fbpx
Connect with us

Educação e Tecnologia

Com 7 mil vagas em MS, ProUni abre inscrições nesta segunda

Estado contará com 6.326 vagas integrais em mais de 15 instituições

Publicado

on

Ministério da Educação abre, nesta segunda-feira (29), o período de inscrições no ProUni 2024 (Programa Universidade para Todos). Em 2024, mais de 15 instituições oferecem 7.175 bolsas de estudo em todo o Mato Grosso do Sul.

Conforme dados do ministério, o estado ocupa a 11ª posição no levantamento nacional de vagas disponibilizadas. Ao todo, são sendo 6.326 integrais (com custo zero ao estudante) e 849 parciais (com mensalidades reduzidas).

Para participar, os candidatos devem atender a requisitos como ter participado do Enem 2022 ou 2023, obtendo nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas e não ter participado como treineiro.

O critério de inscrição varia conforme a renda familiar mensal por pessoa: candidatos com renda de até 1,5 salário mínimo podem concorrer à bolsa de 100%, enquanto aqueles com renda de até três salários mínimos podem disputar a bolsa de 50%.

O processo de inscrição requer cadastro no login único do governo federal e a criação de uma conta no gov.br. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas, com a primeira prevista para 6 de fevereiro e a segunda para 27 do mesmo mês.

(Fonte: Campo Grande News. Foto: Reprodução)

Educação e Tecnologia

IFMS abre inscrições para vagas remanescentes na graduação

Seleção contempla 110 vagas no campus de Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas

Publicado

on

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou, nesta quinta-feira (11), o edital que oferta 110 vagas remanescentes em cursos de graduação. As oportunidades, válidas para o segundo semestre, contemplam os municípios de Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas.

Ao todo, são 14 vagas para engenharia civil, 30 para rede de computadores, 32 para sistemas para internet, 3 de análise e desenvolvimento de sistemas, 19 de automação industrial, 7 de engenharia de controle e automação e 5 de engenharia de computação.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada entre 15 de abril e 6 de maio, exclusivamente pela internet. É obrigatório que seja realizada no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do próprio candidato, para que a consulta da nota seja possível.

De acordo com as regras, pode se inscrever quem realizou uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 2014 e 2023, com nota acima de zero na redação. O preenchimento das vagas só poderá ser realizado por candidatos classificados e convocados que possuam certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, candidatos com deficiência, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A seleção dos candidatos será efetuada, exclusivamente, com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota de cada um dos cursos ofertados pelo IFMS estão dispostos no edital.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação e Tecnologia

Cursinho pré-vestibular da UFMS encerra inscrições nesta quarta

Interessados tem até 10 de abril para efetuar inscrição no projeto de extensão

Publicado

on

Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para inscrição de estudantes do ensino médio no curso preparatório oferecido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Essencial para o ingresso no ensino superior, a instituição disponibiliza 700 vagas para aulas que ocorrerão no período noturno.

As vagas são disponíveis para aqueles que queiram se preparar para o Vestibular, Programa de Avaliação Seriada Seletiva UFMS ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A taxa de matrícula é de R$ 400, sem cobrança de mensalidades.

O valor serve para auxiliar no custeio da elaboração das aulas e pagamento dos bolsistas ao longo do ano. Do total de vagas, 20% são destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único).

Neste ano, todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os alunos dos campus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Paranaíba, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas também terão aulas de revisão nas áreas de Linguagens e Matemática aos sábados pela manhã, das 8h às 10h.

“O grande diferencial do Cursinho é a qualidade e o acesso a todas as aulas que são gravadas. Então, o aluno que perder alguma aula em específico pode acessar a qualquer momento e rever esse conteúdo quantas vezes quiser”, disse Edivaldo Araújo, coordenador do curso.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação e Tecnologia

Divulgado resultado da lista de espera do ProUni 2024

Aprovados terão até 4 de abrir para efetuar matrículas nas instituições

Publicado

on

MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta sexta-feira (22), o resultado da lista de espera referente ao ProUni (Programa Universidade para Todos) de 2024. A relação já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que pode ser acessada por meio deste link.

Os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Prouni deverão, entre 23 de março e 4 de abril, comparecer às instituições para as quais foram pré-aprovados, a fim de comprovarem as informações prestadas em sua inscrição. Além disso, devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições.

Segundo o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni registrou a inscrição de 716.759 pessoas. Nesta edição, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Conforme noticiado anteriormente, Mato Grosso do Sul contará com 7.175 bolsas, sendo 6.326 integrais e 849 parciais. O estado ocupa a 11ª posição no ranking nacional de vagas disponibilizadas.

O programa foi criado em 2004 com o objetivo de oferecer bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas. A seleção é realizada duas vezes ao ano, sendo destinada a estudantes sem diploma de nível superior.

Os critérios considerados para a seleção incluem a renda familiar bruta mensal por pessoa, a origem do ensino médio e a condição de pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

(Fonte: Campo Grande News. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67