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Educação

Com educação de referência para o Brasil, Mato Grosso do Sul recebe visita técnica do FNDE

O trabalho desenvolvido na educação no Estado também foi reconhecido pelo FNDE.

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Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do Brasil a receber visita técnica do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), voltada a atender demandas específicas da área, junto ao Estado e aos municípios.

Na abertura da ação de trabalho nesta segunda-feira (25), o governador, Eduardo Riedel, reconheceu a atuação conjunta do Governo do Estado em todos os municípios e também falou das prioridades da gestão.

“No Mato Grosso do Sul foi estabelecida uma linha de trabalho e uma prioridade desde que assumi o Governo, demos sequência em um investimento maciço, fonte recurso próprio, em readequação de todas as nossas 348 escolas da Rede Estadual de Ensino. E não é uma pintura, é realmente colocar em outro patamar de ambiente para receber profissionais da educação e alunos, principalmente”, disse Riedel.

O trabalho desenvolvido na educação no Estado também foi reconhecido pelo FNDE. “A gente aprende, na verdade, com vocês (Mato Grosso do Sul), que são referência em muitas políticas educacionais”, disse Anderson Wilson Sampaio Santos, diretor de Ações Educacionais do FNDE.

Como parte das ações estruturantes da educação, o Mato Grosso do Sul realiza investimentos em todos os municípios do Estado, com reformas e ampliações de prédios escolares que proporcionam a melhoria do ambiente, além de garantir merenda de qualidade para os alunos e a melhor remuneração dos profissionais da educação no País.

 

Com 25 mil servidores da educação – entre administrativos e docentes –, o Estado tem 17 mil professores, os profissionais efetivos recebem o maior salário – na educação básica – do Brasil por 40h semanais de trabalho, com mais de R$ 11 mil (R$ 11.935,46).

“Cada um dos municípios sabe o que estamos falando. No ano passado foram mais de R$ 300 milhões em investimentos e este ano serão mais de R$ 250 milhões, em recursos próprios. Esta lógica está em diferentes frentes, primeiro a estruturação física, e em paralelo a isso o avanço para a rede de ensino em tempo integral, outro grande desafio”, afirmou Riedel.

Investimentos e qualidade da educação

Mato Grosso do Sul tem 349 unidades escolares, com 184 mil estudantes atendidos. São 210 escolas que ofertam – em todos os municípios do Estado – ensino em tempo integral (60,1% de escolas da REE) para 39 mil estudantes.

A Rede Estadual de Ensino também trabalha com 68 modalidades de cursos da educação profissional. As ofertas foram criadas com o objetivo de atender as demandas de acordo com a realidade de cada região. Atualmente os cursos estão presentes em 76 municípios e atendem mais de 18 mil estudantes matriculados.

Além do trabalho dentro da própria rede foi firmada a parceria com entidades como Senai para levar a oferta para o maior número possível de jovens como o Voucher Desenvolvedor 2024 que reservou 400 vagas, das 540 oferecidas, para estudantes da Rede Estadual de Ensino do 2º e 3º ano do ensino médio.

“Temos hoje 62% da rede integral é um dos estados brasileiros com as maiores redes de tempo integral e isso bancado com orçamento do Estado. Temos programas em regime de colaboração com o MS Alfabetiza tem muita coisa nova para chegar também. Trabalhando junto a gente chega mais longe, consegue entregar educação de qualidade para cada um que depende das nossas escolas e só tem ali caminho de futuro mais equilibrado”, pontuou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Trabalho

A comitiva do FNDE vai realizar atendimentos individualizados a cada município do Estado, referente a pautas destinadas aos secretários municipais de Educação e prefeitos de Mato Grosso do Sul.

O objetivo da visita técnica é promover a interação e a articulação institucional entre os governos federal, estadual e municipal de modo, para estabelecer a cooperação das ações entre os entes federados, assim como construir um canal permanente de proximidade e de informação dos programas e iniciativas vinculados à Diretoria de Ações Educacionais (DIRAE/FNDE).

