Connect with us

Educação

Com mais de R$ 11 milhões investidos, duas escolas estaduais de Costa Rica são reformadas

O prefeito Delegado Cleverton Alves dos Santos agradeceu pelo apoio do Governo de MS

Publicado

on

Governo do Estado, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), entregou na tarde de quarta-feira (19.04) a reforma de duas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino). Tratam-se da Escola Estadual Santos Dumont e Escola Estadual José Ferreira da Costa, ambas localizadas no município de Costa Rica.

EE Santos Dumont

A unidade escolar, direcionada pela professora Leiliane Martins Urzedo Barbosa e diretora adjunta Simone Aparecida Silva de Morais, conta com 629 estudantes matriculados em 20 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Sendo 2 turmas de 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral e 1 turma de 2º ano do ensino Médio com a oferta do Ensino em Tempo Integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”.

“É uma satisfação receber todos em nossa escola para este momento tão importante, batalhamos muito para que chegássemos este instante , o quanto nossa escola está bonita, uma conquista, não só da gestão, mas de toda comunidade de Costa Rica que merecia a Santos Dumont como está hoje”, mencionou diretora Leiliane Barbosa.

“Colegas professores, servidores e estudantes, o Governo de Mato Grosso do Sul fez a sua parte, o município vai fazer a sua também, destinamos uma emenda de projeto para internet para unidade escolar, que contribuiu e continua contribuindo tanto para o formação de nossos jovens de Costa Rica”, mencionou a vereadora Professora Manuelina Martins da Silva, ex secretária municipal de Educação e ex-presidente da UNDIME/MS.

“Estou assumindo a Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul e ficou muito feliz quando vejo o lado esportivo com tanto investimento por parte da SED, temos muitas ideias e projetos para Mato Grosso do Sul, através do PRODESC e, com toda certeza, com o trabalho conjunto, quem sairá vencedor será o estudante sul matogrossense”, enfatizou Diretor presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

O prefeito Delegado Cleverton Alves dos Santos agradeceu pelo apoio do Governo de MS e da Secretaria de Estado de Educação pelos investimentos na educação de Costa Rica, “não apenas de nossa cidade, mas tem todo estado recebendo obras e programas que vem de encontro comos anseios da comunidade, agradecer o empenho do ex governador Reinaldo e da dedicação do nosso governador Eduardo Riedel, que olha para frente e contribui para o desenvolvimento de nossa região com obras determinantes, enfím o governo do estado vem cumprindo conosco todas as promessas, quem ganha é a comunidade”, relatou.

Secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, representando o governador Eduardo Corrêa Riedel, mencionou a toda comunidade escolar a importância da entrega da reforma das unidades “inicialmente quero deixar registrado que Delegado Cleverton foi o primeiro prefeito que me procurou, lutando para trazer ensino superior para costa rica, parabéns por colocar educação como prioridade, quero mencionar aos pais, professores e estudantes obrigado pela paciência, passamos por uma pandemia, foi muito difícil, mas estamos vencendo, e obras como est dão oportunidade aos nossos estudantes de um ambiente melhor para aprendizagem, para nossos professores e servidores proporcionar e desenvolver com exccelência o ensino aos nossos estudantes de Mato Grosso do Sul “, finalizou.

Os serviços de intervenção incluem impermeabilização, substituição de cobertura, revestimentos de pisos, paredes e forros, esquadrias, pintura geral interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha, adequação de calçadas internas e externas, serviços hidro sanitários, urbanização, reforma da quadra e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.

Já os equipamentos entregues foram freezer, refrigerador, liquidificador, forno industrial, processador de alimentos, ar condicionado, dispenser, armários, mesas para diretor e professores, mesa de refeitório, conjuntos escolares, micro computadores, tabletes, Chromebook’s, laboratório, dentre outros.

Histórico

No dia 10 de março de 1.949, foi criada em Taquarussu, Município de Camapuã, com a denominação de “Filintro Muler” a Escolar Rural Mista. Em 27 de maio de 1.969 foi elevada à categoria de Grupo Escolar, com a denominação de Escolas Reunidas de Costa Rica.

