fbpx
Connect with us

Esposte

Com seis modalidades em disputa, estão abertas as inscrições para o Eco Pantanal Extremo 2021

O maior evento de jogos de aventura do Centro-Oeste acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro na Capital do Pantanal.

Publicado

on

Promovido pela Prefeitura de Corumbá em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a edição 2021 do Eco Pantanal Extremo está com inscrições abertas. O maior evento de jogos de aventura do Centro-Oeste acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro na Capital do Pantanal.

Neste ano são seis modalidades em disputa: canoagem, corrida de trilha, maratona aquática, mountain bike (MTB), stand up paddle (SUP) e tiro prático. Todas as provas são coordenadas pelas Federações Estaduais de cada modalidade, possuem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site http://ecopantanalextremo.net.br.

A Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC) é a coordenadora geral do Eco Pantanal Extremo 2021. A expectativa do diretor-presidente da Funec, Luciano Oliveira, é reunir mais de mil atletas de ponta e competidores amadores de todo o Estado e até de outras regiões.

O Eco Pantanal Extremo mostra Corumbá para o mundo, aliando a prática do esporte de aventura à moldura fantástica das belezas do Pantanal, e da preservação do bioma pantaneiro.  Além disso, permite a divulgação de Corumbá no Brasil e no mundo, com a realização de um evento esportivo que utiliza os seus recursos naturais, e tudo aqui, bem em frente ao complexo urbano do município, tudo isso colabora para fomentar o turismo na região.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esposte

Governo do Estado entrega kits com materiais para prática esportiva em 61 escolas de Campo Grande

Para os atletas do time de vôlei da escola, os novos equipamentos vão ajudar a melhorar o desempenho da equipe

Publicado

on

O Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), entregou kits esportivos para 61 escolas da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

O governador Eduardo Riedel participou da entrega dos materiais nesta segunda (11), na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. “Os kits são para contribuir com a melhoria da oferta das práticas esportivas nas escolas, que assim, estão cumprindo papel que é fundamental, transformando a vida dos alunos. E com o olhar que precisamos ter para a sociedade, que é muito dinâmica”, disse Riedel.

O recurso para a aquisição dos kits foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira, que destinou R$ 1,5 milhão à Fundesporte, para aquisição de dos materiais esportivos para as escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado.

“A vinda desses materiais ajuda a motivar ainda mais os professores, que vão passar a trabalhar com equipamentos novos, e também os alunos, que praticarão o esporte de sua preferência com qualidade”, disse Reinaldo José Schmidt, diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

Os kits esportivos são compostos por bolas de basquete, vôlei, handebol, futebol e futebol de salão, kit de badminton, kit de tênis de mesa, capacete de ciclismo, sacos para armazenamento de materiais, redes de vôlei, futebol, futsal e basquete, e bolas de borracha para treinamento.

“O Prodesc foi criado em 2015 e é referência no país, transformou o desporto escolar aqui no Estado. Hoje, temos campeões brasileiros e mundiais que saíram da escola, graças ao programa, que tem essa característica de inclusão social e também de revelar talentos. Essa entrega, vai fazer toda a diferença para dar ainda mais qualidade ao programa, que já transforma vidas em Mato Grosso do Sul”, afirmou Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania.

Para os atletas do time de vôlei da escola, os novos equipamentos vão ajudar a melhorar o desempenho da equipe. “A nossa escola é muito forte no vôlei e esse material será muito importante. Incentiva a inclusão principalmente daqueles estudantes do tempo integral, que passam o dia na escola e têm a oportunidade de fazer esporte. Ter esse programa na escola é muito bom, porque a gente se diverte, aprende um esporte, tudo isso aliado aos estudos”, disse a aluna do 2° ano do ensino médio, Ana Beatriz Widal, 16 anos.

Atleta da mesma modalidade, Júlia Romano, 16 anos, treina vôlei desde 2022 e está ansiosa para usar as novas bolas. “Nosso time é referência. Eu treino desde do ano passado e quando terminou a reforma da escola e voltamos para o prédio todo novinho, com a quadra maravilhosa que temos, aumentou bastante o número de alunos treinando. Já queremos usar tudo novo no próximo treino”.

“Com o material melhor, vamos aprimorar nosso treino, e com isso teremos melhores resultados. Amamos jogar vôlei, então é ótimo que tenha investimento”, afirmou Kenzo Fujimoto, 16 anos.

A escola tem 380 alunos, em período integral, do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. O professor de educação física Marcos Willian de Brito pontua que a melhoria dos equipamentos auxilia nos treinos específicos e prática cotidiana de esportes de todas as turmas.