O FNDE é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil, e tem como principal função gerir recursos financeiros destinados à educação básica no país. O Fundo é responsável por programas de alimentação escolar (PNAE), livro didático (PNLD), o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), entre outros. O FNDE atua na distribuição de recursos, no acompanhamento e na avaliação da aplicação dos mesmos, buscando garantir o acesso à educação e melhorias na qualidade do ensino no Brasil.

A abertura da visita técnica contou ainda com a presença do secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), além da equipe do Governo do Estado, deputados federais, estaduais, prefeitos e secretários de educação dos municípios.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação

 O prêmio está em sua segunda edição e é uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.

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A professora Daniele Andressa Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, localizada em Naviraí, foi a vencedora da etapa nacional, da categoria Ensino Médio, do Prêmio Educador Transformador, que ocorreu nesta quarta-feira (24) em São Paulo, com o projeto “Tony Bank – Ferramenta de educação financeira aliada à construção de competências e valores socioemocionais”.

O prêmio está em sua segunda edição e é uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, participou da cerimônia de premiação e ressaltou a importância do prêmio e o reconhecimento dos professores, que reflete diretamente no empenho dos alunos.

“O prêmio recebido pela professora Daniele é um reflexo da educação, do trabalho, do empenho dos nossos professores, para que a educação realmente faça a diferença na vida de cada um dos nossos estudantes. Ficamos muito felizes e orgulhosos pelo desempenho, mas não é surpresa que a Daniele tenha recebido o prêmio, uma vez que sabemos da dedicação da professora”, afirma Hélio.

Professora venceu Prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Médio

O secretário também destaca que a SED (Secretaria de Estado de Educação) busca sempre valorizar iniciativas como essa e que esse reconhecimento é uma inspiração para os professores da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul).

“Esse é um reconhecimento do trabalho e a gente espera que ele sirva de inspiração para que outros professores, outras escolas busquem não só aprimorar, mas como também mostrar para a sociedade o quanto eles produzem e entregam para cada um dos nossos estudantes, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino das escolas da REE”, ressalta o secretário.

A professora vencedora da etapa nacional, afirma que a premiação é a coroação de um trabalho de dedicação ao projeto e garante que o prêmio não é apenas dela, mas sim do Mato Grosso do Sul.

“Ganhar este prêmio é muito representativo, é a coroação de um projeto que caminha para seu terceiro ano de dedicação. Educar por projetos, na minha concepção, é a melhor maneira de consolidar uma aprendizagem significativa para os nossos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho. Esse prêmio é meu, é da professora Érica Rodrigues, coautora do projeto, de todos professores que colaboram e acreditam, dos nossos apoiadores, da escola Antônio Fernandes, dos nossos estudantes, do Estado do MS”, finaliza Daniele

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande realiza mais um Open de Bocha fortalecendo a inclusão no esporte

O evento foi realizado pela Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Shopping Bosque dos Ipês.

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O 4º Open de Bocha recebeu nessa terça-feira (23), a participação de 30 atletas de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul. O objetivo do evento é estimular a prática desportiva e recreativa da modalidade de bocha paralímpica entre os alunos com paralisia cerebral e outras deficiências. O evento foi realizado pela Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Shopping Bosque dos Ipês.

O chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wilson Lands, destacou a importância das parcerias na promoção da inclusão dentro do esporte. “No espaço do Bosque dos Ipês é oferecida uma área abrangente, um espaço climatizado, confortável para que os praticantes da modalidade tenham uma melhor performance. As parcerias entre a iniciativa pública e privada são fundamentais para fomentar o esporte paralímpico, que dentro da Reme é um orgulho para a comunidade.”

Árbitro de Bocha desde 1997, Wagner Mello explica que dentro da competição existem quatro categorias: BC1, BC2, BC3 e BC4, que definem o grau da deficiência do atleta. Para poder ter um pouco de igualdade dentro da competição entre eles.

