Pauta 67
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
Connect with us
Pauta 67 Pauta 67

Pauta 67

Campanha Multivacinação Rural 2023 será dos dias 26 de agosto a 02 de setembro, veja locais

  • Cidades
    • Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

    • Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

    • Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

    • Anac libera pista do Aeroporto de Dourados para jatos particulares

    • Com dívida de R$ 169,5 milhões, Marçal tem folha de R$ 52 milhões para pagar

  • Economia
    • Entidades consideram insuficiente redução da taxa Selic

    • Durigan critica PEC que dá autonomia ao BC por criar “novo Poder”

    • Copom avalia indicadores econômicos e decide sobre Selic

    • Brasil desenvolve sensor de freio obrigatório para carros em 2029

    • Mercado financeiro eleva previsão da Selic para 13,75% ao ano

  • Política
    • Pedido de vista adia votação da PEC do fim da 6×1 na CCJ da Câmara

    • ECA Digital começa a valer nesta terça; confira principais pontos

    • Pesquisa mostra que 89,2% aprovam Marçal Filho na administração de Dourados

    • Dourados sedia a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres

    • Com trabalho forte, Alemão da Semente consolida nome no cenário político da região sul do Estado

  • Cotidiano
    • Grupo RCN investe em Dourados com nova rádio Massa FM

    • Placas do Hospital Universitário em Dourados recebem tradução em Guarani

    • Indígenas liberam rodovia de Dourados após bloqueio contra falta de água em aldeias

    • BR-163/MS deve receber mais de 1,3 milhão de veículos em função do Natal e Ano-Novo

    • Conhecido por sua alegria e amor aos animais, Chicão do Posto morre aos 82 anos em Dourados

  • Consumo
    • Estudantes celebram tarifa de ônibus a R$ 1 e destacam espírito incentivador da medida

    • Servidoras da Prefeitura de Dourados são homenageadas pelo Dia da Mulher

    • Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

    • Governo vai promover modernização das rodovias estaduais

    • Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões

  • Faísca e Fumaça
    • Faísca&Fumaça: Fim da greve em Dourados, Marçal e Barbosinha fazem contas e Marquinhos corajoso

    • Faísca&Fumaça: Adriane on e a dança das cadeiras da janela eleitoral

    • Faísca&Fumaça: Professores ignoram proposta, Ishy forçando a barra e Marçal com Rose

    • Faísca&Fumaça: Lia e Riedel, Greve política e Barbosinha forçando amizade

    • Faísca&Fumaça: Vice no comando, janela partidária e inchaço no PP

  • Brasil
    • Governo de MS oferece cursos gratuitos para servidores públicos e comunidade

    • Morre a jornalista Glória Maria, ícone da TV

    • Caixa abre programa de estágio com 6 mil vagas

    • Brasil pega Coreia do Sul nas oitavas e servidores têm expediente reduzido para torcer

    • Brasil teve 939 registros de crimes eleitorais e 307 prisões

  • Variedades
    • Traficante é avisado de operação da PF e foge em helicóptero

    • Dantas Solo lança músicas com apoio do FIP

    • Ameaçado de extinção, udu-de-coroa-azul é resgatado em Bonito

    • Pelo bem-estar animal, sucuri Gaby ‘curte’ banho de sol no Bioparque Pantanal

    • “Bora!”: Cauã Reymond e Bárbara Reis chegam para gravar nova novela

  • Saúde
    • 10ª Conferência Municipal de Saúde de Naviraí acontece nesta quarta-feira

    • Prefeitura capacita profissionais para tratamento humanizado de paciente com excesso de peso

    • Saúde Dia Mundial Sem Tabaco alerta para avanço dos vapes entre jovens e reforça ações de prevenção em MS

    • SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica

    • COE confirma 13ª morte por complicações da Chikungunya e queda nas notificações

  • Artigos
    • CropSolutions tem trabalho publicado na revista “Cultivar Grande Culturas”

    • Agro exporta recorde de US$ 61,5 bilhões em seis meses

    • O que o aumento dos recursos para o “fundão” eleitoral pode nos dizer sobre as regras fiscais do País

    • ARTIGO: Agronegócio brasileiro Importância e complexidade do setor

  • Você em Pauta
    • Lula quer cultura como força geradora de empregos

    • Você em Pauta: Andressa Lugnani empresária de sucesso no mercado de adesivos decorativos e revestimentos

    • Você em Pauta: Paulo Rocha empresário de sucesso no mercado imobiliário

    • Pai de coração conta como a chegada das gêmeas Beatriz e Eduarda transformou seus dias 

    • Crianças aprendem sobre preservação ambiental e cultivo saudável por meio de projeto social na Capital

Saúde

Campanha Multivacinação Rural 2023 será dos dias 26 de agosto a 02 de setembro, veja locais

O intuito é disponibilizar vacinação em locais específicos para crianças, adolescentes, adultos, idosos, cães e gatos.