No ano de 1.972, atendendo a pedidos da comunidade, a escola passou a oferecer as séries finais do Ensino de 1º Grau. Em 1.974, democraticamente, foi realizado junto à comunidade estudantil um plebiscito para a escolha de um nome para a referida escola.

A escolha recaiu sobre o nome do brasileiro Santos Dumont. A partir do ano de 1976, para atender as necessidades da comunidade, a escola passou a oferecer o Curso Magistério, e em 03 de abril de 1.978, elevou o nível da escola de 1º para 2º Grau. Em março de 1.981, a comunidade comemorou e ganhou novas instalações, mobiliário novo e sede nova.

As gestões da escola sempre pautaram pelo comprometimento e excelência oferecendo cursos como o Magistério, Normal médio, Técnico em contabilidade e em administração, e atualmente o agronegócio e se tornando atualmente escola parcial em tempo integral.

No ano de 1991, através do Decreto nº 5.868, de 17 de abril de 1991, a democracia chega na Escola com a implantação do Colegiado Escolar e eleição direta para Diretor. A comunidade teve a oportunidade de escolher pela primeira vez na sua história o diretor, sendo eleito, através do voto direto e secreto, o professor José Bernardino Bruno. Na mesma oportunidade a comunidade também elegeu os membros do Colegiado Escolar.

No ano de 2.008 houve a instalação da Sala de Tecnologia. No dia 20 de fevereiro de 2009 de acordo com a Resolução nº 2230 da SED foi criado e implantado o Projeto Além das Palavras para atender os componentes curriculares/disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. No ano de 2010 houve também a implantação do CAAT na Escola. Foi autorizado de acordo com a Resolução da SED/MS nº 2391 de 2010 o curso Técnico em Contabilidade – Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios – Educação profissional Técnica de nível médio. No ano de 2012, de acordo com os avanços tecnológicos, foi estabelecido pela SED/MS no mês de agosto a realização do planejamento on-line.

A escola viabilizou para o ano de 2012, de acordo com a Cartilha de Acessibilidade do Estado de Mato Grosso do Sul o Projeto de Acessibilidade para o atendimento aos alunos com necessidades específicas. Em 04 de janeiro de 2012 de acordo com a Instrução Normativa 01 e Resolução nº 2509 Projeto Além das Palavras que atendia os componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática foi transformado em Programa Além das Palavras.

A Resolução/SED nº 3.293, de 22/06/2017 implantou o Curso Normal Médio – Habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental, o curso se manteve até 2018.

A escola vem se destacando no IDEB desde 2013 até os dias atuais, vem melhorando as proficiências essenciais no processo de ensino aprendizagem, com destaque para os anos iniciais que atingiu uma das melhores médias nacionais, sendo 6.8 e no último IDEB de 2021, manteve-se com a média, mesmo em anos de pandemia, o que mostra a responsabilidade e compromisso mantido em sua missão.

Diretores e referência

 

As gestões da escola sempre pautaram a qualidade do ensino como prioridade e entre todos os gestores a missão vem sendo cumprida com excelência, os diretores que passaram pela escola são João Margoso, Almir Paiva Lafiti, Ana Alves de Moraes, Vilaí Dias Oliveira, Nilza Silva Lemos, Irene Nunes Machado, Rosa, Nelson Silva Soares, Wilse, Ivonete Correa Gomes Carvalho, José Bernardino Bruno, Semi Faustino Alves, Vair Eduardo da Silva, Edmundo Barbosa da Costa e desde 2018 Leiliane Martins Urzedo Barbosa.

Além de todas as conquistas e tradição a EE Santos Dumont é referência em educação em nosso município, atingindo e sendo destaque em aprovações em vestibulares, avaliações internas e externas. A escola tem o papel fundamental em formar cidadãos éticos, comprometidos com os problemas da sociedade e busca incentivar a pratica de esportes, a busca de uma vida saudável e socialmente alegres, através de eventos tradicionais como a Festa Junina, Festa das Nações, feiras culturais e de ciências entre outros.

