A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), trabalha de forma ininterrupta para levar mais asseio e beleza aos espaços públicos da cidade. Na manhã desta sexta-feira (06), por exemplo, as ações se concentraram no Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, o Viva Mulher, situado na Vila Mary.
O prefeito Marçal Filho ajudou a eliminar a sujeira do local, enquanto a primeira-dama Patrícia Oliveira Leite ajudou a roçar a área externa do prédio. Ele destacou o trabalho em equipe e o direcionamento que tem dado às equipes para que zelem pelo município. “Aqui hoje estamos eu e minha esposa Patrícia, a Semsur, mas também outras pessoas que trabalham comigo com a ‘mão na massa’, todos se ajudando para transformar os espaços públicos e isso tem sido um objetivo do meu trabalho desde o início, para que a população conte com um ambiente limpo e acolhedor”, citou.
A primeira-dama Patrícia Oliveira Leite destacou a satisfação em poder ajudar na transformação dos espaços e disse que a medida ajuda a inspirar outras pessoas e agrega em saúde pública. “Eu gosto de ajudar a cuidar e essa foi a forma que eu encontrei de contribuir. Penso que cada um fazendo o que pode, os locais vão ficando mais agradáveis e as pessoas acabam sentindo mais desejo de adotar isso em seus lares por exemplo, levando mais conforto e prevenindo os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, destacou.
Durante a ação, o prefeito Marçal Filho constatou a existência de alguns buracos na Rua Hyran Pereira de Matos e já determinou o atendimento devido à Secretaria de Obras. “Atenção Secretaria de Obras, peço atendimento aqui e que eliminem esses buracos”, pediu.
O morador Roberto Duran Ribeiro acompanhou as ações no Centro Viva Mulher pela manhã e as determinações do prefeito Marçal Filho para que a rua fique em bom estado. Ele ressaltou que o trabalho da gestão atual está transformando a cidade. “A gente vê que o prefeito está trabalhando e tem feito ação de limpeza, desde o começo; vemos as máquinas nas ruas, trazendo melhorias para o asfalto, os prédios públicos recebendo atenção, vemos vontade de trabalhar”, citou.
A coordenadora do Centro Viva Mulher, Kelly Cristina Wengrat, disse que a gestão tem sido cuidadosa com o prédio e que além das ações de revitalização, também levou pintura e já se propôs a encaminhar outras demandas existentes.
Atualmente o Centro faz o acompanhamento de 45 mulheres e, mantém o atendimento diário para casos encaminhados via outros órgãos, no entanto, atende também de forma “livre”. “Atendemos mulheres que sofrem algum tipo de violência, tanto doméstica quanto de gênero. Pode ser encaminhada por qualquer serviço que ela dê entrada ou ela pode vir espontaneamente aqui, procurar o atendimento”, explica.
O serviço é especializado e o atendimento é sigiloso para ofertar apoio e fortalecimento emocional para essa mulher. O endereço é Rua Hyran Pereira de Matos, 1520 – Vila Mary. O contato para mais informações é: (67) 3424-5268.
Prefeito acompanha trabalho realizado por profissionais especializadas da instituição. Foto: A. FrotaMorador da região elogia trabalho da prefeitura e destaca atenção imediata à demanda da rua. Foto: A. Frota
Prefeitura optou por não renovar serviço de estacionamento pago e busca nova empresa que atenda a contento as necessidades dos usuários- Foto: Arquivo/ Assecom
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) decidiu pelo encerramento do contrato com a empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação LTDA (EXP), que administra o estacionamento rotativo pago na área urbana. O termo de contrato de encerramento de contrato está publicado no Diário Oficial nº 6.561, desta quarta-feira (04).
Com a definição, o Contrato de Concessão n. 001/2016/DL/PMD, Processo de Licitação 500/2015/DL/PMD, encerra-se mediante o decurso do prazo contratado, datado em 02 de fevereiro de 2026. A diretora da Agetran Rosana Fátima Ramos Gonçalves cita que a definição se dá após inúmeras tratativas com a empresa concessionária a fim de buscar uma melhor prestação de serviço, as quais foram inválidas.
Diante disso, a determinação do prefeito Marçal Filho foi de não renovar o contrato e elaborar uma nova licitação para seleção de outra empresa para assumir o serviço, que esteja apta a atender as demandas locais, sobretudo, com respeito aos usuários do estacionamento rotativo. “Diante de reclamações da população com o serviço, em especial por problemas no aplicativo, falta de monitores para atendimento nas ruas e falta de tag para ‘abastecer’, o prefeito Marçal Filho orientou que a Agetran elabore um novo certame e selecione a empresa que irá atender a contento a demanda dos cidadãos douradenses e de toda a população da região que utiliza o serviço”, explicou Rosana Gonçalves.