Publicado

3 anos ago

on

11 de agosto de 2023

Por

adminbackup
  • Share
  • Tweet

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar mais uma edição da Campanha de Multivacinação Rural em diversos pontos da zona rural três-lagoense.

O intuito é disponibilizar vacinação em locais específicos para crianças, adolescentes, adultos, idosos, cães e gatos.

Equipes da Central de Imunização e Controle e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da SMS, vão percorrer várias localidades da Zona Rural, e serão instalados postos de vacinação em pontos estratégicos para facilitar o acesso da população do campo para atualização do cartão vacinal.

LOCAIS ATENDIDOS

Os locais de vacinação serão: Posto de Areia Nossa Senhora Aparecida, Arapuá, Garcia, Assentamento 20 de Março, Assentamento Pontal Faia, Fazenda União, Pousada Sucuriu, Ranchos Maresias, Autoposto JC, Bar do Careca, Fazenda Periquitos, Barraca do Queijo – BR 262 Km 36, Fazenda Sr. Sudário e Escola Antônio Camargo (Vera Cruz),

COMO SE VACINAR

Para receber o imunizante é necessário levar o cartão de vacina, juntamente com um documento de identificação.  Já para os animais, o tutor deve levar apenas aqueles que têm a partir de 3 meses de idade juntamente com o Cartão de vacina.

Veja abaixo as datas e horários de cada ponto da Campanha de Multivacinação Rural 2023.

Download [169.00 B]

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Related Topics:destaque
Up Next

Pediatras pedem atenção para a saúde de crianças e jovens indígenas

Don't Miss

Laboratório pede incorporação da vacina contra dengue no SUS

Continue Lendo

Você pode gostar

  • 1º Bailão do conviver é coroado com festa pela Terceira Idade

  • Petrobras descobre nova camada de óleo no pré-sal da Bacia de Santos

  • Sesc MS inicia Campanha de Doação de Mochilas Escolares

  • Pix e cartão: o que muda para empresas com novas regras de fiscalização da Receita?

  • Postos de saúde mantêm vacinação da 2ª dose contra dengue em Dourados

  • Marçal vistoria UBS Seleta, ouve reclamações de pacientes e conversa com médicos

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

10ª Conferência Municipal de Saúde de Naviraí acontece nesta quarta-feira

Publicado

4 dias ago

on

17 de junho de 2026

Por

Carol Nugoli

Naviraí realiza está realizando nesta quarta (17-06), a 10ª Conferência Municipal de Saúde, um dos mais importantes espaços de diálogo e construção de políticas públicas voltadas à saúde da população. O evento foi aberto ás 8h no auditório da UEMS e se extenderá até às 16h30.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência tem como objetivo promover a participação popular na discussão de propostas e estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade.

A iniciativa é realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Sistema Único de Saúde (SUS), Prefeitura de Naviraí, Conselho Estadual de Saúde (CES/MS) e Gerência Municipal de Saúde.
Durante o encontro, usuários do sistema público, profissionais da área, representantes de entidades e autoridades municipais tem a oportunidade de debater desafios, apresentar sugestões e construir diretrizes que poderão integrar futuras políticas públicas de saúde.

Para a Gerente de Saúde Josiane de Oliveira, o momento é importante para que a sociedade discuta o que realmente é importante para evolução pou ajustes no sistema. “E esse ano a temática é valiosa pois trata de democracia e soberania, que devem ser tratados exaustivamente, a exemplo do financiamento, já que os municípios estão sobregarregados e há necessidade de aumento de repasses” diz, salientando que Naviraí, por exemplo fica com 70% dos custos da saúde, ficando apewnas 30% para os dois outros entes federados, Estado e União.

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura capacita profissionais para tratamento humanizado de paciente com excesso de peso

Publicado

3 semanas ago

on

2 de junho de 2026

Por

Carol Nugoli
Capacitação de profissionais de saúde fortalece a rede de atenção aos pacientes com excesso de peso em Dourados. Foto: Divulgação/Assecom

Com índices que acendem um alerta para a saúde pública, Dourados promoveu nos dias 28 e 29 de maio uma qualificação inédita voltada ao cuidado das pessoas com sobrepeso e obesidade. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu mais de 200 participantes entre profissionais da Atenção Primária e Especializada, gestores, docentes, acadêmicos e residentes.