EE José Ferreira da Costa

A diretora Liliane Carrijo Gomes de Menezes e diretor adjunto Weiller Resende Carrijo recepcionaram o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher e secretário adjunto Edio Castro, para  o descerramento da placa inaugural da reforma da Escola Estadual José Ferreira da Costa.

A escola conta com 1060 estudantes matriculados em 32 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todas trabalhando em período parcial, além disto, atendemos programa de correção de fluxo, são duas turmas de AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e 2 turmas de EJA – Conectando Saber (Educação de Jovens e Adultos), por fim, ainda trabalha com oferta de 2 turmas de Normal Médio.

“A reforma é um sonho antigo da comunidade e com certeza veio em um momento importante para que nossos estudantes tenham condições físicas e pedagógicas de desenvolverem habilidades para se relacionarem consigo mesmos e com os demais, tendo autonomia e competências para lidarem com novos desafios que virão. Desejo que os estudantes tomem posse da escola, cuidem desse espaço e aproveitem ao máximo cada instante que por aqui estiverem, afinal toda ação escolar, é planejada para que eles tenham condições de alcançar seus sonhos e objetivo”, ”, menciona gestora Liliane.

“São dias como este que nos fazem tão alegres , enaltecendo a educação, desporto e cultura de nosso Estado de MS, com entrega de mais de R$11 milhões em investimentos nas duas escolas da REE de Costa Rica, uma satisfação poder estar em um municipio progressista e muito bem administrado pelo Delegado Cleverton, parabenizar a diretora liliane e toda equipe escolar pela brilhante gestão na unidade escolar. O governo de MS há 08 anos faz gestão municipalista, tínhamos escolas que há mais de 50 anos não tinha passado por um procedimento, tão pouco uma pintura, hoje temos o orgulho de dizer que estamos chegando na totalidade, o governador Eduardo Riedel já nos incumbiu de terminar, seja com reforma, ampliação ou reparos, todas as unidades escolares de Mato Grosso do Sul”, mencionou secretário adjunto de Estado de Educação Edio Castro.

Investimentos

Foram investidos o montante de R$ 3.799.702,32, sendo que R$ 196.586,12 em equipamentos e R$ 3.603.116,20 no prédio, com serviços de reforma geral da unidade escolar com acessibilidade, contemplando adequação da edificação às normas vigente de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária.

Os serviços de intervenção incluem impermeabilização, substituição de cobertura, revestimentos de pisos, paredes e forros, esquadrias, pintura geral interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha, adequação de calçadas internas e externas, serviços hidro sanitários, urbanização, reforma da quadra e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.

Com relação aos equipamentos foram adquiridos dispenser, mesa para diretor e adjunto, conjuntos escolares, micro computadores, tabletes, Chromebook’s, laboratório, dentre outros.

Histórico

A unidade escolar teve seu nome deferido em homenagem a José Ferreira da Costa, com a denominação na unidade, por seu desempenho, e por ter enfrentado com grande êxito o curso da vida, foi pioneiro e fundador de Costa Rica.

A escola iniciou suas atividades em março de 1977, com apenas seis salas de aula, na época atendendo aproximadamente 347 (trezentos e quarenta e sete) alunos, da zona urbana e rural. Os mesmos eram matriculados de 1ª a 4ª séries e, por contar com profissionais que desempenharam um trabalho voltado para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo, comprometidos com o futuro dos alunos, a mesma foi ganhando protagonismo na sociedade, sendo necessária sua ampliação.

Em agosto de 1989, foi implantada na escola a Coordenação Pedagógica. No ano de 1991, através do Decreto nº 5.868, de 17 de abril de 1991, a democracia finalmente chega na Escola com a implantação do Colegiado Escolar e Eleição direta para Diretor. A comunidade teve a oportunidade de escolher pela primeira vez na sua história o Diretor, sendo eleito, através do voto direto e secreto.

No ano de 2005, com o objetivo de utilizar as tecnologias educacionais no processo pedagógico para a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem, foi publicada a Resolução/SED nº 1.842, de 08 de abril de 2005, que dispõe sobre a criação das Salas de Tecnologias Educacionais – STE nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino.

