fbpx
Connect with us

Cidades

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo está em andamento

Importante! Pessoas com febre não devem ser vacinas

Publicado

on

A 2ª fase da campanha de vacinação contra influenza (gripe) e sarampo já está em andamento e vai até o dia 3 de junho. Além de idosos e trabalhadores da área de saúde, a imunização é voltada para crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas, indígenas, professores e pessoas com comorbidades.

Dra. Maria das Graças de Melo Teixeira Spengler, imunologista da Unimed Campo Grande, destaca “quando somos vacinados, além de nos proteger também ajudamos a controlar, eliminar e até mesmo a erradicar muitas doenças causadas por vírus e bactérias”.

A imunologista explica que as vacinas estimulam a produção de nossas defesas por meio de anticorpos específicos. “As vacinas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz, e quando o “ataque” de verdade acontece, a defesa é reativada por meio da memória do sistema imunológico. É isso que vai fazer com que a ação “inimiga” seja muito limitada ou, como acontece na maioria das vezes, totalmente eliminada, antes que a doença se instale”, destaca.

Influenza 

Neste ano, a vacina contra influenza já está atualizada contra as cepas que circularam no último ano: H3N2, H1N1 e Influenza B. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações.

Importante! Pessoas com febre não devem ser vacinas. Neste caso, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro febril, para que esses sintomas não sejam confundidos com reações à vacina.

Sarampo 

A doença chegou a ser considerada erradicada no Brasil, mas voltou a atingir brasileiros por conta da baixa adesão a vacinas. Por isso, é essencial prevenir-se contra a doença.

Onde vacinar? 

Vale lembrar que as duas vacinas podem ser feitas no mesmo dia. Para isso, basta procurar o posto de saúde mais próximo, munido de documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67