“O incentivo aos esportes na escola é muito forte, e contribui muito para os alunos que ficam o dia todo. Os novos equipamentos ajudam na prática base, e também no treinamento específico de tênis de mesa, badminton e vôlei”, disse Marcos.

“Como profissional de Educação Física, eu sei o quanto é essencial trabalhar com material de qualidade. Não tem sensação melhor para o atleta e professor chegar no treino e ter bolas novinhas para as atividades. Então, esses kits dão dignidade e fortalecem ainda mais o desenvolvimento do Prodesc”, afirmou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Sobre o Prodesc

O Prodesc é um programa desenvolvido e coordenado pela Fundesporte junto ao NESP (Núcleo de Esportes) da SED (Secretaria de Estado de Educação). O objetivo é promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da Rede Estadual de Ensino, oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes, e também identificar potenciais talentos esportivos.

O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas dos estudantes e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. No Estado, são 1,5 mil projetos aprovados, de mais de 700 professores, que atendem aproximadamente 30 mil alunos, de 311 escolas, de 74 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esposte

Abertura de etapa dos Jogos Escolares de Outono acontece nesta segunda no Ginásio Municipal

Competição começa com a partida de futsal masculino entre Castro Alves e Getúlio Vargas e transmissão ao vivo pelo YouTube

Publicado

on

Começa nesta segunda-feira (22) mais uma etapa dos Jogos Escolares de Outono 2023, agora para atletas entre 12 e 14 anos em modalidades coletivas. A competição é organizada pela Prefeitura de Dourados, através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados).

Abertura acontece às 19h, no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães, com transmissão ao vivo da equipe MS Esporte TV pelo YouTube. Logo após a cerimônia de abertura, acontece o primeiro jogo de futsal, entre EE Castro Alves e EE Presidente Getúlio Vargas, de Vila Vargas.

Segundo a programação da Funed, estão inscritas 19 instituições de ensino municipais, estaduais e particulares com aproximadamente 360 estudantes na disputa. As modalidades de basquetebol e handebol serão disputadas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão – Jorjão. Já os jogos de futsal e voleibol no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães.

Os jogos finais estão previstos para o dia 30 de maio, também com transmissão ao vivo pela MS Esporte TV.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MS fatura cinco medalhas nos Brasileiros Sub-17 e Sênior de Wrestling

E garante três atletas no Pan

Publicado

on

O wrestling sul-mato-grossense faturou cinco medalhas nos Campeonatos Brasileiros Sub-17 e Sênior, disputados em São José dos Campos (SP). Além disso, três atletas do estado garantiram classificação ao Pan-Americano das respectivas categorias. Para participar das competições no interior paulista, a delegação teve o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Um dos destaques foi Dan Ryan Borges, que conquistou o primeiro lugar na categoria até 51 kg, no estilo greco-romano, classe sub-17. Com a medalha, o atleta garantiu seu lugar na delegação brasileira que lutará no Pan-Americano da categoria, em Buenos Aires, na Argentina, de 24 a 26 de junho.

“Fiquei muito feliz por essa conquista, e muito agradecida a todos que o ajudaram a concretizar esse sonho”, declara Gisele Borges, mãe de Dan. “O sonho dele sempre foi ser atleta, ele treinava jiu-jitsu com o pai”, continua. Fabio Borges, pai e treinador do atleta, faleceu há oito meses, em decorrência de complicações da Covid-19. Além da perda, Dan ainda enfrentou questões como lesões e cansaço pelos treinos. “Foram muitas dificuldades, mas fazem parte do processo. Agora, ele vai continuar treinando e evoluindo cada vez mais”, conclui Gisele.

Ainda na classe sub-17, Marciel Gonçalves foi o melhor na categoria até 92 kg, estilo livre, também assegurando vaga ao Pan da Argentina. No Brasileiro, o sul-mato-grossense também conseguiu o bronze na luta greco-romana. Já José Luiz Prado ficou com a prata na categoria até 60 kg, no estilo livre.

Entre os seniores, Paulo André da Silva chegou ao lugar mais alto do pódio na categoria até 70 kg, pelo estilo livre. Além da condecoração dourada no peito, o lutador beneficiário do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, coordenado pela Fundesporte, também garantiu classificação ao Pan-Americano da classe etária. A competição internacional está prevista para acontecer entre 5 e 8 de maio, em Acapulco, no México.

A equipe de Mato Grosso do Sul em São José dos Campos (SP) foi liderada por Agnaldo Santos, beneficiário do

Bolsa Técnico, do Governo do Estado. O treinador também é um dos precursores do wrestling (luta olímpica) no estado, tendo como centro formador e desenvolvedor de atletas a academia RA Fitness & Combat, em Campo Grande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67