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Turismo

Com mais uma ação para o mercado nacional, turismo de MS marca forte presença na Festuris 2023

O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destaca a importância de participar de uma das mais importantes feiras da região Sul do Brasil.

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De 9 a 12 de novembro o turismo de Mato Grosso do Sul estará representado na Festuris (Feira Internacional de Turismo) que acontece no Centro de Feiras e Eventos Serra Park de Gramado, no Rio Grande do Sul. Em parceria com o Sebrae-MS, a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e o trade estadual irão promover e comercializar os principais destinos turístico do Estado, como Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena, Campo Grande/Caminho dos Ipês e Cerrado Pantanal.

A Festuris 2023 é uma das feiras de negócios turísticos, geração de conteúdo e networking mais respeitadas da América Latina e traz como tema da 35ª edição o “Capital Humano: Chave da Transformação”.

O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destaca a importância de participar de uma das mais importantes feiras da região Sul do Brasil.  “É muito importante para Mato Grosso do Sul participar e levar grandes ativações para a Festuris, que é considerada um dos eventos de negócios turísticos de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Este ano vamos levar a gastronomia pantaneira e participar de ações voltadas para o público LGBT+, um segmento que MS vem fazendo um trabalho constante e consistente há seis anos”, ressalta.

Público LGBT

Além do estande físico de 60m² com comunicação visual dos destinos e produtos turísticos de MS, com balcões e mesas de atendimento ao público e relacionamento com mídia especializada, Mato Grosso do Sul estará presente pela primeira vez no Espaço LGBT+ da Festuris, que já está consolidado nos últimos 14 anos como um dos mais produtivos em questão de negócios e relacionamento entre expositores e buyers do segmento de turismo LGBT+ ou que desejam ingressar nesse mercado.

No dia 10 às 16h30, no Espaço LGBT+ do Festuris, MS fará uma palestra com o tema “Mato Grosso do Sul: uma opção de ecoturismo, aventura e experiências únicas para o público LGBT“ que está de portas abertas para a diversidade.

Gastronomia

Na gastronomia, os Chefs Marcilio Galeano e Lucas Caslu farão um Cooking Show no estande da Mato Grosso do Sul, apresentando pratos da “Rota Gastronômica Pantaneira” nos dias 10 e 11 de novembro, sempre às 16h.

MS também foi convidado pela organização da Festuris para participar do “Food & Drinks Experience”, um espaço destinado ao turismo gastronômico. Nesta arena gastronômica, às 13h do dia 10 de novembro, os chefs farão uma aula show para cerca de 40 pessoas e apresentarão um dos pratos da Rota Gastronômica Pantaneira, finalizando com degustação.

Mercado

Segundo o Observatório do Turismo de MS, o Rio Grande do Sul está entre os quatro maiores emissores nacionais de turistas para a região.

Segundo a organização do Festirus, em 2022 foram mais de 12,5 mil inscritos e mais de 2,7 mil marcas em exposição no evento. Mais de 20% dos participantes do evento são oriundos de São Paulo, o maior emissor brasileiro de turistas para Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

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Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

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Turismo

Prefeitura faz mapeamento das potencialidades para o turismo rural

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Técnicos da Semdes aproveitam visitas a propriedades rurais e orientam para o cadastramento no Cadastur. Foto: Semdes/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.

Desde o início da gestão do prefeito Marçal Filho, o trabalho de fortalecimento do setor turístico no município tem sido intensificado. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.

A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.

Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.

 

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Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

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O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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