O sistema da EXP já está sendo desmontado na área central, durante esta semana. A recomendação para a população é que mantenha a organização ao estacionar e siga respeitando as vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência. “Essas vagas regulamentadas pela legislação seguirão passando pela fiscalização da Agência Municipal de Trânsito e os motoristas que estiverem estacionados irregularmente, sem o devido credenciamento, poderão ser multados”, alerta.
A diretora da Agetran, Rosana Fátima Ramos Gonçalves cita que em relação aos usuários que ainda tinham créditos para usar, via aplicativo, haverá uma definição que será divulgada posteriormente para que esses não sejam lesados. “Será definida uma forma para que essas pessoas não percam os valores já adquiridos para uso em estacionamento, o que será posteriormente divulgado pela prefeitura”, destaca.
Com os encaminhamentos para aperfeiçoar o serviço de estacionamento pago em Dourados, a Prefeitura reforça o compromisso de melhorar a mobilidade urbana e garantir que as adequações sejam feitas para a aquisição de um novo sistema, mais eficiente, transparente e alinhado às necessidades dos usuários.
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (3), o ex-presidente do Rioprevidência Deivis Marcon Antunes. A prisão foi feita no âmbito da segunda fase da Operação Barco de Papel, que investiga crimes contra o sistema financeiro envolvendo a gestão de recursos do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro. Outros dois mandados de prisão temporária foram expedidos, mas não foram cumpridos. Segundo a PF, as duas pessoas estão foragidas.
A PF informou que Antunes foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda, de onde será encaminhado à Superintendência da PF no Rio de Janeiro para ser ouvido e, após os procedimentos de polícia judiciária, será introduzido no sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da justiça.
A prisão foi efetuada em Itatiaia (RJ), com o apoio da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos (DEAIN) e da Polícia Rodoviária Federal.
A Operação Barco de Papel apura irregularidades na aquisição de letras financeiras emitidas pelo Banco Master, recentemente liquidado pelo Banco Central. Segundo a PF, entre novembro de 2023 e julho de 2024, a RioPrevidência teria investido aproximadamente R$ 970 milhões na instituição financeira.
As prisões foram determinadas pelo Juízo da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que considerou risco concreto de destruição de provas e obstrução das investigações caso os envolvidos permanecessem em liberdade.
Os mandados foram cumpridos, de acordo com a PF, em endereços vinculados aos investigados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Os mandados foram decretados pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro com base em indícios de obstrução de investigações e ocultação de provas.
Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão no apartamento do principal alvo da operação deflagrada em 23 de janeiro, a Polícia Federal identificou movimentações suspeitas de retirada de documentos do apartamento do investigado, manipulação de provas digitais, além da transferência de dois veículos de luxo para terceiros.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Inovação, publicou em Diogrande de n. 8.201 dessa sexta-feira (23), o Edital nº 02/2026-01, que estabelece normas e período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Programa de Contratação Temporária, destinado à formação de Cadastro de Reserva (CR) para as funções de Coveiro e Pedreiro.
O processo tem como objetivo a recomposição gradativa do quadro de pessoal temporário em setores específicos da administração municipal, garantindo a continuidade dos serviços públicos essenciais. A seleção está fundamentada no art. 37, inciso IX, da Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município e na Lei Complementar nº 190/2011, além de observar recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).
A contratação será realizada em caráter temporário e de excepcional interesse público, conforme a necessidade da Administração Municipal, para substituição de vacâncias.
Etapas do processo seletivo
O Processo Seletivo Simplificado será conduzido pela Secretaria Municipal de Administração e Inovação e contará com as seguintes etapas:
Inscrição presencial gratuita e comprovação de experiência profissional;
Análise da documentação apresentada;
Divulgação do resultado preliminar (pontuação);
Período para interposição de recursos;
Homologação do resultado final e classificação geral.
O edital poderá ser impugnado no prazo de três dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à sua publicação no Diário Oficial do Município. A impugnação deverá ser apresentada por escrito, devidamente fundamentada, e protocolada na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC).
A Prefeitura dará ampla publicidade a todas as etapas do certame, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sem divulgação de dados sensíveis dos candidatos.