“O BC1 é o atleta que precisa ter um auxiliar dentro de quadro. Que auxilia ele. Ele tem todos os movimentos. Os membros dele são um pouco mais comprometidos. O BC2 é um atleta que consegue ter uma manipulação melhor. Como movimentar a sua cadeira, virar a cadeira. Ele não precisa de apoio. O BC3 são pessoas que têm lesões mais altas, ele precisa de uma calha, uma rampa de acesso para poder soltar as bolinhas e esse atleta precisa de um auxiliar, que é o Calheiros, que vai ter que ficar virado de costa para o jogo e a orientação do atleta vai arremessar as bolinhas, então ele usa uma calha onde as bolinhas rolam nela e acontece o jogo. O BC4 são pessoas com distrofias musculares”, explica o árbitro.

Atletas

Géssica Patrícia dos Reis Rodrigues é mãe de Kawandry, atleta de bocha desde os 9 anos. Hoje, com 18 anos, ele não desistiu do esporte. “Ele sonha com a Seleção Brasileira. Me encantei pela bocha e desde que começou a estudar na Escola Municipal Irene Szukala o Kawandry passou a praticar a modalidade.”

Kawandry ficou em terceiro lugar na Copa Brasil de Jovens, que aconteceu neste mês de abril. No ano passado, ele também conquistou o terceiro lugar no mesmo campeonato. “São vários títulos, a bocha dá a oportunidade deles participarem do esporte. Não é porque eles são cadeirantes, que são deficientes, que eles não podem estar inserido no esporte”, pontua Géssica.

Higor Rodrigues tem 25 anos e há 14 pratica a bocha. Ele foi aluno da Escola Municipal Elpídio Reis, onde tudo começou. “Faz 14 anos que eu pratico a modalidade e já participei de campeonatos escolares, regionais e brasileiros. Já fui da seleção brasileira juvenil e fui ex-condutor da Tocha Olímpica”.

A mãe de Higor, Egnônia Rodrigues, é a calheira dele. “Eu participo de todas, mas o primeiro ano o treinador dele foi o calheiro. A inclusão é super importante porque mostra que o esporte não é só para quem não é cadeirante”.

A treinadora Marli Caçoli é técnica de Higor. Ela explica como funciona. “Sou cedida para esse trabalho dentro do Polo UFMS. É uma parceria que envolve o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e o projeto Incluir pelo Esporte, da UFMS. Nós somos de uma ONG, uma associação não-governamental, uma associação driblando as diferenças, e a gente só consegue desenvolver esse trabalho por conta dessas ramificações, dessas parcerias”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Valores serão pagos a quem manteve frequência de 80% nas aulas

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Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à permanência e conclusão do ensino médio, começam a receber a segunda parcela de R$ 200 reais nesta quinta-feira (25). Os depósitos acontecerão até o dia 3 de maio, conforme a data de nascimento dos beneficiários.

A primeira parcela, paga no final de março e início de abril, foi referente ao incentivo pela matrícula. Desta vez, os valores serão creditados nas contas dos estudantes que mantiveram a frequência média de 80% nos três meses letivos, conforme controle feito pelas redes de ensino.

Arte pagamento pé-de-meia abril/maio

De acordo com o Ministério da Educação, 2,5 milhões de estudantes do ensino médio terão o direito de receber o incentivo, já que não haverá interrupção do programa nos casos em que o envio da frequência não foi adequado. Uma portaria publicada na última segunda-feira (22) ajustou os prazos para melhorar o envio das informações pelas redes de ensino, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP).

Ampliação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também anunciou a ampliação do programa com a inclusão dos estudantes que integram famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Com o novo recorte, passarão a receber o incentivo mais 1,2 milhão de estudantes do ensino médio. Somados aos participantes do programa Bolsa Família já contemplados, o programa alcançará 3,7 milhões de jovens.

Caso cumpram as exigências de permanência e frequência no ensino médio, esses estudantes receberão pagamentos anuais de R$ 3 mil e que podem somar em três anos R$ 9,2 mil em incentivos, já que a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garante um último aporte de R$ 200.

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

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