O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os primeiros dados oficiais referentes ao Censo 2022. A população de Dourados teve um aumento de 47.333 habitantes desde a última coleta, feita em 2010, um crescimento de pouco mais de 24% neste período de 12 anos ou de 1,84% anual, uma das maiores taxas de crescimento do país. A população de 243.368 apontada nos dados desta quarta-feira (28), porém, é menor que a prévia divulgada em dezembro do ano passado, que apontava uma estimativa de 261.019 habitantes.
Os dados do Censo 2022 mostram que o crescimento populacional de Dourados segue constante a cada dez anos. Em 1970, a população do município era de pouco mais de 79 mil habitantes, pulando para 106.500 em 1980, quase 136 mil dez anos depois e 165 mil na virada do século. Atualmente, considerando a área do município de 4.062 km², a densidade demográfica de Dourados é de 59,91 hab/km².
Com os dados atualizados, a Prefeitura de Dourados pode planejar melhor suas políticas públicas. Segundo o assessor especial Everson Leite Cordeiro, o desenvolvimento de políticas públicas passa a ser mais efetiva. “Agora temos um dado real. Até esse momento, Dourados constava com os números de 2010, uma cidade com 196 mil habitantes. Agora, os governos Federal e Estadual precisam mandar recursos considerando esse número atual de habitantes, uma diferença de quase 50 mil pessoas”, explica.
Mais uma cidade
Segundo o Censo, Dourados teve uma taxa de crescimento anual em relação ao último levantamento de 1,84%, ou seja, a taxa geométrica de crescimento de sua população residente é de quase o dobro se comparado a do Estado de Mato Grosso do Sul, que é de 0,99% ao ano, e está entre as 20 maiores do país.
Para o prefeito Alan Guedes, o aumento demográfico mostra também a importância de Dourados na região Centro-Oeste. O município foi classificado entre os dez mais bem colocados da região no ranking elaborado pelo Programa Cidades Sustentáveis, através do IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil).
“Para se ter uma ideia, essa diferença no número de habitantes entre 2010 e 2022 é maior que quase todas as cidades de Mato Grosso do Sul. Ou seja, Dourados cresceu uma cidade média do Estado. Assim, podemos buscar mais investimentos para saúde, educação e infraestrutura, proporcionalmente a esse aumento populacional e assim aprimorar o planejamento da cidade e o desenvolvimento das políticas públicas”, afirma.
Diante do contexto apresentado e com as demais informações resultantes do recenseamento que ainda serão divulgadas, tais como o nível de escolaridade de crianças e jovens, condições de emprego e renda da população a Prefeitura de Dourados terá informações necessárias para aprimoramento de ações nas áreas de educação, saúde, segurança, assistência, habitação e geração de renda e para os investimentos necessários na infraestrutura do município.
Eleições
Segundo números do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desses mais de 261 mil habitantes de Dourados, 169.575 são eleitores, divididos em 84 locais de votação e 570 seções eleitorais.
Esse é o motivo do município não ter ainda eleições em dois turnos para prefeito, como explica o analista judiciário Israel Lins, chefe de cartório na 18ª Zona Eleitoral de Dourados. “Segundo a Constituição Federal, para se ter um segundo turno na eleição para o Poder Executivo a regra para se ter o segundo turno, é preciso que o município tenha mais que 200 mil eleitores ou mais. Até essa data, Dourados tem quase 170 mil eleitores e, por isso, as eleições são definidas em turno único”, completa.
Agetran encerra atividades pedagógicas 2024 da Escola de Trânsito com homenagens a parceiros
Cerimônia realizada na Sede da Agetran homenageou representantes de instituições e parceiros nas atividades do órgão, dentro e fora da Escola Pública de Trânsito
Na manhã desta segunda-feira, 2/12, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), realizou a cerimônia de encerramento do calendário pedagógico da Escola Municipal de Trânsito “José Elias Moreira”.
Inaugurada em maio deste ano, a Escola Pública realizou uma série de treinamentos, cursos e capacitações, para usuários e profissionais do trânsito, bem como atividades educacionais para crianças das escolas de Dourados, tendo como objetivo a promoção da política nacional de trânsito e a execução das ações educativas e cursos destinados ao exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.
“Encerramos hoje as atividades pedagógicas. Como as escolas que a gente trabalhou durante o ano já estão entrando no período de férias, então a gente encerra esse trabalho pedagógico com elas. Encerramos com um quantitativo enorme de crianças atendidas através da Escola Pública de Trânsito, e a gente tem a certeza de que muitas sementes foram plantadas na vida dessas crianças para que a gente tenha um trânsito mais seguro”, conta a diretora-presidente da Agetran, Mariana Souza Neto.
Na ocasião também foram entregues novos equipamentos para auxiliar nas atividades da instituição e homenagens às pessoas parceiras da Agetran, que de forma direta e indireta, atuaram no desenvolvimento das atividades da escola e na promoção de um trânsito mais seguro.
“O trânsito está na vida de todas as pessoas. Essas instituições homenageadas entenderam isso e trabalharam a parte educativa junto com a gente durante todos esses quatro anos. E é uma forma de reconhecimento e gratidão por tudo que eles fizeram”, finaliza Mariana.
Prefeitura prorroga prazo para adesão ao Concilia Dourados
Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 202
Os contribuintes de Dourados têm agora até o dia 19 de dezembro de 2024 para regularizar suas dívidas com condições especiais, graças à prorrogação do prazo do Programa de Consonância Fiscal – PROCONF, conhecido como Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de desconto em juros e multas para pagamentos à vista e 60% de abatimento em parcelamentos, proporcionando uma oportunidade única para quitar pendências fiscais.
“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, destacou o prefeito Alan Guedes.
O atendimento para adesão ao programa está disponível presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, Centro, ou no Poupatempo, na Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa. Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura.
Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. Com essa extensão, os contribuintes têm mais tempo para aproveitar as condições especiais e contribuir para o equilíbrio financeiro do município.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais da educação. Agora, os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita, exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br.
Os três editais lançados abrangem:
Edital nº 130/2024: Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38.
Edital nº 131/2024: Cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Edital nº 132/2024: Professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.
Segundo o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo, o processo valoriza capacitações promovidas pela SEMED e experiências profissionais comprovadas. “Essa é uma forma de reconhecer a participação e qualificação dos profissionais que atendem às necessidades das nossas unidades escolares”, destacou.
O processo seletivo será realizado em etapa única, baseada na análise de títulos e experiência. Não haverá vagas para professores de Artes, Inglês e Apoio Pedagógico Educacional (APE), que serão preenchidas pelo concurso vigente.
A lista de classificados será publicada no Diário Oficial do Município, e as contratações dependerão das demandas da administração pública.
Para mais informações e acesso aos editais, os interessados devem consultar o site oficial da SEMED.