Dados apresentados durante o evento mostram a dimensão do desafio enfrentado pelo município. Atualmente, 70,8% da população adulta de Dourados está com excesso de peso e 38,5% vive com obesidade. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 27% apresentam excesso de peso, condição que engloba sobrepeso e obesidade. Já entre os adolescentes, quase 34% enfrentam a mesma situação.

A capacitação foi promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), com o objetivo de fortalecer a linha de cuidado destinada a pacientes com sobrepeso e obesidade e ampliar o acesso a uma assistência integral e humanizada.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde, Glaucia Neves Eberhardt, a iniciativa busca qualificar o atendimento ofertado à população, fortalecer a organização da rede assistencial e garantir que o cuidado seja baseado em evidências científicas.

A programação incluiu palestras sobre o cenário epidemiológico do sobrepeso e da obesidade, o papel da Atenção Primária como coordenadora do cuidado, os protocolos adotados pela rede municipal de saúde e a organização da assistência especializada, incluindo o atendimento aos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica.

Profissionais do Hospital Universitário da Grande Dourados também abordaram a importância do acompanhamento multiprofissional no pré e pós-operatório, destacando o papel integrado de médicos, nutricionistas e psicólogos no tratamento da obesidade.

O encerramento da etapa presencial contou com uma oficina prática de discussão de casos clínicos e regulação assistencial, permitindo a troca de experiências e a construção de estratégias para qualificar ainda mais o atendimento prestado aos usuários da rede pública de saúde.

A qualificação terá continuidade por meio de uma etapa complementar em formato de ensino a distância (EAD), com seis encontros virtuais programados entre os meses de junho e julho. Entre os temas previstos estão gordofobia e estigma do peso, fisiopatologia da obesidade, terapias medicamentosas, cuidados relacionados à cirurgia bariátrica, diretrizes do Ministério da Saúde e ações intersetoriais de prevenção.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Dourados e das instituições parceiras com a educação permanente dos profissionais de saúde e com o enfrentamento de um dos principais desafios da atualidade, buscando oferecer respostas mais efetivas, humanizadas e integradas para melhorar a qualidade de vida da população.

Continue Lendo

Saúde

Saúde Dia Mundial Sem Tabaco alerta para avanço dos vapes entre jovens e reforça ações de prevenção em MS

Publicado

3 semanas ago

on

1 de junho de 2026

Por

Carol Nugoli

Estado amplia ações de combate ao tabagismo e fortalece atendimento para quem deseja parar de fumar

Celebrado em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco reforça o alerta sobre os impactos do tabagismo e o avanço do uso de dispositivos eletrônicos para fumar, especialmente entre adolescentes e jovens. Em 2026, o tema escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e adotado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Brasil é “Desmascarando o apelo – combatendo a dependência”, chamando atenção para estratégias da indústria do tabaco que tornam os produtos mais atrativos e favorecem a dependência precoce.

Em Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Gerência de Prevenção e Controle do Tabagismo, tem intensificado ações educativas, preventivas e de tratamento em parceria com os municípios, escolas, universidades e Vigilância Sanitária. O objetivo é ampliar o acesso à informação, prevenir a experimentação entre jovens e fortalecer o atendimento aos fumantes que desejam abandonar o cigarro.

Crescimento do uso de vapes preocupa especialistas

Dados da PeNSE 2024 (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) apontam crescimento expressivo da experimentação de cigarros eletrônicos entre adolescentes de 13 a 17 anos. Em cinco anos, o percentual saltou de 16,8% para quase 30%, indicando que praticamente três em cada dez estudantes brasileiros nessa faixa etária já utilizaram o dispositivo ao menos uma vez.

Os dados do Vigitel Brasil 2006–2024 também reforçam o alerta sobre a persistência da dependência da nicotina no país e mostram mudanças importantes no padrão de consumo, com aumento do uso dos dispositivos eletrônicos para fumar. Os levantamentos evidenciam que, apesar dos avanços no controle do tabagismo convencional, novos desafios passaram a exigir respostas ainda mais efetivas da saúde pública.

 

Segundo a gerente de Prevenção e Controle do Tabagismo da SES, Carla Tatiane Soares, a preocupação é impedir que o apelo dos produtos eletrônicos transforme uma nova geração em dependente da nicotina.