Em 04 de janeiro de 2012 de acordo com a Instrução Normativa 01 e Resolução nº 2509 o Projeto Além das Palavras que atendia os Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática foi transformado em Programa Além das Palavras, o programa passa a dispor de Coordenação  de Área para os Componentes Curriculares/ Disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O Programa “Além das Palavras” deixou de fazer parte da rotina da escola no ano de 2015, os coordenadores de área também deixaram de existir nesse mesmo ano.

Em 03 de fevereiro de 2020, conforme disposto na Matriz Curricular, passam a compor o currículo os componentes curriculares Pesquisa e Autoria e Projeto de Vida.

No ano de 2022 para atender às necessidades de potencializar ações de educação científica e tecnológica, por meio de atividades inovadoras implanta-se na escola o Projeto Pedagógico Práticas Inovadoras, por meio da RESOLUÇÃO/SED Nº 4.031, de 05 de maio de 2022.

PPP

A escola traz em seu Projeto Político Pedagógico o desenvolvimento intelectual, social, físico e moral de seus educandos, tem como intuito assegurar um ensino público de qualidade, a escola juntamente com o apoio da Comunidade Escolar.

Tem como missão o fortalecimento da cidadania; buscando oferecer um ambiente de aprendizagem e uma prática pedagógica, que favoreça o desenvolvimento de competências em que o estudante tenha a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar consigo mesmo e os outros, compreendendo e gerindo suas emoções, estabelecendo e atingindo objetivos, tomando decisões autônomas / responsáveis, e enfrentando situações novas de maneira construtiva e criativa.

Denominações

Desde sua criação até o momento a Unidade Escolar teve várias denominações: 1977 a 1988 – Escola Estadual de 1º Grau “José Ferreira da Costa”; 1989 – Escola Estadual de Pré-Escolar e 1º Grau “José Ferreira da Costa”; 1990 a 1997 – Escola Estadual de Pré-Escolar, 1º e 2º Grau “José Ferreira da Costa”; A partir de 1998, passou a ter a seguinte denominação Escola Estadual José Ferreira da Costa.

Hoje a Escola Estadual José Ferreira da Costa, é a maior unidade escolar do município de Costa Rica e conta com mais de 1000 alunos matriculados, doze salas de aula, área administrativa, recreio coberto, biblioteca, cozinha, sala de tecnologias educacionais, quadra poliesportiva coberta, além de uma equipe preparada, que faz a diferença e confia no sucesso dos seus estudantes. Trazendo em seu histórico uma lista de conquistas, reflexo de um trabalho de envolvimento de toda a comunidade escolar e preserva a sua história antes mesmo do Ato de sua criação.

Direção

Construindo história, não esquecemos jamais e agradecemos aos diretores, diretores adjuntos e secretários, que se eternizaram em todo o contexto essencial desta escola.

 

Fazem parte da história dessa escola os diretores: Ivonete Correa Gomes Carvalho, Evair Gomes de Oliveira, Dalva Donizete Martins Barbosa, Florinda Maria Soares Oliveira, Helena Otoni Camargo Braun, Antonio Barbosa da Costa, Maria de Fátima Martins Gomes Maia.

Diretores adjuntos: Carmen Silvia Paulino Matheus, Márcia Aparecida de Souza Oliveira, Maria de Fátima Martins Gomes Maia, André da Silva. Secretários Escolares: Rosa Maria Faria, Vinicia Nascimento da Silva, Noelia Medereiros Brun, Adelmo Mariano de Brito, Gleice Marta Correa Barbosa, Edileusa Lopes Martins, Liliane Carrijo Gomes de Menezes, Valdete Aparecida Pereira de Araujo Baches.

Hoje os servidores que encontram-se a frente dos trabalhos educacionais são eles: secretária escolar Anne Leal Rodrigues Gonçalves; coordenadora de Práticas Inovadoras Gleice Rodrigues Miranda Silva; coordenadoras Edriângela Queiroz Celestrino Oliva, Marcela Maioli Baduy, Nereide Soares Santos, Tamara Esteves Vasquez, Winnie Reiller da Silva.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral

Publicado

on

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou diretrizes do ensino integral na educação básica e definiu prazo até 31 de outubro para que cada rede atualize suas normas. 

medida está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

Pelo novo texto, estados, municípios e o Distrito Federal deverão revisar e atualizar todos os atos normativos que regulamentam a educação integral, como resoluções, portarias, diretrizes curriculares, regimentos escolares e projetos pedagógicos.

