando na construção dos pilares da ponte, estimando sua conclusão em quatro meses”, afirmou.

Serão construídas 300 estacas. São cilindros de betão armado que servem de fundação à ponte a uma profundidade entre 33 e 43 metros que estão embutidos no maciço rochoso denominado xisto.

A nova ponte em Porto Murtinho será a terceira ligando o Brasil ao Paraguai. A primeira é a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), enquanto a segunda é a Ponte da Integração, no mesmo município.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: obra da ponte binacional já passa da metade e população vive expectativa do crescimento

A projeção é de um cenário de oportunidades, onde desde já comerciantes, empresários e a população em geral vivem a expectativa de uma nova realidade para toda região.

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Cravada dentro do Pantanal Sul-mato-grossense, a porta de entrada da Rota Bioceânica avança sobre o rio Paraguai. A obra da ponte binacional, entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, segue a pleno vapor, com 60% dos trabalhos concluídos. A projeção é de um cenário de oportunidades, onde desde já comerciantes, empresários e a população em geral vivem a expectativa de uma nova realidade para toda região.

Atualmente o canteiro de obras conta com mais de 400 trabalhadores, com atividades dos lados brasileiro e paraguaio do rio. Os viadutos já foram finalizados e os pilares estão sendo implantados – 68% do lado do Paraguai e 59% do lado brasileiro. A expectativa é que a obra fique pronta no primeiro trimestre de 2026.

A equipe de reportagem da Superintendência de Jornalismo do Governo de Mato Grosso do Sul foi até ao local para conferir como estão as obras e a expectativa da população para o desenvolvimento que se avizinha.

Todo o material produzido está disponibilizado à imprensa nos links abaixo, contando com fotos e vídeos da ponte, do trabalho realizado nela, de personagens entrevistados e da cidade, tudo pré-editado para livre uso da imprensa. As entrevistas estão disponibilizadas também em texto, com dados mais detalhados da mesma.

VÍDEOS (crédito: Ewerton Pereira)

BRIEFING (depoimentos em texto e dados detalhados)

FOTOS (crédito: Álvaro Rezende)

BOLETIM DE RÁDIO 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: Governo de MS recebe delegação do Paraguai para expandir ligações comerciais

Também participaram do encontro o senador Nelson Trad Filho e os deputados estaduais, Vander Loubet e Geraldo Resende.

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O avanço da conclusão da Rota Bioceânica, que vai ligar o Brasil ao Paraguai, por meio das cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta – diminuindo a distância para conexões comerciais dos dois países, e também Argentina e Chile, via Oceano Pacífico –, também desperta o interesse de outras cidades e regiões, que podem ser integradas ao corredor.

Para tratar da questão, o governador, Eduardo Riedel, participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira (29), com a delegação paraguaia formada por representantes dos ministérios de Obras Públicas e de Relações Exteriores, além de deputados, vereadores e das regiões de San Lázaro Vallemi e Concepción, e ainda membros de organizações comerciais.

“O Mato Grosso do Sul tem inúmeras conexões com o Paraguai, não apenas devido a fronteira, mas devido a relação histórica, e a infraestrutura vem para consolidar isso. Em 2025 a ponte deverá estar pronta e em 2026 o acesso, que é uma obra ainda maior”, disse Riedel.

O grupo solicitou que seja feita a ligação com o Brasil por meio de uma ponte sobre o Rio Apa, que percorre aproximadamente 500 quilômetros da fronteira com o Paraguai.

“Vallemi tem 27 indústrias. A conexão com o Brasil é importante para o desenvolvimento econômico, industrial, turístico, cultural e também educativo e do esporte. Nós temos muitas pessoas que vivem no Brasil, que são do Paraguai e muitos brasileiros que trabalham no distrito. Hoje o transporte ocorre por barco”, disse a prefeita de Vallemi, Joaquina Azuaga Ramírez, sobre a importância da conexão da região à Rota.

No lado brasileiro, o Governo do Estado já realiza projeto para pavimentação da rodovia MS-195, que vai contribuir com a ligação entre a região conhecida como Ingazeiro – por onde ocorre o acesso do Paraguai para o Brasil –, até Porto Murtinho.

“Estamos evoluindo de maneira acelerada. Já nos comprometemos de asfaltar a estrada, que vai ligar a região. E agora vamos atuar para viabilizar a ponte junto aos governos do Brasil e do Paraguai”, afirmou o governador.