“A indústria utiliza sabores doces, refrescantes e estratégias de marketing que tornam esses produtos mais atrativos, especialmente para crianças e adolescentes. Nosso trabalho é justamente ampliar o acesso à informação, prevenir a experimentação e fortalecer o cuidado para quem deseja abandonar o tabagismo”, destaca.

 

Tratamento alcança mais de 90% dos municípios

A SES também tem ampliado o incentivo aos municípios para fortalecimento do Programa de Tratamento para Cessação do Tabagismo, que atualmente possui cobertura em mais de 90% das cidades sul-mato-grossenses.

Dados do monitoramento estadual mostram crescimento significativo nos atendimentos realizados pelo programa, que passaram de 2.787 em 2024 para 4.163 em 2025. O resultado conta com apoio do Ministério da Saúde na capacitação de profissionais de saúde para ampliar o número de equipes habilitadas.

Além do atendimento aos fumantes, o Estado vem fortalecendo ações educativas em escolas estaduais e particulares, capacitações para profissionais da Atenção Primária e Especializada e atividades voltadas à prevenção do uso de cigarros eletrônicos entre jovens.

Parcerias fortalecem fiscalização e conscientização

Entre as ações desenvolvidas neste ano está a intensificação das atividades conjuntas com a Vigilância Sanitária estadual e municipal. As estratégias serão reforçadas entre o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, e o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, com foco no cumprimento das normas da Anvisa relacionadas ao comércio de produtos fumígenos e dispositivos eletrônicos para fumar.

Segundo o gerente de Apoio aos Municípios e de Supervisão do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, Matheus Pirolo, a atuação integrada busca fortalecer o enfrentamento à comercialização irregular desses produtos em Mato Grosso do Sul.

“A Vigilância Sanitária vem atuando de forma contínua, em parceria com os municípios, para garantir o cumprimento do marco regulatório da Anvisa relacionado ao comércio tabagista. Neste período, vamos intensificar ações estratégicas e intersetoriais de orientação, fiscalização e conscientização para fortalecer o controle desses produtos no Estado”, destaca.

A SES também ampliou parcerias com instituições de ensino superior. Como parte da programação alusiva à data, a Gerência de Prevenção e Controle do Tabagismo participa da Jornada Universitária Odontológica (Pré-JUNO), promovida pela Uniderp, com palestra voltada à conscientização sobre os impactos do tabagismo.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: Divulgação SES

Continue Lendo
Advertisement

  • Últimas
  • Mais Lidas
  • Vídeos
Economia4 dias ago

Entidades consideram insuficiente redução da taxa Selic

Educação4 dias ago

Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola

Saúde4 dias ago

10ª Conferência Municipal de Saúde de Naviraí acontece nesta quarta-feira

Cidades5 anos ago

VÍDEO: Fogo volta a ameaçar o pantanal em Corumbá

Cidades5 anos ago

Unimed CG destaca-se entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil

Consumo4 anos ago

Receita Saudável: vitamina proteica

Você em Pauta5 anos ago

Você em Pauta: Andressa Lugnani empresária de sucesso no mercado de adesivos decorativos e revestimentos

Você em Pauta5 anos ago

Você em Pauta: Paulo Rocha empresário de sucesso no mercado imobiliário

Consumo5 anos ago

Alan Guedes anuncia diminuição das restrições contra Covid-19 e volta às aulas presenciais

Mais Lidas

  • Cidades5 anos ago

    VÍDEO: Fogo volta a ameaçar o pantanal em Corumbá

  • Cidades5 anos ago

    Unimed CG destaca-se entre os 50 maiores planos de saúde do Brasil

  • Consumo4 anos ago

    Receita Saudável: vitamina proteica

  • Política5 anos ago

    Reinaldo Azambuja anuncia reajuste geral de 10% para servidores de MS

  • Economia4 anos ago

    Procon realiza pesquisa de preços de autoescolas na Capital e dez municípios do interior

  • Faísca e Fumaça4 anos ago

    Faísca&Fumaça: Fim da greve em Dourados, Marçal e Barbosinha fazem contas e Marquinhos corajoso

  • Consumo5 anos ago

    Gasolina barata? Clique veja quais postos têm o combustível mais em conta na Capital

  • Faísca e Fumaça4 anos ago

    Faísca&Fumaça: Adriane on e a dança das cadeiras da janela eleitoral

Pauta 67

Copyright © 2021 Pauta 67