Esses atos deverão passar pelos respectivos conselhos de educação e seguir orientações do Ministério da Educação.

Agência Brasil

Continue Lendo

Educação

Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola

Publicado

on

© Rosângela Cardoso/Arquivo pessoal

Na festa junina da escola na última semana, Lúcio, de 4 anos, se divertia, mas, em um momento seguinte, passou a reclamar do barulho da música. Por isso, resolveu não ficar mais no meio da roda. 

“As professoras respeitaram. Ficaram ao lado e seguraram a mão dele. Depois, ele voltou e continuou. Eu achei tão bonito”, diz a mãe, a esteticista Rosângela Cardoso, de 50 anos. Lúcio tem diagnóstico de transtorno do espectro autista. Ele frequenta o jardim de infância de uma escola pública no Distrito Federal.

O menino tem esse diagnóstico assim como o irmão dele, João, de 11 anos.  Ambos gostam muito de ir para a escola. Rosângela entende que a cena na festa junina simboliza o que ela quer no ambiente escolar para os meninos: respeito e inclusão. Esses temas estão no centro das preocupações em dias de visibilidade como hoje (18), Dia do Orgulho Autista.

Legislação

Respeito e inclusão não são favores prestados por uma escola, seja pública ou privada, em qualquer nível educacional. Trata-se de obrigação prevista na legislação brasileira, conforme explica a advogada  Adriana Monteiro, de 50 anos. Ela é especializada na defesa de pessoas com deficiência.

Brasília (DF), 18/06/2026 – Advogada Adriana Monteiro com os filhos. Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola
Foto: Adriana Monteiro/Arquivo pessoal
A advogada Adriana Monteiro, com os filhos, diz que respeito e inclusão são obrigações previstas na legislação – Foto Adriana Monteiro/Arquivo pessoal

Nem sempre essa foi a área de atenção dela. A advogada era especialista na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica. Trocou, há duas décadas, de abnegação por uma missão de vida depois que os dois filhos (ambos hoje adultos, uma de 25 e o outro de 23) foram diagnosticados com autismo.

“Eu descobri o quanto era difícil conseguir qualquer direito para uma pessoa com deficiência. E acabei migrando de área”, recorda. Ficou abismada depois que escolas em Brasília recusaram a matrícula da filha. Sentiu a dor do filho experimentar o bullying no lugar que deveria ser um ambiente de proteção.

Para a advogada, o Brasil tem excelente legislação voltada para a inclusão de pessoas com deficiência.

“Acompanhamos de perto o nascer da Lei Brasileira de Inclusão, publicada em 2015. É robusta, mas ainda há ignorância sobre ela”, afirma.

Além dessa legislação, a Lei Berenice Piana instituiu, na prática, uma política nacional de proteção dos direitos da pessoa com autismo e garantiu direitos ao considerar o transtorno uma “deficiência persistente”.

Direito de exigir

A advogada Adriana Monteiro defende que as famílias precisam saber que têm o direito de exigir que a escola se comporte como uma rede de proteção.

 “As famílias têm o direito de cobrar que a criança tenha materiais, provas e avaliações adaptadas. Tudo precisa ser adaptado à forma de aprendizado que vai trazer maiores frutos pedagógicos”, explica.

Segundo ela, a escola tem a obrigação de fornecer material pedagógico, aulas adaptadas e profissionais, inclusive além do professor, para que as crianças possam contar dentro de sala de aula. “Tanto de mediação ou apoio para alimentação, ir ao banheiro e todo suporte emocional que essa criança precisa ter”. 

Adriana acrescentou que pessoas com autismo podem se desregular dentro de sala de aula e cometem atos que, às vezes, podem ser entendidos como atitudes que precisam ser repreendidas. “Mas há escolas que não fazem o dever de casa de saber como evitar as crises e de como preveni-las”.

