fbpx
Connect with us

Cidades

Com 243 mil habitantes, Dourados tem umas das maiores taxas de crescimento do país

Primeiros dados divulgados pelo IBGE mostram um aumento populacional de 24% em 12 anos

Publicado

on

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os primeiros dados oficiais referentes ao Censo 2022. A população de Dourados teve um aumento de 47.333 habitantes desde a última coleta, feita em 2010, um crescimento de pouco mais de 24% neste período de 12 anos ou de 1,84% anual, uma das maiores taxas de crescimento do país. A população de 243.368 apontada nos dados desta quarta-feira (28), porém, é menor que a prévia divulgada em dezembro do ano passado, que apontava uma estimativa de 261.019 habitantes.

Os dados do Censo 2022 mostram que o crescimento populacional de Dourados segue constante a cada dez anos. Em 1970, a população do município era de pouco mais de 79 mil habitantes, pulando para 106.500 em 1980, quase 136 mil dez anos depois e 165 mil na virada do século. Atualmente, considerando a área do município de 4.062 km², a densidade demográfica de Dourados é de 59,91 hab/km².

Com os dados atualizados, a Prefeitura de Dourados pode planejar melhor suas políticas públicas. Segundo o assessor especial Everson Leite Cordeiro, o desenvolvimento de políticas públicas passa a ser mais efetiva. “Agora temos um dado real. Até esse momento, Dourados constava com os números de 2010, uma cidade com 196 mil habitantes. Agora, os governos Federal e Estadual precisam mandar recursos considerando esse número atual de habitantes, uma diferença de quase 50 mil pessoas”, explica.

Dados históricos mostram crescimento populacional constante em Dourados (Reprodução: IBGE)

Mais uma cidade

Segundo o Censo, Dourados teve uma taxa de crescimento anual em relação ao último levantamento de 1,84%, ou seja, a taxa geométrica de crescimento de sua população residente é de quase o dobro se comparado a do Estado de Mato Grosso do Sul, que é de 0,99% ao ano, e está entre as 20 maiores do país.

Para o prefeito Alan Guedes, o aumento demográfico mostra também a importância de Dourados na região Centro-Oeste. O município foi classificado entre os dez mais bem colocados da região no ranking elaborado pelo Programa Cidades Sustentáveis, através do IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil).

“Para se ter uma ideia, essa diferença no número de habitantes entre 2010 e 2022 é maior que quase todas as cidades de Mato Grosso do Sul. Ou seja, Dourados cresceu uma cidade média do Estado. Assim, podemos buscar mais investimentos para saúde, educação e infraestrutura, proporcionalmente a esse aumento populacional e assim aprimorar o planejamento da cidade e o desenvolvimento das políticas públicas”, afirma.

Diante do contexto apresentado e com as demais informações resultantes do recenseamento que ainda serão divulgadas, tais como o nível de escolaridade de crianças e jovens, condições de emprego e renda da população a Prefeitura de Dourados terá informações necessárias para aprimoramento de ações nas áreas de educação, saúde, segurança, assistência, habitação e geração de renda e para os investimentos necessários na infraestrutura do município.

Eleições

Segundo números do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desses mais de 261 mil habitantes de Dourados, 169.575 são eleitores, divididos em 84 locais de votação e 570 seções eleitorais.

Esse é o motivo do município não ter ainda eleições em dois turnos para prefeito, como explica o analista judiciário Israel Lins, chefe de cartório na 18ª Zona Eleitoral de Dourados. “Segundo a Constituição Federal, para se ter um segundo turno na eleição para o Poder Executivo a regra para se ter o segundo turno, é preciso que o município tenha mais que 200 mil eleitores ou mais. Até essa data, Dourados tem quase 170 mil eleitores e, por isso, as eleições são definidas em turno único”, completa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Itaporã adquire três novos ônibus para atender educação

“Os novos veículos chegam para reforçar a frota da gerência de educação, adquiridos com recursos próprios do município.”

Publicado

on

Acabam de chegar e estão expostos no calçadão, três novos ônibus que chegam para servir o transporte estudantil do município.
Estes veículos   foram adquiridos com recursos próprios do município.
Em Itaporã a frota de ônibus escolar, ganha periodicamente uma ampla manutenção, sobretudo, para deixa-la em totais condições dentro do que é estabelecido por lei. Com isso é garantida a segurança dos alunos e seus condutores.

Atendendo a REME, os ônibus do transporte escolar percorrem em média aproximadamente 1500 quilômetros por dia dentro do perímetro urbano e rural, beneficiando centenas de alunos que necessitam dos veículos para chegarem até as escolas durante os períodos de aula.