O trecho em estudo compreende 60 quilômetros, que vai desde o Rio Apa até o encontro com a BR-267, ligando Porto Murtinho a San Lázaro, Departamento de Concepción, no Paraguai. A estrada vicinal é uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária da região e o tráfego deve ser intensificado em função da Rota Bioceânica, que está em vias de conclusão.

“Está aproximando o momento de finalizar a obra da Rota. O governo paraguaio já liberou o recurso e o governo brasileiro vai fazer o acesso, que é o asfalto. Agora depende do governo dos dois países para a conclusão. Esta comitiva veio pedir a ponte sobre o Rio Apa, para serem inseridos na Rota. Assim, Vallemi pode ser ligada a Porto Murtinho”, explicou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.

Também participaram do encontro o senador Nelson Trad Filho e os deputados estaduais, Vander Loubet e Geraldo Resende.

Rota

A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, estava com 52% das obras concluídas e com previsão de finalização em novembro de 2025 – até o último balanço divulgado no dia 5 de julho.

O Consórcio Pybra – responsável pela construção da ponte -, destacou que a obra envolve mais de 150 trabalhadores diretos e 450 indiretos. A obra do acesso que liga a BR-267 até a ponte internacional com aproximadamente R$ 472 milhões em investimentos já está licitada e a previsão é de que tenha início no mês de agosto.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: ponte em Porto Murtinho está 52% concluída e ficará pronta no final de 2025

As obras rodoviárias e da ponte do lado paraguaio também avançaram e foram apresentadas na reunião.

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A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com 52% das obras concluídas e com previsão de finalização em novembro de 2025.

As informações foram repassadas ao secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao o assessor de logística Lúcio Lagemann, em reunião virtual do Subgrupo de Trabalho Nº 14 (GT-14) Infraestrutura Física, na segunda-feira (3).

O GT-14 reúne autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e coordena os projetos de infraestrutura prioritários para a integração física e ao impulso de obras que promovam a integração produtiva e logística no Mercosul. No âmbito brasileiro, o GT é coordenador pelo ministro João Carlos Parkinson, que também participou do encontro.

Reunião virtual com participação da Semadesc

Na reunião de segunda-feira, realizada a partir de Assunção, no Paraguai, foram debatidos temas como a Ponte Bioceânica, a Ponte da Integração sobre o rio Paraná – entre Presidente Franco (Paraguai) e Foz de Iguaçu (Brasil) – e o Corredor Bioceânico Viário (CBV).

“A primeira discussão foi em relação ao andamento das obras tanto em Foz do Iguaçu quanto em Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Foi sinalizado que estamos com 52% das obras finalizadas na ponte de Porto Murtinho. Tem evoluído o projeto e foi divulgado que a obra tem previsão de estar concluída em 26 de novembro de 2025”, afirmou o titular da Semadesc, salientando que esta foi a data que a empresa apresentou para o término da obra.

Outro ponto importante citado pelo titular da Semadesc foi a apresentação do andamento da obra do acesso de 13 km que liga a BR-267 até a ponte. “O DNIT colocou que o acesso deve começar já no próximo mês. Aí depois eles poderão dar uma sincronização de cronograma para 2026 para se ter uma rota consolidada”, acrescentou.

O Paraguai também trouxe um debate pontual que está disposto a fazer a ponte sobre o Rio Picomail, entre Pozo Hondo e Mission de La Paz. “O Paraguai se dispõs a fazer isso com recursos próprios. Isso foi apresentado aos argentinos e devem fazer um acordo sobre isso”, enfatizou o secretário.

As obras rodoviárias e da ponte do lado paraguaio também avançaram e foram apresentadas na reunião. Verruck complementa dizendo que foram abordados ainda temas como projeto de construção de um gasoduto através do Corredor Bioceânico.

“É uma proposta unilateral ainda do Paraguai para passar gás natural que viria da Argentina e fazendo um novo gasoduto que se conectaria com o gasoduto Brasil Bolívia. O assunto foi colocado na mesa para se debater entre os ministérios”, afirmou o secretário.

A questão da conectividade digital, as dificuldades do transporte aéreo e as potencialidades da hidrovia Paraguai e Paraná também foram colocadas em pauta.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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