Por isso, se torna importante que a unidade de ensino garanta a contratação de profissional que atue de forma individualizada com essa criança. “Todos nós, enquanto sociedade, somos responsáveis, por aquilo que acontece com essa pessoa, que é vulnerável”. Por isso, os custos devem ser divididos pela comunidade escolar. 

Outro direito é que nenhuma escola, pública ou privada, pode negar a matrícula a uma criança com deficiência, inclusive autismo, conforme está previsto no artigo 8º da Lei Brasileira de Inclusão. “A escola também não pode suspender, expulsar ou tomar medidas de não inclusão em razão da deficiência”, afirma a advogada.

Espaços de denúncia

As queixas de eventuais violações podem ser denunciadas em uma delegacia de polícia, na Defensoria Pública ou no Ministério Público. Na história da família dela e de outras pessoas ouvidas pela Agência Brasil, foi comum a ocorrência de, depois que é identificado que o aluno a ser matriculado tem o espectro autista, a vaga “some”.

“A família não é obrigada a dar essa informação para a escola no ato da matrícula. Pode deixar para falar sobre isso depois que o aluno estiver matriculado”.

Também inspirada pela experiência em casa com o Pedro, hoje com 18 anos, a professora de química Joanna de Paoli se transformou em ativista e pesquisadora dos direitos da pessoa com autismo. Ela passou a capacitar professores para promoverem inclusão. “O que eu percebo é como a infraestrutura e a parte material de formação ainda seguem não condizentes com as necessidades com as realidades desses alunos”.

A escola, um espaço público de direito de todos, ainda não traz, segundo ela, as condições de acesso para todos. “Os alunos que já estão na escola regular, ainda não têm as suas necessidades atendidas. Então, falta suporte”. 

Brasília (DF), 18/06/2026 –  Joanna de Paoli e o filho PedroDia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola
Foto: Joanna de Paoli/Arquivo pessoal
Joanna de Paoli, com o filho Pedro, diz que escola ainda não traz condições de acesso para todos – Foto Joanna de Paoli/Arquivo pessoal

Segundo o que ela percebe e pesquisa, um desafio é que muitos alunos não alfabetizados ou com deficiência intelectual estão com dificuldades de serem incluídos nos anos finais da educação básica.

Adriana lembra que há carência de pedagogos alfabetizadores com especificidade nessas particularidades do desenvolvimento. “Como que eu vou incluir numa aula de física, de química, de biologia, um aluno que sequer está alfabetizado?”. Ela lamenta que a maior responsabilidade está nas costas dos professores, mas entende que falta a participação do Estado para formar equipes que realmente consigam atender a essas necessidades. Pior: há falta de continuidade nos trabalhos nas unidades públicas com a contratação de mais professores temporários e menos concursos, lamenta a professora Joanna de Paoli.

Depois da decepção

A administradora Patrícia Bonetti tem duas filhas com autismo (uma de 20 e outra de oito anos) e experimentou a decepção de ouvir da direção de uma escola privada em Brasília que a mais nova estava convidada a se retirar da unidade. “Ela falou que um colégio maior seria melhor para a Bianca a fim de poder correr mais. Eu já tinha feito a matrícula e comprado material escolar”.

Ela também experimentou negativas. A mais velha chegou ao ensino superior e cursa relações internacionais. Segundo apontam as pesquisadoras no tema, as faculdades também devem prover os recursos de inclusão, como são obrigadas as escolas em qualquer nível. “A faculdade dela é um lugar muito acolhedor e ela está adorando”.

Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Educação

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

Publicado

on

© Jose Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (17), a ampliação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até a segunda-feira (22). Antes do anúncio oficial, a data final de pagamento seria nesta quarta-feira.

A retificação do edital do Enem já está publicada no Diário Oficial da União.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Meios de pagamento

O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito pelos candidatos não isentos em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

Somente a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não isentos no exame nacional.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

edital público  do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem

No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento.

·  alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;

·  alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;

·  estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).

·  pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

·  participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026

· novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;

· resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;

· recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;

· resultado do recurso: 10 de julho;

· aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67