O prefeito Marcos Pacco comemora mais esta ação em prol do bem estar da comunidade estudantil, e apresenta os novos ônibus para atender a demanda de transporte com mais eficiência.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Empresários de Dourados recebem evento com tendências mundiais do setor do varejo

O evento será realizado no Senac Dourados.

Publicado

on

Empresários de Dourados e região recebem no dia 23 de maio o evento “GPS de Mercado 2024: cenários e tendências para o seu negócio”, com dicas sobre as principais tendências do varejo em 2024. O evento é realizado pelo Sistema Comércio MS, por meio da Fecomércio-MS e do Senac MS, em parceria com o Sindicom Dourados, e conta ainda com apoio do Sindha MS, Coded, Celeiro do MS, Associação Comercial de Dourados e CDL Dourados. A programação tem início às 8h e segue até 12h, com palestras, roda de conversa e networking. O evento será realizado no Senac Dourados.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, explica que o evento tem o objetivo de aproximar ainda mais os empresários da região de Dourados do Sistema Comércio, oportunizando a ampliação do conhecimento sobre as tendências do varejo e melhorando seus negócios. “Uma excelente oportunidade aos empresários da região que, com certeza, vai agregar conhecimentos essenciais para que eles possam avaliar e melhorar os seus negócios, com referência do que está sendo discutido no mundo todo e as principais tendências que chegam ao mercado”, diz.

O GPS vai apresentar os insights da NRF 2024, mostrando novos caminhos para os empresários, com palestras de Dijan de Barros e Rachel Torok. Eles irão abordar o tema do varejo e as tendências do segmento vistas na NRF Retail’s Big Show, realizada no mês de janeiro, em Nova York (EUA), apresentando os insights e cases da feira aplicados ao mercado brasileiro. Eles integraram o grupo do Sistema Comércio de MS durante a Missão Técnica – NRF 2024, visitando empresas de referência e participando das palestras com grandes nomes do setor.

Os palestrantes – Dijan de Barros é empreendedor, especialista em Gestão de Negócios, Marketing Estratégico, Negociação & Vendas. Atualmente é diretor regional da construtora Saraiva de Rezende, fundador do projeto Café com Negócios, apresentador do programa Visão de Negócios na Morena FM, e co-fundador do APP Workout365.

Raquel Torok é proprietária da Nicos & Nicas, loja infanto juvenil com 8 anos de existência, localizada em Campo Grande. A empresa cresceu expressivamente nos últimos anos graças ao forte engajamento nas redes sociais, relacionamento com clientes, atendimento on-line com delivery e envios para todo o Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e estudou Ciências Econômicas na UFF/RJ. Identificou no varejo uma forte vocação para o empreendedorismo e começou seu negócio com uma loja colaborativa, composta por mães empreendedoras.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, explica que a instituição tem uma função importante no desenvolvimento empresarial, ajudando executivos e suas empresas, além do desenvolvimento profissional do cidadão. “O GPS de Mercado tem esse objetivo, de levar informação e troca de conhecimento aos empresários, e nesse mês em especial aos empresários da região de Dourados, com um tema tão relevante apresentando as tendências mundiais da maior feira do varejo, em que pudemos participar levando alguns empresários de MS para vivenciar isso de perto”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

O valor para participação é de R$ 50,00 e as inscrições são feitas pelo pelo Sympla, no link: http://bit.ly/GPSDourados.

Mais informações no site: http://www.ms.senac.br, pelo telefone (67) 3411-2400 ou pelo WhatsApp, no link: https://bit.ly/whatssenac.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

Publicado

on

O prefeito Nelson Cintra e a secretária Rita de Cássia Padilha deram as boas-vindas a Sandra Leone, destacada pesquisadora em saúde pública da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, em um encontro que visa fortalecer as iniciativas de saúde pública na região. Sandra, que também é membro da Coalizão Brasileira pelas Políticas Informadas por Evidências e da EvipNet, rede de evidências gerenciada pelo Ministério da Saúde, trouxe para discussão um projeto inovador intitulado “Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários”, coordenado pelo Professor Jonas da Universidade de Brasília (UnB).

Este projeto, já com financiamento garantido, pretende ser implementado ao longo da Rota Bioceânica e busca integrar a Dra. Sandra Leone na gestão dos recursos destinados. A colaboração do governo municipal e da secretaria de saúde é crucial para o avanço do projeto, que necessita de uma aprovação pelo comitê de ética. Uma vez aprovado, o projeto facilitará a coordenação com líderes comunitários locais para responder rapidamente a eventos de saúde pública, como surtos ou suspeitas de doenças contagiosas.

Prefeito Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67